domingo, 17 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

GEÓLOGOS DO DRM VISITAM
ÁREAS DE RISCO EM CAXIAS
A pedido da Defesa Civil do município, geólogos do Departamento de Recursos Minerais, órgão que realiza o serviço Geológico do Estado, realizaram vistorias encostas de Duque de Caxias em áreas de deslizamento provocadas pelas chuvas dos últimos dias. “Estamos trabalhando com a prevenção do risco geológico, para que possamos diminuir estes acidentes e suas consequências negativas sobre a população”, declarou o coronel Ronaldo. Reis, coordenador da Defesa Civil, que acompanhou os técnicos e os geólogos,
A avaliação no bairro Gramacho foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Obras. Na Rua Sepetiba, os geólogos constataram que as quedas de barreiras ocorreram devido à desestabilização das encostas, provocadas pelo peso das casas construídas em locais inadequados e pela intensa chuva que atingiu o município. O coordenador da Defesa Civil acrescentou que “é preciso investir na educação da população no que diz respeito ao lixo, que provoca entupimento nas galerias de escoamento de águas pluviais, rios e valões”.
Durante a visita, o geólogo Cláudio Amaral, concluiu que o grande vilão do deslizamento de encostas é a ocupação desordenada e a falta de orientação técnica, com critérios e acompanhamento especializado na elaboração e instalação dos loteamentos. “Para aprovação de um loteamento, deve-se exigir orientação técnica para o corte de morros e outras intervenções”, declarou Cláudio Amaral. O deslizamento acontece por motivos diversos, como descaso com regras básicas de construção, ocupação desordenada, canaletas de drenagem ausentes ou mal projetadas, além daqueles casos nos quais há influência direta da geologia local, que favorece os deslizamentos, explicou Marcos Machado, do Departamento de Recursos Minerais.
Os técnicos vão elaborar relatórios detalhados, que serão enviados à Prefeitura, incluindo sugestões adequadas a cada caso. Nesta segunda (18), a equipe do DRM/RJ vai vistoriar outros locais atingidos pela chuva em Caxias. (Foto: Edmilson Muniz)

NOVO JORNAL CRESCE COM
O PROGRESSO DA BAIXADA
Lançado em outubro, o jornal “CAPITAL – Mercado & Negócios” foi o primeiro veículo impresso da Baixada direcionado para a cobertura do noticiário de interesse das empresas sediadas na região, com foco especial sobre os empreendedores, aqueles empresários que investem no presente de olho no futuro da nossa economia. Com circulação dirigida e distribuído gratuitamente nos principais bairros de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados e Magé, o novo jornal logo despertou o interesse não só dos leitores, mas também dos empresários da região, que viram no novo veículo um canal de divulgação de seus projetos e de suas reivindicações. Com noticiário sempre atual, com colunistas de primeira categoria, “CAPITAL” logo se transformou, também, num empreendimento de sucesso. Com apenas três meses de circulação como mensário, o mercado exigiu e, a partir desta segunda (18), “CAPITAL” passará a ter circulação quinzenal, com a sua distribuição sendo feita nos mesmos moldes de suas edições anteriores.
O crescimento do “CAPITAL” acompanha e divulga a chegada de novas empresas na Baixada, região que vem se tornando o destino final de capitais de todo o mundo. Hoje, é perfeitamente natural que as empresas busquem profissionais que falem outras línguas além do português, não sendo mais novidade a entrada de empresas americanas, inglesas, espanholas, francesas, italianas e até chinesas no mercado produtor da Baixada. A criação do pólo Gás Químico de Campos Elíseos, como fonte de matéria prima para diversos ramos industriais, e a expansão da REDUC vêm atraindo empresas de todo o mundo, que agora investem também no mercado imobiliário, uma das áreas que mais cresceram na região nos dois últimos anos, um claro reflexo da estabilidade econômica e política do País, que hoje goza de confiança do mercado internacional. No comando do CAPITAL, está o publicitário Marcelo Cunha. O jornal dá mais um passo ousado em apenas três meses de existência, passando este mês de mensal para quinzenal. Não seria exagero afirmar que “CAPITAL” é, hoje, um veículo à altura da importância política e econômica da Baixada, uma locomotiva que segue puxando a economia fluminense.


RÁPIDAS

· Continuando a construção da sua nova imagem, a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias vai ganhar um Coral, que será formado por funcionários do Legislativo, inclusive o seu regente, convocados pelo vereador Mazinho, presidente da Casa, para compor o mais novo grupo dedicado ao canto da Baixada. A adesão surpreendeu Mazinho, que agora estuda uma forma de recompensar, financeiramente, o esforço e a dedicação desse grupo. A estréia, em noite de Grande Gala, deverá ser no Teatro Municipal Raul Cortez.
· O blog atingiu na manhã de quinta (14) a marca dos 425 mil acessos. E o número correspondeu ao acesso da Assessora de Imprensa da Câmara, Cecília Rodrigues, que deixou um emocionado comentário sobe a morte da médica sanitarista Zilda Arns, coordenadora há 27 anos da Pastoral da Criança, reunindo mais de 250 mil voluntários. A Pastoral já atendeu a mais de dois milhões de gestantes e crianças de Zero a seis anos em todo o País. Zilda Arns morreu em conseqüência de um terremoto quando fazia uma palestra para cerca de 150 religiosos numa Igreja de Porto Príncipe, capital do mais pobre país da América, para a criação de Pastoral da Criança do Haiti.
· Recém eleito para a presidência da 2ª Subseção da OAB em Duque de Caxias, o advogado Geraldo Menezes (foto) surpreendeu
seus pares quando, na quinta (14) anunciou a sua renúncia, pois assume nesta segunda (18) um importante cargo no Secretariado da Prefeitura de Teresópolis, onde reside há muitos anos.
· Ao saber da inesperada renúncia, um advogado que apoiara a chapa da oposição, liderada pela Dra. Marlene D’Almeida, ex-presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, lembrou que Geraldo Meneses, para escapar da impugnação da sua chapa, havia pedido, no final do ano passado, demissão do cargo de Subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias.
· Ainda segundo esse advogado, o estatuto da OAB proíbe que seus dirigentes ocupem cargos demissíveis “Ad Nutum”, como os de Secretários e Subs, na administração pública, em qualquer nível, pois não teriam a independência necessária para administrar um conflito entre um advogado e o governante, como era o caso de Geraldo Menezes.
· Com a renúncia, a presidência da OAB/Caxias já está sendo ocupada pela advogada Marta Dantas, que já fora vice de Geraldo no mandato anterior. Pelo visto, as mulheres continuam conquistando, com muita luta e determinação, postos que até bem pouco tempo eram hereditariamente ocupados por homens. Em outubro, por exemplo, duas mulheres, Dilma Rousseff e Marina Silva, devem disputar a Presidência da República.
· Alvo de constantes críticas devido aos altos índices de reprovação e denúncias de fraude, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou ontem (17) que, a partir de agora, o seu exame jurídico, para aqueles que querem atuar na profissão, será realizado de forma nacional. A prova da OAB será a mesma nas 27 seccionais da ordem no país.
· O presidente Nacional OAB, Cezar Britto, comemorou a mudança, uma promessa de sua gestão. Por meio de nota, Britto afirmou que a mudança tornará o exame da OAB mais eficaz. No formato atual, os índices de reprovação do exame variam entre 60% e 70%.
· “Hoje é um dia histórico porque nasce o mais abalizado instrumento de análise, controle e fiscalização dos cursos de direito no país. A OAB, O MEC [Ministério da Educação] e a sociedade terão agora um instrumento eficaz para combater a ganância e a mercantilização do ensino jurídico”, disse o presidente da OAB, em nota.
· Além da dificuldade em modificar o seu Secretariado em ano eleitoral, Zito ainda terá de enfrentar um outro problema, envolvendo o seu Secretário de Trabalho, Jorge Cezar, do PDT, e a jornalista e atriz Silvia Mendonça, também do partido fundado por Brizola.,
· Nomeada para um cargo em comissão na Secretaria de Governo, Silvia Mendonça foi colocada à disposição da Secretaria de Trabalho, onde deveria assessorar Jorge Cezar. A postura crítica que a pedetista sempre assumiu na discussão dos projetos da Secretaria incomodava o titular da pasta.
· Ao invés de propor ao prefeito a substituição da assessora que julgava inconveniente, Jorge Cezar encaminhou expediente ao Secretário de Governo, Mário Vasconcelos, propondo simplesmente a exoneração da companheira de partido.
· Como todos os atos do Governo são secretos, pois 99% da população de mais de 800 mil habitantes de Duque de Caxias, em plena Era da Informática, não tem acesso ao Boletim Oficial da Prefeitura, Silvia Mendonça só tomou conhecimento da sua exoneração em dezembro, quando foi ao banco receber o 13º salário. Além de ficar sem essa gratificação, Silvai também ficou sem o salário do mês, pois sua exoneração havia sido assinada por Zito no início de dezembro.
· Tal e qual as vítimas das enchentes do “Reveillon”, Silvia Mendonça também não conseguiu, até agorfa, falar com o prefeito sobre a sua situação funcional. E tudo que Zito não precisava no momento é que o racha no PDT afete o seu governo em ano que tem duas metas possíveis, mas muito difíceis de alcançar: reeleger a filha, Andréia Zito, deputada federal, e garantir uma cadeira na Assembléia Legislativa para a Primeira Dama, Claise Zito.
· Por falar na Secretária de Ação Social, que, tal e qual o seu maridão (como ela se refere a Zito publicamente), Claise Zito não apareceu nos locais inundados ou onde ocorreram deslizamentos de barrancos na noite do dia 30, muito menos na mídia, para explicar as providências que o Governo deveria tomar para minorar o sofrimento de centenas de famílias, que perderam tudo com o transbordamento de rios e canais que Zito não mandou dragar em 2009.
· Claise Zito só foi vista nas áreas afetadas pelas chuvas muitos dias depois, quando a Secretária de Ação Social do Estado, Benedita da Silva, apareceu na cidade para tomar conhecimento do que estava ocorrendo. No caso, das chuvas do final do ano, Zito e Claise repetiram o mesmo comportamento fugidio de Cabral e Benedita da Silva, que só foram a Angra e outros locais muito tempo depois da tragédia.
· Outro denominador comum entre Cabral e Zito, do ponto de vista administrativo, é que nenhum deles se preocupou com o saneamento básico. Só agora, em seu último ano de mandato, Cabral se preocupa com as condições dos rios Iguaçu e Botas, que tem inundado seguidamente bairros inteiros de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias.
· Como as eleições serão em outubro, Cabral decidiu espetar uma nova conta
de R$ 600 milhões para o Governo Federal pagar. Isto só no projeto “Iguaçu”, mas a Baixada tem outros rios que estão sem ser dragados desde o Governo Marcello Alencar, como Meriti, Saracuruna, Calombé, Estrela e muitos outros que cortam a Baixada em direção à Baia de Guanabara.
· A van da Comissão de Habitação da Assembleia Legislativa, que está cadastrando interessados em participar do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, estará, nesta terça (19), na Rua São João Batista, próximo ao posto de gasolina Carinhoso, no Centro de São João de Meriti,. Na quinta (21), a van estacionará no Jardim do Ypê, Lote XV, em Belford Roxo. O atendimento será realizado entre 9h30 e 17h.
· “A procura tem sido muito alta, demonstrando que acertamos na ideia de levar este benefício para as ruas. Queremos facilitar o acesso de todos, criando oportunidades para que a casa própria se torne uma realidade”, afirma o presidente da comissão, deputado Alessandro Calazans (PMN). Os interessados em entrar em contato com a comissão também podem fazê-lo pelo Disque Habitação (0800 282 8891). O atendimento telefônico também está recebendo denúncias sobre pessoas que tentam enganar quem quer se cadastrar.
· Empresários e investidores ganharam o mais novo instrumento de
divulgação de Duque de Caxias,: o cartão eletrônico multimídia. Ele foi apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico na quinta (14), numa Casa de Festa no bairro Paulicéia. A nova ferramenta destaca o potencial sócio-econômico da cidade e a posição estratégica da região.
· Em parceria com 13 empresas e seis órgãos públicos, a secretaria viabilizou o desenvolvimento do cartão que visa a geração de emprego e renda por meio da nova tecnologia. Vinte mil cartões foram confeccionados. De acordo com Pedro Paulo Noyma, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, o município sai na frente com o cartão eletrônico multimídia.
· . “A principal importância desse instrumento é atrair investimentos e ao mesmo tempo fazer uma manutenção no mercado interno, gerando emprego e renda para a população caxiense”, enfatizou Noyma. Ao todo, Duque de Caxias reúne hoje cerca de 20 mil lojas comerciais e 2 mil indústrias, com o segundo maior PIB do Estado do Rio e oitavo do Brasil.
· Presente à cerimônia, Marcelo Arruda, Superintende do Caxias Shopping, ressaltou a facilidade de diálogo que a ferramenta proporciona. “O lançamento desse cartão é um passo muito importante, pois facilita a entrada e o diálogo de novos investimentos”, afirmou Arruda.
· Será celebrada nesta segunda (18), às 19:00h, na Catedral de Santo Antônio, a Missa de 30º Dia em intenção da alma do sambista Osmar Dantas, presidente da ACDUC – Associação Carnavalesca de Duque de Caxias, que faleceu no dia 18 de dezembro. Ex-presidente do bloco Império do Gramacho, onde realizou um trabalho significativo, Dantas, como era mais conhecido, foi um trabalhador incansável em prol do Carnaval e do Samba.
· Policial militar reformado, sua primeira eleição para presidir a ACDUC ocorreu em 2002. A partir daí, ele se reelegeu em 2004 e 2007, estando em seu terceiro mandato à frente da entidade, onde construiu uma história de garra, luta e tenacidade a fim de que os Blocos não morressem e desfilassem no município, que sempre realizou o melhor carnaval da Baixada.

QUEDA DE BARRANCO ATINGE
A UPA DO PARQUE LAFAIETE

Em virtude do temporal da noite de quinta-feira, o barranco ao lado da UPA do Parque Lafaiete desabou, causando estragos naquela unidade da Secretaria de Saúde do Estado em Duque de Caxias. Os escombros do muro, que havia no local há mais de 10 anos, atingiram o conteiner onde funcionava o consultório de clínica geral, que foi interditado. Houve corte no fornecimento de energia e os poucos pacientes internados em observação tiveram que ser transferidos para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo.
A UPA atingida pelo barranco foi inaugurada em 2008 e a área da antiga garagem da empresa que fazia a coleta do lixo do município até o final do Governo José Carlos Lacerda. Com a posse do Dr. Moacyr do Carmo, o serviço passou a ser feito pela Locanty, que hoje é responsável por parte dos serviços de limpeza pública. A origem das UPAs 24 Horas foi a epidemia de Dengue em 2007, que exigiu a intervenção das Forças Armadas, que montaram hospitais de campanha em diversos pontos da Região Metropolitana. Aproveitando-se do pânico da população e da proximidade das eleições municipais, o Governo do Estado resolveu transformar uma solução de emergência num projeto permanente. Funcionando em conteineres metálicos, as UPAs são equipamentos alugados ao preço médio de R$ 800 mil por mês, cujo contrato termina no próximo dia 31 de dezembro. Se o governador não for reeleito, a partir do dia 1º de janeiro a multinacional dona dos contêineres, “levanta acampamento”, deixando a população sem qualquer opção de atendimento de urgência, salvo os precários hospitais estaduais, como o Adão Pereira Nunes e Getúlio Vargas, que não foram devidamente reequipados para enfrentar esse novo problema a partir de 2011.

Nenhum comentário: