segunda-feira, 12 de abril de 2010

BAIXADA URGENTE

PARA FILHO DE EX MINISTRO DE
LULA, DILMA É SEQUESTRADORA

Em um incendiário discurso na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Reinhold Stephanes Júnior (PMDB-PR), filho do ex ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, afirmou
que o PT é “coisa do diabo” e ainda chamou o ex-ministro José Dirceu de “bandido”.
Ao comentar as declarações do presidente Lula condenando o uso da greve de fome por dissidentes do governo de Cuba, que estava preso há 7 anos, Stephanes Júnior disse que o PT é “coisa do diabo e não serve para nada”. Ele também falou sobre os gastos do PT com o congresso do partido.
“O PT fez uma festa, um congresso, e gastou R$ 6,5 milhões. Espero que esse dinheiro não tenha vindo do mensalão e de caixa dois, nem dos fornecedores do governo”.
O deputado ainda lamentou o fato de Dirceu ter sido escolhido pelo PT para ajudar na campanha da ministra Dilma Rousseff (casa Civil) à Presidência, que nos temos da ditadura era conhecida como “Companheira Estela”.
“O ex-ministro coordenou um dos maiores esquemas de corrupção no Brasil. É uma vergonha o PT dar espaço para ele. Eles tão loucos para reabilitar o Dirceu, que é um bandido, que faz mal para o país.”
Em relação à candidata do PT, Stephanes Júnior questionou tal escolha perguntando: “Como pode indicar uma pessoa que assaltava bancos, que sequestrava pequenos empresários para pedir resgate para dar dinheiro a guerrilheiro. É isso que ela fazia, a Dilma Rousseff e seu grupo.” O filme com o discurso do deputado do PMDB do Paraná faz sucesso no “You Tube”, onde pode ser acessado no link
http://www.youtube.com/watch?v=HtH9uIKBXio

CPI PROPÕE AFASTAMENTO
DE CONSELHEIROS DO TCE

A CPI instituída pela Assembléia Legislativa para investigar denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado já indiciados pela Polícia Federal, colocará em pauta, nesta terça (13) o seu relatório final. Com 349 páginas, o documento traz um resumo
dos 73 depoimentos colhidos, relembra as barreiras criadas pelo Tribunal de Justiça à investigação e traz, entre as 37 conclusões, a solicitação de criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, “a exemplo do que se fez com a Justiça e com o Ministério Público, providência que tem mostrado ser útil à sociedade”, diz um trecho do documento. A CPI solicita também ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o afastamento imediato da função do conselheiro José Gomes Graciosa e o aprofundamento das investigações sobre o envolvimento do conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior e do ex-conselheiro José Leite Nader.
O relatório propõe ainda a formação de quadro funcional próprio para a análise das contas de 91 prefeituras sob fiscalização do órgão – com a proibição da terceirização das atividades tributária e de arrecadação –, a realização de concursos públicos para servidores do órgão e a revisão
de sua Lei Orgânica, “a fim de dotar a corte de maiores instrumentos de transparência e controle social”. Uma vez aprovado, o documento será enviado ao Governo do Estado; ao TCE; aos Ministérios Públicos estadual e federal; ao STJ; aos tribunais eleitorais (superior e regional); e à
Receita Federal.


RÁPIDAS

· Pesquisa publicada em dissertação de mestrado defendida em 2009 no Instituto de Química da
Uerj mostra que o Aterro Controlado do Morro do Céu, (foto) no Centro de Niterói, “pode conter quantidade significativa de vários compostos químicos, principalmente compostos orgânicos voláteis, impactando a vegetação, prejudicando a saúde e a qualidade de vida da população do seu entorno”.
· De acordo com sua autora, a física e professora Jorgina Rosete Teixeira, o objetivo do estudo foi investigar o alcance dos poluentes emitidos pelo aterro bem como as áreas afetadas. “Utilizou-se um modelo matemático para o estudo do transporte e difusão dos poluentes que fornece a concentração nas vizinhanças, a partir dos dados de emissões, meteorológicos e topográficos”, explica no texto.
· Segundo a Agência Notisa, os resultados da pesquisadora mostraram valores de compostos orgânicos voláteis acima de 400 µg m-3 a menos de 500 metros de distância do aterro do Morro do Céu. Segundo ela,“considerando que o aterro não será desativado em um tempo próximo, creches, escolas e postos de saúde devem ser deslocados para uma área onde o impacto dos poluentes atmosféricos seja menor, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”. A dissertação completa está disponível em
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp104801.pdf.
· “No Governo Moacyr do Carmo, no início dos anos 90, a então Secretária de Meio Ambiente do
Município, a ex-vereadora e professora Dalva Lazzaroni, (foto) divulgou um estudo em que ambientalistas alertavam para o risco do aterro afundar na Baía da Guanabara, o que poderia provocar o desaparecimento de boa parte do Município, afetando inclusive os vizinhos municípios de São João de Meriti e Belford Roxo, por onde passa o rio Sarapuí, que se transformaria num canal para o escoamento do lodo acumulado há séculos no fundo da Baia”.
· “Esse temor é compartilhado por geólogos, pois o aterro está situado sobre uma placa, que se inclina em direção ao fundo da Baía, o que faria deslizar toneladas de lixo depositados pela Comlurb ao longo dos últimos 30 anos, cujo afundamento provocaria uma espécie de Tsunami de lama, que destruiria, de início, os bairros de Jardim Gramacho, Parque Beira Mar, Sarapuí e Gramacho, uma vez que parte de Duque de Caxias está situada abaixo da linha de marés, como demonstram as repetidas enchentes nesses bairros sempre que chove no momento das marés altas”.
· Na praça da Emancipação, mais conhecida como a Praça do Relógio, por exemplo, ainda nos anos 30, mesmo depois da inauguração da Estrada Rio-Petrópolis (atual Presidente Kennedy), era comum os moradores apanharem caranguejos. Agora, está na hora das autoridades descerem do palanque e começarem a trabalhar por uma solução para evitar o “Tsunami do lixo” que ameaça milhares de famílias que moram na Baixada.(in “Baixada Urgente”
(
http://duquecaxiense.blogspot.com/2008/04/baixada-urgente-denncia.html)
· Se as aterrorizantes previsões da mãe do deputado André Lazzaroni se confirmarem, o Governo não poderá dize que não foi avisado.
· O Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), está convocando a população carioca a fazer doações devido ao baixo estoque de sangue em consequência do grande número de feridos no temporal que atinge o estado desde a segunda-feira passada (5). O Hemorio, que abastece cerca de 180 hospitais em todo o estado, tem como meta da campanha normalizar o estoque, que está com 50% de seu volume disponível para transfusões.
· Segundo a médica do Hemorio Naura Faria, é importante a população continuar doando sangue. “Antes de fazermos essa mobilização, nosso estoque estava em 20%. Com isso, só era possível fazer as cirurgias emergenciais. Agora, estamos com 50%, por isso é importante que todos continuem doando, principalmente com tanta tragédia no Rio”, disse.
De acordo com Naura Faria, a doação pode ser feita em qualquer um dos dez centros de coleta que há na cidade.
· Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à doação, além de não ter comportamento sexual de risco e não ser usuário de drogas.
· Na sede do Hemorio, na centro, a doação pode ser feita diariamente, inclusive aos domingos, das 7h às 18h. Informações sobre os locais que recebem doações podem ser obtidas no site
http://www.saude.rio.rj.gov.br/; pelo disque-sangue, no telefone 0800-282-0708; ou no Hemorio, (21) 2332-8611.
· A pré-candidata à Presidência da República pelo Partido Verde (PV), a senadora Marina Silva,
voltou a atacar o princípio do embate na campanha à sucessão presidencial, defendendo que os candidatos à disputa devem seguir a estratégia de conquistar os eleitores pela qualidade de suas propostas. “As eleições não devem ocorrer como se fosse uma guerra e, sim, por meio de um debate, principalmente, com a sociedade”, disse.
· Perguntada sobre declarações da concorrente Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, interpretadas como uma alfinetada no opositor, o pré-candidato pelo PSDB, José Serra, Marina Silva minimizou a polêmica. “Os exilados políticos não fugiram, eles fizeram um ato em legítima defesa”, ponderou Marina ao justificar o teor das palavras de Dilma, durante discurso, no último sábado (10), em São Bernardo do Campo.

LIXO – LUCRO PARA POUCOS
E TRAGÉDIA PARA MILHARES
Chega a ser nauseante ver a patética figura do prefeito Jorge Roberto Silveira, de Niterói, afirmar que não sabia que mais de 100 famÍlias viviam em cima de um lixão, desativado a cerca de 20 anos. Nesse período, o filho do saudoso Roberto Silveira ocupou a prefeitura da antiga capital fluminense por dois mandatos, elegera um sucessor e tem o descaramento de afirmar que não sabia do lixão do Morro da Bumba. E o desastre de Niterói poderá se repetir há poucos quilômetros dali, no Morro do Céu, onde a prefeitura implantou um novo vazadouro de lixo, em meio a um bairro residencial. Para nossos governantes, vale qualquer coisa para transformar a coleta de lixo num lucrativo negócio para uns poucos, mesmo colocando em risco a vida de milhares de pessoas.
Em São João de Meriti, a prefeitura também um vazadouro de lixo no bairro Sendolândia. Conforme denuncia o Jornal Popular em sua última edição, um monturo de lixo vem se acumulando nos fundos de um CIEP, que, aos poucos, vai se transformando numa modesta maquete, tal a quantidade de lixo acumulado no terreno por trás da escola, criando um risco potencial para alunos, funcionários e professores. Esse monturo de lixo fica no bairro onde foi erguido um luxuoso Shopping – o Grande Rio – visitado diariamente por milhares de pessoas da região Metropolitana do Rio de Janeiro, que não tem conhecimento de tal inoportuna vizinhança..Aliás, São João de Meriti é bem um exemplo de como age a máfia do lixo. Em 2002, Kenedi Jaime de Souza Freitas, Subsecretário de Administração de Meriti, ameaçou rever as licitações para a contratação de uma empresa para fazer a varrição e coleta de lixo. Logo depois da notícia, ele foi barbaramente assassinado a poucos metros da sede da Justiça Federal. Até hoje, ninguém foi punido pelo crime, embora um dos participantes tenha denunciado o esquema criminoso ao Ministério Público. Mesmo integrando a máfia do lixo, o denunciando achou mais prudente voltar para Portugal a se beneficiar da denuncia premiada. Em Belford Roxo, em 26 de agosto de 2005, o vereador Alberto Martins Guedes foi assassinado na véspera de apresentar o relatório da CPI do Lixo, que investigava as denúncias de desvio de R$ 1,8 milhão repassado pela União ao distrito de Nova Iguaçu para a construção de um aterro sanitário. Como vimos há poucos dias com um poderoso banqueiro do bicho, cujo carro explodiu em plena Barra da Tijuca, a máfia do lixo não brinca em serviço quando se trata de defender o seu “negócio”: ela mata!

Nenhum comentário: