quinta-feira, 18 de outubro de 2012

BAIXADA URGENTE

CPI  VAI INVESTIGAR  FALHAS
NAS PESQUISAS ELEITORAIS

A suspeita de manipulação de pesquisas eleitorais poderá ser tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. O deputado André Figueiredo (PDT/CE), líder do PDT na Câmara, anunciou nesta quarta-feira (17) o recolhimento de assinaturas para criar CPI que vai investigar a discrepância entre as previsões das eleições publicadas por vários institutos de pesquisa e o resultado das urnas, inclusive nas últimas eleições. Na reunião do Colégio de Líderes da casa, realizada na terça (16), o tema também foi pauta e contou com a aprovação de cerca de 80% dos líderes presentes, que devem ajudar na coleta das assinaturas. É necessário o apoio de 1/3 dos parlamentares para instalação da CPI.
Para o líder do PDT, as diferenças dos números em vários municípios são muito superiores à margem de erro que as próprias pesquisas apresentam, distorcendo a realidade das intenções do eleitorado.
 “As pesquisas eleitorais são um fator importante na construção do voto do eleitor. Muitas pessoas se deixam levar pelas pesquisas para definir seu voto. Ultimamente temos observado que em alguns institutos, de uma forma muito vergonhosa, estão usando resultados distorcidos de pesquisas para induzir o eleitor a votar em um determinado candidato. Temos recebido denúncias do país inteiro. Por isso é muito importante criarmos essa CPI para investigarmos os problemas que ocorreram com os institutos de pesquisas nas eleições”, alega.
O deputado cita como exemplo as pesquisas para o pleito na Paraíba, Piauí, Paraná, Pará e Ceará. As pesquisas são um poderoso elemento de marketing na campanha eleitoral: o candidato mais bem avaliado nas pesquisas muitas vezes usa esses números para desmoralizar os oponentes durante as campanhas, e convencer eleitores indecisos a votarem nele.
O chamado “voto útil” é outro efeito direto das pesquisas eleitorais: quando um eleitor percebe, por meio de uma pesquisa, que o candidato preferido dele tem poucas chances de ganhar, ele muitas vezes decide votar em outro candidato que tenha mais chances de ser eleito.
“O PDT juntamente com vários outros partidos estará coletando assinaturas para que possamos instalar uma CPI nessa Casa para apurar fraudes desses institutos de pesquisa, através da manipulação de números e desvios de análises estatísticas, que estão distorcendo de forma criminosa as tendências pré-eleitorais. Como resultado desta CPI, além da punição de institutos fraudadores de pesquisas, poderemos elaborar um projeto de regulamentação para elas. Defender a moralidade das pesquisas é verdadeiramente defender a democracia no Brasil”.

CONSELHO REGIONAL  DE MEDICINA
INVESTIGA O MOACYR DO CARMO
 O Hospital Municipal Doutor Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, que já chegou a atender cerca de 1,2 mil pacientes diariamente e hoje faz pouco mais de 300, vem enfrentando sérios problemas administrativos. Por isso, fiscais do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) estiveram nesta quinta (17) na unidade para investigar denúncias de irregularidades. Eles vistoriaram as instalações do setor de emergência e o centro de tratamento intensivo (CTI).
De acordo com a presidenta do conselho, Márcia Rosa de Araújo, entre as denúncias está a de que a prefeitura há oito meses não faz o repasse de verbas a uma organização social civil de interesse público (Oscip), responsável pela administração do hospital, que não teve o nome divulgado. Segundo a presidente do Cremerj, a falta de recursos atinge diretamente a qualidade do atendimento.
“Isso nos preocupa muito, porque nós temos uma população que precisa desse atendimento. Ela não pode depender se a prefeitura repassa, ou não, os recursos. Se o prefeito foi ou não reeleito, e se recusa a repassar a verba para o hospital. Ela [a população] não tem culpa disso”, disse.
Entre os problemas constados pelo conselho estão a perda de 12 leitos de internação em uma das enfermarias e a suspensão das cirurgias eletivas por causa da falta de insumos médicos. De acordo com Márcia Rosa, a falta de dinheiro também prejudica a remuneração dos profissionais que atuam na unidade. Ela ressaltou que o atraso no pagamento tem causado a saída de médicos, desfalcando as equipes.
“Nós recebemos varias denúncias de que a prefeitura não tem feito o repasse para o instituto que faz a gestão da unidade. Isso tem feito que haja redução no atendimento. Tem diminuição de recursos humanos e de médicos plantonistas no CTI. Existe uma diminuição nas cirurgias feitas no mês. Em torno de 300 cirurgias estão deixando de ser feitas por causa da falta de pagamento à empresa que administra o hospital”, disse.
Esta é a segunda vez que o Hospital Moacyr do Carmo é alvo de uma vistoria do Cremerj. Em agosto, conselheiros da entidade estiveram no local e presenciaram situação idêntica a da encontrada durante a vistoria desta quarta-feira.
Apesar do hospital ser de responsabilidade da prefeitura de Duque de Caxias, a presidenta do Cremerj informou que vai se reunir com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, para traçar medidas emergências para a unidade. Segundo ela, o estado tem por obrigação vistoriar e fazer com que as prefeituras forneçam e garantam aos seus moradores atendimento médico de qualidade.
Márcia Rosa também declarou que vai enviar ao Ministério Público Estadual o relatório da vistoria feita no Hospital Doutor Moacyr do Carmo e que, em dezembro, instalará um escritório do Cremerj no município para acompanhar de perto a situação da unidade a fim de garantir aos moradores da região um atendimento hospitalar digno.

JORNALISTA AGREDIDA POR
ASSESSOR DE CANDIDATO

Foi registrado em Boletim de Ocorrência da 5ª Delegacia Policial, no Centro do Rio, denúncia de uma jornalista, contratada para trabalhar na equipe de produção dos programas de TV para o candidato a prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier. A agressão, com socos e pontapés, além de ofensas verbais, teria ocorrido na sexta-feira (12), depois de um desentendimento entra a vítima, Claudia de Freitas Queiroz, e o assessor do candidato, Wallace Alves de Souza.  
Segundo a jornalista, contratada pela empresa Geted Produção de Vídeo as ameaças por email e a agressões físicas e verbais seriam motivadas por  desavenças com outros integrantes da equipe de produção dos programas de TV, da qual ela teria pedido desligamento, que foi negado pelo agressor.
Ela chegou a pedir ajuda pelo telefone 190 da PM, mas, pressionada por outros integrantes da equipe,  acabou desistindo do pedido, preferindo chamar  um táxi e voltar para casa, indo mais tarde à 5ª DP, onde registrou o Boletim de Ocorrência e foi encaminhada a exames de corpo de delito no IML.
Com medo de represálias por parte de assessores do candidato, a jornalista reuniu a família e saiu de casa, pois um dos agressores, o técnico de animação Ramon Carrera, que atua como roteirista do programa eleitoral, é servidor do Tribunal de Justiça do Estado e não esconde o seu desejo de vingança.

GOVERNADOR  AGORA ADMITE
A MUNINICIPALIZAÇÃO  DA ÁGUA

No comício realizado quarta-feira (17), às 14 horas [por conta das desventuras da “Carminha”], em discurso para cerca de cinco mil pessoas na Praça do Relógio, o governador Sérgio Cabral admitiu, pela primeira vez, a municipalização de distribuição de água no município, projeto que agora integra o programa de governo do candidato Washington Reis (PMDB), apoiado pelo governador e que disputará o segundo turno com o ex secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso (PSB).
Na proposta do candidato do PMDB, a Cedae, cuja concessão foi prorrogada no seu Governo  (205-2008) por 30 anos,  continuaria a fornecer  a água tratada, mas a rede distribuidora seria da responsabilidade do município, inclusive a construção de reservatórios. Ao lado do vice Luis Fernando Pezão e do prefeito Eduardo Paes, reeleito na Capital, o governador repetiu que tem uma longa parceria com Washington Reis, que deverá ser retomada em 2013, se o seu candidato vencer o segundo turno.
“Todos já sabem da minha parceria de mais de 20 anos com Washington Reis. Já anunciei aqui, nessa mesma praça, a implantação de UPP’s para garantir a segurança da cidade, assim como dei minha palavra que Washington terá total apoio para criar a Companhia Municipal de Água e Esgoto. Além de tudo eu sei que muitas ações conjuntas, como a criação do Bilhete Único Intermunicipal, ajudaram o trabalhador caxiense. Agora eu garanto que também implantaremos o sistema BRT em Caxias. A Dilma está com a gente e, com Washington na Prefeitura, veremos Caxias voltar a crescer”, afirmou o governador.
Em seu discurso, o prefeito carioca Eduardo Paes relembrou que o Washington Reis sempre brigou pela cidade, fazendo menção à Universidade do Esporte, que se tornará a Universidade Estadual da Baixada. “Quando eu era secretário de Esportes, Washington Reis já atento a possibilidade de sediarmos as Olimpíadas, brigou para trazer esse projeto para a baixada para formar jovens competidores. Então, Washington é aquele prefeito que tem credibilidade para ir à capital ou a qualquer outra cidade e implantar parcerias, como faremos com o BRT, que será interligado”, completou o prefeito carioca que acaba de ser reeleito.
A inoperância da Cedae faz a alegria dos donos de carros pipas em Duque de Caxias

RÁPIDAS

•  Depois do comício em Duque de Caxias, o governador seguiu para Nova Iguaçu, onde participou de outro comício, desta vez com o candidato  Nelson Bornier, que disputará o segundo turno contra a prefeita Sheila Gama, do PDT, que tem como vice o ex presidente do Diretório Regional do PT, Alberto Cantalice.
•   Lançado como pré candidato a vice de Dilma Rousseff  em 2014 pelo prefeito Eduardo Paes, Sérgio Cabral voltou a utilizar a  sua metralhadora verbal giratória, concentrando o fogo no também governador Eduardo Campos, de Pernambuco e presidente nacional do PSB.
•  No seu discurso em Nova Iguaçu, Sérgio Cabral apontou o governador Eduardo Campos, que também almeja ser o vice de Dilma, como inimigo público Nº do Estado do Rio
•  Para o governador fluminense, o pecado mortal do seu colega pernambucano é  defender publicamente e de peito aberto uma distribuição mais ampla dos royalties do petróleo. Cabral prefere negociar por trás dos bastidores, como fez semana passada em sua visita a Brasília, onde cobrou da Presidente Dilma uma indesculpável neutralidade nas eleições na Baixada, embora o PT apóie os candidatos Alexandre Cardoso (PSB)  em Duque de Caxias, e Sheila Gama (PDT), em Nova Iguaçu.
•  Para o caixeiro viajante, atualmente hospedado no Paládio Guanabara, todos os fins justificam os meios, mesmo que sejam imorais/ilegais.
•  A vereadora Fatinha, líder do prefeito na atual Câmara de Vereadores e que foi reeleita, decidiu apoiar Alexandre Cardoso, diante da decisão de Zito de ficar neutro no segundo turno. O mesmo caminho foi seguido pelo suplente de vereador Vinicius Veiga. Já a professora Roberta Barreto estreou na campanha de Washington Reis no comício de quarta-feira, na Praça do Relógio.
•  Quem também se decidiu pela neutralidade no segundo turno em Caxias foi a deputada Claise Maria Zito (PSD),  No primeiro turno, ela se esquivou de apoiar o candidato do seu partido, Dica, por conta de um compromisso firmado com o prefeito caxiense.
•  Agora, foram os projetos da deputada na área da proteção à infância, adolescência e idosos, negociados diretamente com Sérgio Cabral, que falaram mais alto. Resta saber se Cabral irá cumprir com o prometido.
•  Na “guerra” particular entre as Secretarias de Saúde do Estado e do município, que sai perdendo, sempre, é o cidadão que mora em Duque de Caxias, paga seus impostos em dia e não pode morrer na fila dos postos de saúde e dos hospitais por falta de médicos, equipamentos e até remédios.
•  Em uma nota, a Secretaria de Saúde do município informou que a estabeleceu parceria com uma Oscip para a gestão do Hospital Moacyr do Carmo, após acordos firmados com o governo do estado, que repassaria ao município R$ 2,5 milhões por mês como auxílio para a manutenção da unidade. A secretaria admitiu que o pagamento à empresa não está sendo feito desde abril, porque o governo do estado não faz o repasse do auxilio há seis meses.
•  De acordo com Secretaria de Saúde do Estado, “em abril de 2012, a prefeitura de Duque de Caxias solicitou ao governo do estado uma ajuda extra para o custeio. Foi assinado, portanto, um convênio – por meio da Resolução 301, publicada no Diário Oficial em 9/5/2012 - vinculando o repasse de R$ 33 milhões em 15 parcelas ao cumprimento de metas de atendimento. Foram repassados, inicialmente, R$ 6 milhões.
•  Ainda segundo a nota da Secretaria Estadual de Saúde, no último 2 de agosto, a secretaria emitiu programação de desembolso para repasse à unidade no valor de R$ 2,5 milhões; totalizando R$ 8,5 milhões apenas referente à resolução pactuada com a prefeitura [Resolução SES 301 de 13 de abril de 2012]. "Até o momento, no entanto, a prefeitura não vem apresentando as metas de produtividade de cirurgias ortopédicas, condicionantes ao repasse de verbas, motivo pelo qual este [repasse] está suspenso”, diz a nota.
•  A secretaria destaca ainda que “a situação em que se encontra o hospital [Moacyr do Carmo] é anterior ao convênio, apesar de a Secretaria de Estado de Saúde já ter repassado à prefeitura, para o funcionamento do  Hospital Doutor Moacyr  do  Carmo, mais R$ 40,5 milhões, de 2009 a 2012. E vem repassando outros valores para custeio de medicamentos e para a atenção básica”.
•  No comício em Duque de Caxias, quem acusou Eduardo Campos de ser Inimigo Público Nº 1 foi o deputado federal Washington Reis, que disputa o segundo turno com o também deputado federal Alexandre Cardoso, do PSB. Curiosamente, há poucos dias, o candidato socialista declarou que seu candidato
•  Convicto de que ganhará o segundo turno, o candidato Washington Reis já começou a montar o seu secretariado. A importantíssima secretaria de Desenvolvimento Econômico, encarregada da ponte do governo municipal com o empresariado, foi oferecida á Firjan, que indicará o titular para aquela pasta.
•  A concorrida reunião do  Conselho Empresarial Firjan/Caxias  realizada terça-feira (16), quando foi apresentado o documento “Visões de Futuro da Baixada Fluminense - área II”, um prognóstico do desenvolvimento da região nos próximos 5 a 15 anos,  teve a presença dos candidatos Alexandre Cardoso (PSB) e Washington Reis (PMDB), que disputam dia 28 o segundo turno em  de Duque de Caxias.
•  O  documento foi apresentado por Cristiano Prado, gerente da Área de Competitividade Industrial do Sistema FIRJAN e pelo especialista em competitividade e desenvolvimento, Riley Rodrigues, que falou sobre os potenciais e problemas do município.
•  “A região de Duque de Caxias vai concentrar grande parte dos investimentos do setor petroquímico e gás químico do estado, ativando vários setores da economia do município. Isso vai criar um crescimento populacional muito grande, mais empregos atraindo as pessoas, com isso são criados alguns desafios que tem que ser solucionados para que o crescimento econômico seja equilibrado com o desenvolvimento social”.
•  Os dois  candidatos tiveram uma hora  cada um, para apresentar suas propostas e discutir com os empresários as possíveis soluções para problemas crônicos que interferem no desenvolvimento industrial do município, como dificuldade no relacionamento com o governo, falhas no abastecimento de água, eletricidade, internet, gás natural, problemas na infraestrutura de transporte e habitação, a criação, preservação e adequação de distritos industriais.
•  “Duque de Caxias tem distritos industriais,  que precisam ser qualificadas com serviços de água, saneamento, tecnologia de informação, gás natural, acesso para empresas e trabalhadores”, disse Riley Rodrigues.
•  Alexandre Cardoso foi o primeiro a se apresentar e propôs uma integração com as universidades instaladas na região e a criação de um escritório de projetos para pleitear recursos de agências de fomento.
•   “Eu não conheço nenhuma empresa de Duque de Caxias que tenha alguma interação com as universidades daqui. Qual a empresa de Duque de Caxias que nos últimos 10 anos captaram recursos do BNDES ou de instituições de pesquisa? Uma cidade como a nossa tem que ter uma agência de captação de recursos, um escritório de projetos. Precisamos integrar a prefeitura com os cidadãos, empresas, universidades e instituições, como já é feito em Campinas e Curitiba, por exemplo”.
•  Já  Washington Reis falou sobre as ações de seu mandato como prefeito e deputado voltados para resolver problemas dos empresários, como a dificuldade no fornecimento de gás e da obtenção de licenças ambientais.
•   “No meu governo eu consegui autonomia no licenciamento ambiental. antes tínhamos que esperar quatro anos para o licenciamento na FEEMA que era objeto de ódio de qualquer empreendedor. Nós criamos a lei ambiental do município que permitiu 90% dos licenciamentos. A questão do gás é importantíssima para a cidade. Como deputado federal trabalhei no projeto do novo gasoduto da REDUC que vai até a Avenida Brasil passando por Vila Kennedy e vai aumentar a capacidade da CEG em 50%, acabando com a falta de gás”.
•  Em resposta ás demandas dos empresários os candidatos apresentaram propostas em comum de municipalizar o abastecimento de água, apontado como o principal problema do município, aumentar o número de estações de trem metropolitano, e construir novos acessos e viadutos para a cidade.
•  Elaborado entre julho de 2011 e agosto de 2012, o documento “Visões de Futuro” é o resultado da mobilização de mais de mil empresários, técnicos do Sistema FIRJAN e representantes do poder público e da sociedade organizada para definir caminhos possíveis, ou prováveis, que o estado do Rio de Janeiro poderá seguir, conforme as particularidades regionais, estabelecendo os principais motores de crescimento, as oportunidades e desafios no horizonte de 5 a 15 anos à frente.
•   “Esse tipo de discussão com os candidatos é essencial para a indústria. Isso permite que os empresários exponham seus pleitos, percebam como os candidatos pretendem lidar com os problemas da cidade e permitem que o setor empresarial possa dar contribuições para o desenvolvimento da região. É muito importante para o sistema FIRJAN promover esse debate e expor aos candidatos a sua visão” concluiu Cristiano Prado.
•  Para quem gosta de boa música, o Teatro Municipal Raul Cortez, no centro de Duque de Caxias, apresenta nesta sexta-feira (19), a Orquestra Resplandecer, uma das mais conceituadas Big Bands da cidade e  que pretende, mais uma vez,  emocionar o público com composições nacionais e internacionais regidas pelo maestro Eduardo Acioly. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

BAIXADA VERÁ A ÓPERA  DO MALANDRO
NO  TEATRO MUNICIPAL  RAUL CORTEZ

O festejado musical de Chico Buarque será apresentado no palco do teatro da Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, em montagem da Cia de Teatro Contemporâneo, cujo texto aborda a discussão de como o dinheiro pode influenciar no caráter de cada um, pois como disse o próprio Chico Buarque: "Na Ópera do malandro não há heróis, todos os personagens vivem em torno do capital”.
As apresentações serão neste sábado (20h) e domingo (19h), e os ingressos custam  R$30 (inteira), R$20 (inteira antecipada) e R$15 (meia-entrada) e a classificação é para maiores de 16 anos. Classificação 16 anos.
Para os baixinhos, o Raul Cortez oferece “AS FADAS DE ABRACADABRA”, com Texto e Direção de Celio Franco, tendo no elenco Elisa Caldeira, Isabele Brum, Celio Franco, Charles Viana e Jorge Gaia.

 No palco, magia, duendes, magos, bruxos e fadas... O espetáculo conta a história de duas fadas aprendizes, Ametista e Esmeralda, que resolvem se aventurar pela Floresta do Abracadabra.
 As apresentações serão neste sábado (20) e domingo (21), sempre às 16h. Os ingressos custam R$ 14 (inteira),  R$10 (inteira antecipada) e R$7 (meia) e a classificação é  Livre.

Nenhum comentário: