DE TODOS OS SENADORES
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, sugeriu sexta-feira (7), em nota à imprensa, que todos os senadores renunciem ao mandato como forma de solucionar a atual crise vivida pela instituição. No documento, Britto afirma que a crise não se resume à figura do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), “embora o ponha em destaque”. A OAB, no entanto, não apoia propostas de extinção do Senado.
“

Na opinião do presidente da OAB, o Senado está em “estado de calamidade institucional” e as recentes trocas de insultos entre senadores “configuram quadro intolerável, que constrange e envergonha a nação. A democracia desmoraliza-se e corre risco.”
Por fim, Britto afirma que a OAB apresentou uma sugestão de recall na proposta de reforma política que tramita no Congresso. A proposta seria um instrumento que permitiria à sociedade “revogar” os mandatos dos parlamentares que decepcionassem a seus eleitores.
“Trata-se de instrumento já testado em outras democracias, como a norte-americana, com resultados positivos. O voto pertence ao eleitor, não ao eleito, que é apenas seu delegado. Traindo-o, deve perder a delegação. Não havendo, porém, tal recurso na legislação brasileira, prosperam discursos oportunistas, como o que sugere a extinção do Senado. A OAB é literalmente contra a extinção do Senado”, diz trecho da nota. (Abr)
PREFEITURA SUSPENDEU
DESFILE DO 25 DE AGOSTO

Desta vez, o motivo da suspensão dos desfiles foi a recomendação do Ministério da Saúde para que as autoridades evitassem qualquer tipo de aglomeração como forma de reduzir a propagação do vírus A1N1, que provoca a gripe suína. Na semana passada, a Secretaria de Cultura já decidira suspender as apresentações de espetáculos no Teatro Raul Cortez, bem como à Biblioteca Municipal Leonel Brizola, ambos no Centro Cultural Oscar Niemeyer, no centro da cidade. Pelo mesmo motivo, a Secretaria de Educação prorrogou até quarta-feira (12) a volta às aulas nas 168 unidades da rede municipal, inclusive as creches.
RÁPIDAS
• A Campanha Ficha Limpa, lançada em abril de 2008, durante a Assembléia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é desenvolvida

• Lideranças de entidades civis, empresários, intelectuais, artistas, representantes de igrejas católicas e evangélicas e integrantes de diversas organizações, como a Maçonaria, pretendem reforçar a Campanha Ficha Limpa para que até setembro seja atingida a marca de 1,3 milhão de assinaturas necessárias para encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.
• Segundo os organizadores, faltam pouco mais de 300 mil assinaturas para que o projeto de lei possa ser encaminhado ao Congresso. O arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, dom Odilo Scherer, informou que, até agora, as igrejas recolheram o maior número de assinaturas.”Estamos nesse esforço concentrado para que em todas as nossas paróquias e comunidades sejam coletadas as assinaturas que ainda faltam.” Ele defende que a sociedade também monitore a tramitação da matéria para que ela não fique parada no Legislativo.
• Numa decisão inédita em sua história, o Lion’s Club, uma instituição de

• Na abertura do documento, o Lion’s Club afirma que “o sentimento da população brasileira para com a política e os políticos é de profunda indignação e revolta. Infelizmente os desmandos são de tal ordem e número que, além deste sentimento de frustração, as pessoas parecem estar anestesiadas “.
• O documento lembra que os índices econômicos não podem servir de tapume para esconder a queda dos padrões éticos na Administração pública, tanto federal, quando estadual e municipal. Ainda que os índices econômicos possam aparentar uma certa tranquilidade, ela é ilusória, na medida em que padrões éticos estão sendo vilipendiados diuturnamente nos mais variados níveis da administração pública. Eles são tanto mais graves, quanto mais próximos da esfera federal.
• O documento registra ainda que escândalos de toda ordem, desde malversação do erário, favorecimentos pessoais espúrios, espírito corporativista intoleravelmente reprovável, aumento absurdo no número de cargos e atitudes antiéticas deixaram de ser exceção, para virarem regra, “gerando na população, por esta sequência regular e continuada, aquele sentimento de impotência e letargia referido anteriormente. Parecemos todos zumbis estáticos, observando os fatos sem reagir, descrentes de mudanças positivas “.
• No final do documento, assinado pelo presidente Hézio Araújo de Souza, o Lion's Club de Blumenau propõe a formação de uma corrente de ética, moralidade, cidadania e transparência, que dê um basta a esta torrente de escândalos. “Comecemos todos nós, brasileiros de bem, a construir um país melhor, mais humano, íntegro e civilizado, dirigido por pessoas das quais possamos nos orgulhar e não nos sentirmos profundamente envergonhados, como hoje acontece “.
• O prefeito José Camilo Zito. o governador Sérgio Cabral, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, estarão nesta segunda-feira (10) praça de Imbariê, às 10h, quando serão anunciados investimentos de R$ 2,4 milhões para melhoria do abastecimento de água aos bairros da Taquara, Parada Angélica, Vila Sapê e Jardim Rotsen
• Com as obras, a capacidade de processamento da estação de tratamento passará dos atuais 30 litros água por segundo para 100 litros além de recuperar o reservatório da Taquara, de 2,5 milhões de litros da unidade e complementar as instalações civis e eletromecânicas da elevatória.
• O Deputado Federal Ciro Gomes (PSB) estará em Duque de Caxias nesta segunda-feira (10), às 19h. Ele será recebido pelo Secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso, o Vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, e a Vice-reitora da UERJ Lená Menezes. Ele será recebido na sede do diretório municipal do partido, na Rua Conde de Porto Alegre, 250, bairro 25 e agosto e a visita faz parte do ciclo nacional de formação política da Fundação João Mangabeira. O tema do debate será a Educação.
• Começa nesta terça-feira (11) a sexta edição da Expo Estágios & Carreiras, no campus I da Unigranrio, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, que irá até o dia 13 sempre das 10 às 20h, Cerca de 3 mil vagas para estagiários e trainées, além de 400 empregos efetivos estarão à disposição de 15 mil visitantes, nos 27 estandes de empresas e instituições da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro.
O reitor da Unigranrio, Arody Herdy, e o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, abrem a Feira às 10h, no ginásio poliesportivo da Unigranrio. O secretário Ronald Ázaro confirmou que a Setrab fará cadastros para estágio, emissão de carteiras de trabalho (1ª e 2ª vias) e intermediação de mão de obra, no micro-ônibus da Secretaria estadual de Trabalho. “Os estudantes serão nossos funcionários de amanhã. Portanto, temos de dar muito valor e ensiná-los a encontrar oportunidades, na prática”, disse Ronald.
LOJA VENDIA PEÇAS FRAUDADAS A
POUCOS METROS DA PREFEITURA
Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Propriedade Imaterial , especializada de combate à pirataria, conseguiram estourar uma distribuidora que vendia peças falsificadas para carros, caminhões e ônibus em Duque de Caxias. A empresa fornecia as peças adulteradas para lojas do Sudeste e do Centro-Oeste. Na operação policial foram apreendidos cerca de 600 rolamentos. Segundo a Polícia, as peças seriam importadas da China e Ucrânia e, já no Brasil, adulteradas e reembaladas com marcas mais sofisticadas e comercializadas em centenas de lojas.
A partir de denúncias feitas por consumidores lesados pela má qualidade do produto, a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) levou o caso à delegacia de combate à pirataria, que chegou a um desses distribuidores, a Ávila Diesel, na Rua Silva Fernandes, um galpão no nº 660, no Parque Duque. O fato curioso nesse caso é que a empresa funcionava na mesma rua da Secretaria Municipal de Segurança Pública e local de passagem obrigatória do Secretário de Fazenda, na chegada e saída do município, as duas secretarias que deveriam fiscalizar esse tipo de atividade comercial. “As peças que eles utilizam nesta empresa são oriundas de fora. Mas quando chegam aqui é que a falsificação acontece. Há um sofisticado sistema de adulteração de marcas, raspando a origem e gravando o nome de marcas mais conceituadas daqui, só que sem a qualidade das peças originais”, explicou o delegado Raul Morgado. O responsável pela empresa foi detido, prestou depoimento e será indiciado por estelionato e crime contra o consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário