DEMOLIDAS A MARRETADAS
Fregueses e comerciantes do Mercado Popular de Duque de Caxias viveram momentos de grande apreensão nesta quinta-feira, quando um grupo de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos chegou ao local, munida de marretas, tesourões e outras ferramentas com a finalidade de demolir três barracas. O secretário Ronaldo Amichi, conhecido como “Filé”, comandava o pelotão encarregado de remover três barracas que funcionavam no 4º piso do Mercado Popular, construído no Governo passado para abrigar os camelôs que ocupavam calçadas e praças da cidade. A maneira agressivas com que o Secretário determinou a derrubada de três barracas, que tinham os fundos para a Praça do Pacificador, irritou os comerciantes do local, chegando até a gritos e empurrões entre os funcionários e dirigentes da Associação de Lojistas do Mercado, que tem um contrato de comodato com a Prefeitura.Segundo dirigentes da entidade, o Secretário Ronaldo Amichi esteve no local na última sexta-feira, exigindo a retirada de três barracas, que estariam, segundo aquela autoridade, enfeiando a paisagem da Praça do Pacificador. Na segunda-feira, com o comércio fechado pelo “Dia do Comerciário”, o Secretário retornou e acusou os lojistas do local de serem vagabundos e traficantes. Ao meio dia desta quinta-feira, acompanhado de cera de 10 funcionários munidos de marretas e até tesourões, o Secretário determinou a derrubada da primeira barraca. Ante a reação dos presentes, ele acabou indo embora, prometendo voltar para “terminar o serviço”.
PETROLEIROS PODEM PARAR
POR TEMPO INDETERMINADO
Os empregados da Petrobras ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) rejeitaram a nova contraproposta apresentada pela empresa e poderão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (26), com a realização das assembléias da categoria em todo o país. O diretor de Administração e Patrimônio da FUP, José Maria dos Santos Nascimento, disse, em entrevista à Agência Brasil, que a segunda contraproposta apresentada pela Petrobras aos petroleiros foi rejeitada na própria mesa de negociações na terça-feira (20), quando seis integrantes do Sindipetro-RJ decidiram permanecer ocupando a sala onde ocorreu a reunião.“Essa segunda contraproposta foi ainda pior do que a primeira. Ela aumenta a descriminação contra os aposentados e pensionistas e causou revolta até entre os empregados da ativa. Por isso decidimos rejeitar a proposta na própria mesa de negociação e ocupar a sala de reunião, repetindo dezembro de 2007 quando lá ficamos por 11 dias”, disse.
Um dos pontos mais importantes da pauta de reivindicações da FUP é a suspensão das punições impostas pela Petrobras à parte da categoria que aderiu à última paralisação. Eles querem ainda a reposição com base no índice do custo de vida do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de 3,75%, ganho real de 10% e produtividade de 5,1%.
A FUP representa 12 dos 18 sindicatos ligados à estatal (com cerca de 32 mil trabalhadores) que atuam em bases importantes de distribuição, refino e produção – inclusive as plataformas da Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro, região responsável por mais de 80% de toda a produção nacional de petróleo, hoje da ordem de 2 milhões de barris de petróleo por dia.
Sobre a ocupação da sala da reunião, a Petrobras disse, por meio de nota, que ao término da reunião de apresentação de nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2009 na noite de terça-feira, com a presença de 53 representantes sindicais, seis sindicalistas decidiram permanecer acampados no local.
RÁPIDAS
No momento em que a crise resultante do pedido de demissão da Secretária de Cultura ainda não foi devidamente explicado e absorvido, a
ação truculenta do Secretário de Transportes e Serviços Públciso para remover três barracas do interior do Mercado do Popular (foto), obra emblemática do ex-prefeito Washington Reis, só serviu para azedar as relações do prefeito com os camelôs.• Pedindo para não ser identificado, um camelô, que trabalha nas ruas do centro há mais de 20 anos, chamou a atenção para a incrível coincidência da ação do Secretário de Serviços Públicos ocorrer exatamente na última sexta-feira, logo depois de confirmada a permanência da Secretária Ana Jansen.
• No início do Governo, a Secretária de Cultura visitou o Mercado Popular e pediu a Zito a transferência da sua Secretaria para aquele prédio, na valorizada esquina da Av. Presidente Kennedy com a Av. Dr. Manoel Teles e em frente ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, subordinado àquela pasta.
• A desculpa de que a retirada de três barracas do 4º Pavimento era por questões estéticas (elas tem os fundos voltados para a Praça do Pacificador) não enganam nem a uma criança que acaba de entrar no Pré-escolar.
• Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) realizaram
uma operação, na manhã desta quinta-feira, nas Favelas do Lixão e Vila Ideal, em Duque de Caxias. Na ação, os agentes apreenderam dois fuzis: um Ruger calibre 556 e um M16, também de calibre 556, e 180 munições do mesmo calibre. Durante a incursão houve troca de tiros e os marginais conseguiram fugir.• De acordo com o titular da especializada, delegado Deoclécio Assis, agentes de sua equipe receberam uma informação que os traficantes Paulinho e Coroa teriam assumido o controle do tráfico de entorpecentes naquelas comunidades. Eles estariam ocupando o lugar do traficante Joãozinho, morto recentemente em confronto com a polícia na comunidade Vila Ideal. A autoridade policial revelou também que, além de traficar, os bandidos estavam praticando roubos de cargas na localidade.
• O ex-presidente da República, Itamar Franco, foi submetido a uma cirurgia
de próstata para redução de nódulo local, na manhã desta quinta-feira (22), no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. De acordo com o boletim médico, a operação transcorreu sem problemas e nenhum tratamento adicional será necessário.• Os médicos que assistem o ex-presidente, Miguel Srougi e Roberto Kalil, são os responsáveis pelo tratamento do vice-presidente, José Alencar e também da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Não há previsão de alta.
• Em sua segunda edição, o Índice de Confiança do Judiciário (ICJ), medido pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicou uma piora no sentimento da população em relação à atuação do Poder Judiciário brasileiro. Numa escala que vai de 0 a 10, as instituições que compõem este segmento social receberam 5,6 pontos, no terceiro trimestre ante uma avaliação no trimestre anterior de 5,9 pontos, uma queda de 5%.
• A sondagem foi feita com 1.616 entrevistados de sete regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília, e Porto Alegre). Os dados mostram, principalmente, que o público considera o andamento dos processos muito demorado e a abertura de ações muito cara, destaca o professor da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo De Losso, um dos elaboradores do trabalho.
• “A população desconfia bastante do Judiciário brasileiro em várias dimensões entre elas uma bem objetiva refere-se ao custo e tempo de tramitação do processo, custo de entrada na Justiça e também acesso ao Judiciário de alguma forma. Além disso, tem uma percepção de imparcialidade, de honestidade, capacidade de resolução de conflitos bastante questionáveis”, assinalou ele.
• Segundo a professora da Escola de Direito da FGV, Luciana Gross Cunha, coordenadora da pesquisa, os números mostram que o custo de um processo é alto para a média da população brasileira. Ao analisar o resultado do levantamento em relação ao segundo trimestre, o “que mais nos chama a atenção é que houve uma piora, principalmente, no que diz respeito ao índice de percepção”, salientou.
• Para ela, isso pode ser justificado pela maior visibilidade do Poder Judiciário em razão da atuação do Conselho Nacional de Justiça, “o que leva a uma sensação do mau funcionamento do Judiciário maior”, complementou.
• A Polícia Civil divulgou quarta-feira (21) que o foragido da Justiça, Anderson de Abreu Vieira, foi preso por agentes da 59ª (Duque de Caxias). O criminoso estava condenado a 23 anos de reclusão pelo crime de latrocínio, em 2002. Anderson cumpriu parte da pena e foi beneficiado com o regime semi-aberto, mas quando saiu do presídio, não retornou. Seu benefício foi cassado e Anderson foi preso novamente, em sua residência, no bairro Centenário.
• A deputada Andreia Zito, membro da Comissão Especial destinada a analisar a proposta de Emenda a Constituição – PEC 300 de 2008, requereu a realização de uma Audiência Pública no Rio de Janeiro para discutir o assunto. A PEC 300/2008 estabelece que a remuneração dos policiais militares e dos bombeiros dos estados não poderá ser inferior à da polícia militar e a do corpo de bombeiros do Distrito Federal, aplicando-se também aos inativos e pensionistas.
• Para essa audiência pública estão sendo convidados: o Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, o Comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Associação dos Oficiais Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar de Estado do Rio de Janeiro, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, todos os deputados estaduais.
• No Distrito Federal o último concurso aberto para o cargo de soldado 1ª classe da PM e do Bombeiro, o piso da categoria após o curso de formação, estabelecia uma remuneração inicial de R$ 4.056,59, enquanto no Rio de Janeiro este mesmo profissional da segurança recebe uma remuneração de R$ 900,39. Esta discrepância é, no mínimo, indecente. Discutir e lutar pela aprovação da PEC 300 representa buscar uma alternativa concreta de valorização das corporações e, portanto um caminho para a garantia de um Rio de Janeiro seguro para a população e para aqueles que nos visitarão”, declara a deputada Andreia Zito.
• “ O Rio de Janeiro ocupa hoje um lugar de destaque na mídia internacional já que sediará os dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a Olimpíada em 2016. Em contra partida os policiais militares do estado do Rio de Janeiro recebem hoje a pior remuneração do Brasil, comparando-os às demais corporações. aprovação da PEC 300 representa buscar uma alternativa
concreta de valorização das corporações e, portanto um caminho para a garantia de um Rio de Janeiro seguro para a população e para aqueles que nos visitarão”, declara a deputada Andreia Zito.
• A cantora zélia Duncan eletrizou a Câmara de Duque de Caixas nesta
• Acompanhada por Wantuir e pela bateria da Grande Rio, Zélia Duncan encerrou a festa com chave de ouro interpretando a canção do mestre Gonzaguinha, “O que é o que é”.
• O empresário Ronaldo de Lima, fundador da ONG Viva a Vida, que dá assistência a diversas instituições sociais de Duque de Caxias, encontrou uma
maneira curiosa de comemorar o seu 50º aniversário: fazendo um churrasco e cobrando ingressos.• Com apoio de amigos da Maçonaria do Rotary Club, Ronaldo lotou um caminhão de cestas básicas, que eram vendidas a R$ 10 reais, valor do convite para comer e beber na sua festa, realizada no último sábado.
• As cestas, adquiridas pelos seus amigos, foram distribuídas entre o Lar de Narcisa e Abrigo Thiago Felix, instituições de Duque de Caxias que amparam crianças e jovens carentes. Apesar da chuva, os amigos do Ronaldo não resistiram ao seu convite e muitas cestas foram doadas às duas instituições. Até a bateria e passistas da Grande Rio apoiaram a feliz iniciativa.
(DES) ORDEM URBANA
O flagrante registra o momento em que um Guarda Municipal, com uma mota da corporação, passa pela Av. Presidente Tancredo Neves (antiga Itatiaia) sem se importar com o flagrante delito dos carros estacionados na calçada e o drama de uma mulher que precisou disputar um pedado do asfalto com os carros e a própria moto. Esta semana, já mostramos o veículo de uma auto escola estacionado bem em frente a uma placa que indica a proibição de estacionar. Esses flagrantes confirmam que o badalado “Choque de Ordem” anunciado pelo prefeito logo depois da posse foi apenas mais uma promessa de campanhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário