sexta-feira, 20 de agosto de 2010

BAIXADA URGENTE

TRÁFICO VIGIA OS PASSOS
DE GABEIRA E CÉSAR MAIA


Enquanto o governador Sérgio Cabral anuncia no rádio, TV e em comícios que pacificou o Rio de Janeiro, a bandidagem continua dando as cartas, não só em comunidades pobres, mas em cidades médias do interior. Fernando Gabeira, e o ex prefeito César Maia, candidatos a governador e a senador pela coligação PV-PSDB-DEM-PPS, tem seus passos monitorados em suas caminhadas, como acaba de ocorrer em Macaé. Em visita a duas favelas daquela cidade do norte fluminense, foram seguidos por traficantes, armados com fuzis e pistolas, que eram exibidas para evitar manifestações de apoio aos dois políticos, que fazem oposição ao governador. Com apenas 10 minutos de caminhada pela Favela Nova Holanda, por exemplo, a comitiva, que tinha o apoio de políticos da cidade, foi avisada apor dirigentes de uma suposta Associação de Moradores de que não podiam ir alem das quatro primeiras quadras da favela.
Gabeira enfrentou a proibição e avisou: “Eu vou a qualquer lugar do Rio de Janeiro. Ninguém me segura. Se a ditadura militar não me segurou, ninguém mais fazer isso”, disse Gabeira.
Gabeira lamentou o ocorrido: “Infelizmente essa era uma realidade do município do Rio e agora é estadual. Não existe uma política de segurança, o que existe é uma ocupação progressiva e irregular dessas comunidades, que sofre com a ação desses bandidos”. Gabeira lembrou ainda que em abril esteve na mesma comunidade, mas que desta vez o potencial de fogo mostrado pelos bandidos era bem maior.
“A violência é uma realidade no Rio que não se limita às comunidades que estão recebendo as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). Eu duvido muito que o estado tenha homens e recursos suficientes para implantar as unidades em todas as favelas do Rio”, declarou Gabeira.

FALTA DE POLICIAMENTO GARANTE
SEGURANÇA PARA A BANDIDAGEM


Enquanto os delegados fazem romaria em torno do governador, a população continua sofrendo a ação dos bandidos. Na tarde desta quinta (19), uma dupla arrombou e levou um Ford Hoby, ano 95, placa LAQ 8612, estacionado ao lado do nº 25 da Rua Barão de Tefé, no bairro 25 de Agosto. O furto ocorreu por volta das 17:00h e a dupla levou o veículo sob os olhares atônitos do dono, que estava na sacada do apartamento, mas nada pode fazer.
A Rua Barão de Tefé tem algumas peculiaridades. Ela fica próximo dos reservatórios da Cedae, mas seus morados são obrigados a comparem carros pipas, é sede de um dos maiores hospitais particulares da Baixada e fica entre a Unigranrio e uma cabine da PM, doada pelos moradores nos anos 70 e recentemente reformada numa parceria entre a Maçonaria e a Prefeitura.
Além de pagarem o IPTU e o prêmio de seguro mais caro de Duque de Caxias, os moradores do 25 de Agosto também pagam uma segurança particular, mas que não funciona. Só uma família dessa rua já foi assaltada duas vezes, sendo que na última, o ladrão ficou rodando pelo bairro por uma semana, fazendo novos assaltos, sem ser importunado nem pela PM, muito menos pelos agentes de trânsito da Prefeitura.


Com apenas dois quarteirões, a Rua Barão de Tefé é campeã no IPTU, no valor do Seguro e nas estatísticas de roubos e furtos.

RÁPIDAS

• “Vi gente armada, mas entreguei meu cartão, fingi que nada estava acontecendo e me afastei. Sou candidato e não policial”, alfinetou César Maia ao comentar a “barração” da comitiva dele e Gabeira em uma favela de Macaé.
• De que lado estão os bandidos?
• Enquanto a população sofre com ação dos bandidos, as Polícias Milita e Civil são mobilizadas para reforçar as caminhadas dos candidatos do Governo. Numa solenidade realizada no Jockey Club, no Centro do Rio, para a posse da diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio (Adepol), estavam presentes cerca de 350 delegados de Polícia.
A cerimônia serviu para que os delegados prestassem uma homenagem ao presidente licenciado da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, que está em campanha por uma das duas vagas de Senador pelo Estado do Rio.
• Para o presidente (perpétuo) da (Adepol), Wladimir Reale, Picciani, a quem entregou uma caneta, sempre teve posição firme e destemida. “Esta caneta dará sorte e assinará diversos benefícios para o Rio no Senado Federal. Na campanha terá apoio de todos os delegados. Uma grande alegria recebê-lo em nossa assembléia”, disse Reale.
• O Sindicato dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro (Sindelpol) também prestou homenagem a Picciani. O Presidente do sindicato, Sérgio Caldas entregou uma placa ao candidato. “A posição dele é sincera. A policia forte é sinal de serviço bem feito. Picciani é engajado com nossa causa, por isso tem o nosso apoio”, salientou.
• Apesar de tida a pressão do governador e o apoio do ex prefeito Washington Reis (foto), Picciani está na chamada zona do rebaixamento. As ultimas pesquisas apontam Marcelo Crivella (PRB) disparado na liderança, seguido por César Maia (DEM), com Lindberg Farias (PT) em terceiro já bem distante do ex prefeito carioca, vindo Picciani em 4º. Como são apenas duas vagas, dificilmente o ex engraxate que ficou milionário conseguira a tão sonha cadeira e senador.
• O comitê central da campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, precisará retirar da fachada do prédio, em Brasília, uma placa que está em desacordo com a legislação eleitoral. A determinação é da ministra Nancy Andrighi, que entendeu que a placa tem tamanho superior ao máximo permitido por lei.
• A representação é de autoria da coligação O Brasil Pode Mais, liderada pelo PSDB, que afirmou que a presença da placa desrespeitava a Lei Eleitoral. Segundo a norma, a veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares por meio da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições é permitida, desde que não excedam a 4 metros quadrados.
• Antes de ordenar a retirada da propaganda, a ministra Nancy determinou que a placa fosse medida por um técnico do TSE. A área constatada foi de 71,1 metros quadrados. “A jurisprudência desta Corte é uníssona no sentido de que se aplica a todos os bens particulares, sem distinção, inclusive aos comitês eleitorais, a proibição de fixação de placas com tamanho superior a 4 metros quadrados”.
• Caso a placa não seja retirada, o comitê da campanha pode ser condenado a pagar multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil. O comitê pode substituir a placa irregular por outra propaganda dentro da dimensão permitida pela lei.
• O Supremo Tribunal Federal recebeu mais uma ação contra os efeitos da Lei da Ficha Limpa. A ação cautelar, de autoria do candidato a deputado federal Geraldo Cartário Ribeiro (PDT-PR), argumenta que a lei desrespeita o princípio constitucional da anterioridade. Segundo a regra, a punição de qualquer crime deve ser embasada na lei vigente à época de sua ocorrência.
• Ribeiro teve seu registro negado para as eleições deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por maioria de cinco a dois, por ter sido condenado por abuso de poder econômico e político em 2006. Devido à condenação, ficou três anos inelegível e não pôde disputar as eleições municipais de 2008. Só que pela Lei da Ficha Limpa, Ribeiro fica inelegível até 2014.
• O político afirma que a possibilidade de ficar inelegível por mais cinco anos é a renovação de uma pena que já foi cumprida em outubro de 2009. “Do que se conclui a impossibilidade de ver a si aplicada nova sanção de inelegibilidade, ainda que sob o eufemismo de se tratar de extensão da mesma sanção”, diz a ação.
• O relator do caso é o ministro Gilmar Mendes. Em uma liminar concedida no início de julho, Mendes permitiu que o senador Heráclito Forte (DEM-PI) não fosse barrado pela Lei da Ficha Limpa até que o processo que responde no Supremo seja concluído.
• Marina Silva, disse nesta sexta (20) que não tem por que esconder sua relação com o presidente Lula, mas garantiu que não fará uso “oportunista” da imagem de Lula.
• “Eu não sou favorável a reescrever a história. A minha história, durante 30 anos esteve junto à história do presidente Lula, durante cinco anos, como sua ministra. Se a história revela esse ponto de contato naquilo que, sem ferir o TSE [Tribunal Superior Eleitoral], for necessário se colocar, não vejo por que deva ser escondido. Faz parte da história. Agora, obviamente terei todo o cuidado de não fazer uso oportunista da imagem de quem quer que seja”, disse Marina.
• A candidata do PV à Presidência da República, também defendeu a liberdade de imprensa e o controle social que a mídia pode exercer sobre os governantes. “Nós conquistamos a democracia para que a sociedade possa ter diferentes olhares sobre a realidade e as várias realidades desse Brasil diverso. A liberdade de imprensa favorece a construção de um país mais justo, fraterno e solidário”, disse.
• A Procuradoria do Ministério Público do Trabalho vai fazer uma inspeção na
próxima semana, em data a ser definida, na plataforma P-33 da Petrobras. A vistoria foi definida na tarde de hoje (19), na sede do Ministério Público do Trabalho em Cabo Frio, na região dos Lagos, entre o procurador do Trabalho Fabio Iglessia e um grupo de petroleiros o sindicato da categoria no norte fluminense.
• Na semana passada, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em decisão inédita, pediu a suspensão cautelar das operações da P-33, que fica no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, norte fluminense, por falta de condições de segurança operacionais e para os trabalhadores.
• De acordo com comunicado distribuído pela ANP, no dia 12, “a Petrobras também foi autuada, mas foram garantidos a estatal o direito ao contraditório e à ampla defesa”.
Depois da inspeção da Procuradoria do Trabalho será realizada uma nova audiência para dar prosseguimento ao processo que determinou a interdição da plataforma P-33 e a multa aplicada pela ANP e pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho do Rio de Janeiro.
• De acordo com o coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), Vitor Carvalho, já está marcada para a próxima terça-feira (24) uma vistoria na P-31 da Petrobras pela Fiscalização Marítima e Portuária do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro para verificar as condições de segurança e trabalho na plataforma.
• A coligação O Brasil Pode Mais, liderada pelo PSDB, entrou com seis representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a coligação encabeçada pelo PT, Para o Brasil Seguir Mudando e a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff. A alegação é de que a candidata invadiu o tempo de propaganda destinado aos demais candidatos e pede que o tempo seja descontado do horário da propaganda de Dilma.
• A coligação argumenta que segundo a minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado, é proibido aos partidos políticos e às coligações incluir no horário destinado aos candidatos às eleições proporcionais propaganda das candidaturas a eleições majoritárias. As propagandas questionadas foram veiculadas na modalidade de inserções de televisão nos dia 17 e 18 de agosto.
• Em uma das representações, a coligação tucana alega que o presidente Lula teria utilizado tempo do candidato a governador por São Paulo, Aloizio Mercadante para fazer propaganda para Dilma Rousseff. A invasão teria durado 15 segundos e teria sido veiculada 27 vezes.
• Nas outras cinco, argumentam que a invasão teria ocorrido em propagandas destinadas a candidatos a deputado federal em Santa Catarina. As inserções, com duração de 15 segundos, teriam 11 segundos de invasão. As representações argumentam que além de beneficiar Dilma, as inserções teriam feito propaganda
negativa do candidato tucano José Serra.
• Uma ação em frente ao Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador nesta quinta-feira (19) fechou a passagem da Semana Mundial de Amamentação
em Duque de Caxias. O “Dia D da Amamentação” teve distribuição de panfletos sobre o assunto e orientação, dada por profissionais, aos interessados, que também faziam exame de glicemia e aferição de pressão. O evento foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, o Hospital de Saracuruna. (Foto: Everton Barsan)
• “Queremos chamar a atenção para a necessidade do bebê usufruir do leite materno, e do bem que isso faz tanto a criança quanto a mãe”, declarou Denise Ribeiro, responsável pelo Grupo Técnico de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, que ressaltou o fato de várias outras atividades de conscientização terem ocorrido em outras unidades de saúde no decorrer da semana. “Diversas iniciativas ocorreram em todos os distritos da cidade, em postos de saúde, unidades pré-hospitalares e pontos de programa de saúde da família (PSF)”, afirmou.
• Representando o Banco de Leite Humano do Hospital de Saracuruna, as técnicas de enfermagem Elizabeth Feitosa de Freitas, Nancy Alves, e Leni Maria dos Santos falam com as pessoas sobre a necessidade, das lactantes que possuem em excesso, doarem seu leite.
• “Temos cerca de 30 bebês na UTI do hospital que precisam muito desse alimento”, disse Nancy. A equipe do banco recolhe o leite na casa dos doadores e também tira dúvidas sobre amamentação, mesmo para aquelas que não são doadoras. “Mostramos como tratar fissuras e rachaduras nos bicos dos seios e como evitar que o leite fique empedrado”, explicou Elizabeth. O Banco de Leito Humano pode ser contatado, 24h por dia, pelos telefones: 2777-6353 e 2777-5318, ramal 257.
• A Secretaria Municipal de Transportes mudou os pontos de ônibus localizados na Rua Pastor Manoel Avelino, na Praça de Xerém, para a Avenida Venância, no mesmo bairro. A medida tem como objetivo desafogar o trânsito na região, que não comporta o número de coletivos que fazem ponto final do bairro.
• Foram modificadas as linhas Nova Iguaçu – Xerém, da Viação Flores, Duque de Caxias – Xerém (via Washington Luiz), Duque de Caxias – Xerém (via Lote XV) e Santo Antônio – Xerém, da empresa União, Duque de Caxias – Xerém (via Cantão), Duque de Caxias – Passeio (via Cantão), Duque de Caxias – Passeio (via Washington Luiz) e Xerém – Piabetá, da empresa Trel.
• A praça concentrava ônibus das empresas que fazemm linhas municipais e intermunicipais. A quantidade de coletivos em horários de pico provocava transtornos a moradores e risco para estudantes, já que as ruas são estreitas e não permitem plena visualização do tráfego.
• De 25 de agosto a 5 de setembro, os moradores de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense
ganharão uma viagem para os olhos e o coração. Estamos falando da exposição fotográfica “Nova York de Passagem”, de Fred Schiffer, vista por cerca de 60 mil pessoas, recentemente, no Rio Design Leblon (RJ). Essa mostra gratuita ocupará o pátio central da Unigranrio, à Rua Professor José de Souza Herdy, 1.160, no bairro 25 de Agosto, de 9 às 20h.
• Fred Schiffer é o diretor de Marketing da Unigranrio, mas nas horas vagas e durante as férias, para preservar sua identidade, pode se fazer passar por Indiana Jones ou Clark Kent, onde desvenda seus superpoderes atrás das lentes. Fred viaja com sua inseparável Nikon, girando seu talento em planos e altiplanos do Rio de Janeiro, de Havana, de Lima, de Manaus, do Monte Roraima, ou de Nova York, como vocês terão a oportunidade de ver nos painéis dessa exposição.
• Para produzir a exposição “Nova York de Passagem”, Fred Schiffer selecionou 16 painéis. Ele percebeu que, após os ataques de 11 de setembro de 2001, a população daquela cidade está muito mais solidária: “Os verdadeiros nova-iorquinos estão paradoxalmente mais abertos e simpáticos. A cidade não mudou seu ritmo, mas perdeu o orgulho de ser indestrutível”, explica Fred.

27% DOS MUNICIPIOS NÃO TEM
PLANOS CONTRA ENCHENTES
As fortes chuvas que caíram recentemente no país fizeram numerosas vítimas e deixaram milhares de desabrigados. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta (20), mostra que 27,4% dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros declararam, em 2008, possuir “estrangulamento” em seu sistema de drenagem e ter sofrido inundações e alagamentos nos últimos cinco anos.
Segundo o IBGE, “estrangulamento” no sistema de drenagem significa que a rede não suporta o volume de água necessário para impedir uma inundação. De acordo com o técnico do IBGE Rodrigo Pereira, os sistemas de drenagem dos municípios brasileiros não acompanharam o crescimento dessas cidades.
Ainda segundo o IBGE, o fator mais agravante para a ocorrência de inundações é a obstrução de bueiros, já que 45,1% dos municípios que sofreram inundações declararam ter esse problema. Outros fatores agravantes são a ocupação desordenada do solo (43,1% dos municípios), obras inadequadas (31,7%), dimensionamento inadequado do projeto de drenagem (30,7%) e lançamento inadequado de resíduos sólidos (30,7%).
Outro dado da pesquisa é que os municípios estão preferindo a drenagem superficial das ruas (por meio de canaletas) do que a drenagem subterrânea (considerada ideal). O número de ruas apenas com drenagem superficial aumentou no país, de 2000 para 2008.
A porcentagem de municípios com drenagem superficial subiu de 80,4% em 2000 para 94% em 2008. Já aqueles com drenagem subterrânea baixou de 85,2% para 76,4% no mesmo período. Além disso, o estudo mostra que apenas 12,7% dos 5.256 municípios que possuem manejo de águas pluviais também possuem dispositivos para amortecer a vazão de águas de chuvas.

Nenhum comentário: