A MORADORES DO CENTENÁRIO
Apesar de contarem com uma unidade do PSF – Programa de Saúde da Família – no bairro, inaugurada no atual governo, os moradores do bairro Centenário, que antes eram atendidos no Hospital Duque de Caxias, no bairro vizinho de Senhor do Bonfim, agora estão sendo obrigados a buscar atendimento no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, do outro lado da cidade porque o PSF, cuja estrutura é determinada pelo Governo Federal, não dispõe de profissionais de saúde em diversas especialidades para o atendimento aos moradores do bairro.
Segundo informações de funcionários da própria Secretaria de Saúde, cada PSF deveria contar, obrigatoriamente, com por 1 clínico geral, 1 enfermeiro, 1 dentista, técnicos de enfermagem, 1 agente de saúde bucal ou técnico em higiene bucal, além dos agentes comunitários, em condições de atender a 4.500 pessoas no seu entorno. Como faltam profissionais de diversas áreas, os moradores acabam sendo encaminhados para o Moacyr do Carmo, um hospital de médio porte que tem que atender a mais de 800 mil pessoas que moram no município, segundo o ultimo censo do IBGE.
Outro problema no PSF do Centenário é que ele foi construído no sopé do Morro da Telefônica, que integra o Complexo da Mangueirinha, área controlada por bandidos que fugiram da Vila Cruzeiro com a invasão daquela comunidade por tropas federais no ano passado. O terreno, desapropriado pela Prefeitura no governo passado, pertencia a uma empresa fabricante de tintas e vernizes e, do alto do morro, que une a Mangueirinha à Favela do Sapo, os bandidos tem uma visão privilegiada da chegada e saída de pacientes e veículos no PSF. Como de praxe, os moradores estão proibidos de se queixarem da falta de atendimento médico, pois ali impera a “Lei do Silêncio” imposta pelo tráfico, isto é, se alguém desobedecer a ordem dos marginais, irá para a “vala.
TRE PROMETE MAIS RIGOR
NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES
O Tribuna Regional Eleitoral do Rio determinou a cassação dos mandatos dos deputados estaduais Domingos Brazão (PMDB) e Andréa Busatto (PDT). O colegiado do tribunal também determinou a inelegibilidade, por oito anos, do prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Júnior (PMDB), conhecido como Charlinho, marido da deputada cassada. As decisões foram unânimes.De acordo com o presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter, as condenações refletem a posição que o tribunal vai adotar para as eleições municipais do próximo ano em relação a posturas em desacordo com a legislação eleitoral, principalmente abuso de poder político e econômico. “O tribunal tem parâmetros que devem ser respeitados. A responsabilidade daqueles que querem postular cargo público tem que ser de observância à vontade do eleitor e do que prescreve a lei.”
A procuradora regional eleitoral Mônica Campos de Ré, autora das ações, considerou um avanço a decisão do TRE.
“Foi uma decisão histórica para a política do Rio de Janeiro, para que não haja mais esse tipo de assistencialismo pelos políticos locais. Faremos o mesmo trabalho em relação às eleições do próximo ano. O Ministério Público Eleitoral atuará com ênfase para coibir essas práticas ilícitas de abuso de poder político e econômico.”
O advogado da deputada Andréa e do prefeito Charlinho, Bruno Calfat, disse que vai recorrer das sentenças. No caso do prefeito, a decisão não prevê o seu afastamento.
A defesa do deputado Brazão não conversou com a imprensa. Ele foi condenado por abuso de poder econômico por manter três centros sociais na região metropolitana.
A decisão sobre os dois deputados será enviada à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o afastamento deles vai depender do julgamento de recursos impetrados por seus advogados.
A NOVA CARA DO RIO DE
CABRAL E EDUARDO PAES RÁPIDAS
• O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, negou pedido para que Jader Barbalho, segundo candidato mais votado no Pará, tome posse no Senado. Como o STF está em recesso, os ministros trabalham em regime de plantão. Peluso negou o pedido alegando que caberá ao relator do caso, Joaquim Barbosa, decidir a questão em agosto, quando os trabalhos voltarem ao normal. O mandado de segurança questionava no STF decisão do ministro Ricardo Lewandowski que, no início do mês, negou novo recurso de candidatura a Jader Barbalho.
• Lewandowski decidiu a questão porque, na época, Joaquim Barbosa estava de licença médica. Os advogados alegaram que o mandato de Barbalho estava sendo encurtado devido à demora do julgamento. Entretanto, Lewandowski entendeu que não poderia antecipar a decisão, uma vez que a palavra final sobre o caso é do plenário.
• Barbalho não pôde assumir o cargo porque teve o registro negado pelo STF no ano passado. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter renunciado ao cargo para escapar de possível processo de cassação. No entanto, o STF mudou de posição e estabeleceu que a Lei da Ficha Limpa não podia ser aplicada nas eleições de 2010.
• O PRB entrou com um pedido na Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, seja investigado. De acordo com o partido, reportagens publicadas no Brasil e no exterior apontam indícios de que Teixeira está se beneficiando da realização do megaevento esportiva no país.
• “Do que se noticiou, depreende-se uma perigosa relação entre os interesses pessoais de Ricardo Teixeira e a aplicação de dinheiro público na construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014”, diz trecho do pedido de investigação encaminhado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
• De acordo com o parlamentar, o partido trabalhará após o recesso para convocar a comissão parlamentar de inquérito (CPI) proposta pelos deputados Romário (PSB-RJ) e Anthony Garotinho (PR-RJ). “Dependemos de cerca de 170 assinaturas. Não será fácil, mas vamos fazer esse movimento”, disse Pereira, lembrando que o PRB tem 12 parlamentares.
• Sobre a possibilidade de que o partido se desgaste com o governo - o PRB é da base aliada -, caso as investigações venham a atrapalhar a realização da Copa, Pereira disse que o interesse público deve estar acima de qualquer coisa.
• Já o Senado Federal inaugurou em parceria com o Tribunal de Contas da União o Portal da Transparência para a Copa, que vai divulgar na internet todos os gastos nas obras para o Mundial de 2014.
• Operação conjunta das secretarias de Obras, Transportes e Serviços Públicos e Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias derrubou na sexta-feira (15) construções ilegais na comunidade São Miguel, no bairro Pilar. A área de 80 mil metros quadrados, desapropriada em 2005 pela prefeitura, abrange ainda a comunidade Parque Boa Esperança.
• A operação “Choque de Ordem” chefiada pelo subsecretário de Serviços Públicos, Francisco Neto, retirou mourões de demarcavam lotes de 10 x 12 metros e seriam ocupados por pessoas de outras regiões, como morros da capital. Uma retroescavadeira da Secretaria de Obras e Urbanismo derrubou três construções ilegais e um alicerce construído há poucos dias.• O engenheiro Omar de Lima, Diretor de Fiscalização de Obras, intimou o dono de um lote a parar a construção e deu prazo de 15 dias para ele abandonar o local que será demolido. Foram encontrados outros 30 lotes demarcados com cercas de arame farpado, fio e cordas.
• Segundo moradores mais antigos, já cadastrados pela Prefeitura, a área está sendo invadida por pessoas estranhas, que só trabalham à noite para evitar a identificação. Alguns estariam vindo de comunidades carentes de outras cidades.
• O subsecretário de Serviços Públicos, Francisco Neto, que chefiou a operação, disse aos moradores que equipes das secretarias de Assistência Social e de Habitação estarão na comunidade São Miguel para promover novo cadastramento. Ele também pediu ajuda da Associação de Moradores de Pilar Maior e das famílias para evitar novas invasões.
• Uma apreensão da polícia na comunidade da Coréia, no Rio de Janeiro, trouxe revelações surpreendentes sobre o funcionamento e a organização do tráfico de drogas no local. Papéis apreendidos mostram que o crime organizado funciona como uma empresa, em que há hierarquia, funções e salários determinados. A quadrilha, da qual 13 homens foram presos na operação quinta (14), teria ainda uma espécie de auxílio-doença para aqueles que são baleados em confrontos e remuneração para viúvas de bandidos.
• A uma semana do fim da campanha de vacinação contra o sarampo, mais de 8,6 milhões de crianças com idades entre 1 e 7 anos foram imunizadas em oito estados, o equivalente a 83% do total estimado. A meta é vacinar 95% das crianças dessa faixa etária. Nenhum estado alcançou a meta até o momento
• Iniciada no dia 18 de junho, a campanha vai até a próxima sexta-feira (22), em Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, na Bahia, no Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
• O Ministério da Saúde antecipou a vacinação nesses estados por causa do grande fluxo de turistas e da quantidade também elevada de brasileiros que viajam ao exterior em julho, mês de férias escolares. A Europa, por exemplo, enfrenta um surto da doença. Desde janeiro, foram identificados mais de 6,5 mil casos de sarampo no Continente, 5 mil somente na França, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
• .Minas Gerais é o estado que está mais próximo de atingir a meta de cobertura, com 93,7% das crianças vacinadas (1,4 milhão) até agora. O Rio de Janeiro aparece com a menor cobertura vacinal, apenas 67% (828,2 mil doses aplicadas).
• No restante do país, a campanha de vacinação contra o sarampo vai de 13 de agosto a 16 de setembro. O sarampo é uma doença contagiosa e os sintomas são febre, tosse seca, manchas avermelhadas na pele, coriza e conjuntivite. A vacina é o meio de prevenção mais eficaz.
ELEIÇÕES EM MAGÉ

Nenhum comentário:
Postar um comentário