quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

MP ENTRA COM AÇÃO CONTRA
BARULHEIRA DOS BOTEQUINS


O MP quer mudanças no funcionamento dos bares barulhentos (Foto:Arquivo/Blog)

Com base em reclamações dos moradores da Rua Professor José de Souza Herdy e adjacências, o Ministério Público Estadual ingressou com Ação Civil Pública por dano ambiental e responsabilidade civil contra o Bar do Zeca, o mais badalado botequim da cidade, que apresenta bandas de funk nos finais de semana. O bar já foi advertido pelo prefeito para reduzir o nível de ruído provocando tanto por aparelhos de som do estabelecimento, como de freqüentadores que abusam do volume dos rádios de seus carros.
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Segurança está monitorando os bares e boates da Rua José de Souza Herdy, que foram proibidos de utilizarem equipamentos de som com as caixas voltadas para a via pública. No caso dos veículos com aparelho de som de grande volume, os Guardas Municipais têm recomendação de multar e até apreender os recalcitrantes.
O processo nº 2009.021.3299-2 foi distribuído à 3ª Vara Cível e os réus devem ser citados na próxima semana, entre eles o representante legal do bar, além dos três sócios do estabelecimento, Jose Luiz Matheus, Jose Luiz Matheus Filho e Adriano Marcolino Matheus Neto.

ÍNDICE DE SUICÍDIO É MAIOR
ENTRE ADOLESCENTES GRÁVIDAS

Adolescentes grávidas têm até 3,5 mais chances de apresentar um histórico de tentativa de suicídio. Além disso, elas apresentaram níveis de depressão e ansiedade cerca de duas vezes mais alto que o padrão, concluiu estudo brasileiro apresentado no 17º Congresso Europeu de Psiquiatria, Lisboa, Portugal. Um dado chama a atenção: entre 1980 e 2000, no estado de São Paulo, a gravidez entre adolescentes aumentou de 9,5% para 17,7%.
Segundo a Agência Notisa, um estudo conduzido na cidade de Piracicaba (SP) comparou o perfil psicossocial e o comportamento suicida de 110 adolescentes grávidas ao de 110 adolescentes não grávidas (grupo controle) e concluiu que a freqüência de tentativas de suicídio entre as gestantes é duas vezes mais alta do que a média nacional registrada entre meninas estudantes, e foi 3,5 maior que a taxa identificada no outro grupo analisado pelo estudo, de adolescentes não grávidas (20,0% e 6,3%, respectivamente). Além disso, as adolescentes grávidas apresentaram níveis de depressão (26,3%) e ansiedade (43,6%) cerca de duas vezes mais alto do que o grupo controle (13,6% e 28,0%).
“A gravidez na adolescência e o comportamento suicida na adolescência compartilham fatores de risco comuns. Estes incluem: circunstâncias socioeconômicas empobrecidas, reprovação escolar, migração, relações familiares tensas, baixo nível de apoio social, falta de lazer, abuso físico ou sexual, exposição à violência e uso abusivo de álcool e outras drogas”, explicam os autores da pesquisa Freitas, da Universidade Metodista de Piracicaba, e Botega, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas.

RÁPIDAS
• As Secretarias de Saúde de Duque de Caxias, e do Estado promovem nesta sexta-feira (30) uma grande ação contra o Aedes Aegypti, em Jardim Primavera, bairro onde o índice está acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 1%. A infestação média em Duque de Caxias é 2,4%. O evento a campanha começa às 9:00 horas, na Praça da Rua Dois.
• Durante a ação, servidores da Saúde farão aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, preventivo do câncer ginecológico, aplicação de flúor e demonstração do vetor (mosquito) e dos equipamentos usados no combate ao inseto e larvas.
• Outro mutirão contra a Dengue está previsto para o próximo dia 6. Desta vez, o bairro beneficiado será o de Santa Cruz da Serra. O ponto de partida será a Praça da Matriz.
• Nesta quinta-feira, uma equipe de TV tentou, mas não consegui, entrevistar o ex-prefeito Washington Reis sobre dezenas de escolas que estão com problemas para o reinício das aulas em fevereiro, desde infiltrações até alagamento em salas de aula. As denuncias são de pais de alunos dessas escolas, que foi ao ar sem as devias explicações do ex-prefeito.
• Jovens de 18 a 29 anos, interessados em participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, têm até o final de fevereiro para fazer inscrição. Ela é gratuita nos 16 pólos instalados nos distritos e há 3 mil vagas disponíveis. Só poderão participar do programa moradores do município que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
• Durante 18 meses, os participantes terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental e desenvolver ações comunitárias. Os alunos terão direito a ajuda de custo mensal de R$ 100. Durante o curso, os jovens terão aulas com as disciplinas do ensino fundamental.
• Desenvolvido pelo governo federal, o ProJovem Urbano é executado em parcerias com prefeituras com objetivo de reduzir a desigualdade social, dando oportunidades aos jovens. Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Ação Social, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1.618 ou pelo telefone 2672-6688, ramal 246.
• Revelar uma nova safra de artistas, expandir o olhar do público através de uma visão de arte contemporânea, democrática, inclusiva, de qualidade e
trazer à luz o talento de quem produz arte através de linguagens ou tecnologias inovadoras é o que pretende o Programa Incubadora FURNAS Sociocultural.
• Entre os artistas selecionados, está Xanda Nascimento (na foto, à direita), moradora de São João de Meriti integra o seleto grupo de artistas selecionados por FURNAS. Considerada pelo Programa grande revelação no segmento multimídia, Xanda Nascimento apresenta, com texto crítico de Reynaldo Roels, atual curador do MAM/RJ, três trabalhos: “O tempo passa e você não vê”, “A cada segundo, infinitos iguais” e “Tempo, Passado, Passante”, que integram o Projeto “CÓDIGOS TEMPORAIS”.
• Com curadoria de Franz Manata, os dez talentos selecionados pelo Programa Incubadora FURNAS Sociocultural exibem seus trabalhos na Exposição “Iluminando o Novo” que acontecerá no período de 31 de janeiro a 28 de março de 2009 no Largo das Artes – Rua Luiz de Camões, 02 sobrado – Centro – Rio de Janeiro.

NOVOS VEREADORES ESTÃO
FORA DO PORTAL DA CÂMARA

O ex-vereador Orlando Silva continua no portal mesmo derrotado. (Reprodução)

O internauta que acessar o portal da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias acabará descobrindo que, para o Legislativo, ainda estamos em 2008. Com exceção do presidente eleito no dia 1º, as demais informações remontam a 2008, apresentando vereadores que não foram reeleitos, como Chiquinho Caipira, cujo registro foi negado pela Justiça Eleitoral, Almir Martins, que preferiu eleger o filho, Adrião Nogueira e Ito, atual subsecretário de Ação Social do município. O portal da Câmara repete o que vem ocorrendo no portal do Governo do Estado, que mostra uma Duque de Caxias também antiga, com dados desatualizados, o que acaba desinformando o internauta desavisado.

Nenhum comentário: