TÁ FEIA A CRISE!
Apesar do que Lula e o Ministro Mantega afirmam nas entrevistas, a crise já bateu no Brasil, onde os bancos reduziram os prazos de financiamento, até para automóveis, e aumentaram os juros, principalmente nos cartões de crédito. (Foto: Beto Dias)

CPI DA MILÍCIA INVESTIGA
VEREADORES DA BAIXADA
VEREADORES DA BAIXADA
O presidente da CPI das Milícias, deputado Marcelo Freixo (PSOL), confirmou no fim de semana que, junto com a Secretaria de Segurança, está elaborando a lista de políticos do Estado suspeitos de terem

O deputado do PSOL lembrou que indícios do apoio de milícias a políticos da Baixada são relativamente novos, ao contrário do que ocorreu na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o envolvimento das milícias na vida política da Capital há oito anos. A lista de políticos suspeitos ainda não está pronta, mas, às vésperas das eleições, dois vereadores de Duque de Caxias, Quiel do Canarinho e Chiquinho Grandão, foram chamados para depor na CPI, mas disputaram a eleição sem nenhuma restrição, sendo que apenas Chiquinho Grandão (foto) conseguir se reeleger.
REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE
ACARRETA INELEGIBILIDADE
No julgamento de recursos apresentados por dois ex-prefeitos de Minas Gerais que disputaram as eleições deste ano “sub judice” após terem negados seus registros de candidatura em razão de irreg

Os registros dos candidatos a prefeito em Dores do Turvo, Otavio Maria de Oliveira (PSDB), e Nova Porteirinha, José Mendes Neto (PSDB) – mais conhecido como “Zé da Farmácia” -, foram impugnados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) porque as contas relativas às suas gestões foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e, posteriormente, foram aprovadas pelas Câmaras de Vereadores por maioria simples.
O artigo 31 da Constituição Federal prevê que a fiscalização do município seja exercida pelo Poder Legislativo municipal, com auxílio dos Tribunais de Contas, por isso cabe à Câmara dos Vereadores aprovar ou desaprovar as contas anuais dos prefeitos. Mas o mesmo artigo estabelece que o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas só pode ser desconsiderado por decisão de dois terços dos vereadores.
Ao final do julgamento, o ministro Marcelo Ribeiro ressaltou a importância das decisões.”Acho importante a Corte firmar que o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal acarreta inelegibilidade. Com isso, o TSE está mandando uma mensagem clara ao administrador público de que essa lei é para ser realmente observada”. As decisões foram unânimes.
TSE MUDA RESULTADO DA
ELEIÇÃO EM ITABORAÍ
Por quatro votos a dois, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheram recurso do candidato a prefeito no município de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Sérgio Alberto Soares (PP), garantindo-lhe o registro de sua candidatura. Como o recurso de Soares estava pendente de julgamento no TSE, os votos que ele recebeu no último dia 5 ainda não foram computados, mas sabe-se que ele recebeu o maior número de votos. As instâncias ordinárias da Justiça Eleitoral negaram o registro ao candidato em razão da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em mandato anterior como prefeito da cidade. Soares não teria comprovado a correta aplicação de verbas federais destinadas ao município por meio de convênios com órgãos da União.
De acordo com o ministro relator do recurso, Arnaldo Versiani, o candidato recorreu da decisão do TCU e seu recurso foi aceito, por isso o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) não poderia tê-lo considerado inelegível nos termos da Lei Complementar 64/90 (artigo 1º, inciso I, alínea g). O dispositivo legal estabelece que será considerado inelegível aquele que tiver suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. Versiani explicou que o pressuposto para a aplicação deste dispositivo é que a decisão seja irrecorrível. “Ora, se foi interposto recurso perante o TCU pelo candidato recorrente, e o TCU o admitiu como recurso de reconsideração, infere-se que a decisão jamais poderá ser tida como irrecorrível“, afirmou Versiani em seu voto. O ministro Joaquim Barbosa abriu divergência do relator e foi acompanhado pelo ministro Felix Fischer. Os ministros Cármen Lúcia, Aldir Passarinho e Marcelo Ribeiro seguiram o voto do relator.
• A Fundação Escola de Serviço Público (Fesp) lançou o Concurso Prêmio Professores Aulas Notas 10, que vai premiar 12 professores dos ensinos Fundamental e Médio das redes pública e privada, que desenvolverem práticas inovadoras de aprendizado. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial e está disponível no site www.fesp.rj.gov.br. As inscrições para a primeira etapa de classificação já estão abertas.
• Para o professor receber a recompensa de R4 3 mil, é necessário que a turma inteira seja aprovada na sua disciplina, para comprovar a eficácia do projeto. Os vencedores, além do prêmio em dinheiro e da publicação do livro, serão convidados a compor o quadro de consultores da Fesp e a contribuir com idéias junto a outros profissionais da rede estadual de ensino.
• E a “guerra” em Campos promete novos lances. Por ter, supostamente, perdido o prazo legal para a entrega dos documentos de desincompatibilização do candidato a vice, o médico Francisco Arthur de Souza, a candidata Rosinha Garotinho (PMDB) pode ter sua candidatura impugnada. O pedido foi entregue pela coligação Coração de Campos, do adversário da ex-governadora, Arnaldo Vianna (PDT). Eles pedem que os votos no primeiro turno de Rosinha não sejam contabilizados.
• Os advogados alegam ainda que há fraudes no documento enviado pelo vice de Rosinha ao TRE para que sua candidatura fosse homologada: aparentemente, o candidato teria se apresentado como “funcionária pública” em disputa pelo cargo de “vereadora”.
• De acordo com Antonio Maurício Costa, advogado da frente Coração de Campos, o protocolo do ofício encaminhado para a oficialização da candidatura do vice é de número 168.214, com data de 7 de julho de 2008. Já o pedido de desincompatibilização do Corpo de Bombeiros, datado em 4 de julho de 2008, está protocolado com o número 168.215. “Ou seja, o documento posterior possui protocolo anterior, o que é evidentemente impossível”, explicou Costa.
• A partir desta semana, a Secretaria de Saúde passa a divulgar relatórios das principais ações voltadas à prevenção e ao combate à dengue. Assim como o balanço dos casos notificados e confirmados da doença, os dados serão divulgados a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras.
• O novo relatório engloba as ações desenvolvidas em duas frentes distintas: Vigilância (inspeção e eliminação de reservatórios que possam se tornar focos do mosquito Aedes aegypti e disseminação de informação, tanto para os técnicos de saúde dos municípios quanto para a população) e Assistência (cuidados médicos). A Secretaria de Saúde ressalta que estas ações fazem parte de um plano de trabalho de combate à doença que vem sendo executado durante todo o ano, mesmo após o término do verão 2007/2008.
• O Instituto Histórico Vereador Thomé Barreto, da Câmara de Duque de Caxias, promove na próxima semana a mostra EXPOntânea IV, coletiva de artistas da Galeria Arte e Fato. O evento acontecerá no dia 30, às 15h30min, no Salão de Exposições do Instituto, à Rua Paulo Lins, 41, 25 de Agosto. Na ocasião, será realizado, também, o lançamento do livro “Foi Assim o meu Destino”, de Eci Moreira Lins.
• Os corpos artísticos do Theatro Municipal - coro, orquestra e balé - sairão em excursão pelo Estado do Rio de Janeiro em outubro e novembro, durante os primeiros meses de fechamento do Theatro para reformas, que o preparam para as comemorações do centenário, em 14 de julho de 2009. A ação integra a política de interiorização cultural da Secretaria de Cultura.
• O lançamento dos concertos itinerantes aconteceu dia 11, no 22º Batalhão da Polícia Militar, na Favela da Maré. A Orquestra do Theatro Municipal, sob a regência do maestro Jésus Figueiredo, tocou obras de Bizet, Rossini, Delibes, Bellini, Mascagni e Carlos Gomes. As bailarinas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa também participaram do evento.
• Resende será o terceiro município a receber o espetáculo com apresentação do corpo de baile quinta-feiera (23), no Teatro Acadêmico da AMAN, às 20h. Depois será a vez de Duque de Caxias, no dia 28, com Coro e Orquestra cantando no Teatro Raul Cortez e, encerrando o mês de outubro, o corpo de baile se apresenta em Três Rios, no Teatro Celso Peçanha.
• Em novembro, já estão confirmadas apresentações em Resende e Niterói onde a Orquestra e o Coro sob a regência, respectivamente, dos maestros Jésus Figueiredo e Maurílio Costa, dedicarão o programa trechos famosos de óperas e balés.
A VOZ DO POVO É. . .

FOTO: Beto Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário