DA LIBERDADE NA INTERNET

A postagem era quinzenal, acompanhando a edição do mais antigo jornal de Duque de Caxias, fundado por Euricles de Aragão em agosto de 1950. Só em agosto de 2006 o blog passou a ser diário, desvinculado do jornal, dada a falta de um jornal diário que retratasse a realidade de Duque de Caxias na entrada do Século XXI.
Mesmo enfrentando pressões políticas e problemas de saúde, inclusive com algumas passagens pelo CTI, fomos em frente. Como era uma nova experiência, decidimos que não haveria controle sobre os comentários postados pelos internautas-leitores, mesmo que optassem pelo anonimato.
Obrigado, pois, aos 300 mil amigos que conquistamos em pouco mais de três anos. De coração!
LIMINAR DA JUSTIÇA BARRA
O CONTINUISMO NA UNIMED
A eleição nesta quinta-feira (26) para a renovação da Diretoria da UNIMED/Caxias deverá ter chapa única, mas, ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos pleitos, a chapa será da oposição, que conseguiu liminar da Justiça bloqueando a chapa apresentada pelo grupo que hoje dirige a instituição e é acusada por associados de má gestão, o que teria ocasionado um desequilíbrio atuarial e financeira, que resultou na intervenção da Agência Nacional de Saúde Complementar em dezembro. Com a liminar, foram reabilitados médicos conceituados que haviam sido excluídos, de forma unilateral e preconcebida, do quadro daquela cooperativa de profissionais de saúde. Entre os eliminados, punidos por reclamaram o atraso no pagamento de seus honorários profissionais (a UNIMED atua como Plano de Saúde) e que reconquistaram na Justiça o direito de votar e ser votado como cooperativado, estão nomes como Iveraldo Pessoa, atual Subsecretário de Saúde do Município, e Antonio Misael Lustusoa Pires, que foi à luta, reuniu amigos e apoios, inclusive da Maçonaria, e conseguiu furar o “paredão” montado pelos atuais dirigentes da instituição. No caso da UNIMED/Caxias, os médicos adotaram como lema de campanha a frase que se tornou célebre nas eleições dos EE.UU.: Juntos, nós podemos.
RÁPIDAS
• À exemplo das antigas células do PCB, a direção municipal do PT se reuniu neste domingo em local incerto e não sabido pelos demais “companheiros” e tomou a drástica decisão de expulsar do partido os militantes que aderiram ao Governo Zito.
• Da lista de expurgo constam os Secretários de Segurança Pública, Zaqueu Teixeira, de Meio Ambiente, Samuel Maia, além de Fernando Ramos e Edinho. Como são democratas, os dirigentes do PT/Caxias ofereceram aos “desgarrados” a opção de pedirem para sair do Governo Zito.
• O estranho em tudo isso é que o Delegado Zaqueu Teixeira não é membro do diretório local do PT, sendo ligado à ex-senadora Benedita da Silva, enquanto o presidente do Partido, Secretário de Meio Ambiente no Governo anterior, foi denunciado publicamente por Samuel Maia de vender licenças ambientais para postos de combustíveis e donos de areais. Até agora, o ex-Secretário de Meio Ambiente não apresentou nenhuma explicação para essas denúncias. A expulsão está com cheiro de .........
• A decisão do prefeito de remover da Praça Roberto Silveira o Forró e a Feira de Artesanato continua provocando polêmica. Enquanto o deputado Dica pede ajuda ao governador para levar os dois projetos para o Restaurante Popular, assessores do prefeito buscam alternativas para o restabelecimento desses projetos, criados no primeiro governo de Zito. Um dos locais sugeridos é a Praça da Apoteose, na Vila S. Luiz, que conta com a simpatia do vereador Mazinho.
• A idéia não agrada, porém, a Zito, pois ele entende que o Forró tem uma ligação muito forte com a Feira realizada aos domingos, onde a influência de nordestinos é muito grande. Até a ida do forró e da feira de artesanato para a Praça Humaitá foi cogitada por um dos assessores do prefeito, mas acabou descartada, pois a Praça não atenderia a uma fuatura expansão do forró e da feira de artesanato. Diante do impasse, Zito continua à espera de uma idéia salvadora para que o zabumba e a sanfona voltem a tocar.
• Na sede do PSDB no Rio, onde participou nesta segunda-feira de uma reunião do prefeito Zito com outros membros do Diretório Regional do partido, o presidente da Câmara trocou figurinhas com a Secretária de Cultura do município, Ana Jansen, que está alinhavando um projeto para a criação de um grande Centro Cultural, que absorveria outros projetos, como o Forró e a Feira de Artesanato. Mazinho aprovou a idéia, que a Secretária de Cultura irá discutir com Zito nos próximos dias.
• O colunista Fernando Molica, em seu “Informe do Dia”, confirmou semana passada que Garotinho está tentando o apoio do PSDB para voltar ao Palácio Guanabara, fato já divulgado por este Blog. O que há de novo na informação do colunista é que Marcello Alencar e o deputado Luiz Paulo da Rocha estariam resistindo ao ingresso do ex-governador no ninho tucano.
• Garotinho tentaria, agora, a aprovação do alto comando do PSDB, tal como fez a direção nacional do PT para dobrar o partido no Rio e formar a dobradinha com Garotinho, tendo Benedita como vice.
• No caso dos tucanos, eles não dispõem de um nome de consenso e amplo apoio popular para enfrentar a máquina do governador Sério Cabral em 2010, sendo a resistência do ex-governador e seu ex-vice o resultado de picuinhas de gabinete.
• Como Garotinho já conversou com o prefeito Zito, presidente regional do PSDB, e conquistou o seu apoio, o que Marcello Alencar exibe hoje é um inaceitável ciúme de caudilho que não foi consultado antes. Pior para os dois caciques e para o PSDB fluminense se Garotinho não conseguir o apoio da direção nacional.
• A família do saudoso Barboza Leite teve uma agradável surpresa na sexta-feira, quando chegou à Biblioteca Governador Leonel Brizola para a festa do “Dia Municipal da Cultura”. No salão projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a Escolinha de Arte Barboza Leite, estava exposto em local de destaque um óleo sobre tela do querido artista retratando o internacionalmente conhecido Joãozinho da Goméia, um dos ícones da cultura afro no Brasil e referência obigatória em matéria de Candomblé.
• A surpresa se deveu ao fato da obra estar há anos desaparecida, apesar dos esforços da família do artista para localizá-la. O mistério foi descoberto há poucos dias, depois que o retrato foi encontrado numa sacola de lixo, num terreno baldio do 25 de Agosto. Um curioso revirou a sacola, que tinha outros objetos antigos da história de Duque de Caxias, e encontrou o quadro de Joãozinho da Goméia.

• Enquanto vivo, Joãozinho da Goméia sempre foi respeitado e admirado por milhares de pessoas, com seu nome e terreiro constando da lista de celebridades, entre as quais o Presidente JK, que, na inauguração da REDUC, pediu ao Cerimonial que mudasse o trajeto na volta para o Rio para que o político mineiro fizesse uma visita ao terreiro da Goméia, no Jacatirão.( Foto: Revista OriAxe)
NOVA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Nenhum comentário:
Postar um comentário