segunda-feira, 28 de novembro de 2011

BAIXADA URGENTE

ÓLEO VAZADO EM CAMPOS
FOI ESTOCADO EM CAXIAS

Equipes da Polícia Federal e do INEA estiveram nesta segunda-feira (28) na sede de uma empresa de reciclagem de óleo, no bairro da Figueira, segundo distrito de Duque de Caxias, apurando denúncia de que parte do óleo que vazou no campo de Frade, na Bacia de Campos, e foi recuperado pela norteamericana Chevron, associada da Petrobrás, foram descartados naquela empresa. No local, os agentes da PF e do Inea encontraram dezenas de tmbores com óleo
Enquanto o Ministério de Minas e Energia, ocupado pelo senador Edson Lobão, do PMDB, cala-se diante do incidente, as autoridades da Agência Nacional do Petróleo e do INEA disputam os holofotes das emissoras de TV para torcer os fatos e tentar aliviar seus próprios erros, por não fiscalizarem, de modo eficiente, as grandes empresas de petróleo.
Em Macaé, onde 15 mil famílias de pescadores temem perder o sustento por meses por conta do fazametno de óleo, o Ministério Públicou ingressou na Justiça Federal com três novos inquéritos civis públicos ligados ao vazamento de óleo no Campo de Frade. O primeiro inquérito vai apurar os possíveis impactos do acidente sobre a atividade pesqueira e a economia dos municípios de Macaé, Casimiro de Abreu, Carapebus e Rio das Ostras. O procurador da República Flávio de Carvalho Reis pediu expedição de ofício à Marinha, à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e ao Ibama, requisitando cópia de todos os relatórios técnicos relacionados ao acidente ambiental e esclarecimentos quanto aos efeitos do vazamento na pesca da região.

DESEMBARGADOR DEFENDE PLANO
DIRETOR PARA SALVAR CAXIAS

Em mais uma edição do projeto "Tarde com História", promovido pelo Instituto Histórico da Câmara do município, o desembargador Sérgio de Saeta Moraes defendeu a necessidade do município adotar um novo Plano Diretor como forma de ordenar o seu crescimento ao mesmo tempo em que preservará o seu passado. A afirmação foi provocada pelo professor e historiador Rogério Torres ao pedir que o ex juiz da 3ª Vara Cível do município por 25 anos, comentasse a série de demolições de prédios importantes da História de Duque de Caxias, como a extinta Fábrica de Tecidos do Corte Oito, da Matriz de Santo Antonio na Rua José de Alvarenga e, a mais recente, do Hotel Municipal,(fotografado antes da demolição, feita em surdina) que fora a primeira sede da Prefeitura e do Judiciário, quando Duque de Caxias se emancipou de Nova Iguaçu em 31 de dezembro de 1946.
Para o respe9tado e respeitável desembargador, é preciso uma ação conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo, com apoio da comunidade, para estabelecer parâmetros para a identificação e a presrvação de sítios históricos, como era o caso da fábrica de tecido, inaugurada logo depois da II Guerra Mundial e marco, ao lado da também extinta FNM,  da industrialização do município, da mesma forma que a preservação do casarão da Av. Governador Leonel Brizola, ex -Presidente Kennedy, que serviu de primeira sede para a prefeitura e o fórum do novo município, seria um marco da história política do município. Infelizmene, o poderado conselho do venerando juiz chegou tarde, pois o casarão foi abaixo no último feriadão, quando as autoridades estavam foram de seus gabinetes e até da cidade, como sempre ocorre nessas oportunidades. Afinal, a praia da Barra ou de Cabro Frio tem exercem um inexplicável (?) fascínios por toddos aqueles que, de um forma ou de outro, galgaram o título de autoridade pública do município.

FEUDUC JÁ TEM DATA
PARA FECHAR AS PORTAS

A medida que se aproxima o fim do ano letivo, aumenta a aflição dos poucos alunos que ainda insistem em estudar na antes tão respeitada FEUDUC. Um ex aluno, que acaba de concluir o Mestrado, não pode receber o título por lhe faltar o diploma de graduação do curso feito naquela instituição. Precavidamente, ele ingressou na Justiça para obrigar a Feuduc a entregar o diploma que ele conquistara, com muito suor e dinheiro das mensalidades. A ré foi condenada não só a entregar o diploma, mas também a indenizá-lo por danos morais.
Além de não fornecer o diploma, a Feuduc resolveu recorrer da sentença para não pagar a indenização, informando ao Juízo que o diploma fora entregue ao ex aluno em maio último, o que ele desmente.
Enquanto isso, a Secretaria de Educação do Município já se prepara para assumir o controle das instalações da Feuduc, em S. Bento, onde deverá instalar, a partir de janeiro, três unidades de ensino, inclusive técnico profissionalizante, que ficaria a cargo da FUNDEC. Na quarta-feira, a secretária de Educação, Roberta Barreto, reuniu-se novamente com os interventores na direção da Feuduc, para discutir como as intalações da instituições serão repassadas ao municípi, sem dirtio a indenização. Se isso ocorrer, alunos e professores irão criar um MSU

RÁPIDAS

Ainda em recuperação de uma cirurgia para a retirada de cálculos renais, o vereador Mazinho não pode participar nesta segunda-feira do projeto "Tarde com História", por ele criado e que ouviu o depoimento do desembargador Sérgio de Saeta Moraes
Voltando de uma consulta médica, Mazinho esteve na Câmara apenas por alguns minutos e com o único objetivo de cumprimentar o ex juiz da 3ª Vara Cível e da 66ª Zona Eleitoral do município desde os anos 80. Mazinho (com sua tia Delorme Lírio) agradeceu a participação do desembargador no projeto "Tarde com História", que visa reunir depoimentos importantes para a História de Duque de Caxias.
• Em seu depoimento para um grupo de historiadores,  como Antonio Augusto Braz e Rogério Torres, que integram a banca do projeto "Tarde com História", do Instituto Histórico da Câmara, o desembargador Sérgio de Saeta Moraes surpreendeu a todos ao revelar que participou e foi aprovado em 1971, antes de concluir o curso de Direito na UERJ,  para integrar o Ministério Público de Minas Gerias mas, até hoje, não fora nomeado e não recebera qualquer explicação para o fato.
•O ex juiz da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias explicou que, na época, a nomeação dos Promotores de Justiça em Minas Gerais era feito pelo governador mediante a apresentação de uma lista tríplice, organizada pela Procuradoria Geral do Estado. Como os critérios para a elaboração dessa lista tríplice não eram revelados, não bastava ao candidato ser aprovado no concurso, se não tivesse um padrinho para colocá-lo na tal lista.
• O Dr. Sergio Saeta fez o concurso antes de concluir, no final de 1971, o Curso de Direito da então Universidade do Estado da Guanabara. Logo depois ele fez concurso para Juiz do Trabalho da lª Região, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo. Foi como Juiz do Trabalho que o Dr. Saeta veio para Duque de Caxias, nos anos 80, como Juiz Substituto da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (hoje, Vara do Trabalho), onde ficou cerca de um ano.
• Em 1986, quando ocupava a 3ª Vara Cível de São Gonçalo, foi aconselhado por colegas para se transferir para Duque de Caxias, uma cidade tranquila e em franco progresso, onde estava vaga a 3ª Vara Cível, Ele veio e por aqui ficou 25 anos, tendo recebido da Câmara Municipal o título de Cidadão Duquecaxiense e a Medalha do Mérito Duque de Caxias
• Como vemos, Minas Gerais abriu mão de um Promotor de Justiça, mas Duque de Caxias ganhou um grande Juiz de Direito, que tinha um comportamento bem diverso da maioria de seus colegas: as portas do seu gabinete sempre estiveram abertas para receber não tão somente os advogados, mas também as partes, que o procuravam sempre na expectativa de que, narrando ao vivo os seus dramas, conseguiram vencer as demandas em que se envolviam e levar calor humano à letra fria da Lei.
Onze projetos estão concorrendo a R$ 15 mil em prêmios oferecidos por uma multinaiconal da área química, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias. Os melhores projetos serão conhecidos às 18h da próxima sexta-feira (2), no Teatro Municipal Armando Mello, em pleno Shopping Center de Caxias.
Estão participando do concurso grupos, escolas, associações de moradores e pessoas com interesse em questões ambientais. Os projetos serão julgados por representantes da empresa e técnicos da secretaria de Meio Ambiente.
O lançamento do concurso foi em agosto na sede da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, em Xerém e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e de representantes da multinacional que tem uma unidade em Campos Elíseos. A empresa produz borrachas sintéticas para indústria de pneus, além de espumas e látex para asfalto e gera 250 empregos diretos, e está presente em 30 países.
Entre os critérios de avaliação estão à identificação da área de impacto ambiental positivo, número de pessoas que serão beneficiadas direta e indiretamente, efeito educacional e iniciativas de redução, reutilização e preservação de água. O objetivo do programa é estimular a conscientização ambiental dos funcionários e das pessoas que vivem nas proximidades de suas unidades fabris.
• Cerca de 100 trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte interditaram nesta segunda (28) a Rodovia Transamazônica, no quilômetro 55, próximo à cidade de Altamira (PA). O consórcio construtor da obra informou à Agência Brasil que um caminhão Scania está bloqueando a estrada.
As obras no principal canteiro da usina estão paradas desde sexta-feira (25), nos demais três canteiros as obras continuam. A empresa suspendeu os trabalhos na área até o resultado da reunião por questões de segurança
• Entre os pontos discutidos entre representantes dos trabalhadores e da empresa estão a ampliação do recesso de fim de ano e do tempo de baixada – período em que a empresa libera os trabalhadores oriundos de outras localidades, para visitarem suas famílias –, além de aumentos salariais.
• Segundo o consórcio construtor, a data-base para os aumentos salariais é novembro e, portanto, tudo ainda está dentro do prazo acertado. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins do Pará (Sintrapav-PA) informou à Agência Brasil que só se manifestará amanhã (29), após a conclusão das reuniões de hoje.
• Enquanto isso, está bombando no You Tube um filme-denúncia, estrelado, entre outros, por Lázaro Ramos, Juliana Paes e Marcos Palmeias, cujos personagens interpretam cidadão comuns que, de repente, descobrem que a Usina de Belo Monte só poderá operar por quatro meses a cada ano, pois seca na região durante oito meses, além da barragem inundar o Parque do Xingu. Quem quizer ver o filme, basta clicar no endereço abaixo. É de graça e pode ajudar a salvar o futuro da Amazonia e do Brasil;
• Juízes federais e do trabalho vão parar suas atividades nesta quarta-feira (30), como parte das manifestações do movimento grevista. Hoje (29), os magistrados vão enviar à Advocacia-Geral da União todas as citações e intimações acumuladas desde o dia 17 de outubro, que estavam paradas para pressionar o Executivo pela liberação de recursos para o reajuste salarial dos juízes.
• Na última sexta-feira (25), o presidente do do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, disse que os juízes que não trabalharem poderão ter corte no salário, a exemplo do que ocorreu com os servidores em greve. O movimento grevista dos servidores atinge 19 estados.
• Os juízes federais e os do trabalho cobram aumento salarial e melhores condições de trabalho. Além da defasagem salarial, a categoria argumenta que trabalha sem garantia de segurança. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo menos 200 juízes estão sob ameaça de morte em todo o país.
A paralisação de quarta-feira não vai afetar ações urgentes, como de concessão de benefícios previdenciários, de fornecimento de remédios pelo Serviço Único de Saúde (SUS), bem como ações criminais, de acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Apesar da estabilidade na prevalência da aids na sociedade brasileira (em torno de 0,6% da população) e ligeira diminuição da incidência de casos notificados em dois anos – de 18,8 casos por cem mil habitantes (em 2009) para 17,9 casos por cem mil habitantes (2010) – o Ministério Saúde alerta para o aumento de 10,1% no número de casos entre gays de 15 a 24 anos. No ano passado, para cada dez heterossexuais vivendo com o HIV/aids havia 16 homossexuais
• Segundo os dados do Boletim Epidemiológico Aids/DST, a taxa de incidência de HIV/aids entre rapazes daquela faixa etária subiu de 9,5 (2000) para 11,1 (2010) – acréscimo de 16,8%; enquanto entre as mulheres jovens assistiu-se à redução de 23,5% na taxa de incidência – de 10,2 (2000) para 7,8 (2010). Para atingir o público jovem, o Ministério da Saúde promete reforçar as campanhas educativas em redes sociais e locais de grande concentração.
• No conjunto da população, no entanto, preocupa a evolução do vírus entre as mulheres. Em 1989, a razão era de seis homens com HIV/aids para cada mulher; em 2010 a relação caiu para 1,7. Os homens são maioria entre as pessoas que identificaram o vírus. Em 31 anos (até junho deste ano), o boletim registra 397.662 casos masculinos (65,4%) e 210.538 casos femininos (34,6%).
• Ainda que identificadas essas tendências, o Ministério da Saúde assinala que não existe população mais ou menos vulnerável e que o problema é de comportamento. “Sexo sem proteção é o fator de maior predisposição para a infecção”, assinalou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
•  “A aids não escolhe pacientes, não escolhe cara”, acrescentou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que salientou que o estigma em torno da aids atrapalha o conhecimento sobre a infecção e o tratamento. “Preconceito afasta as pessoas do diagnóstico”, ponderou o ministro
• O ministro destacou que a leitura dos dados epidemiológicos da aids deve ser feita com cuidado. “Toda vez que falamos de casos, nós podemos falar de uma foto ou de um filme de oito ou dez anos”, pondera para lembrar que a identificação do vírus pode demorar e, portanto, os casos registrados hoje têm causas em comportamento do passado.
• Além de cruzamentos da incidência do HIV/aids com a faixa etária e o sexo, o Ministério da Saúde também observou os registros entre as grandes regiões do país. Apesar do Sudeste concentrar 56,4% dos casos de aids entre 1980 e junho de 2011 (17,6 casos a cada 100 mil habitantes), a Região Sul tem a maior taxa de incidência, 28,8 casos a cada 100 mil habitantes (acúmulo de 123.069 casos em 31 anos).
• De acordo com o boletim epidemiológico, os três estados da Região Sul estão entre os cinco primeiros no ranking da taxa de incidência entre 1998 e 2010. O Rio Grande do Sul é o primeiro com taxa de 27,7 casos por 100 mil habitantes; Santa Catarina é terceiro com 23,5 casos; e o Paraná ocupa a quinta posição com 15,7 casos.
• A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa, deputada Claise Maria Zito (PSD), participou, durante o I Encontro Pró-Adoção de Duque de Caxias, nesta segunda-feira (28), do lançamento do Grupo de Apoio Adote e Ame, a primeira iniciativa oficial em prol da adoção no município.
•  “É muito importante estarmos aqui hoje para a fundação desse novo grupo de apoio. Assim, vamos conquistando mais adeptos e parceiros para contribuir nessa caminhada. Esse é o primeiro passo em Caxias a favor das iniciativas para adotar. É uma grande vitória”, comentou Claise.
• Representando o novo grupo, a assistente social Luzia Santana de Souza lembrou a luta contra o preconceito na cidade. “O objetivo é exatamente mostrar para as pessoas que a realidade dos abrigos nem sempre é aquilo que esses pais idealizaram. Existem necessidades como as crianças portadoras de deficiências, crianças negras e aquelas com idade maior do que quatro anos. Essas crianças precisam ser acolhidas e necessitam de uma família”, disse Luzia.
• Já o presidente da Frente Parlamentar Pró-Adoção, deputado Sabino (PSC), reforçou o seu apoio à criação de frentes municipais com o objetivo de levar informação aos moradores das cidades do interior. "Essa é uma luta maravilhosa. Nosso sonho é que as câmaras municipais também tenham frentes parlamentares pró-adoção. Estamos trabalhando isso em Rio das Ostras e Macaé. A maioria das pessoas não sabe qual é o trâmite para realizar uma adoção legal", constatou Sabino, que fez um apelo aos presentes no evento: “Vocês devem exigir isso de seus vereadores
• De acordo com Cadastro Nacional de Adoção (CNA), o Brasil tem atualmente 4.907 crianças e adolescentes disponíveis nos abrigos. O número de pretendentes, por sua vez, ainda é bem maior: são 26.953 inscritos em todo o País. Desses, 83,01%, ou 22.375 cadastrados, desejam adotar somente uma criança, e apenas 17,67%, ou 4.763 pessoas, disseram que aceitariam adotar irmãos.
• Das 4.907 crianças disponíveis, entretanto, 3.787 têm irmãos. Segundo Lícia Carvalho Marques, psicóloga da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, o perfil idealizado pelos interessados em adotar um filho está na contramão do que é encontrado nos abrigos.
• Embora boa parte dos menores abrigados nas cerca de 600 instituições para esse fim no Brasil seja formada por afrodescendentes (63,6%) e 61,3% deles tenham entre sete e 15 anos, a maior parte dos interessados em adoção procura por bebês com pele clara e menos idade.
•  "A maioria das pessoas não sabe por onde começar e são muito desinformadas. É uma realidade cruel e bem nítida. Existe uma enorme distância entre o perfil das crianças para adoção e dos pais que querem adotar. É muito preconceito em relação à adoção inter-racial", comentou Lícia.  
A Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), Bárbara Toledo, acredita que o tema deve ser prioridade dos governantes. "Adoção é política pública. E política pública é toda ação necessária para se fazer valer um direito. No caso da adoção, esse é um instrumento para que o direito à convivência familiar dessas crianças possa ser garantido. Essa luta durou muito tempo. Os municípios precisam dar esse apoio", reforçou Bárbara
O evento foi realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Duque de Caxias, e participaram a promotora de Justiça Gabriela Brandt, do 4º Centro de Apoio Operacional (CAOp) do Ministério Público Estadual; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias, Elisa Maria; o conselheiro tutelar Celso de Jesus Lopes; e a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, Roseli Duarte.

CASOS DE POLICIA

• Fernando Vieira Marins, 27 anos, foi preso, na manhã desta segunda-feira por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Ele foi capturado na Rua Pinto Teles, no bairro Campinho, Zona Norte do Rio.  De acordo com os policiais, Fernando foi identificado durante investigações realizadas pela especializada para elucidar e coibir crimes de roubos e furtos a estabelecimentos bancários.
• Contra Fernando havia um mandado de prisão pelo crime de roubo com concurso de pessoas, expedido pela 7ª Vara Criminal. Ainda segundo os policiais, o crime ocorreu em janeiro de 2004, quando ele ainda era soldado da Marinha do Brasil. Na ocasião, Fernando simulou estar armado e assaltou um posto de gasolina em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
• O delegado Fabio Asty, adjunto da DRF, informou que as investigações irão continuar para identificar se Fernando ou cúmplices têm participação em outros crimes investigados pela especializada.

FORTÕES ENTRAM NO RING
PARA COMBATER Á DENGUE

Duque de Caxias foi o primeiro município do Brasil a sediar uma luta de Mixed Martial Arts (Artes Marciais Misturadas), em espaço público e gratuito. O evento fez parte da campanha do governo do Estado no combate à dengue e foi promovido na Praça do Pacificador em parceria com a Prefeitura.
Na luta principal na categoria peso-pesado o brasileiro Glover Teixeira venceu o norte-americano Ricco Rodriguez, ex-campeão do UFC. Outras nove lutas prenderam a atenção do público que lotavam as arquibancadas. Quem não pôde entrar assistiu às lutas pelos telões instalados do lado de fora da arena. Os ingressos para as arquibancadas foram trocados durante a semana por pneus velhos.
O MMA contra a dengue fez parte da campanha “10 Minutos de Combate a Dengue”, para o combate ao mosquito Aedes aegypti e evitar uma nova epidemia e mobilizou cerca de mil funcionários municipais como agentes de endemias, profissionais das áreas de saúde, defesa civil, serviços públicos e da guarda municipal. O evento atraiu também muitas crianças que se divertiram embaixo da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, onde foram montados jogos com tema da campanha.
O ministro José Padilha disse que é fundamental a mobilização das pessoas já que 80% dos focos estão nas residências. Ressaltou que o Ministério da Saúde ampliou em 20% os recursos no combate à dengue para os estados e as cidades que promoverem campanhas inovadoras como a do MMA Contra a Dengue.

Nenhum comentário: