domingo, 4 de outubro de 2009

BAIXADA URGENTE

DUQUE DE CAXIAS AGORA
EXPORTA ATÉ DEFUNTOS


Proibida de agenciar e realizar sepultamentos no município, a Funerária Duque de Caxias resolveu entrar em novo e rentável ramo de atividade: exportação de defuntos. Depois de monopolizar por 37 anos os serviços funerários do Município, além da administração de cinco cemitérios, a Funerária Duque de Caxias passou a realizar sepultamentos em cemitérios da Capital, como Inhaúma, Caju e Sulacap, ou de São João de Meriti. Se a família do morto pode pagar o preço pedido, a funerária não titubeia em burlar a lei e agenciar os sepultamentos de pessoas residentes em Duque de Caixas, mas utilizando cemitérios de outras cidades. Com isso, ela dribla a decisão da Justiça e continua operando normalmente, além de sonegar impostos e taxas (ISS e Taxa de Sepultamento), que seriam devidos se os sepultamentos fossem feitos em Duque de Caxias.
Recebemos denúncia de que a funerária mantém “papa defuntos” nos hospitais Moacyr do Carmo, da prefeitura, e Adão Pereira Nunes, do Estado, com o objetivo de agenciar os sepultamentos. A ação dos “papa defuintos” é ilegal, bem como o funcionamento da Funerária Duque de Caxias, conforme decisão já confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A Secretaria de Transporte e Serviços Públicos, a quem cabe fiscalizar os cemitérios, bem como a Secretaria de Fazenda, a quem cabe a fiscalização das empresas instaladas no Município, precisam apurar a ação da funerária fechada pela Justiça.

ZITO ESNOBA SERRA E
APÓIA AÉCIO NEVES

Enquanto os traficantes do Complexo do Alemão, que agora dominam a Favela da Mangueirinha impõem toque de recolher nos bairros do Centenário, Itatiaia e Dr. Laureano, Zito decide esnobar o governador José Serra e foi a Belo Horizonte prometer apoio a Aécio Neves como candidato tucano à sucessão de Lula. Antes, Zito já havia declarado guerra a um possível acordo PSDB-PV, para o lançamento do deputado Fernando Gabeira a governador em 2010, afirmando que Gabeira não tinha “cheiro de povo”. Agora, o prefeito caxiense, num estranho processo de perturbação mental, diz que José Serra é um político “frio”, daí a sua preferência pelo sobrinho de Tancredo Neves.
Até os amigos mais próximos do prefeito estão estranhando os seus últimos movimentos, como a entrevista em que Zito entregou uma lista com o nome de políticos da sua base, como Mazinho, Fatinha e Laury Villar, acusados pelo prefeito de enganarem os eleitores ao pedirem sepultamentos gratuitos, o que a Prefeitura só pode fazer em benefício de famílias reconhecidamente carentes. Na semana passada, Zito foi ao Parque Bom Retiro, no 2º Distrito, inaugurar diversas obras, mas em momento algum citou o nome da vereadora Fátima Pereira, a Fatinha, líder do Governo e que tem base política naquele bairro, onde reside desde menina. Até no noticiário da Assessorai de Imprensa sobre o evento o nome de Fatinha foi omitido. Por quê?


Pelo visto, Zito ainda não pedeou Serra por não participar da campanha de 2008, ao contrário de Aécio Neves que veio, viu e ajudou Zito a vencer.


REAJUSTE DO IPTU ATRAIU
INTERNAUTAS PARA O BLOG

Ao Meio Dia deste domingo, o contador registrava o acesso de 386.664 internautas a este blog. Quando da última postagem, na note de quinta-feira, às 20:h, o contador registrava 385.335 visitas, o que demonstra que a notícia sobre o reajuste de quase 5.000 % do IPTU chamou a atenção dos internautas, além de outras notícias postadas no blog.
Antes de comemorarmos esses números expressivos para um blog regional, que não cuida da vida alheia, de famosos ou não, nem posta fotos provocantes de mulheres de qualquer idade, temo que refletir sobre a importância e o significado desses números, o que aumenta a nossa responsabilidade com relação ao teor e à veracidade dos fatos publicados.

RÁPIDAS

• Segundo denúncia do Dr. Misael Lustosa, o presidente afastado da Unimed Caxias, Edmon Gomes Filho, é o delegado do CREMERJ em Nova Iguaçu. Cabe ao órgão fiscalizar o exercício da medicina e o comportamento ético de todos os médicos do Estado do Rio.
• Se a Unimed Caxias, uma cooperativa de médicos, continua sob intervenção da Agência Nacional de Saúde Complementar, é mais do que discutível o papel do CREMERJ na fiscalização dos médicos por ele credenciados, pois a situação da Unimed Caxias coloca em risco a vida e a saúde de milhares de pessoas que compraram planos de saúde da Cooperativa.
• Na inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do
Parque Beira Mar, na quinta-feira (01), quem roubou a cena foi o deputado Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa (na foto, com o Secretário de Saúde, Danilo Gomes) que está em campanha por uma vaga de senador em 2010. Ele estava tão à vontade que conseguiu ofuscar a presença da ex-senadora, ex-Ministra e atual secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, da deputada federal Andréia Zito e do presidente da Câmara, o vereador Mazinho e do próprio Zito, que era todo sorrisos diante do poderoso presidente da ALERJ.
• O complexo, que reúne o CRAS e o Centro de Apoio à Saúde da Família (CASF) e vai atender cerca de 9.000 moradores dos bairros Parque Beira Mar, Parque Duque e Vila Guanabara, é a maior obra na área de saúde e assistência social do atual Governo.
• Com o convite ao presidente da Assembléia Legislativa, Zito demonstra que, independente das alianças dos tucanos com outros partidos, vai apoiar a candidatura de Picciani a senador.
• Dez mil transplantes de córnea são realizados, em média, por ano no Brasil, a maioria no estado de São Paulo. Mesmo assim, cerca de 24 mil pessoas aguardam numa lista de espera por um doador para a ter a oportunidade de recuperar a visão e voltar a desempenhar as atividades de rotina.
• O que dificulta as doações, segundo a médica Maria Regina Chalita, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, é a falta de informações. “Algumas pessoas acreditam que a idade avançada, doenças oculares, como o glaucoma, o astigmatismo e a miopia são fatores limitantes para a doação. Esses rótulos acabam afastando potenciais doadores”, disse. A oftalmologista lembrou que pode demorar até dois anos o tempo de espera por uma doação de córnea.
• Segundo a oftalmologista, entre os casos que podem ser corrigidos com o transplante de córnea estão ceratocone (doença genética que altera a curvatura corneana) e perda da visão provocada por traumas, perfurações, queimaduras químicas, infecções por herpes, além de distrofias, que causam embasamento da visão.
• Com a vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, nada melhor que rever as boas e más lembranças de Pequim 2008 no You Tube no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=23s74oPnXt4&feature=related
• O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, saiu na manhã deste dinubgi (4)
do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio. De acordo com a assessoria do hospital, Niemeyer foi transferido para a Unidade Intermediária e se recupera bem da cirurgia pela qual foi submetido na última quarta-feira (1º) para retirar um tumor intestinal. Ele está respirando sem a ajuda de aparelhos, mas ainda não há previsão de alta.
• Niemeyer foi internado no dia 23 de setembro com dores abdominais e no dia seguinte precisou fazer uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. O arquiteto se recuperava bem, mas na última quarta-feira (30) queixou-se de dores e os exames revelaram a existência de um tumor de cólon (intestino grosso) com sangramento. Ele foi submetido então a uma nova cirurgia que durou três horas.
• Pouco antes de ser internado, o arquiteto participava ativamente do mais novo projeto para homenageá-lo, o Caminho Niemeyer, em Niterói, (RJ). Trata-se de um complexo arquitetônico com nove prédios, além das obras já existentes, como o Museu de Arte Contemporânea.
• A Polícia Federal (PF) não confirma nomes, mas a investigação em curso sobre a fraude ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está em estágio avançado, devendo ser concluída nos próximos dias, e já identificou responsáveis pela violação das provas. Segundo a assessoria de imprensa da PF, a Superintendência de São Paulo vai se pronunciar oficialmente apenas ao término do procedimento.
• Segundo publicou ontem (4) o jornal O Estado de S. Paulo, que na última quarta-feira (30) avisou o Ministério da Educação (MEC) que havia tido acesso ao caderno de questões, já foram indiciados pela PF o empresário e publicitário Luciano Rodrigues e o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid. A PF está à procura de Felipe Pradella, apontado por Gregory como responsável pela obtenção das provas e por ter repassado as mesmas a ele.
• O plano do grupo seria vender as provas para a imprensa em troca de dinheiro. Caso Pradella não se apresente até amanhã (5), a PF deverá requerer formalmente à Justiça Federal sua prisão e mandados de busca.
• Em nota, a Plural Editora e Gráfica Ltda., responsável pela impressão da prova do Enem, afirmou ter recebido pedido de informações da PF sobre um dos investigados no caso do vazamento e dito à PF que tal pessoa nunca integrou o quadro de funcionários e colaboradores da empresa. A Plural ainda garantiu ter cumprido “rigorosamente” todas as medidas de segurança previstas em contrato, inclusive com adoção de precauções adicionais.
• O Ministério da Educação deve anunciar na próxima terça-feira (6) a nova data para a realização do Enem.
• O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertou hoje (2) os cidadãos de que uma nova mensagem de e-mail falsa usa o nome da Corte para induzir os eleitores a clicarem em um link que pode remeter a um vírus de computador.
• A mensagem propagada na internet convoca o eleitor a atualizar o seu título eleitoral com o preenchimento de dados supostamente pendentes, como o telefone e endereço, no prazo de 48 horas, sob o risco de cancelamento automático do documento. O TSE reiterou não enviar e-mails a eleitores e nem autoriza ninguém a fazê-lo em seu nome.

LIMINAR DO STF IMPEDE
A POSSE DOS SUPLENTES

As câmaras municipais estão proibidas de dar posse a mais vereadores nesta legislatura, até o que o mérito da ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria-Geral da República seja julgado no plenário STF. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, concedeu sexta-feira (2) a liminar pedida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para sustar os efeitos de dispositivo da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC dos Vereadores,
No pedido de liminar acolhido, o procurador-geral ressaltou o fato de que câmaras municipais estavam empossando novos vereadores com base na interpretação de que o aumento do número de cadeiras já se aplicaria nesta legislatura, com “reflexos graves sobre o exercício do Poder Legislativo municipal”.
Promulgada pelo Congresso Nacional na semana passada, a PEC criou mais de 7 mil vagas nas câmaras municipais e abriu brecha para a posse imediata dos suplentes. Pelo menos por enquanto, as Câmaras de Duque de Caxias e Nova Iguaçu vão continuar com 21 vereadores.


Nenhum comentário: