quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

BAIXADA URGENTE

FOTÓGRAFO DA PREFEITURA
É PROIBIDO DE TRABALHAR


Um fato inusitado marcou a inauguração, pela segunda vez este ano, do projeto Baixada Digital em Duque de Caxias. O fotógrafo George Fant, que integra a equipe de fotógrafos da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, foi proibido de trabalhar durante a solenidade. A barração partiu da Assessora Ana Paula, que acompanhava Sérgio Cabral. Esse não
é o primeiro incidente envolvendo assessores do goveranador em solenidade oficial no município. Como lembrou a Nota Oficial distribuída pela Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF), no dia 30 de março, durante a cerimônia de inicio das obras do Museu da Vida, promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, a assessoria do governador barrou a entrada do vice-prefeito, o médico Jorge Amorelli no local do evento, o antigo Fórum na Praça Roberto Silveira. E o prefeito Zito não reagiu à altura à afronta sofrida pelo vice-prefeito. Na mesma cerimônia, foi barrada a vereadora Leide, 2ª vice-presidente da Câmara Municipal, bem como as vereadoras Fatinha, líder do Governo, e Juliana Fant Alves, conhecida como Juliana do Táxi, mas o Legislativo também não reagiu. Por estranha coincidência, o fotógrafo barrado no palanque do governador é tio da vereadora Juliana.
Esse comportamento arbitrário da assessoria do governador é revelador do pouco apreço que ele tem pelas regras de convivência numa sociedade democrática. Embora tenha diploma de jornalista, Sérgio Cabral é um escravocrata que nasceu com um Século de atraso e que continua empunhando o chicote, como se ainda fosse um senhor de escravos. E os nossos políticos continuam a aceitar as chibatadas sem qualquer reação, numa vergonhosa cumplicidade com as diatribes do governador escravocrata!

CPI DA ALERJ CONVOCA
EX-SECRETÁRIOS DO TCE

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa criada para
investigar fatos relativos a denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado já indiciados pela Polícia Federal, realiza reunião nesta quinta-feira (03), às 10h, para ouvir o ex-secretário de Planejamento do TCE, Horácio de Almeida Amaral, e o ex-secretário Geral das Sessões, Mauro Henrique da Silva. Atualmente, ambos são assessores do conselheiro José Gomes Graciosa, um dos indiciados pela Polícia Federal que investiga as denúncias de vendas de sentença em favor de prefeitos do interior. Rosinete Policarpo da Costa, outra assessora do conselheiro, também foi convocada para esta próxima reunião.


RÁPIDAS

● O governador Sérgio Cabral e o prefeito Zito inauguraram, nesta quarta-feira, a primeira fase do, projeto Baixada Digital, que pretende, a partir do
investimento de cerca de R$ 3 milhões, facilitar o acesso à internet em banda larga sem fio. Nesta primeira fase do projeto, o Governo promete que o sinal vai chegar a 60% da população de Duque de Caxias (Foto George Fant/PMDC).
● “Esse é um grande avanço para a Baixada Fluminense. Hoje, estamos dando um pulo em qualidade, trabalhando para que a juventude entenda que temos um compromisso. Estamos recebendo do Governo do Estado a certeza de que somos verdadeiramente respeitados”, frisou Zito.
● O governador inaugurou o sinal sem fio de um palanque na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, de onde conversou em tempo real, usando o programa skype, com o pró-reitor de extensão da UFF (Universidade Federal Fluminense), Fábio Barbosa Passos.
● “Começamos com Copacabana, já estamos no Dona Marta, na Cidade de Deus, Ipanema e Leblon, e agora na Baixada Fluminense, permitindo que moradores e turistas possam desfrutar de graça do acesso à internet em uma velocidade impressionante”, explicou Sérgio Cabral.
● Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, foram instaladas cerca de 40 antenas, fixadas em sinais de trânsito, pelas esquinas e no alto dos prédios. O sinal da Internet transmitido é captado por uma antena na casa de cada morador.
● O usuário deve conseguir enxergar a antena da rede da Baixada Digital ou estar a um quilômetro dela. A partir daí, ele deve orientar a antena da sua casa no sentido da torre. Com auxílio de alguém que está dentro da casa, ele conecta o cabo da antena ao computador e vai verificando se o sinal está melhorando ou não, como se fosse um sinal de televisão“, explica o coordenador o projeto, Franklin Dias Coelho.
● O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, também lembrou que a segunda fase do projeto vai começar no início do ano que vem e beneficiará mais 1,3 milhão de moradores, alcançando toda a extensão da Baixada. “A previsão é que o sinal gratuito da internet esteja liberado, nesta segunda fase, até o fim de abril de 2010”, afirmou o secretário.
● A CPI das Crianças Desaparecidas da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento da deputada Andréia Zito (PSDB-RJ), a relatora da Comissão, para acompanhar na 32ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (3) a partir 14h30h, o julgamento de Fernando Marinho de Mello, suspeito do seqüestro de Larissa Gonçalves Santos.
● Larissa Gonçalves Santos, 11 anos, foi seqüestrada dentro de sua casa em São Cristóvão (RJ) em 31 de janeiro de 2008. Testemunhas apontaram como suspeito da autoria do seqüestro o mesmo homem que em 22 de dezembro de 2002 foi apontado por testemunhas como autor do seqüestro de Thaís de Lima Barros, 09 anos, levada de uma feira-livre em Vila Kennedy (RJ).
● Fernando Marinho de Mello é apontado como suspeito no desaparecimento de 14 crianças e adolescentes. Segundo informações da família de Larissa, a criança estava sozinha em casa com um primo de 8 anos, na Barreira do Vasco, quando foi seqüestrada.
● Testemunhas teriam dito que o suspeito entrou na casa alegando que ia consertar uma TV e um rádio, pedindo que ela entrasse no carro com ele. De acordo com um taxista, os dois desceram na Rua Uruguaiana, perto do Camelódromo, onde um ambulante teria visto a menina mordendo o braço do homem.
● O julgamento do suspeito do seqüestro de Larissa é resultado de 08 anos de investigações do Portal Kids, instituição responsável pelo Projeto Mães do Brasil, de apoio psicossocial e jurídico a famílias de crianças desaparecidas.
● A relatora da Comissão vai acompanhar o julgamento em representação à Comissão. “O réu é suspeito de vários desaparecimentos, é uma oportunidade para a CPI procurar entender as causas que levam pessoas a cometerem este tipo de delito. Também vamos tentar sondar o destino destas crianças”, afirma.
● A Câmara realiza nesta quinta-feira (3) a quinta edição da EXPOntânea, uma exposição coletiva de artistas que compõem a galeria Arte e Fato. A exposição será realizada no Salão de Exposições do Instituto Histórico, com previsão de abertura às 16h30.
● Na ocasião, será lançado o livro “Coronel Elyseu e o seu tempo”, obra de Elyseu de Alvarenga e do historiador Rogério Torres. A exposição é gratuita e ficará aberta ao público, sempre das 10 às 16 horas, até o dia 11. A Câmara Municipal fica na Rua Paulo Lins, 41, no bairro 25 de Agosto.

NOTA DA ABI DIZ QUE EXPULSÃO
DE FOTÓGRAFO LEMBRA DITADURA

A propósito da expulsão do palanque do governador do fotógrafo George Fant, feita por dois seguranças do Palácio Guanabara por ordem da assessora Ana Paula, do Gabinete de Sérgio Cabral, a Assessoria de Imprensa do governador emitiu uma nota oficial, afirmando que esse é o procedimento padrão no exercício de sua função. “É assim com o governador e com varias autoridades, dependendo do espaço destinado a imagem. Isso é uma forma, inclusive, de garantir a foto oficial e de evitar tumultos” conclui a nota, assinada por Valéria Blanc.
Em resposta a denuncia feita pelo jornalista Carlos Bezerra, presidente da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF), o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo, enviou uma nota ao Palácio Guanabara, comentando a declaração de Valéria Blanc, cujo teor é o seguinte:
- Recebemos protesto contra a proibição de fotografias, hoje, em solenidade oficial em Duque de Caxias. A ABI teme que o “procedimento padrão” adotado seja restritivo da liberdade de acesso à informação, que integra a liberdade de imprensa. Também a ditadura militar tinha a preocupação de “evitar tumultos”.

Nenhum comentário: