A CPI DA PETROBRÁS
A oposição está em vias de entregar ao senador Fernando Collor (PTB-AL), de bandeja, a presidência da CPI da Petrobrás, que terá como relator o senador Romero Jucá (PMDB-PA), ambos da base

RACISMO E OPORTUNISMO - DUAS
NÓDOAS NO MOVIMENTO NEGRO
A repercussão da nota do blog sobre a exclusão de nomes importantes do movimento negro em Duque de Caxias, que resultou em comentários indicando outros nomes que foram “esquecidos” mostram que o grupo que

RÁPIDAS
• Superamos nesta segunda-feira (13) a casa dos 350.000 visitantes no blog. É uma vitória importante em termos de liberdade de informação e participação dos internautas. E a luta vai continuar, blogueiros! Sorry, invejosos e incompetentes!
• Até a líder do governo, a vereadora Fátima Pereira, a Fatinha, está revoltada com o péssimo serviço de coleta de lixo a cargo da Locanty, que

• Indignada com os péssimos serviços da empresa de coleta de lixo e o descaso com os moradores de Jardim Primavera e Bom Retiro, segundo distrito de Duque de Caxias, a vereadora Fatinha (PSC), decidiu declarar guerra à Locanty
• Para começar, ela exige a imediata colocação de caçambas nas áreas de difícil acesso para facilitar a vida dos moradores e garantir assim a limpeza das ruas. Cansada de fazer inúmeras solicitações, todas ignoradas pela empresa, Fatinha decidiu enviar requerimento para a diretoria da Locanty.
• “É um absurdo o que a Locanty está fazendo. Não vou descansar enquanto isso não for resolvido. Os moradores não têm onde colocar o lixo e acabam jogando em terrenos baldios, o que resulta na proliferação de ratos e insetos. Embora seja regular o recolhimento do lixo domiciliar no local, nem todos são favorecidos.
• E ela denuncia que a Locanty é responsável pela coleta em outras cidades, como no Rio de Janeiro e em Petrópolis. “Por que esse descaso com Duque de Caxias?”, reclama a vereadora, que chegou a comprar 30 latões para ajudar no depósito do lixo e entulhos desses moradores, mas não foi suficiente.
• A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil vai promover um curso de Agente Júnior de Defesa Civil, voltado para crianças de 10 a 14 anos. O curso é parte do Projeto Defesa Civil na Escola, que oferece às crianças noções de defesa civil e cidadania.
• Entre os temas abordados estão: primeiros socorros, prevenção de acidentes e incêndios, higiene e cuidados no trânsito. E haverá espaço para a diversão. Os pequenos irão, por exemplo, participar de escaladas e visitar o quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
• As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (17) em todas as escolas municipais do município. O curso, com direito a café da manhã e almoço, será realizado entre os dias 20 e 24. Na conclusão, os participantes vão receber carteirinha de agente júnior da Defesa Civil e certificado de conclusão.
• Um abaixo-assinado contra a PEC 20/99, que reduz a maioridade penal para 16 anos, começou a circular nesta segunda-feira (13), durante um ato público realizado pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio.
• Segundo o presidente da comissão, deputado Mário Marques (PSDB), o evento foi uma oportunidade para representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo mostrarem que não estão de acordo com a PEC.
• “A questão do menor no nosso País precisa ser contemplada de outra maneira, mais responsável e humana. Não é colocando em cárcere que vamos resolver os problemas de violência no Brasil”, argumentou o parlamentar. O documento com as assinaturas de repúdio à proposta será entregue no Congresso Nacional, em Brasília, no próximo dia 24.
• O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, negou liminar pedida pelo desembargador Jovaldo dos Santos Aguiar, corregedor-geral de Justiça do Amazonas, contra o seu afastamento da função determinado pelo Conselho Nacional de Justiça. O CNJ também instaurou procedimento de controle administrativo contra o desembargador, acusado de proteger colegas envolvidos em atos irregulares no Tribunal de Justiça do Amazonas..
• Em fevereiro deste ano, inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça no Judiciário do Amazonas constatou que pelo menos 16 processos contra juízes e desembargadores estavam “indevidamente paralisados”. Uma sindicância apontou o envolvimento de Aguiar em suspeitas de “desvio de poder, com intuito doloso de favorecer partes, uso de laranjas, violação de imparcialidade e conduta incompatível com suas funções”.
• Ao negar o pedido, Peluso ressaltou não ter havido punição sem o respeito ao devido processo legal, uma vez que o desembargador foi intimado pessoalmente para apresentar defesa prévia. E, portanto, não prevalece o argumento de que teria havido punição sem o respeito ao devido processo legal. Esse é o primeiro caso, desde a criação do CNJ, em 2005, em que um corregedor, responsável pela apuração de irregularidades e instauração de processos, é investigado pela Comissão.
• A Secretaria de Educação do Estado vai utilizar rádios comunitárias instaladas em escolas públicas para transmitir educação ambiental. Esse é o objetivo do projeto Nas Ondas do Rádio: Radio@escola.com para pelo menos uma escola estadual de cada município do Rio até 2010. O anúncio foi feito ontem (13) pela Secretaria de Educação e pela Secretaria do Ambiente, que aplica recursos no projeto, desenvolvido, neste semestre, em 48 escolas estaduais.
• “Para mudar a questão ambiental no Brasil precisamos fazer uma verdadeira revolução. Essa revolução deve começar nas escolas, onde vamos semear essa mensagem, despertar para o meio ambiente e a capacidade crítica das crianças”, afirmou a secretária do Ambiente, Marilene Ramos. Durante o projeto, os alunos aprendem a utilizar técnicas de comunicação para tratar de temas como o uso sustentável dos recursos naturais e consumo consciente. Metade das aulas é dedicada à técnicas de locução e radiojornalismo e a outra, à temas ambientais
• “A nossa rádio não vai tocar só música”, diz a aluna Tamires de Oliveira, 13 anos, do Colégio Estadual Gustavo Barroso, de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. “As pessoas vão ouvir sobre [escassez da] água, lixo e aquecimento global.” A adolescente participou da apresentação de um programa de rádio feito em sua escola para autoridades do governo estadual.
• A iniciativa também capacitou cerca de 120 alunos, professores e lideranças comunitárias em nove bairros da cidade do Rio, além de Duque de Caxias e Belford Roxo. Um dos professores, o jornalista Vitor Salles, destacou a importância das rádios comunitárias em projetos desse tipo. “A função social da rádio comunitária é muito forte. É diferente da rádio comercial e da rádios piratas, que não têm respeito com o dial ou compromisso com a comunidade. Nós misturamos o conteúdo do meio ambiente com o que as comunidades precisam”, afirmou.
SARANEY ENTREGA OS ANÉIS
PARA SALVAR O PODEER

Assim, as pessoas que foram contratadas por meio desses atos estão automaticamente desligadas dos quadro administrativo do Senado. Além disso, a medida exige o ressarcimento integral aos cofres públicos de recursos que eventualmente tenham sido pagos de forma indevida. O Ato nº 294 ainda será publicado no boletim administrativo da Casa, só não se sabe quando. Por isso, voltou a circular no território livre (até quando???) da internet uma foto do Congresso Nacional, com um apelo para que Bin Laden aponte para o Planalto os seus mísseis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário