SINAL DA BANDA LARGA
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está instalando equipamentos em casas de voluntários que irão monitorar a qualidade do serviço de banda larga prestada pelas operadoras

Os equipamentos irão monitorar a qualidade da rede por três meses, verificando também o atendimento aos usuários. Durante esse período, os voluntários não poderão usar o serviço de banda larga para fins pessoais. Souza estima que até o final do ano os 100 equipamentos programados já estarão instalados em sete das principais capitais do país. “A gente quer verificar como está o serviço real da operadora. Nós temos condições de medir com bastante precisão isso”, afirmou o chefe da Divisão de Metrologia em Telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Souza.
A expectativa é divulgar os resultados no início de 2010. Ele ressaltou, contudo, que o trabalho não tem característica de fiscalizção. “Ou seja, não vai aplicar uma multa”. A finalidade é mostrar a qualidade do serviço que está sendo prestado. “É mais um cunho informativo”.
Até a primeira metade do ano que vem, Souza espera que seja iniciada a segunda fase do estudo, abrangendo a banda larga móvel. O estudo deverá ocorrer em sete ou oito capitais brasileiras. A metodologia será apresentada em breve às operadoras. “Todo esse processo é muito transparente, muito claro e formal”, afirmou Souza.
BAIXADA TERÁ JORNADA
DE DIREITOS HUMANOS
A ComCausa - em parceria com mais de 50 militantes, instituições, centros acadêmicos e apoio do poder público - realizará desta terça (1) e até o dia 11, a “II Jornada Baixada de Direitos Humanos”. A finalidade é dar visibilidade às iniciativas que atuam para a valorização da vida e a

A ‘Jornada Baixada’ acontecerá em 10 municípios da região com atividades socioculturais, palestras, debates, festas e exposições em espaços privados, públicos e nas ruas da região da Baixada.
As atividades serão realizadas - de 01 até 10 de dezembro - de maneira autônoma pelos parceiros, mas ligadas pelos temas e princípios que norteiam os direitos humanos.
Encerramento da ‘Jornada Baixada’ será no dia 11 com uma grande festa em Mesquita
RÁPIDAS
● O Decreto 41.921/09, do Poder Executivo, que institui o Plano Diretor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios, na Ilha Grande, município de Angra de Reis, é inconstitucional. A consideração foi feita durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa sexta-feira (27), pelos deputados do colegiado.
● De acordo com o deputado Alessandro Molon (PT), a inconstitucionalidade do decreto se dá pelo fato de que o artigo 225 da Constituição Federal determina que a desafetação ou redução dos limites de uma Unidade de Conservação só pode ser feita mediante lei específica.
● “Vou entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) contra essa lei, além de propor que a Casa revogue o decreto e, através da proposta do Decreto Legislativo 24/09 de minha autoria, suste os efeitos dele”, declarou o parlamentar.
● A procuradora da República Daniela Massat Vaz, de Angra dos Reis, concordou que há, de fato, inconstitucionalidade no Decreto 41.921 e fez outras críticas à norma. “Qualquer cidadão, mesmo não sendo técnico, pode ver que esta norma traz impactos negativos ao meio ambiente, pois facilita a especulação imobiliária”, argumentou a procuradora, esclarecendo que as determinações contidas no documento flexibilizam as ocupações, tornando parte da APA edificável.
● A professora Ana Maria Santiago da Universidade Estadual do Rio (Uerj) disse que o Conselho Consultivo da APA de Tamoios não foi ouvido durante a formulação do decreto. “Estamos nos manifestando contra o decreto, pois nem acesso aos estudos, técnicos e acadêmicos, tivemos. Além disto, o documento abre margem à privatização de áreas ambientais da região”, defendeu.
● A disputa Cabral x Garotinho esquentou nos últimos dias. Primeiro, o
● O mais novo atrito foi a notícia de que o Governo da Suíça vai devolver os cerca de US $ 30 milhões que a quadrilha comandada pelo fiscal de rendas Rodrigo Silveirinha mandara para aquele paraíso fiscal, será devolvido ao Governo do Rio.
● Garotinho diz em seu blog que, apesar do governador de Pernambuco e presidente

● Depois de ameaçar com processos os comerciantes que permitem a i

● Os moradores da Rua Barão do Triunfo, na parte alta do 25 de Agosto, estão eufóricos diante dos boatos de que o deputado Alexandre Cardoso comprou a casa que fora do ex-deputado Messias Soares.
● Se o fato for verdade, significa que a Cedae vai melhorar o abastecimento de água naquela rua, pois não ficaria bem para o deputado receber seus amigos e correligionários numa casa sem água.

● Pelo visto, o “Baixada Digital” segue o mesmo padrão de baixa qualidade dos CIDs – Centros de Inclusão Digital – que Alexandre Cardoso prometeu instalar no Governo de Washington Reis. Do total de 40 (Nº do PSB), pouco mais de 20 CIDs chegaram a ser instalados mas deixaram de funcionar depois das eleições de 2008.
● O Jornal O RELATO, fundado em 1985 pelo Movimento Leonel de Moura
● Uma outra matéria trata da ação da Secretaria de Serviços Públicos, que proibiu um deficiente físico de continuar com sua barraca no calçadão da Av. Nilo Peçanha, onde recebia a ajuda de um filho, também deficiente. Como a reação da opinião pública foi muito forte, a Secretaria de Serviços Públicos recuou, mas proibiu pai e filho de atuem num mesmo local. E o Governo chama essa ação truculenta e arbitrária de “Choque de Ordem”!
DESORDEM URBANA SELETIVA

Nenhum comentário:
Postar um comentário