quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

MUDANÇA NO SECRETARIADO
DE ZITO SAI ANTES DO DIA 1º

Começou a contagem regressiva para as mudanças que o prefeito terá de fazer no seu Secretariado neste emblemático ano eleitoral. Em janeiro de 2009, Zito reuniu, um a um, os 7 vereadores que formam a
bancada da oposição e fechou um acordo para garantir a aprovação de todas as leis de interesse do Governo: daria aos 7 os mesmos privilégios dados aos integrantes da sua bancada na Câmara, formada por 14 vereadores. Como o presidente não vota, Zito só conta com 13 votos a favor contra os 7 da oposição. Isso garantiu a aprovação de tudo, inclusive a mudança na tabela do IPTU, com índices indecentes e superiores a 4 mil por cento, como ocorreu em relação aos imóveis localizados nas avenidas Presidente Kennedy, Nilo Peçanha, Presidente Vargas, na Rodovia Washington Luis e na área da antiga FNM, em Xerém.
Em 2010, os vereadores da oposição terão de mostrar serviço e Zito não quer correr risco. Por isso, decidiu que a melhor solução seria convidar um entre os 7 da bancada para ocupar uma Secretaria. Com isso, assumiria o suplente, garantindo as vantagens de participar do Governo a dois representantes do partido escolhido: o de Secretário e o de Vereador. O problema é que o vereador da oposição mais chegado a Zito pertence a um partido que tem uma visão mais pragmática: pediu, em troca do apoio ao Prefeito, a Secretaria de Educação, com tudo que ela tem, tanto os cargos de direção das escolas, como a execução do seu orçamento. Ocorre que, naquela Secretaria, tem uma caixa preta chamada “Merenda Escolar”, controlada por um dos financiadores da campanha do prefeito e que, logicamente, não abre mão dessa “contrapartida”. O pior é que Zito precisa decidir esse “imbróglio” até o dia 31, quando termina o recesso e os vereadores voltam ao batente. Se não houver a mudança neste final de “férias legislativas”, a solução poderá ficar mais cara depois do dia 1º.

OPOSIÇÃO TENTA BARRAR AS
ANDANÇAS DE LULA E DILMA

Os três partidos de oposição DEM, PSDB e PPS protocolaram ontem (21) mais uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra suposta campanha eleitoral antecipada da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. De
acordo com o TSE, o texto da representação diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem percorrido todo o território nacional visando às eleições e mencionando os feitos da ministra Dilma Rousseff, provável candidata do PT às eleições para Presidência.
Os partidos pedem que seja determinada a aplicação de multa no valor correspondente ao custo total da viagem aos municípios mineiros de Jenipapo e de Araçuaí ou, alternativamente, o valor máximo de multa estipulado pela Lei 9.504/97 por propaganda antecipada (a multa varia de 20 a 50 mil Ufirs). Nos últimos dias, Lula anunciou que vai inaugurar ou iniciar o maior número de obras possíveis até abril, quando a Ministra Dilma Rousseff terá de deixar o cargo para se lançar como candidata à sucessão de Lula.

RÁPIDAS

· O ex-prefeito e ex-senador Hydekel Freitas está se prep
arando para voltar ás disputas eleitorais. Ele transferiu seu domicílio eleitoral para Belford Roxo e vai disputar uma cadeira de deputado estadual. Com a derrota do seu filho Tenorinho, que não conseguiu a reeleição em São Lourenço em 2008, alguém na família precisa ocupar um cargo importante para “salvar o cafezal”..
· Zito teve o apoio do PV em 2008, embora ele não tenha movido uma palha em favor do deputado Fernando Gabeira, cujo vice era do PSDB carioca. Depois da eleição e buscando a proteção de Sério Cabral, Zito não aceitou Gabeira como cabeça de chapara para governador, afirmando, do alto da sua sabedoria política, que o deputado do PV não tem cheiro de povo.
· Sem dar a menor importância para o diretório regional do PSDB, o governador José Serra está alinhavando um acordo inusitado PV-PSDB, em que os tucanos indicariam o vice de Gabeira, mas o deputado não subiria no palanque de Serra no primeiro turno, deixando essa tarefa para o seu vice. No segundo turno, se houver, iria todo mundo para o mesmo barco contra Dilma. A fórmula pode até funcionar, mas o desgaste político para Zito será imensurável, principalmente pela sua obsessão em eleger a filha federal e a atual esposa como estadual.
· O problema de Zito é que, para eleger Andréia Zito, ele irá sacrificar as candidaturas de outros nomes de expressão na Baixada, o mesmo ocorrendo em relação à Claise Maria Zito. Nesse caso, sairiam prejudicados velhos companheiros como Laury Villar, Gilberto Silva e Marcos Figueiredo, sem contar os “inimigos” Dica e Geraldo Moreira.
· Quem também está em situação crítica é o deputado e atual
Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Além da perda do apoio de seu primo e ex-prefeito de Campos, Alexander Mocaiber, que lhe garantiu mais de 13 mil votos em 2006, o presidente do PSB/RJ terá de enfrentar a forte concorrência do ex-perfeito Washington Reis, unha e carne com Sérgio Cabral. O ex-prefeito pretende ser o novo Rei da Baixada, para tanto conquistando apoio em cada canto do Estado com o aval do governador, a quem sempre serviu com fidelidade e dedicação.
· Cerca de 20 passistas mirins e adolescentes da Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio fizeram um passeio nesta quinta-feira (21) a propriedades rurais do quarto distrito do município, onde conheceram o trabalho das famílias de agricultores de Xerém. Acompanhados da médica veterinária Renata Briata, da Secretaria
de Meio Ambiente, eles visitaram o Sítio Mayama, um dos mais importantes produtores de goiaba do município (Foto Everton Barsan/PMDC), e a Fazenda Tico-Tico, especializada em piscicultura com 60 tanques produzindo dezenas de espécie de pescado,.
· O passeio começou às 9h, no Horto Municipal da Prefeitura, onde os passistas conheceram várias plantas medicinais, temperos e árvores da Mata Atlântica. Nesta sexta-feira, o grupo estará no Parque Natural da Taquara, onde aprenderá sobre a importância da água na vida dos seres humanos.
· No Sitio Mayama, os pimpolhos tiveram uma recepção calorosa do agricultor Marcelo Matsumoto. Com muita paciência, ele revelou as várias técnicas que usa para que o fruto fique maior e como faz para manter as goiabeiras em tamanho uniforme. “Isso facilita a colheita e possibilita que o sol atinja melhor a planta”! explicou Matsumoto.
· Ele tem 900 goiabeiras plantadas numa área de 70 mil m² e chega a colher até 4 mil caixas da fruta no pico da produção, que acontece entre fevereiro e março. Segundo Matsumoto, apenas as frutas ainda verdes são comercializadas. “Até amadurecerem, elas suportam melhor o transporte e o peso de uma sobre as outras.
· Na Fazenda Tido-Tico, o empresário José Maria Duarte ensinou vários segredos sobre a produção de pescado. Falou sobre dessexagem, que faz com que o peixe cresça rápido e ganhe mais peso. Duarte revelou que possui 60 tanques com dezenas de espécies de peixes. “Tenho tanques de até 10 mil m², com espécies como tilápia, tambaqui, pirarucu, dourado e tucunaré”, revelou José.
· Segundo ele, um laboratório montado na fazenda é responsável pela produção dos alevinos que são separados e distribuídos nos tanques na medida em que são feitas as despescas. Num pequeno tanque, ele mostrou dois grandes tambaquis pescados por clientes da fazenda. Além de peixes, Duarte também possui algumas vacas leiteiras. Levando o grupo a um dos currais, desafiou os pimpolhos a ordenhar uma delas. Muitos tentaram, mas poucos conseguiram tirar o leite da vaquinha.
· Para a coordenadora pedagógica do projeto Pimpolhos, Rachel Castanheira, a iniciativa da SMA foi muito positiva. “Com este passeio, os jovens têm oportunidade de manter contato com um tipo de vida que não conheciam e saber o que acontece até que produtos como a goiaba e o pescado chegue até seu prato”, observou.
Depois de receberem informações sobre a ação de algumas plantas medicinais sobre dores de cabeça, inflamação, cólicas menstruais e diarréia, os pimpolhos voltaram para casa.

LOJA NA RUA DA BALANÇA FAZ
PAREDÃO CONTRA ENCHENTES


O proprietário de um prédio em fase final de construção na Av. Dr. Manoel Teles, conhecida como “Rua da Balança”, no centro de Duque de Caxias, que deverá ser ocupado por uma denominação evangélica, resolveu elevar em mais de um metro o piso da loja no térreo, que também ganhou corrimão na calçada, como forma de se prevenir das constantes enchentes naquela via que liga a Praça do Pacificador ao Bar dos Cavaleiros e a São João de Meriti. O prédio fica exatamente em frente à sede da Cedae, empresa responsável pela coleta de esgotos da cidade e próximo ao canal dos Caboclos, que transborda com qualquer chuva por estar há mais de 8 anos sem ser dragado. Pouco mais de 300 metros adiante, bem ao lado do canal, a Prefeitura iniciou esta semana as obras de um conjunto residencial, que irá abrigar as famílias que serão removidas da Favela do Lixão, por conta das obras do PAC, que estavam paralisadas desde novembro de 2008. Em frente ao canteiro de obras, um conjunto residencial, construído à época do BNH, precisou fazer uma mureta ao seu redor, obrigando os moradores a galgarem três degraus na entrada e na saída do conjunto, pois as águas no local chegam facilmente a um metro de altura, alagando tudo e tornando impossível a passagem de automóveis. Nos dias de chuva, apenas caminhões e ônibus conseguem circular pela Av. Dr. Manoel Teles.

Nenhum comentário: