segunda-feira, 7 de junho de 2010

BAIXADA URGENTE

FECHAMENTO DO LIXÃO DO JARIM
GRAMACHO PREOCUPA SEROPEDICA

O fechamento do aterro sanitário de Jardim Gramacho deverá melhorar a qualidade do ar de quem mora no bairro, no primeiro distrito de Duque de Caxias, e sofre com o permanente mau cheiro e a poeira levantada pelas centenas de caminhões que transitam 24 horas por dia no local. Mas a transferência já está tirando o sono dos cerca de 10 mil moradores da Agrovila de Chaperó, uma comunidade bucólica no município
de Seropédica, a cerca de 100 quilômetros da capital. Cercada de verde, com antigas fazendas, nascentes d´água e próxima a uma serra coberta por mata nativa, Chaperó terá seu sossego modificado dentro de mais alguns meses, quando começará a funcionar ali o centro de tratamento de resíduos da Comlurb, que substituirá o de J. Gramacho, recebendo lixo de toda a região metropolitana do Rio, com uma vida útil estimada em 18 anos.
Segundo reportagem da Agência Brasil, do Governo Federal, os moradores reclamam que a instalação do aterro foi imposta pelo Governo do Estado e eles não foram consultados. “O povo é o último a saber das coisas. Eles deveriam ter se comunicado com a comunidade. A gente respira o verde e vai respirar poluição. Estão iludindo muitas pessoas, em matéria de emprego, mas promessa todo mundo faz. Chaperó vai ser conhecido como o bairro do lixão e será esquecido”, reclamou o instalador elétrico Marco Antônio Patrocínio, que há 24 anos foi morar na localidade, que não passava de poucas dezenas de casas, em meio a chácaras e sítios.
Para o presidente da associação de moradores de Chaperó, Everaldo Eufrásio, o quadro que se aproxima é perturbador. Ele já organizou um abaixo-assinado contra a instalação do aterro e promete um grande protesto para os próximos dias, reunindo a comunidade contra a obra. “A associação fez uma pesquisa de opinião e mais de 98% dos entrevistados foram contra o lixão. Estamos colhendo assinaturas dos moradores para embargar o lixão nessa região. Aqui tem um aquífero [Piranema] e tememos pela contaminação da comunidade com doenças contagiosas”, apontou Eufrásio.
“Esse lixão era para ser instalado em Paciência [bairro da zona oeste do Rio], mas devido a manobras políticas entre o governo atual e o prefeito do Rio de Janeiro, deslocaram o lixão para o nosso bairro”, criticou Eufrásio. “Com tristeza, nós vemos a desvalorização de nossas casas e um futuro ruim para nossos filhos. Uma degradação total do local. Mas vamos continuar lutando contra esse lixão, para futuramente mantermos essa qualidade de vida, com ar puro e tranquilidade”, completou o presidente da associação.
A beleza de Chaperó foi o que atraiu moradores como Guilherme Zanini. Há dois anos, depois de se aposentar, ele investiu todos suas economias em uma casa de dois andares, em frente a uma bela fazenda: uma paisagem de encher os olhos. E foi exatamente ali o local escolhido para instalar o centro de tratamento de resíduos.
“Agora ficou ruim. Quem vai poder ficar aqui, na boca do lixão? É difícil, mas a gente está lutando para eles encontrarem um outro lugar. Eu vim para cá justamente para fugir da poluição. No fim da vida, o que a gente quer? Viver mais um pouquinho. Fiz um investimento e agora vou ficar no prejuízo”, lamentou Zanini, que morava no bairro de Realengo, na zona oeste, e saiu de lá para se afastar da violência.

NOVO LIXÃO VAI CONTAMINAR A
ÁGUA QUE O GRANDE RIO BEBE

Com o fechamento do aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, todo o lixo gerado na região metropolitana do Rio, cerca de nove mil toneladas por dia, será descarregado no
bairro de Chaperó, no município de Seropédica, uma área de 170 hectares, formada por campos e bosques e localizada em cima do Aquífero de Piranema e abrange vários cursos d´água, inclusive o Guandu, responsável pelo abastecimento do Grande Rio.
A possibilidade de contaminação do aquífero tem preocupado a comunidade, que tem organizado protestos e abaixo-assinado contra a obra, e encontra firme oposição de especialistas em meio ambiente. A engenheira agrônoma Rosângela Straliotto, que faz parte do conselho ambiental da cidade de Seropédica, considera que a inauguração do aterro colocará em risco até mesmo o abastecimento de água do Rio de Janeiro, em situações de emergência.
“A minha posição é embasada nos relatórios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre os estudos dessa área, através do departamento de geologia. A área possui em seu subsolo o terceiro maior aquífero do Rio de Janeiro, de água límpida e potável. Somente na área do aterro têm dois rios e mais três nascentes. É uma região de baixada em que os rios descem da serra limpos, sem poluentes. A área é, tecnicamente, inviável para a colocação desse tipo de empreendimento”, frisou Rosângela.
Segundo a engenheira agrônoma, o local é sujeito a inundações em época de chuva, o que faz o lençol freático subir, fazendo as nascentes transbordarem, o que poderia provocar vazamento de lixo. Ela considera que as medidas de proteção para o futuro aterro não são garantia contra acidentes ambientais, pois o solo abaixo é arenoso e absorveria rapidamente a poluição.
“É simplesmente inaceitável que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tenha dado a licença de instalação para um empreendimento nessa área, numa época em que se discute toda a questão da água e a preservação do meio ambiente”, criticou Rosângela.
O presidente do Inea, Luiz Firmino, garante que as medidas de segurança são suficientes para se evitar contaminação da área. “Não há a menor perspectiva de isso acontecer. O centro de tratamento está contando com o que há de mais moderno, gerenciado pela iniciativa privada. Com as medidas de precaução e de engenharia que estão sendo colocadas, não há a menor chance de contaminação desse aquífero [Piranema]”, afirmou.
O centro de tratamento de resíduos será gerenciado pela empresa Saneamento e Energias Renováveis do Brasil (Serb), que resultou da fusão das empresas Haztec e Grupo Julio Simões. Segundo a assessoria da Serb, todos os cuidados para evitar a contaminação do meio ambiente serão tomados, como a utilização de tripla impermeabilização de base reforçada, utilizando dupla camada de manta, além de sensores eletrônicos, monitoramento dos corpos hídricos e do lençol freático. Segundo a empresa, na segunda etapa do empreendimento haverá uma estação para tratamento de chorume, uma estação de tratamento de biogás e uma usina de produção de energia.

RÁPIDAS



• Duque de Caxias sediará, a partir desta quarta (8), o 8º Encontro de Negócios do Grande Rio, que prosseguirá até e 10 de junho, sempre das 14h às 20h, na sede do SESI do município. Promovido pela FIRJAN, o evento contará com um estande institucional da Prefeitura de Duque de Caxias. Durante os três dias de evento são esperadas 15 mil pessoas e 100 empresas expositoras. A expectativa é movimentar cerca de R$ 95 milhões em contratos.
• O objetivo do encontro é aquecer o mercado entre empresas do Estado do Rio de Janeiro, nesse intuito foi criado o lema o “Rio compra no Rio”. O evento contará com rodadas de negócios, vídeoaulas e palestras. O estande da Prefeitura disponibilizará informações sobre os projetos, programas e políticas de incentivo para o desenvolvimento socioeconômico do município e reunirá os trabalhos das secretarias de Fazenda e Planejamento; Educação; Desenvolvimento Econômico; Trabalho, Emprego, Renda Ciência e Tecnologia e a FUNDEC.
• Com patrocínio da Petrobras e da Bayer, a FIRJAN pretende incentivar o intercâmbio entre empresários e a captação de novos negócios. Entre as empresas que estarão no encontro estão a Unigranrio, Essencis, Turismo Três Amigos e Carvalhão Transportes. A cultura também estará em foco, para o encerramento do primeiro dia de atividades 8), às 19h30, o cantor Eduardo Dussek se apresenta no Teatro SESI de Duque de Caxias.
• Pelo menos 150 moradores de Duque de Caxias poderão se capacitar para trabalhar como operadores de telemarketing, através de parceria entre o Pólo de Ciência e Tecnologia e uma empresa privada. O curso será realizado na Faculdade Flama, na Rua Pedro Corrêa nº 370, nas proximidades do 15º BPM, onde será feito o cadastramento a partir desta terça-feira (8).
• Após a capacitação, os funcionários poderão contar com salário de R$ 510, mais comissão, além de benefícios como transporte em ônibus da empresa, auxilio alimentação e ajuda no pagamento de mensalidades para quem estiver fazendo curso superior. Os interessados devem comparecer à Faculdade Flama levando documento de identidade e o currículo profissional. Maiores informações pelos telefones: 2283-0643 ou 2203-1127.
• O pólo de Ciência e Tecnologia é uma unidade que atua junto à Secretaria de Educação na promoção de capacitação e no encaminhamento de trabalhadores para vagas no mercado. A parceria com empresas privadas tem como objetivo fazer o elo com empresas e profissionais, promovendo a capacitação dos candidatos em busca de trabalho.
• Empresa de grande porte no segmento industrial contrata serralheiro com Ensino Fundamental completo e experiência comprovada em serralheria ou caldeiraria, sola elétrica e oxiacetilenica, corte, dobragem, confecção de estruturas e montagens. Também tem vaga para eletricista industrial com experiência comprovada em manutenção corretiva e preventiva de máquinas, preferencialmente oriundo de indústrias de plástico, máquinas sopradoras e/ou injetoras Os interessados devem morar nas proximidades de Santa Cruz da Serra e enviar currículo com pretensão salarial para
oportunidadesvbc@yahoo.com.br. Só serão aceitos currículos no bojo do e-mail, não sendo aceitas correspondência com anexo.
• Foi inaugurada no sábado a primeira etapa das obras de reurbanização da Rua Albino Imparato, no Parque Felicidade.
Foram construídos novos meios fios, que passaram a ter a mesma altura em toda a sua extensão, excetuando-se nos acessos para cadeirantes, que não existiam antes da reforma. As calçadas agora têm piso intertravado de duas cores, que não é escorregadio e dispersa mais rapidamente o calor, proporcionando maior conforto térmico aos pedestres. Além de refazer as calçadas, a obra contou com recuperação asfáltica, nova pavimentação, iluminação e arborização.
• As palmeiras no entorno da rua e os vasos de flores nas calçadas davam o tom de transformação que a Rua Albino Imparato passou nos últimos meses. As obras abrangeram 1km de extensão da rua e trechos da Rua Guarani, Rua Baltazar da Silveira e Av. Guanabara.
• As obras do bairro Parque Felicidade foram o ponto de partida para o início de uma série de mudanças que acontecerão em Duque de Caxias. A próxima etapa vai recuperar os 2 km de extensão da Avenida Duque de Caxias, no Centro, e o 1,5 km da Rua 14 de Julho, na Vila São Luis.
• A Receita Federal libera nesta terça (8), às 9h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, ano-base 2009. Tradicionalmente, os idosos e os contribuintes que enviaram a declaração na abertura do prazo, pela internet, têm prioridade. Neste lote, será liberado um total de 1,479 milhão de restituições. O dinheiro será creditado na conta do contribuinte no próximo dia 15, com correção de 1,75%. Para saber se foi incluído no lote, é preciso acessar a página da Receita na internet ou ligar para o ReceitaFone (146).
• O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 pela internet terminou no dia 30 de abril. Até essa data, a Receita recebeu 24.678.741 documentos.
• Também poderão ser consultados a partir de hoje dois lotes residuais do Imposto de Renda Pessoa Física, um de 2009 (ano-base 2008) e outro de 2008 (ano-base 2007). Os três lotes englobam 1.517.603 contribuintes com direito à restituição, o que totaliza um montante de R$ 1,8 bilhão. No lote referente a 2009, a correção será de 10,21% e no do exercício 2008, de 22,28%.
• Segundo o órgão, os valores não sofrerão quaisquer acréscimos, independentemente da data em que o contribuinte receber a restituição, e estarão disponíveis no Banco do Brasil (BB). Se o depósito não for feito, o contribuinte poderá ir a uma agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento BB – 4004-0001 (capitais - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0001 (demais localidades - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0722 (capitais e demais localidades - clientes e não clientes do Banco do Brasil) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) – para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.
• Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber o valor disponível no banco e solicitar a diferença na unidade local da Receita.
• A baixa renda e a concentração de investimentos em projetos de telecomunicações nos grandes centros urbanos são os gargalos para o maior acesso dos brasileiros aos serviços de telecomunicações, como telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet. Essa é a avaliação do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Rodrigo Abdalla, com base no estudo Desafios e Oportunidades do Setor de Telecomunicações no Brasil, divulgado hoje pelo órgão.
• Para o pesquisador, o levantamento mostrou que a saída para democratizar o acesso às telecomunicações é promover investimentos em parcerias público-privadas, com a participação das três esferas de governo. Segundo Abdalla, o país tem uma parte da população ainda excluída desses serviços porque há carência de oferta. Ele observou que, comprando-se os serviços de telefonia móvel de São Paulo e de Manaus, por exemplo, o preço no Norte do país chega a ser 15 vezes o do Sudeste.
• De 1999 a 2008, os investimentos privados somaram R$ 148 bilhões, dos quais R$ 26 bilhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES).
• Municípios e estados terão muito trabalho para cumprir a lei sancionada na semana passada que determina que toda a escola deve ter uma biblioteca. O maior desafio está nos estabelecimentos do ensino fundamental: será necessário construir 25 bibliotecas por dia até 2020, prazo limite para adequação à medida.
• O diagnóstico é de um estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação, com base em dados do Censo da Educação Básica de 2008. “Essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo”, compara Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação.
• O déficit de bibliotecas no ensino fundamental é de 93 mil. Desse total, 89,7 mil são escolas públicas e 3,9 mil, estabelecimentos privados de ensino. Na educação infantil, apenas 30% dos colégios têm acervo e será necessário criar 21 bibliotecas por dia para cumprir o que determina a nova lei. A melhor situação é a do ensino médio, etapa em que o número de escolas sem biblioteca é de 3.471.
• Norberto defende que, além da ação dos gestores, será necessário o envolvimento de toda a sociedade no desafio. “A lei é uma direção, mas ela não faz nada. Nós, sociedade, é que devemos fazê-la funcionar. A tarefa não é só dos gestores, imagine se cada empresário doasse um acervo para uma escola, em dois anos o problema estava resolvido”, diz.
• Na comparação entre as redes de ensino, a situação é pior nos colégios municipais, que contam com menos bibliotecas do que as escolas estaduais. O estudo do Todos pela Educação chama a atenção para outro fator que pode dificultar o cumprimento da lei: faltarão profissionais qualificados para trabalhar nesses espaços.
• A legislação estabelece que as bibliotecas devem ser administradas por especialistas da área – os bibliotecários. Mas, segundo levantamento da entidade, hoje há um total de 21,6 mil profissionais habilitados, enquanto o país conta com aproximadamente 200 mil escolas de educação básica.
• Para Norberto, com a entrada obrigatória das crianças na educação infantil aos 4 anos, estabelecida por lei no ano passado, e a implantação das bibliotecas, os alunos vão aprender a ler mais cedo. “É uma mudança radical e positiva. Daqui a dez anos, as crianças vão estar alfabetizadas aos 8 anos, é um futuro muito melhor”, afirma.
• O dia 17 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate à Homofobia, a partir de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União de ontem (7). O ato do presidente atende a reivindicações de movimentos ligados à defesa dos direitos dos homossexuais. O decreto foi assinado na última sexta-feira (4), às vésperas da 14ª Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) que ocorreu no domingo (6), em São Paulo, com o lema “Vote contra a Homofobia”.
• O dia 17 de maio foi escolhido por ter sido nessa data, em 1990, que a Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo de tomada de decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, a data é celebrada internacionalmente como o Dia de Combate à Homofobia.

POLICIA REGISTRA 9 MORTOS
E 67 FERIDOS NO FERIADÃO

Com registros de 161 acidentes, 67 pessoas feridas e nove mortes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite de ontem (6) a Operação Corpus Christi 2010. Na comparação com o mesmo período do ano passado - quando ocorreram 180 acidentes, com 75 feridos e sete mortos - houve redução de 11% nos acidentes e aumento de 28% no número de mortes.
A saída para o feriadão, na quarta-feira (2), apresentou excesso de veículos no fim da tarde, mas a situação melhorou e não houve congestionamentos. A PRF acredita que a ansiedade dos motoristas, que encontraram rodovias liberadas a maior parte do tempo, associado às pistas escorregadias devido às chuvas, tenha contribuído para o maior número de acidentes violentos.
A BR-101, no trecho Norte, foi a região com maior número de vítimas. Foram registrados 32 acidentes, com 26 feridos e seis mortes no trecho entre Itaboraí e Campos. A PRF aponta que a imprudência continua sendo fator determinante para a violência nas rodovias.
Pouco mais de 4 mil infrações de trânsito foram registradas e o excesso de velocidade novamente surpreendeu a vigilância rodoviária, apesar do tempo chuvoso na maior parte do feriado. Cerca de 2,5 mil motoristas foram autuados por excesso de velocidade, ou seja, mais de 50% do total de infrações.Dos 7 mil veículos fiscalizados, de acordo com a PRF, mesmo com a realização de campanhas de conscientização por conta do segundo aniversário da Lei Seca, o número de pessoas dirigindo embriagadas foi um pouco acima do registrado na operação em 2009. Em 3 mil testes com etilômetros, 11 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados e cinco acabaram presos por apresentar concentração superior a 0,29 mg/l. No ano passado, no mesmo feriado, dez motoristas foram reprovados nos testes e três acabaram presos.

Nenhum comentário: