A TRANS-AMAPÁ E A LUTA
PELA REFORMA AGRÁRIA
PELA REFORMA AGRÁRIA
Numa imitação barata de JK, Washington Reis promete construir um Hotel 5 Estrelas no meio desse descampado por onde ele sonha abrir a "Trans-Amapá"
“Camponeses com armas nas mãos, defendendo suas terras e seu trabalho, são os principais personagens de “MEMÓRIA CAMPONESA”, um livro onde José Pureza, um dos fundadores e dirigente da Federação dos Lavradores e Trabalhadores Rurais do Estado do Rio de Janeiro, resgata algumas das mais importantes lutas do movimento camponês pré-64. “MEMÓRIA CAMPONESA” retrata a rica história de organização e lutas do movimento camponês e deixa claro a importância dos trabalhadores rurais no processo de transformação social, que há de fazer deste país uma terra de trabalho e de democracia”.
Esse texto é a “orellha” do livro de José Pureza, da Editora Zero (1982), organizado e prefaciado pela antropóloga Eliane Cantarino O'Dwyer, doutora-professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O livro abordava a resistência dos lavradores da Fazenda Penha-Caixão, em Xerém, por onde agora irá passar a “Trans-Amapá”. A fazenda foi um marco na campanha pela reforma agrária e símbolo da luta dos sem-terra nos anos 50 e 60. Agora, os tratores das empreiteiras vão enterrar, de vez, aquele marco de uma parte da conturbada e violenta História da Baixada Fluminense.
SEPE CONTINUA COBRANDO AS
PROMESSAS DO GOVERNADOR
Tão cedo, o caixeiro-viajante Sérgio Cabral não vai se livrar das cobranças do Magistério às promessas feitas durante a campanha de 2006. Nem a entrada em vigor da lei que instituiu o piso de R$ 950 para a categoria vai arrefecer a luta no Estado do Rio, pois os professores, da mesma forma que médicos, policiais e bombeiros, consideram seus salários defasados e desmoralizantes, principalmente pelo fato das vantagens que aparecem nos contra-cheques não valem para efeito de aposentadoria e licença médica. O SEPE está nas ruas, cobrando o cumprimento das promessas que Sérgio Cabra, com aval de Rosinha Garotinho, fez durante a campanha para o governo do estado.Esse texto é a “orellha” do livro de José Pureza, da Editora Zero (1982), organizado e prefaciado pela antropóloga Eliane Cantarino O'Dwyer, doutora-professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O livro abordava a resistência dos lavradores da Fazenda Penha-Caixão, em Xerém, por onde agora irá passar a “Trans-Amapá”. A fazenda foi um marco na campanha pela reforma agrária e símbolo da luta dos sem-terra nos anos 50 e 60. Agora, os tratores das empreiteiras vão enterrar, de vez, aquele marco de uma parte da conturbada e violenta História da Baixada Fluminense.
SEPE CONTINUA COBRANDO AS
PROMESSAS DO GOVERNADOR
GOVERNO INAUGURA HOJE POSTO
DE SAÚDE NO PARQUE LAFAIETEO governador Sérgio Cabral, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o secretário de Saúde de Duque de Caxias, Oscar Berro, devem inaugurar nesta segunda-feira (21), às 10 horas, a Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) do Parque Lafaiete. O Posto fica na Rua Joaquim Peçanha, nº. 1.532, e ocupa a antiga garagem da Limpater, responsável pela coleta de lixo na cidade nos anos 80 e 90. A UPA do Parque Lafaiete será a oitava aberta pelo Governo do Estado desde o dia 30 de maio de 2007, em plena crise em torno da epidemia de Dengue, que matou 152 pessoas no Estado, principalmente na Capital e na Baixada, inclusive Duque de Caxias. Desde então, foram inauguradas as da Maré, Irajá, Santa Cruz, Bangu, Campo Grande, Belford Roxo e Tijuca. Detalhe importante: o governo do estado foi responsável pelas obras civis, mas a administração e manutenção ficarão por conta da Prefeitura.
Sem verba para contratar pessoal para a Saúde, apesar do Orçamento de R$ 1,145 bilhão para este ano, a Prefeitura ainda não sabe com colocar em funcionamento o hospital Moacyr do Carmo, especialmente depois que o Ministério Público Federal ingressou com uma ação civil pública para que o Vasco da Gama cumpra o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado com o PMF, pelo qual se comprometeu a remover tudo que foi edificado no terreno de 485 mil metros quadrados cedidos pelo Governo Geisel ao clube de São Januário, ente a BR-040 e o espelho d’água da Baia de Guanabara, que é uma área de preservação ambiental permanente. O hospital ocupa uma faixa de 35 mil metros quadrados dessa área.
• O Movimento Ética na Política de Duque de Caxias, está convocando as pessoas de bem (não de bens), para a instalação do COMITÊ DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL nesta quarta-feira (23), às 10 horas, na sala 402 do Edifício Alvorada, na Rua Nunes Alves, 75, em frente a Catedral de Santo Antonio. O telefone para contato é 92085598, da irmã Ana Maria.
• Participam do Comitê a Diocese de Duque de Caxias, as Irmãs Catequistas Franciscanas e o Sindicato dos Bancários. Entre os convidados para a inauguração está o deputado Antonio Carlos Biscaia, do PT, ex-chefe da Procuradoria Geral do Estado e membro da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal.
• Washington Reis fez sábado uma movimentada caminhada pelo Centro de Duque de Caxias, o que demonstra que a participação de Duda Mendonça na sua campanha continua firme. Lá estavam centenas de ocupantes de cargos em comissão para garantir os seus empregos em 2009.
• Semana passada foram feitas duas reuniões preparatórias para “afinar o discurso”. A primeira, no Colégio Casimiro de Abreu, no Centenário, reunindo diretoras de escolas e pessoal de apoio da Secretaria de Educação, teve a participação especial do candidato a vice e ex-deputado, Gilberto Silva. Ali foram acertados os detalhes da participação na campanha de todos os ocupantes de cargos de chefia nas unidades da Educação.
• Uma segunda reunião, esta realizada nas dependências da Unigranrio, foi com o pessoal da Saúde. Lá estavam o Secretário Oscar Berro e o sub, Pedro Cirilo. Oscar Berro (foto)garantiu, na oportunidade, que Duque de Caxias tinha o melhor Sistema de Saúde do mundo e que todos ali presentes, ocupantes de cargos de chefia, deveriam arregaçar as mangas ir para as ruas anunciarem as boas novas.
• Na reunião com o pessoal da saúde, ninguém falou em falta de material (gaze, seringas e luvas) nos postos de saúde, nem nos hospitais, da recente epidemia de Dengue e suas milhares de vítimas, hospitalizadas ou mortas, na improvisada inauguração do novo Hospital, que ainda não tem equipamento, nem da morte de uma adolescente de 17 anos e de seu bebê por falta de atendimento na Maternidade de Xerém, muito menos da intervenção da Vigilância Sanitária do Estado naquela unidade.
• Na reunião com Gilberto Silva, ninguém discutiu os rumos da Educação, a baixa qualidade do ensino, os péssimos resultados na avaliação do Ministério da Educação, muito menos sobre a falta de incentivo para que os professores façam cursos de aperfeiçoamento, a começar pelos baixos salários, mesmo depois da incorporação dos abonos.
• Um veterano funcionário da Educação lembrou das reuniões que Zito faziam, com mais de um milhar de funcionários, em 2004, onde só o prefeito falava. Nem das reuniões de Secretários, onde só o discurso monocórdio de Zito imperava. Esse funcionários lembrou o já histórico desabafo do ex-secretário de Obras, Ilmar Moutinho Nunes, que o prefeita responsabilizava pela derrota de Laury por não ter aceitado a missão de disputar a sua sucessão.
• No final da reunião, quando Zito, mais uma vez, franqueou a palavra, veio a grande surpresa: pela primeira vez, um secretário queria falar, apesar de ser a última reunião do Secretariado depois de 8 anos de Governo. E Ilmar não deixou por menos, lembrando que, durante o seu Governo, Zito nunca ouvira a opinião de nenhum secretário, decidindo solitariamente sobre os rumos da sua Administração. Por esse motivo, pela falta de diálogo entre o prefeito e seus principais colaboradores, a derrota era inevitável.
• Para surpresa de todos, Zito concordou com a análise de Ilmar e reconheceu que a sua maneira de decidir tudo sem ouvir ninguém, como ocorrera na escolha de Laury Villar como seu candidato, fora a causa da derrota. Ele prometeu que, numa próxima vez, que poderá ser em 2009, vai mudar a sua maneira de governar, ouvindo mais e falando menos.
• Se as reuniões na Unigranrio e no COCA terão como resultado um empenho efetivo dos ocupantes dos milhares de CCs, inclusive os familiares de Washington Reis, na campanha, só saberemos quando o TRE divulgar o resultado do pleito de 5 de outubro. É bom lembrar que dinheiro ajuda, mas não elege ninguém. Do contrário, Maluf seria o presidente perpétuo do Brasil. Afinal, dinheiro ele tem. E muito! Como aquela personagem da TV, só ”lhe falta-lhe” o glamour!
• Zito também fez sua caminhada neste domingo. A concentração foi na Praça da Apoteose, na Vila São Luis, aonde Zito chegou acompanhado da deputada federal Andréa Zito e do seu vice, Laury Villar e percorreu diversas ruas do bairro. O tucano disse que o (seu novo) governo, que está por vir, será voltado para as famílias e a organização da ordem urbana.
• Zito também defendeu o uso da tecnologia e da globalização, com a ajuda dos vereadores, para a solução do graves problemas sociais do Município. “A luta não será fácil, mas temos muita fé e esperança no futuro”, afirmou Zito.
• O Brasil ficou mais triste e carrancudo com o desaparecimento de Dercy Gonçalves, uma das poucas figuras públicas que não se acovardava, nem se vergava diante dos que se consideravam “O Poder”. Com meia dúzia de desaforos, inclusive os mais cabeludos, ela dava o seu recado e colocava seu adversário no seu devido lugar: no chiqueiro!
• Outra perda lamentável foi o falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Rodoviários e um dos fundadores da CGT (Central Geral dos Trabalhadores) em Duque de Caxias nos idos de 60, Crassine de Almeida. Ele estava afastado das atividades políticas e sindicais há alguns anos e morava em Itabuna, na Bahia, onde sofreu uma queda e acabou falecendo em conseqüência de uma embolia decorrente da fratura.
9 comentários:
Pobre Zito.
Parece que todos lhe abandonaram.
Nunca vi uma caminhada tão vazia como a dele na Vila São Luiz.
Quem fez sucesso mesmo, foi a andréia zito, a nova banqueira de Duque de Caxias. Fui pedir a ela um empréstimo e ela me mandou para aquele lugar. Que falta de respeito com os seus correntistas que a elegeram.
Para o papai Zito emprestou R$ 700.000,00, para mim que votei nela para deputada, me mandou para aquele lugar.
Vão para onde a Dercy foi.
Comentários anônimos não são dignos de respostas.
Caminhada vazia??? Fui na casa de uma amiga na VSL e vi a caminhada do ZITO. Pouca gente?!?!?! Fala sério!
Sobre o emprestimo, o WR pode te ajudar. Pede a ele uma boquinha na PMDC, nas empresas dele ou no emprestimo que ele fez em nome da PMDC.
Sobre a Dercy Gonçalves, não gostava muito dela, mas respeito e bom e o povo gosta.
Muito bem lembrado, senhor Alberto, das reuniões do Zito, que, ao que parece, continua calçando sapato alto. Não entendeu que seu pupilo - o Laury - perdeu a eleição porque ele, Zito, mandava sozinho e não conversava com as pessoas do seu governo, a quem, como Hitler e Mussolini, impunha ordens, absurdas ou não.
Tanto que, no finalzinho do seu governo, um de seus braços-direito, o engenheiro Ilmar Moutinho Nunes, botou o ex-prefeito no seu devido lugar ao dizer tudo isso "olhos nos olhos".
O que falta para o Zito entender que o poder deve ser um processo de interatividade, e não ditadura.
Ele já pagou um preço alto por isso e parece não ter aprendido.
Estão comentando em outro blog na internet que esse Maravilha é baitola.
Confira a denúncia no blog
"http://novaduquedecaxias.blogspot.com", em postagem feita em 20 de julho.
Já tem até incentivos para ele assumir.
Maravila meu amor...........Vc aqui de novo fofo.....solta a franga filha que eu estou aqui para de dar o maior apoio.
Deixe fluir esse seu lado mulher que está adormecido dentro de você.
Bjs da Lola.
Maravilha meu amor...........Vc aqui de novo fofo.....solta a franga filha que eu estou aqui para de dar o maior apoio.
Deixe fluir esse seu lado mulher que está adormecido dentro de você.
Bjs da Lola.
Não se esqueça de se prevenir. Use camisinha!
Comentários anônimos não são dignos de respostas.
Quando quiser discutir sobre política eu volto.
Podem me chamar do que quiser... não to nem ai. Só não aceito ser chamado me bandido e mentiroso. Isso é para o WR e sua quadrilha.
Maravilhosa, não vá embora assim, vamos ficar com saudades.
Você é tão fofa e tão perto de ser feliz.....
Essa informação sobre a intenção de construir um hotel 5 estrelas em Amapá só pode ser piada.
É por essas e outras que nossa cidade é considerada uma terra de pobres ignorantes.
A quem o prefeito, secretário ou sei lá quem pensa que engana com essas imbecilidades?
Hotéis 5 estrelas são para regiões com potencial turístico e de infra-estrutura adequada, coisas que nem o centro de Duque de Caxias possui, ainda mais um local deserto, inóspito e insalubre como aquele.
O pior é saber que existem moradores que podem acreditar nisso.
Postar um comentário