domingo, 4 de setembro de 2011

BAIXADA URGENTE

CONGRESSO DO PT DEFENDE A
VOLTA DA CENSURA À IMPRENSA

O 4º Congresso do PT, encerrado neste domingo na capital federal, aprovou moção pela retomada da discussão sobre marco regulatório sobre o funcionamento da mídia, conforme revelou, no início da tarde, o presidente nacional do partido, Rui Falcão. O marco regulatório é um eufemismo para esconder o propósito de implantar a censura prévia aos veículos de comunicação de massa, inclusive na iternet. Hoje, a censura se disfarça de direito de proteção da imagem e da honra para pressionar, através da Justiça e de condenações milionárias, os veículos de imprensa investigativa, que revelam os bastidores da ação governamental. E o mensalão, cujo processo está no Supremo Tribunal Federal, por envolver parlamentares com direito a fórum privilegiado, é bem um exemplo dos “assuntos” que seriam peneirados por Conselhos de Redação, formados por militantes e sindicalistas, como forma de proteger os que se envolvem, de uma forma ou de outra, no desvio de dinheiros públicos para a satisfação pessoal e o enriquecimento de grupos.
E um dos meios que o PT encontrou para assumir o controle editoria de grandes empresas – cuja inspiração é o Governo Chaves – é a proibição da propriedade cruzada, isto é, uma empresa que edite um jornal não poderá ser dona de uma emissora de rádio ou de TV. Como as grandes redes de rádio e TVs são originárias de empresas jornalísticas, essa restrição reduziria o poder econômico dos veículos e facilitaria a ação dos “fiscais do PT” no controle do noticiário, impedindo que fossem divulgados fatos e notícias que afetassem o bom humor dos nossos governantes.
O que o PT quer, na verdade, é reinventar o Departamento de Imprensa e Propaganda, que hoje opera de modo incipiente, porem efetivo, sob a guarda do Ministério das Comunicações. De um lado, as verbas oficiias e das empresas estatais são distribuídas aos veículos que aceitam fazer críticas sempre positivas (a favor do governo), enquanto os veíuclos mal-educados, que gosam de dar notícais ruins, são vigiados por “voluntários”, nova função da militância lulista.

GOVERNO DOA ESTAÇÃO
DE OLHO NO TREM BALA
Embora o estado não tenha dinheiro para recuperar os bondes de Santa Tereza enquanto os trens da Supervia estão se desmanchando nos trilhos, o governo resolveu doar para uma empreiteira uma área com mais de 200 mil metros quadrados, na Av. Francisco Bicalho, incluindo a antiga estação Barão de Mauá. A empreiteira tem o controle acionário da Supervia e não investe na melhoria dos serviços por falta de vontade ou por omissão do Governo do Estado. A denúncia foi festa neste sábado em reportagem feita pelo jornal “Folha de S. Paulo”
Ponto de partida dos trens da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, que ligava a antiga Capital Federal ao norte do Estado, ao Espírito Santo e a algumas cidades de Minas Gerais, a ferrovia era importante pólo de escoamento da produção de café, gado, calcário e cimento até ser incorporada pelo Governo na formação da Rede Ferroviária Federal S/A, estatal que sempre esteve sob o comando de políticos ligados ao PTB. Com a sua extinção, o acervo da Estrada de Ferro Leopoldina foi transferido para a Flumitrens, atual Central Logística, que assumiu o transporte urbano, inclusive as linhas da antiga Central do Brasil, que ligam os diversos municípios Região Metropolitana à Capital.
Hoje, a operação dos trens é feito pela Supervia, cujo capital pertence ao grupo Odebrecht. O motivo da cessão dessa extensa área não se deve a nenhum plano de reconstrução ou reestruturação do serviços de trens hoje explorados pela Supervia, mas a possibilidade da implantação do chamado Trem Bala, um projeto estimado em R$ 38 bilhões. Com essa manobra do governo do estado, mesmo que não participe diretamente da concorrência para a implantação desse suntuoso e mirabolante projeto (o Trem Bala), a Odebrecht seria uma parceira, pois a estação de embarque e desembarque da nova ferrovia seria na área da antiga estação Barão de Mauá. Sem desembolsar um centavo, a gigante das construções civis no País e no exterior passaria a ser parte implorante na exploração do Trem Bala. (Foto Eduardo P. Moreira)

PSDB/CAXIAS – O ULTIMO
A SAIR DEVE APAGAR A LUZ

A longa agonia do Diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – chegou ao fim na última sexta-feira, quando o prefeito Zito, ex-presidente do partido, aderiu ao Partido Progressista, o PP, fundado por Paulo Maluf e presidindo, no Rio de Janeiro, pelo senador Francisco Dornelles, que abonou a ficha de Zito. O esforço do prefeito para transformar a sua saída do partido e ingresso do PP, numa festiva reunião em seu gabinete, em Jardim Primavera, não esconde o clima de fim de festa para os tucanos.
A presença de Zito no PSDB sempre foi motivo de crises, algumas passageiras, outras mais graves e extensas. A primeira crise foi a sua entrada no partido no final do anos 90 pelas mãos do ex-governador Marcello Alencar. Ele chegou ao PSDB com a garantia, dada por seu padrinho, de que seria o candidato do partido à sucessão do prefeito Moacyr do Carmo, posto reivindicado pelo jornalista e ex-prefeito Ruyter Poubel, um dos 101 subscritores do manifesto de criação do partido, tendo ido a Brasília com esse propósito. Ruyter Poubel não se insurgiu pela engrada de Zito no PSDB, mas defendia que a escolha do candidato fosse feita em convenção democrática, com a participação de todos os seguimentos do partido. Sem a garantia de Marcello Alencar de que haveria uma convenção, em que os pretensos candidatos pudessem defender as suas candidaturas, Ruyter Poubel decidiu deixar o partido, no que foi acompanhado por dezenas de militantes.
A mais nova crise de identidade do PSDB de Caxias foi durante a última campanha eleitoral, em que o prefeito divergiu publicamente do apoio dado pelo partido ao candidato Fernando Gabeira, do PV, mesmo com os tucanos indicando o candidato a vice. Por isso, Zito não foi às ruas pedir voto para o candidato a governador apoiado pelo PSDB, deixando espaço para especulações de que haveria um acordo extra-oficial para beneficiar a reeleição de Sérgio Cabral. No bojo dessa disputa, Zito, em 2010, acabou rompendo com figuras conhecidas do partido, como o presidente da Câmara, o vereador Mazinho, e o ex-vereador Laury Villar, que fora candidato a prefeito em 2004, lançado por Zito contra Washington Reis e indicado como seu vice em 2008.
Hoje presidido pelo secretário de saúde do município, Danilo Gomes, o PSDB não poderá lançar candidato a prefeito quer por falta de nomes de peso [as deputadas Andréia Zito (federal) e Claise Maria Zito (estadual), filha e esposa de Zito são inelegíveis nas eleições municipais de 2012], quer para não prejudicar uma possível reeleição do ex-tucano, o que impedirá o partido de eleger uma forte bancada no próximo ano.

RÁPIDAS

• Diante da nota em que denunciamos que até na rua General Câmara, onde mora o presidente da Câmara, o responsável pela agência da Cedae em Duque de Caxias, decidiu postar um comentário, convidando o vereador Mazinho para uma visita à sede da empresa, na Av. Dr. Manoel Teles, onde teria oportunidade de conhecer os projetos que a Cedae vem desenvolvendo na cidade.
• Além da forma inusitada de convidar uma autoridade pública para um cafezinho amigo, o responsável pela Agência da Cedae desconhece que, como servidor público, ele deve prestação de contas aos consumidores, que pagam as contas mesmo em locais onde a água não chega a um ano ou mais. • Acusada publicamente de incompetente, a direção da Cedae em Duque de Caxias tem não só o direito, como o dever de dar explicações oficiais sobre o que está acontecendo na empresa. Afinal, os moradores da cidade estão cansados de reclamar publicamente dos (maus) serviços prestados pela empresa, que deu abrigo à ex-advogada Georgina de Freitas, que está cumprindo pena em regime aberto por fraudes milionárias contra o INSS, mas se recusa a fornecer a água que cobra dos consumidores.
• Para começar, a Cedae precisa explicar por que mantém, inoperante, um reservatório na Rua Minas Gerais, no bairro Paulicéia, com capacidade para armazenar até 20 milhões de litros de água potável e que levou oito anos para ser construído e mais 4 para ser inaugurado (governos Marcello Alencar-Anthony Garotinho-Rosinha Garotinho).
• Com isso, os moradores dos bairros 25 de Agosto, Paulicéia, Vila Operária, Parque Duque e Parque Beira Mar sofrem com as torneiras secas, enquanto os donos de carros pipas ficam cada vez mais ricos. Um condômino de luxo na Rua Ana Nery, no 25 de Agosto, com 120 apartamentos vendidos a preço de Barra da Tijuca, compra carros pipas diariamente para abastecer as suas cisternas e garantir aos moradores um mínimo de conforto. O mesmo ocorre com um dos maiores hospitais privados da Baixada, localizado entre as ruas Ana Nery e Barão de Tefé, também obrigado a se render aos preços absurdos dos donos de carros pipas.
• O vereador Cláudio César Rodrigues Pereira (foto), mais conhecido como Tato (PSDC ) invadiu na madrugada de sexta-feira, (2), o Posto de Saúde de Imbariê, no terceiro distrito de Duque de Caxias, desacatando médicas plantonistas e um agente administrativo da Prefeitura com palavras ofensivas. As vítimas foram à 62ª DP e registraram queixa crime contra o parlamentar.
• Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, no Boletim de Ocorrência Nº 62-03063/2011 consta que o vereador, aparentemente embriagado, chegou ao posto de saúde por volta das 5h e começou a ofender os funcionários da equipe de plantão chamando alguns de vagabundos. Em seguida, tentou invadir o alojamento feminino sendo impedido pelo vigia da unidade.
• O vigia e as quatro médicas desacatadas foram à delegacia e registraram queixa contra o vereador. Todos se comprometeram a comparecer no dia 1º de novembro, às 11h, ao I Juizado Especial Criminal da cidade para audiência preliminar.
• Enquanto a campanha eleitoral não começa, os candidatos a prefeito e vereador em 2012 não param. O vereador Mazinho, que se prepara para entrar no PDT, esteve reunido com o diretório municipal do PT (foto), na noite de quinta-feira (1º) discutindo o seu plano de governo.
Mazinho foi recebido pelo presidente do PT, Bio Manoel Ramos, conhecido como Black, e membros da executiva do partido.
• Mazinho, que é pré-candidato a prefeito, falou sobre o quadro político atual do município e apresentou algumas propostas de governos como: a regularização do abastecimento de água para a cidade e toda a Baixada e a criação da empresa municipal de limpeza pública.
• Segundo o presidente da Câmara, na comparação do atual governo (Zito) com o anterior (Washington Reis), quase nada mudou. “Duque de Caxias está abandonada em relação às suas necessidades básicas, tais como: limpeza urbana, segurança, água, entre outros, devido a uma má gestão do poder público. O Governo Municipal precisa de uma forte reestruturação. Estamos num mundo moderno, convivendo com idéias velhas de administração” afirmou Mazinho.
• O fato do PT participar do atual governo, onde comanda a (inoperante) Secretaria do Meio Ambiente, não impediu o PT de fazer uma bela recepção ao vereador Mazinho, presidente da Câmara e que enfrentará o prefeito Zito nas eleições de 2012. A pergunta que todos se fazem é a seguinte: qual o PT que apóia Zito e qual o PT que irá indicar o vice de Mazinho?
• A Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast) quer que o secretário Est
adual de Transporte, Júlio Lopes, seja responsabilizado criminalmente pelo acidente com o bonde que matou cinco pessoas e feriu mais de 50, no dia 27. Desde 2006, a entidade denuncia problemas no sistema de bondes no bairro.
• Nesta terça-feira (6), a associação participará de uma audiência no Ministério Público Estadual para cobrar que as circunstâncias do acidente sejam investigadas. Na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), na quinta-feira (15), proporá uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Segundo os moradores, é preciso punir os responsáveis pelas seguidas tragédias no local. • “Infelizmente, houve a morte da professora Andréa de Jesus (2009) e ninguém foi punido e a morte do turista francês Charles Damien (2011) e ninguém foi indiciado. Achamos que essa cultura de impunidade gerou a situação que permitiu essa tragédia. Queremos por um ponto final nessa esculhambação”, disse o diretor da associação, Álvaro Braga, à Agência Brasil.
• A associação também não descarta recorrer ao Ministério Público Federal, uma vez que os problemas com o transporte público na cidade são recorrentes. “Para quem não se lembra, são barcas frequentemente à deriva [na Baía de Guanabara], trem que dá partida sem condutor, passageiros chicoteados nas estações [de trem], problemas inúmeros com as integrações do metrô”.
• Enquanto isso, o Ministério Público quer a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o governo do estado para garantir agilidade no pagamento das indenizações às vítimas do acidente com o bonde de Santa Teresa e às famílias das vítimas. Um das composições descarrilou no último sábado (27), deixando cinco pessoas mortas e 57 feridas.
• Sexta-feira (2), houve uma reunião na sede do MP e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que havia sido convidado a participar, não compareceu. A ausência frustrou o promotor Carlos Andresano, que está cuidando do caso. “Nós demos oportunidade para as pessoas falarem e apresentarem as suas razões e os seus motivos, explicarem o ocorrido, inclusive o secretário de Transportes, que infelizmente não compareceu”, lamentou Andressano.
• O objetivo do promotor é acelerar o processo, para evitar que as indenizações se arrastem por anos na Justiça. “É o mínimo que se pode fazer para minorar esse drama, para que as pessoas sejam ressarcidas de forma adequada. Para evitar que a pessoa tenha que sofrer, pela segunda vez, mais um
desgaste. Além do trauma psicológico e da dor, ainda vão ter que passar por todo um processo judicial.”

Um comentário:

Caxias em Pauta disse...

Caro Alberto Marques, é de suma importância informá-lo, que o Partido dos Trabalhadores de Duque de Caxias, não compõe o Governo Municipal(Como você publicou), nem está a frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, haja vista que o atual secretário, não é filiado ao Partido dos Trabalhadores, gostaria de dizer que é um equívoco quando você comenta qual o PT que vai indicar o vice do Presidente da Câmara Mazinho nas eleições majoritárias de 2012, pois o Partido dos Trabalhadores tem um diretório municipal, tem uma executiva e o seu candidato majoritário será decidido nos debates internos, nas prévias e concluindo no seu congresso municipal, onde todos os filiados aptos votarão na política que será adotada pelo Partido dos Trabalhadores de Duque de Caxias.
Atualmente o Partido dos Trabalhadores de Duque de Caxias, defende candidatura própria e tem nomes colocados, em especial da companheira Dalva Lazaroni e para concluir quero dizer que na próxima segunda-feira, iremos inaugurar a nossa Escola de Formação Política "Edinha Maia".

Sem mais para o momento,

Alessandro Mendes
Secretário da Juventude do PT-Caxias e editor do Blog do Black (www.blackdopt.blogspot.com)