segunda-feira, 25 de abril de 2011

BAIXADA URGENTE

BRASIL DEIXOU DE SER
O PAÍS DOS BACHARÉIS
Para concorrer em pé de igualdade com as potenciais mundiais, o Brasil terá que fazer um grande esforço para aumentar o percentual da população com formação acadêmica superior. Levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria, a partir de relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), coloca o Brasil no último lugar em um grupo de 36 países ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.
Os números se referem a 2008 e indicam que apenas 11% dos brasileiros nessa faixa etária têm diploma universitário. Entre os países da OCDE, a média (28%) é mais do que o dobro da brasileira. O Chile, por exemplo, tem 24%, e a Rússia, 54%. O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, disse que já houve uma evolução dessa taxa desde 2008 e destacou que o número anual de formandos triplicou no país na ultima década.
“Como saímos de um patamar muito baixo, a nossa evolução, apesar de ser significativa, ainda está distante da meta que um país como o nosso precisa ter”, avalia. Para Costa, esse cenário é fruto de um gargalo que existe entre os ensinos médio e o superior. A inclusão dos jovens na escola cresceu, mas não foi acompanhada pelo aumento de vagas nas universidades, especialmente as públicas. “ Isso [acabar com o gargalo] se faz com ampliação de vagas e nós começamos a acabar com esse funil que existia”, afirmou ele.
Os números da OCDE mostram que, na maioria dos países, é entre os jovens de 25 a 34 anos que se verifica os maiores percentuais de pessoas com formação superior. Na Coreia do Sul, por exemplo, 58% da população nessa faixa etária concluiu pelo menos um curso universitário, enquanto entre os mais velhos, de 55 a 64 anos, esse patamar cai para 12%. No Brasil, quase não há variação entre as diferentes faixas etárias.
O diagnóstico da pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista no tema Elizabeth Balbachevsky é que essa situação é reflexo dos resultados ruins do ensino médio. Menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio. A maioria ou ainda não saiu do ensino fundamental ou abandonou os estudos. “Ao contrário desses países emergentes, a população jovem que consegue terminar o ensino médio no Brasil [e que teria condições de avançar para o ensino superior] é muito pequena”.
Como 75% das vagas em cursos superiores estão nas instituições privadas, Elizabeth defende que a questão financeira ainda influencia o acesso. “Na China, as vagas do ensino superior são todas particulares. Na Rússia, uma parte importante das matrículas é paga, mas esses países desenvolveram um esquema sofisticado de financiamento e apoio ao estudante. O modelo de ensinos superior público e gratuito para todos, independentemente das condições da família, é um modelo que tem se mostrado inviável em muitos países”, comparou ela.

NOVA SEDE DA 59ª DP
SERÁ AO LADO DO MP

O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, confirmou nesta segunda (25) a revelação do blog sobre a desativação da 59ª DP/Caxias. Em declaração ao editor do blog, Alexandre Cardoso confirmou a decisão do Governo do Estado de desativar a atual sede da 59ª DP, ao lado do Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, cujo prédio será utilizado como CEDERJ - um Centro de Ensino do 3º Grau, que reunirá equipes de 6 universidades públicas e permitirá o surgimento de um novo pólo de ensino à distância, com possibilidade de atender a 25 mil alunos.
Para permitir a desativação da 59ª DP, o Governo vai construir uma nova delegacia, num terreno cedido pela Marinha em frente à sede do Ministério Público (foto) e vizinha ao novo Fórum da Comarca. A nova delegacia do tipo “Delegacia Legal”, sem xadrezes para presos, além de abrigar em melhores condições a DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher, atualmente ocupando instalações acanhadas num prédio alugado na Av. Brigadeiro Lima e Silva, próximo à Praça Humaitá.
Segundo o secretário Alexandre Cardoso, o CEDERJ a ser instalado no prédio da atual Delegacia de Polícia será integrado ao Museu da Ciência e Vida. Além de núcleos de sés universidades, inclusive UERJ, UFF e Rural, o CEDERJ disporá de laboratórios para as aulas práticas, que serão realizada de sexta a domingo, enquanto a matéria teórica será estudada pelos alunos em casa, nos moldes do que ocorre com o Ensino Supletivo. Assim, todo o quarteirão onde ants funcionavam a Delegacia e o antigo Fórum, será transformado numa área de educação e ciência, e em virtude da integração da delegacia, a finalização dos 3 últimos andares do Museu foi adiada, sendo marcado seu início para o final de maio, já com o novo projeto, devendo estar totalmente construído entre outubro e novembro

QUEIXAS & RECLAMAÇÕES

• Leidiane Souza Paiva, moradora à rua Ubirajara, na Vila Maria Helena,
bairro vizinho ao Hospital de Saracuruna e da Prefeitura, reclama que tem por vizinha uma vala, por onde escorrem tanto o esgotos sem tratamento das casas da região, como as águas das chuvas. Além do esgoto a céu aberto, a vala também se transformou em viveiro de diversos animais peçonhentos, inclusive cobras. Os moradores daquela área ainda são obrigados a convierem com o permanente mal cheio que exala das águas pútridas da vala. Como a Cedae, concessionária de águas e esgotos do município não conseguem nem fornecer água, fica por conta da Prefeitura, que arrecada o IPTU, manter limpa aquela vala. É o mínimo que os moradores da Vila Maria Helena desejam.

RÁPIDAS


• Ao contrário das eleições anteriores, sempre com candidatos pró e contra o Governo do Estado, Duque de Caxias se prepara para uma situação atípica outubro de 2012: quase todos os candidatos sairão da base de apoio ao governador Sérgio Cabral.
• No PSB, a decisão é apresentar candidato próprio em todos os municípios para ampliar as bases do partido com vistas às eleições de 2014, tanto para o Governo do Estado, como para Presidente do Partido. E o presidente do partido no Estado do Rio, Alexandre Cardoso, atual secretário de Ciências e Tecnologia, confirmou que será candidato a prefeito p’rá valer. O PSB apóia Cabral.
• O presidente da Câmara, vereador Mazinho, também já marcou data para
deixar o PSDB e ingressar no PDT de Carlos Lupi, onde será candidato a prefeito. Como o partido está na base do governo, Mazinho terá apoio de Cabral para tentar a cadeira que hoje é ocupada por Zito, do PSDB.
• Como a briga no ninho tucano anda feroz, Zito também se prepara para desembarcar do partido de FHC e José Serra,, devendo ingressar no PP e se tornar correligionário, entre outros, dos deputados Jair Bolsonaro, Simão Sessin e Paulo Maluf.
• O também deputado Dica, eleito pelo PMDB, já anunciou o seu desligamento do partido, revelando que seu destino será o PSD de Gilberto Kassab. A justificativa para essa mudança está no fato do deputado da Prainha pretender, mais uma vez, disputar a prefeitura do município e saber que não terá como enfrent
ar o deputado federal Washington Reis, que controla o PMDB e se lançou candidato logo depois de perder as eleições de 2008.
• Pelo visto, o objetivo de Sérgio Cabal é ter diversos “puros sangues políticos” correndo no pleito de 2012, de forma a manter o controlo do segundo município em arrecadação no estado nas eleições de 2014, quando o governador pretende se oferecer em sacrifício como vice de Dilma Rousseff.
• Se os Astros não conspirarem contra o homem do “trem bala parador”, ele poderá comandar a eleição no município, mas sem subir no palanque ou no carro de som de nenhum dos candidatos da sua base: Zito (PP), Mazinho (PDT), Dica (PSD), Washington Reis (PMDB) e Alexandre Cardoso (PSB). De fora, por enquanto, só o PT, que apóia Zito mas faz restrições a Cabral.
• Para por um pouco de sal nessa salada mista, PSol, PV e outras siglas menores deverão se compor e lançar um ou dois candidatos, já que o PPS, que é oposição a Dilma no plano federal, está fechadinho com Cabral no RJ.
• A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda (25) em
todo o país. Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, também devem receber a dose as gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e profissionais de saúde.
• Este ano, a campanha vai imunizar também os grupos contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam em 2010 .
• A orientação do ministério é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a dose.
• A vacinação segue até 13 de maio e será feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de dois anos receberão duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

TEREZA PETSOLD E ADRIANA MIRANDA
PARTICIPAM DE FESTIVAL DE DANÇA

O 1° Festival Nacional de Dança de Duque de Caxias começa nesta terça (26) e irá até sábado, sempre no palco do Teatro Municipal Raul Cortez e sob patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contará com a participação de 34 grupos, selecionados pela comissão organizadora do evento. O Festival abrange sete segmentos: Balé Clássico, Repertório Livre, Jazz, Moderno, Contemporâneo, Dança de Rua e Folclore. Organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) e pela Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias, o evento, também contará com workshops gratuitos. A entrada é franca para as apresentações e as senhas para acesso ao teatro deverão ser retiradas no local com meia hora de antecedência
O Festival vai premiar a Melhor Bailarina, Melhor Bailarino e Melhor Coreógrafo (R$ 1 mil para cada um) e ainda o Melhor Grupo (R$ 1,5 mil). Todos os competidores receberão certificados de participação e os premiados, do 1° ao 3° lugares, vão receber troféus em cada um das modalidades e categorias. O corpo de jurados será formado por Denise Acquarone, Éverton Mesquita, Lourdes Braga, Kátia Bezerra, Michell Baes, Tereza Petsold e Washington Cardoso.
A abertura oficial será nesta terça-feira, às 19h, com a participação da Escola de Dança Adriana Miranda (foto), apresentando a coreografia “Momentos”, de Iran Miranda, e com a performance do Grupo de Dança Elementos. As noites competitivas acontecerão nos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 19h. Os workshops serão realizados no dia 30, sábado, em dois horários: às 9h30 (hip hop) e às 11h (dança moderna). Os interessados podem se inscrever e buscar informações através do telefone 2771-3062 do Teatro Raul Cortez.
No dia 30, a partir das 14h, os grupos participantes do festival vão se apresentar no palco aberto na Praça de Eventos do Caxias Shopping, na Rodovia Washington Luiz, no Parque Beira Mar. No mesmo dia, eles voltam ao Teatro Raul Cortez, às 19h para a solenidade de premiação.
Segundo o Diretor da Companhia Municipal de Dança e idealizador do Festival, bailarino e ator Carlos Muttala, o evento vai marcar o retorno aos palcos da Companhia, criada na década passada e que foi desativada em 2005 após a mudança de governo. Embora tenha montado dois espetáculos e feito apresentações até mesmo fora do estado, ela nunca mais funcionou e seus membros se dispersaram. Um workshop, porém, realizado em agosto do ano passado, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, anunciou sua volta.
- A Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias está aberta a qualquer profissional que queira colaborar com o projeto, que inclui, a médio prazo, a criação de uma escola de dança gratuita para a preparação de profissionais na cidade. O Secretário Gutemberg Cardoso também veste essa camisa e está se empenhando para que se torne realidade - diz Muttalla. Os contatos com a companhia podem ser feitos através do telefone 2771-3062.

Um comentário:

falando serio disse...

Alberto com todo o respeito,mais esses politico de Duque de Caxias é uma vergonha,dia 30/04 foi comemorado o dia da baixada,estava passando pela praça do teatro e reparei que estava acontecendo um show patrocinada pela radio Tupi,ao olhar para o lado percebi a presencia do senhor prefeito e ninguem pergutou á ele ,sobre as enchente do bairro Uruçai e Jardim primavera que aconteceu á dois dias atraz é lamentavel que o povo continue vivendo de pão e circo e os vereadores da camara de D de Caxias,não visitou nenhuma comunidade,antigamente era assim ,(QI) QUALIFICAÇÃO INDIVIDUAL AGORA é QUEM INDICA