terça-feira, 24 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

PARA CABRAL, O RIO
ESTÁ SENDO ROUBADO

O governador Sérgio Cabral, que foi nesta terça-feira (24) a Brasília para reclamar das mudanças no marco exploratório do petróleo, fez duras críticas aos deputados da bancada nordestina, que querem mudar a distribuição de royalties da exploração do petróleo. Para Cabral, o Rio está sendo “roubado” e que as propostas de mudanças na atual legislação, para que Estados não-produtores também passem a receber recursos, é um “desrespeito federativo”.
“Um grupo de parlamentares de vários partidos está com uma postura de como quem quer defender seu estado e quer roubar o Rio de Janeiro. Isso abre um precedente perigoso. A questão não é matemática, é política, é de democracia, é de princípios”, declarou Sérgio Cabral.
Sérgio Cabral se encontrou com os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), relator do projeto que adota o modelo de partilha para o pré-sal. A reunião aconteceu no gabinete do deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, também esteve presente. Os governadores do Rio e do Espírito Santo queriam que a bancada do Nordeste acatasse o acordo com o presidente Lula, mas o PSB não abre mão de mudar a distribuição dos royalties das áreas do pré-sal que já foram licitadas. “Que maluquice é essa? No que vai se transformar a Câmara dos Deputados? Eu vim para uma discussão limpa aberta, segura e decente. Uma discussão desabrida”, reclamou o governador fluminense.
(Foto: Carlos Magno/Agencia Rio de Notícais)

FALTA D’ÁGUA EM CAXIAS
JÁ AFETA CONSTRUTORAS



Antes do apagão federal, que deixou 18 estados e o Distrito Federal sem Luiz por mais de 4 horas, moradores da Baixada já sofriam com a falta d’água. A falta de água em Duque de Caxias, por exemplo, além de afetar o mercado imobiliário, com a queda no preço dos imóveis, está elevando o custo das construtoras, que precisam comprar carros pipas para não paralisarem as obras, como na Rua Barão de Tefé, onde dois conjuntos residenciais, com 300 unidades de alto luxo, estão em construção.
No domingo, participando de um programa patrocinado pelo Governo do Estado numa emissora de TV, o presidente da Cedae, Wagner Victer, garantiu que a empresa fluminense foi a primeira a regularizar o abastecimento logo depois do apagão. Os moradores dos bairros Paulicéia, 25 de Agosto e Beira Mar, em Duque de Caxias, estão pagando até R$ 750 reais por um carro pipa com 10 mil litros do precioso líquido, embora sejam vizinhos de um reservatório, que a Cedae levou 12 anos para construir, na antiga pedreira da Prefeitura, na Rua Minas Gerais, justamente na divisa dos bairros Paulicéia, 25 de Agosto e Parque Felicidade. O reservatório tem capacidade para armazenar 14,5 milhão de litros de água, mas a Cedae continua utilizando um antigo reservatório, de apenas 500 mil litros, construído pelos moradores do 25 de Agosto ao lado da Praça João Lazaroni, vizinha aos novos reservatórios.
Enquanto Nilo Peçanha, presidente (governador) do antigo Estado do Rio levou uma semana para instalar duas bicas d’água no centro da Vila Meriti e Roberto Silveira menos de um ano para construir uma estação de tratamento rio Botas, uma adutora de mais de 15 quilômetros, além de um reservatório para 2 milhões de litros de água no Morro das Cabras, até hoje utilizados pela Cedae, a estatal levou 12 anos para construir as duas células do novo reservatório da Paulicéia (Governos Marcello Alencar e Anthony Garotinho) para construí-as e mais quatro (Governo Rosinha Garotinho) para inaugurá-las, a tempo, porém, de garantir a eleição de Sérgio Cabral.

RÁPIDAS

● Para o Senador José Sarney, as diferentes realidades políticas nos estados dificultam a possibilidade de aliança entre PT e PMDB e, por consequência, um palanque único para eventual campanha presidencial de Dilma. O parlamentar qualificou de “fenômeno natural” as divergências entre partidos que compõem alianças nacionais.
●“Eu acho que o Brasil é muito grande, as realidades políticas nos estados são muito diferentes umas das outras”, destacou José Sarney..
● No domingo (22), Lula reconheceu que dois palanques de partidos de sua base nos estados podem dificultar Dilma Rousseff. Segundo ele, é sempre difícil para um candidato a presidente fazer uma campanha nessas circunstâncias.
● Doze cidades do Estado do Rio estão em situação de alerta em relação à d
engue. De acordo com o estudo divulgado nesta terça (24), pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais, entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados nestes municípios apresentaram larvas do mosquito.
● Queimados registra o índice de infestação mais alto do estado, onde 3,3% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Na capital, o índice se manteve em 2,9%, o mesmo verificado em 2008.
● Estão em alerta, além da Capital, os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, todos na Baixada, Angra dos Reis, Campo dos Goytacazes, Niterói Itaboraí e São Gonçalo
●“Não podemos baixar guarda. Precisamos reforçar as medidas de prevenção e assistência para que tenhamos nova redução de casos em 2010”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
● O que deve preocupar a população é a constatação de que a frota de veículos comprados pelo Ministério da Saúde e repassada ao Estado e às Prefeituras, estão sem manutenão, pois o Ministério do Planejamento ainda não liberou a verba de R$ 1,5 milhão, pedida pela Funasa, dona dos veículos, para fazer os reparos e coloca-los em condições de uto.
● O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral devem entregar nesta quarta (25), às 10h, um trecho de 1,5 km do Rio Botas, no Bairro Recantus, em Belford Roxo, onde as obras do projeto Iguaçu já estão concluídas.
● Segundo a secretária Marilene Ramos, desde que foi implantado, em junho de 2008, o projeto Iguaçu já desassoreou 22 quilômetros de rios, de onde foram retirados cerca de 1,6 milhão de metros cúbicos de sedimentos e lixo, além de 14.000 pneus.
● Também estão em construção dois conjuntos habitacionais: um em Mesquita, no bairro Roldão Gonçalves, e outro em Belford Roxo, no bairro Barro Vermelho, que receberão as famílias ribeirinhas desses municípios.
● Foi o transbordamento do rio Iguaçu e seus afluentes, como o Pilar, que provocou a enchente que prejudicou a população de 15 bairros de Campos Elíseos, segundo Distrito de Duque de Caxias.
● Por proposta do vereador Maninho do Posto (PSDB), a Câmara de Duque de Caxias promove nesta quinta (26), a partir das 9:00h, uma audiência pública para debater a falta d’água no município. Forem enviados convites para o presidente da Cedae, Wagner Victer, para o superintendente e o gerente geral da empresa em Duque de Caxias.
● O vereador tucano está mobilizando os moradores de Saracuruna, no segundo Distrito, para participarem da audiência e apresentarem as contas pagas pela água que não recebem há anos.

FIRJAN COBRA INFRAESTRUTURA E
SEGURANÇA EM DUQUE DE CAXIAS
A Federação das Indústrias do Estado do Rio vai realizar na próxima sexta feira (27), das 9h às 12h, o workshop “Rio, um estado de logística”, no recém-inaugurado Teatro Sesi, na Rua Artur Neiva, 100, em Duque de Caxias. O evento tem como objetivo discutir propostas para solucionar questões logísticas que afetam o escoamento da produção das empresas de Duque de Caxias e, também prever soluções para garantir a segurança do patrimônio empresarial e da população do entorno, junto às autoridades municipais e estaduais.Devem participar do encontro o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; o vice-governador do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, o Secretário de Transportes do Estado, Julio Lopes, o professor José Alexandre Pimenta de Carvalho, da UERJ/ CEFEN, e o prefeito Zito. As inscrições são gratuitas. Para mais informações basta ligar para 26733394.

Nenhum comentário: