PENDURADO NA REDE ELÉTRICA

MAZINHO BANCOU CARNAVAL
NO BAIRRO DOUTOR LAUREANO

RÁPIDAS
• O Dr. Sérgio de Moraes Saeta, titular da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias, assume nesta segunda-feira (2) uma cadeira de desembargador na 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, a convite do desembargador Luiz Zveiter, presidente daquela corte. O Dr. Saeta será um desembargador substituto, que atuará nos afastamentos impedimentos e licença dos desembargadores efetivos, permanecendo, no entanto, à frente da 3ª Vara Cível.
• Muito querido na cidade, onde está a 23 anos sempre à frente da 3ª Vara Cível, o Dr. Sérgio Saeta já recusara participar do concurso de remoção em outras oportunidades, mas agora não pode se furtar ao convite do presidente do Tribunal de Justiça.
• O que será que o ex-prefeito Washington Reis tanto procura no Hospital Moacyr do Carmo, que ele deixou inacabado? Um dia sim e outro também, ele sai do seu luxuoso escritório no Centro Empresarial Washington Luiz, em frente ao Caxias Shopping, por volta das 15 horas, pega o carro e vai até o hospital, onde entra, espia, vai até a Administração e sai sem dizer nada.
• Semana passada WR apareceu com um fotógrafo a tiracolo, que fez diversas fotos, cujo objetivo ninguém sabe. Na última sexta-feira, quem foi ao hospital foi o ex-Secretário de Serviços Públicos, Tonho de Freitas. E não era para consulta. O que WR estaria procurando tão avidamente? Será algum poço de petróleo?
• A Secretaria de Obras precisa fazer, com urgência, a manutenção da

• No sentido inverso, a retirada de um sinal luminoso, no acesso dos carros que passam pela Rua Coronel João Teles em direção ao viaduto, também preocupa motoristas e pedestres, principalmente nos fins de semana, com o grande fluxo de veículos em direção a um supermercado vizinho do 15º Batalhão da PM.
• A secretária Nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, afirmou que o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) fará uma atualização das informações socioeconômicas das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Ela deu a informação durante teleconferência com gestores municipais do Bolsa Família, transmitida pela NBR.
• A secretária destacou as duas principais ações da agenda de 2009. Uma delas é a revisão cadastral de usuários do programa. A outra é a implantação de um novo processo de cadastramento com metodologia do IBGE, que começará no final do segundo semestre.
• O recadastramento coincide com a troca de comando em milhares de municípios e visa preparar os novos prefeitos para a campanha eleitoral de 2010. Como disse o senador Jarbas Vasconcelos, o “Bolsa Família é o maior processo oficial de compra de votos do mundo”.
• Graças aos esforços da professora e historiadora Tânia Amaro, foi descoberta no acervo do Instituto Histórico Vereador Thomé de Siqueira Barreto, da Câmara de Duque de Caxias, uma foto panorâmica da Praça Roberto Silveira. Nela, segundo o jornalista Josué Cardoso, em uma entrevista informal com o saudoso colunista Fanor Marques, aparece a árvore mais importante da história de Duque de Caxias: uma jaqueira. Embora um fruto delicioso e nutritivo, há mais de 50 anos a jaca é detestada pelos políticos de Duque de Caxias.
• Ela é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia pelos colonizadores portugueses no século XVIII. A árvore chega a 20 m de altura e seu tronco, a mais de 1 m de diâmetro. Tanto é cultivada na Amazônia, como em toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. • A jaca chega a pesar até 15 Kg, sendo rica em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geléias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas, também podem ser consumidas como tira-gosto, enquanto o bagaço é utilizado na preparação de sucos, geléia e doces. • A importância política da jaqueira que existia em frente à 59ª DP é que à sua sombra ficavam os candidatos à espera da contagem final das urnas. Daí surgiu um novo tipo de candidato: o Jaqueira, aquele que não consegue se eleger. A história dessa jaqueira está contada no blog do jornalista (http://josuejornal.blogspot.com/2006/10/descansar-na-sombra-de-uma-rvore.html) e na seção "Pedaços da Nossa História" (link ao lado) postada terça-feira.
• Lindberg Farias (PT) não se dá por vencido na disputa da vaga de candidato a governador em 2010, apesar do governador Sérgio Cabral insistir que tem apoio do Palácio do Planalto para disputar a reeleição, como acaba de reafirmar em pleno Sambódromo e na presença de Lula.
• O prefeito de Nova Iguaçu tem intensificado os contatos visando apoios fora do PT para uma possível candidatura a governador. Até Garotinho já foi procurado pelo ex-líder dos “Caras Pintadas” em busca de apoio.
• Ocorre que Garotinho também só tem olhos para o Palácio Guanabara, para onde espera voltar em 2011 e preparar, com calma, a sua nova candidatura ao Palácio do Planalto em 2014, mesmo sob o risco de enfrentar Lula novamente.
• Apesar de presidente do partido no Estado, Garotinho sabe que não terá facilidades para disputar a vaga com Sérgio Cabral no PMDB, a quem indicou e ajudou a eleger em 2006. Como a vaga de senador está reservada para o deputado Jorge Picciani (ou quem ele indicar), o espaço para manobras do ex-governador é muito limitado.
• Por isso, Garotinho já tem o seu “Plano B”, que seria se transferir para o PSDB, comandado pelo prefeito Zito. Hoje, os tucanos não dispõem de um nome de peso para enfrentar Sérgio Cabral e a máquina do PMDB. Garotinho surge, então, como o nome ideal para disputar com chances o Palácio Guanabara, além de oferecer a José Serra ou Aécio Neves palanques por todo o estado.
• Essa fórmula atenderia, por outro lado, aos interesses do deputado Fernando Gabeira, do PV, no que poderia ser a repetição da coligação PSDB-PV que tentou e quase conquistou a Prefeitura do Rio no ano passado.
DESORDEM URBANA
AGORA TEM CRACHÁ

Nenhum comentário:
Postar um comentário