domingo, 25 de julho de 2010

BAIXADA URGENTE

SUBORNO AGORA
TEM CREDIÁRIO

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai estender seu trabalho à área da segurança pública. O instituto vai pesquisar indicadores e monitorar informações de forma sistêmica, nos termos do acordo assinado com o Ministério da Justiça. O trabalho vai gerar um banco de dados para uso continuado. Para o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, o acordo vai permitir que o Conselho Nacional de Segurança Pública tenha em mãos um quadro mais real da atualidade e vai auxiliar a atividade dos conselheiros, “para que esses representantes da sociedade fiquem mais balizados na tarefa de orientação sobre a segurança pública”. Pochmann disse também que num primeiro momento as informações serão um termômetro sobre o funcionamento das política públicas. E que, em um segundo momento, poderá ser possível identificar o próprio desempenho dos setores envolvidos. Para o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto “a segurança tem que ser tratada com metodologia por isso o ministério investe no fim do amadorismo, procurando convergir a contribuição de estados e municípios na implementação de medidas para reverter o quadro atual”. Barreto disse que não podem ser tomadas medidas pirotécnicas na área de segurança. Segundo ele, as políticas nessa área às vezes são confundidas como partidárias. Mas que o tema é global e uma preocupação do governo federal e do Ministério da Justiça.
Até agora, a Segurança Pública no Estado do Rio, por exemplo, sempre foi tratada com uma atividade menor, com recursos e pessoal reduzidos, com carros caindo aos pedados e baixos salários para os policiais que arriscam a vida diariamente na execução da política de confronto do secretário José Mariano Beltrame, Por conta disso, até hoje a Polícia não identificou os marginais que metralharam a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, metralhada em dezembro de 2006, pois a câmera instalada pelo Governo do Estado controlada pelo 15º BPM na fachada de um banco fronteiro ao Legislativo, não ajudou na investigação pois “estava desligada para manutenção”, como afirmou o comando do batalhão à época.

Enquanto o governador Sérgio Cabral, com apoio de 92 prefeitos e do Presidente Lula, sobe nas pesquisas de intenção de voto, seu governo afunda num mar de lama. Depois das denúncias de desvio de recursos da Secretaria de Saúde em compras superfaturadas e sem licitação, o mais
novo escândalo foi o suborno, parcelado, de uma equipe da PM para liberaR os envolvidos no atropelamento e morte do filho da atriz Cissa Guimarães. Nos dois casos, os secretários sumiram da mídia para não atrapalharem a campanha do governador, que tenta a reeleição. Depois de justificar a compra de medicamentos sem licitação de uma distribuidora instalada nos EE.UU., o secretário de Saúde Sérgio Cortes desapareceu misteriosamente do noticiário. Depois da morte do pequeno Wesley, vítima de uma bala perdida quando estava dentro de uma sala de aula na Zona Norte do Rio de Janeiro, quem sumiu do noticiário foi o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, sempre falastrão, mas que acabou silenciado por ordem do governador.
E a situação se agravou nas últimas horas quando veio à tona o fato do governador não ter implementado a Lei que determinava a instalação de câmeras nas viaturas das Polícia Civil e Militar do Estado, como forma de inibir os casos de violência contra presos, bandidos ou não, e de corrupção. A revelação de que PMs agora aceitam suborno parcelado, feita em depoimento à Polícia Civil pelo pai do motorista atropelador do filho da atriz da TV-Globo, demonstra que a PM continua infiltrada por bandidos fardados, que aceitam propinas em suaves prestações mensais e onde a vida do cidadão comum pode sustar R$10 mil ou até menos. Para justificar o descumprimento da lei vetada por ele e promulgada pela Assembléia Legislativa, o governador, que se declara jornalista, afirmou que considera a lei inconstitucional. Ocorre que, seis meses depois da lei entrar em vigor, a Procuradoria Geral do Estado não ingressou com a competente ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, único órgão que pode suspender a vigência de qualquer lei no País.

PSDB ABANDONA GABEIRA E
AJUDA A REELEGER CABRAL


Numa debandada nunca vista na política nacional, o PSDB do Rio de Janeiro, que formou,
juntamente com o PPS, uma coligação com o PV para apoiar a candidatura a governador do deputado Fernando Gabeira, dá mostras de que jogou a toalha. Além de garantir, por antecipação, a reeleição do governador Sérgio Cabral, a aposta insensata dos tucanos pode representar o fim da carreira para muitos políticos, pois as bancadas do PSDB na Câmara e na Assembléia Legislativa serão reduzidas na medida em que os candidatos a deputado federal e estadual decidem fazer carreira solo, sem enfatIzar o nome de Gabeira, cujo vice, Márcio Fortes, foi indicado pelos tucanos.
A cristianização parece ser hoje uma prática arraigada no PSDB depois do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, Em todos os estados, as combinações mais estapafúrdias são exibidas sem cerimônia, como se fosse possível misturar água e azeite. Em. São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin é detestado pela cúpula do partido, que faz corpo mole, enquanto em Minas Gerais o ex-governador Aécio Neves abandona Serra para tentar eleger o seu vice. No Ceará, um acordo por baixo da mesa une o senador e candidato a novo mandato Tasso Jereissati, figura de destaque da família que controla a Oi/Telemar, e Ciro Gomes, a mais nova viúva Porcina da Política nacional, que foi traído pelo seu partido, o PSB, ao preferir o colo confortável de Lula a enfrentar uma eleição difícil.

RÁPIDAS
• O principal tema do noticiário político da última semana não foi o cancelamento de um debate entre os presidenciáveis, o primeiro no País a ser promovido via internet. Seria uma grande pauta para qualquer veículo, mas o assunto que dominou o noticiário foi o divórcio, em vigor no País desde 1977 como fruto da bravura de um homem de convicção: o senador Nelson Carneiro.
• O bispo Marcelo Crivella, do PRB e candidato à reeleição, por exemplo, numa reunião no Clube dos Quinhentos, em Duque de Caxias, fez um vigoroso discurso contra o aborto e recebeu o apoio de seis vereadores, entre eles a vice-presidente da Câmara, Gaete, que organizou o encontro, além do deputado Dica, do PMDB de Cabral.
• Como os nossos políticos são verdadeiras lagoas de contradições, Crivella aproveitou o encontro para convocar seus seguidores a elegerem Dilma Rousseff, que acabara de afirmar que o aborto é uma questão de saúde pública, a mesma posição do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do PMDB e indicado por Sergio Cabral.. Outra contradição do sobrinho do também Bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e que controla o PRB, do vice José Alencar, é que a vereadora Gaete, foi condenada a um ano de prisão pela prática de aborto em uma menor.
• O Ministério Público recorreu, afirmando que a sentença foi muito aquém da gravidade do crime, por ser praticado em uma menor, enquanto a defesa tenta a absolvição da vereadora, alegando sua inocência. O Tribunal de Justiça do Estado ainda não se pronunciou sobre o assunto e a demora poderá mandar o processo para o arquivo sem sentença final com base na figura jurídica da prescrição, o que acaba inocentando os criminosos com bons advogados..
• Na mesma agitada semana, o bispo de Guarulhos, D. Luiz Gonzaga Bergonzini publicava no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil um artigo em que criticava a candidata do PT por defender a descriminilização do aborto.. D. Bergonzini recomendou em seu artigo que nenhum cristão, principalmente os católicos, devia votar na candidata do PT e de outros partidos que sejam favoráveis ao aborto.
• Dilma Rousseff reclamou com Lula, que acionou seus amigos das Comunidades Eclesiais de
Base, organização da Igreja Católica que lutava contra a Ditadura e serviu de núcleo para a fundação do PT. E Dilma acabou conseguido a retirada do artigo de D. Bergonzini do site da CNBB. E a direção da principal organização católica no País foi mais longe e impôs um “silêncio obsequioso” ao bispo de Guarulhos, agora impedido de comentar o assunto Aborto.
• Dilma Rousseff, como todo candidato, deixou as suas convicções políticas e religiosas de lado para abraçar o maior número de eleitores. Por isso, e só por isso, foi no sábado á sede da Convenção Nacional da Igreja Assembléia de Deus, em Brasília, num encontro organizado pelo pastor Manoel Ferreira, que tentou e não conseguiu um mandato de senador pelo Rio com apoio do casal Garotinho.
• Dilma fez uma declaração bombástica de que é contra o aborto, acrescentado que Deus e o destino não podem ser responsabilizados pela pobreza e os infortúnios. Segundo a candidata do PT, “a mão imperfeita” das pessoas é que conduz mal as políticas públicas.
• Essa declaração não impediu manifestações de evangélicos, que saudaram Dilma Roursseff com uma faixa onde estava escrito “APOIAR A DILMA É NEGAR A BÍBLIA” A faixa, segundo noticiário distribuído pela Agência Brasil (estatal) foi aberta por dois fiéis da Igreja Batista de Brazlândia, cidade próxima à capital.
• Aproveitando o tema, a candidata do PV, Marina Silva, propôs a realização de um plebiscito em que o eleitor decidiria se o aborto deve, ou não, ser legalizado no País.
• O governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral, ressaltou, na manhã de sábado (24), a importância da integração promovida em sua gestão entre o governo e os municípios para o fortalecimento do estado. Cabral conta com o apoio de 91 dos 92 municípios do Rio de Janeiro. Ele participou de um encontro organizado por militantes e lideranças do Partido Progressista (PP), em Irajá, subúrbio do Rio.
• “Por que há 91 prefeitos me apoiando? Porque eu e Pezão jamais perguntamos a um prefeito que nos bate à porta qual o partido dele. E, sim, o que podemos fazer pela sua cidade. Nunca quero saber se é do partido A ou B. Não há estado desenvolvido sem interior forte. Esse é o caminho. Por isso, nós temos que ter o interior do Rio cada vez mais forte, cada vez mais pujante – afirmou o governador..
• Talvez por ter o apoio de um verdadeiro arrastão de prefeitos, a Baixada não tenha recebido a devida atenção, a começar pela segurança. Quando fez a caminhada na feira de domingo, em Caxias, Cabral anunciou que construiria uma UPP no município, mas só em 2011, isto é, se for reeleito.
• Sobre a duplicação da antiga Estrada Rio-Petrópolis, entre o Viaduto do Centenário e Campos Elíseos, que o DER começou a fazer no Governo de Rosinha Garotinho e não tem data para concluir, Cabral nada falou. Sobre a falta de pessoal e medicamentos nos hospitais e nas UPAS, mesmo com superfaturamento e sem licitação, o governador continua mudo. • Só para refrescar a cabeça do governador. O Governo Federal, na segunda década do Século passado, utilizando apeas pás e cavadeiras, transportando aterro em carroças puxadas por mulas !(Foto: Arquivo da Camara), conseguiu contrur toda a estrada, ligando a então Capital da República a Petrópolis, com mais de 60 kms, em pouco mais de dois anos. Hoje, com o equipamento e a tecnologia disponível no País, o DER não consegue duplicar um trecho de apenas 15 Km em cinco anos.
• O presidente Lula disse sexta-feira (23), em Caetés (PE), que ainda não tem conhecimento do relatório das Organizações das Nações Unidas que aponta o Brasil como um dos países de maior desigualdade social do mundo. De acordo com ele, o dado não leva em consideração as conquistas de seu governo em favor dos mais pobres.
• “Eu não vi o relatório. Eu preciso ver para depois saber o que é que a ONU está falando. Porque a ONU tem que saber é que não tem, na história da ONU, nenhum país que em tão pouco tempo fez como o Brasil, de tirar 34 milhões de pessoas das classes D e E e levar para a classe C, tirar 21 milhões de pessoas da miséria”, disse Lula, em entrevista após lançar o programa “Um Computador por Aluno”, na localidade onde nasceu e que era distrito de Garanhuns.
• Lula considerou ainda que, com exceção da China e da Índia, nenhum país criou tantos empregos como o Brasil nos últimos anos. “Fora a China e a Índia, nenhum país criou 14,5 milhões de empregos em oito anos, como nós criamos. Eu não tenho dúvida nenhuma de que em 2015 o Brasil terá cumprido todas as metas do milênio que o Brasil assinou”, disse o presidente.
• Ficará aberta até o dia 20 de agosto a exposição de pinturas que aborda a Abolição da
Escravatura. O evento, aberto dia 19 na Casa Brasil, unidade de Imbariê, é promovido pela Secretaria de Cultura e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias - COMDEDINEPIR. As obras expostas foram concebidas durante uma gincana que reuniu artistas plásticos, realizada dentro do evento “122 anos de Abolição: para onde vamos?”, realizado em maio no centro Cultural Oscar Niemeyer, em comemoração ao fim da escravidão no Brasil.
• As obras expostas são em acrílico sobre tela, óleo sobre tela, designer com textura e pintura com textura. Durante o evento foi exibido o documentário “Abolição”, do antropólogo Darcy Ribeiro, baseado no seu livro “O Povo Brasileiro”. O vídeo engloba os três capítulos e faz parte da exposição e pode ser assistido até o seu encerramento. A Casa Brasil de Imbariê funciona na av. Coronel Sisson, Lote 15, Quadra 2.

ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA
SERÁ MONITORADA PELO IPEA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai estender seu trabalho à área da segurança pública. O instituto vai pesquisar indicadores e monitorar informações de forma sistêmica, nos termos do acordo assinado com o Ministério da Justiça. O trabalho vai gerar um banco de dados para uso continuado. Para o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, o acordo vai permitir que o Conselho Nacional de Segurança Pública tenha em mãos um quadro mais real da atualidade e vai auxiliar a atividade dos conselheiros, “para que esses representantes da sociedade fiquem mais balizados na tarefa de orientação sobre a segurança pública”. Pochmann disse também que num primeiro momento as informações serão um termômetro sobre o funcionamento das política públicas. E que, em um segundo momento, poderá ser possível identificar o próprio desempenho dos setores envolvidos. Para o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto “a segurança tem que ser tratada com metodologia por isso o ministério investe no fim do amadorismo, procurando convergir a contribuição de estados e municípios na implementação de medidas para reverter o quadro atual”. Barreto disse que não podem ser tomadas medidas pirotécnicas na área de segurança. Segundo ele, as políticas nessa área às vezes são confundidas como partidárias. Mas que o tema é global e uma preocupação do governo federal e do Ministério da Justiça. Até agora, a Segurança Pública no Estado do Rio, por exemplo, sempre foi tratada com uma atividade menor, com recursos e pessoal reduzidos, com carros caindo aos pedados e baixos salários para os policiais que arriscam a vida diariamente na execução da política de confronto do secretário José Mariano Beltrame, Por conta disso, até hoje a Polícia não identificou os marginais que metralharam a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, metralhada em dezembro de 2006, pois a câmera instalada pelo Governo do Estado na fachada de um banco fronteiro ao Legislativo (foto) e controlada pelo 15º BPM , não ajudou na investigação pois “estava desligada para manutenção”, como afirmou o comando do batalhão à época.

Nenhum comentário: