DERROTA DE W. REIS
Certamente por orientação de seus departamentos comerciais, com medo de perder as polpudas verbas de propaganda do Governo do Estado, a grande mídia não registrou a

Como nenhum veículo deu tal notícia, embora a sessão da Câmara tenha terminado pouco depois das 18:00 horas de terça-feira, só podemos imaginar que houve uma orquestração da assessoria de comunicação do governo para que tal fato fosse minimizado ou omitido no noticiário de terça/quarta-feira da semana passada. Pelo visto, a independência e a liberdade de imprensa nos grandes veículos tem um preço: o silêncio comprometedor! (Foto: Carlos Magno)
PESQUISA REVELA DECADÊNCIA
DO TURISMO NO ESTADO DO RIO
Se alguma coisa não for feita em favor de políticas públicas melhores para o turismo, o setor irá passar por grandes dificuldades nos próximos anos, pois o Rio não aproveita sua potencialidade como um estado turístico. A afirmação foi feita terça-feira (14), por um dos participantes da audiência pública realizada pela Comissão de

"Os candidatos a cargos públicos e políticos fazem muitas promessas nesse setor enquanto estão em campanha. Depois, essas promessas não vão pra frente ou simplesmente não se cumprem. Parece-me que melhorias na infraestrutura só são viabilizadas durante o carnaval", acusou o presidente da comissão, deputado João Pedro (DEM).
De acordo com o consultor, o setor de alojamento e alimentação, principal pólo de atração de turistas estrangeiros, perdeu espaço na economia da capital fluminense nos últimos dez anos. Osório apontou como um dos causadores deste cenário a falta de atenção ao turismo regional, principalmente na periferia. "É preciso pensar e investir no Rio por inteiro. Há poucos estudos produzidos sobre as zonas Oeste, Norte e suburbana. Uma solução para incentivar estes levantamentos seria promover, junto com entidades, prêmios para monografias, dissertações e teses que tratem do tema. É uma alternativa barata", sugeriu. Segundo o economista, Japeri, Magé, Seropédica, Itaboraí e Mesquita lideram o ranking de lugares que mais dependem de recursos públicos para o setor e Nova Friburgo, que antes era um dos principais polos hoteleiros do estado, mantém apenas 400 empregos formais na área de turismo.
O economista comprovou que a decadência do turismo já provocou consequências na economia fluminense. De acordo com os dados trazidos, vagas de emprego para jovens, que têm bares e restaurantes como seus primeiros trabalhos, mais do que a construção civil, caíram 11%. O superintendente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, José Darcilio, revelou que a crise financeira mundial começa a afetar o turismo brasileiro. "Em reuniões com empresários, concluímos que, na segunda quinzena de março, o movimento caiu 20%, apesar de a crise ainda estar afetando pouco o comércio", afirmou Darcilio, que ressaltou a importância dos debates políticos para "traçar caminhos fortes".
RÁPIDAS
• Wagner Luiz Pires dos Santos, Assessor de Imprensa do Duque de Caxias FC deixou o cargo acusando Eurico Miranda (foto) pela demissão do técnico Caros César.

• E o que diz o ex-prefeito, que posava de dono do Duque de Caxias, colocando até carro oficial (do IPMDC) à disposição da direção do clube nos jogos fora de casa? Por que mentiu, Washington Reis, sobre o fato do “Duque” ser apenas uma pequena parada para jogadores do Vasco que estavam à venda e precisavam de uma vitrine para isso?
• Como médico, o deputado Alexandre Cardoso, atual Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, sabe que a Secretaria municipal com o mesmo nome, criada por Washington Reis, apresenta um grave quadro de septicemia irreversível. O último golpe veio do Palácio Guanabara, que mandou desligar os tubos que mantinham aquela Secretaria funcionando.
• Se dependesse de Zito, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município continuaria comandada pelo PSB de Alexandre Cardoso. O problema é que Sérgio Cabral proibiu qualquer contato, mesmo superficial, dos seus “associados” com o tucano caxiense, como demonstrou ao barrar o vice-prefeito Jorge Amorelli na festa do novo museu, que vai ocupar o antigo prédio do Fórum.
• Entre o Governo do Estado e Zito, Alexandre Cardoso não titubeou e decidiu continuar com Cabral. Assim, nos próximos dias o prefeito deverá anunciar, em caráter definitivo, a extinção da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, responsável pelos CIDs (que estão fechando as portas) e pelos CVTs, que oferecem cursos profissionalizantes financiados com dinheiro do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, projeto que foi o tema principal do programa de rádio e TV do PSB na semana passada.
• A Assessoria de Imprensa da Câmara liberou nesta segunda-feira a lista dos vereadores que participaram da histórica sessão da semana passada, quando as contas do ex-prefeito Washington Reis foram rejeitadas por 12 x 0. A pedido do vereador Chiquinho Grandão a votação foi nominal e o "sim" foi dado em favor do parecer do Tribunal de Contas do Estado, que também rejeitara as contas por 7 x 0..
• Votaram “Sim”, rejeitando as contas, os vereadores Ademir Martins, Carlos de Jesus, Maninho do Posto, Grande, Jonas é Nós, Juliana, Marcelo do Seu Dino, Fatinha, Leide, Moacyr da Ambulância, Samuquinha, Chiquinho Grandão. A única abstenção foi do vereador Josemar Padilha, enquanto o presidente da Casa, Mazinho, só votaria para desempatar o placar e o vereador Júnior Reis estava impedido de votar por ser irmão do ex-prefeito e, portanto, interessado no resultado do julgamento. Os vereadores Marquinho Oi, Chico Borracheiro, Gaete, Eduardo Moreira, Ricardo da Karol e Tato não compareceram à sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário