quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

A CAMPANHA ESTÁ NAS RUAS
Apesar da legislação só permitir o início da campanha eleitoral depois que os partidos promoverem convenções e indicarem seus candidatos, a verdade é que a sucessão de Lula antecipou em um ano as disputas regionais. Até aqui, as atenções estavam voltadas para a formação de coligações que garantissem palanques para os principais candidatos à Presidência da República, o tucano José Serra e a ex-militante de esquerda Dilma Rousseff, a “companheira Estela” que aparece nos arquivos da Ditadura.
Agora, começam a pipocar os candidatos à Câmara e à Assembléia Legislativa, com Sérgio Cabral e Garotinho puxando a “corda” em busca de apoios. Em Duque de Caxias, por exemplo, além dos atuais deputados Marcos Figueiredo, Dica e Gealdo Moreira, que dêem disputar novo mandato, teremos candidatos que até aqui se limitavam a disputas paroquianas. Quem saiu na frente foi a vereadora Fátima Pereira, a Fatinha, do PSC e líder do Governo na Câmara. Com títulos de jornalista e administradora de empresas, a vereadora do Bom Retiro, no 2º Distrito, vem aproveitando o que aprendeu nas Faculdades e no dia a dia para colocar seu nome na bolsa de apostas dos grandes partidos, que buscam coligações que os levem ao Poder.
A pergunta que todos fazem é se na área do prefeito haverá votos para tantos candidatos, pois Fatinha vai enfrentar nomes como a Primeira Dama, Claise Maria Zito, o ex-vereador Laury Villar Filho e Marcos Figueiredo, este último, com base em Imbariê e Xerém.
Outro nome conhecido que disputará as eleições para a Assembléia Legislativa é o ex-deputado e ex-vice Gilberto Silva, do PPS. Enquanto era vice de Washington Reis, “Giba” trabalhou e conseguiu eleger como vereador o seu irmão, Orlando Silva. Agora, Gilberto Silva volta à luta por uma vaga na Alerj.
Na área federal, teremos novo embate entre Andréia Zito, do PSDB, e Alexandre Cardoso, do PSB, com Washington Reis, do PMDB, disputando o troféu de “mais votado da Baixada” como forma de vingança pela derrota em 2005. Tudo isso sem falarmos em nomes de outros municípios que aqui vem buscar “uns votinhos”!
Fora desse “rolo” surge um outro nome: o ex-vereador Antonio Borges, morador do bairro Itatiaia, onde é líder comunitário. Servidor aposentado do Ministério da Previdência, onde chegou a trabalhar no extinto SAMDU, Antonio Borges foi Oficial de Gabinete no primeiro Governo Moacyr do Carmo, ao lado do então jovem José Carlos Lacerda, e diretor do Departamento de Assistência Social do município. Com apoio da Assembléia de Deus, da qual faz parte há muitos anos, ele poderá ser uma grata surpresa nas urnas em outubro.

COMISSÃO DA ASSEMBLÉIA VAI
À JUSTIÇA CONTRA A ELETROLUX

A Comissão de Defesa do Consumidor da Aler vai entrar com uma ação civil pública para que a Electrolux faça um chamado para troca ou conserto (recall) de todas as máquinas de lavar modelo LE 1000. Este mesmo modelo foi responsável pelo acidente ocorrido, há um ano, em Nova Iguaçu, que fez Lucas Soares da Silva, hoje com quatro anos, perder seu braço direito. De acordo com a presidente da
comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), a decisão de entrar com a ação foi tomada após a publicação do laudo que apontou um erro no projeto de fixação de um dispositivo, que travaria a lavadora ao ser aberta. “A perícia constatou que o dispositivo tinha um pino em formato inadequado e não parou a máquina ao ser aberta, causando o acidente. Portanto, se a
empresa fabricou um produto com esse problema, tem que fazer o recall”, defendeu a parlamentar.
No ano de 2009, a comissão obteve três decisões judiciais favoráveis. Entre elas, a deputada destaca a ação contra a concessionária Metrô Rio SA, garantindo a extensão da validade do cartão unitário para 30 dias. Também foram alvos de ações civis públicas: a concessionária Barcas SA, que teve que restabelecer o serviço de transporte público aquaviário no trecho Rio-Niterói/Niterói-Rio nos horários da madrugada, e as empresas de telefonia Oi, Vivo, Claro e Tim Celular, para que passassem a certificar a real viabilidade técnica do local de melhor uso para a instalação do serviço de internet banda larga 3G. Quem quiser entrar em contato com a comissão pode ligar para o serviço telefônico gratuito 0800 282 70602827060.

RÁPIDAS

· O médico cardiologista Roberto Kalil Filho disse ontem (28), em São Paulo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá passar por um check-up nos próximos dias, como já estava previsto. Segundo Kalil, o presidente está bem, mas cansado, e é uma pessoa saudável.
· O médico, que visitou Lula em sua chegada ao Aeroporto de Congonhas, não apontou possíveis causas para o mal-estar que ele sentiu ontem (27) à noite em Recife e que o levou a passar a noite internado no Hospital Português. Kalil reiterou aos jornalistas que o presidente teve um aumento da pressão arterial, foi ao hospital, onde passou por avaliação clínica, e teve alta no início da manhã de hoje por estar bem.
· A viagem de Lula a Davos, na Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial e receberia o prêmio de Estadista Global, foi cancelada. Ele será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Amorim receberá o prêmio em nome de Lula
· A senadora Marina Silva (PV-AC) confirmou hoje (28) o empresário
Guilherme Leal, presidente da Natura, como provável candidato à vice de sua chapa para as eleições presidenciais. “Há o desejo de ambas as partes, do PV e de grande parte do empresariado brasileiro”, disse em uma entrevista coletiva em Porto Alegre. Marina está na cidade para atividades do Fórum Social Mundial. Leal disse que a confirmação da chapa passará por um processo de amadurecimento, como a composição de outras candidaturas, que assim como a de Marina, ainda não anunciaram formalmente os vices.
· “Quando me filiei foi um gesto político. Tinha o significado de que estou a serviço do movimento que a Marina está promovendo. Os desejos, as disponibilidades políticas estão colocadas, precisam ser amadurecidas”, afirmou o empresário. Segundo Marina, Leal é um empresário que discutia e se preocupava com a sustentabilidade “quando o tema ainda não era moda”. · A senadora e pré-candidata à Presidência da República minimizou o anúncio do Psol de que não apoiará oficialmente sua candidatura e reafirmou que, apesar da ausência de aliança, vai apoiar a candidatura de Heloísa Helena para o Senado Federal por Alagoas. Marina também evitou polemizar sobre o apoio que o candidato do PV à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2008, Fernando Gabeira, recebeu do PSDB e do DEM. “São questões regionais.”
· Em relação às críticas sobre a pouca experiência como gestora, Marina lembrou os mais de cinco anos à frente do Ministério do Meio Ambiente e disse que o debate não pode ser reduzido a esse aspecto. “Governar um país vai além da gestão. Se bastasse um técnico, com certeza o Lula nunca teria sido presidente, porque ele não tinha experiência de gestão”, lembrou.
· A senadora afirmou que como todos os pré-candidatos ainda não definiu uma plataforma de governo, mas que suas propostas deverão reconhecer e manter avanços das duas gestões anteriores, a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
· O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, admitiu ontem (27) que o governo deve voltar atrás em mais um ponto do Programa Nacional de Direitos Humanos. A redação do trecho que trata da descriminalização do aborto deve mudar, para retirar pontos de vista que correspondem à opinião do movimento feminista, e não do governo, segundo Vannuchi.
· “A maneira como o aborto foi colocada deve ser reformulada, porque ela corresponde a um ponto de vista formulado na Conferência Nacional de Mulheres”, afirmou.
· O governo já tinha voltado atrás uma vez em relação ao programa e retirou a expressão “repressão política”, na parte que trata da apuração de casos de violação de direitos no contexto do regime militar, para amenizar a crise entre Vannuchi e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
· Neste sábado (30) o Governo dará início aos testes com o Bilhete Único, que já conta com mais de 20 mil pessoas cadastradas, além de 1.727.850
usuários de Vale-Transporte e cartão Expresso já habilitados. As operações serão iniciadas com dois dias de antecedência, a fim de evitar qualquer tipo de imprevisto na segunda-feira.
· A expectativa do secretário de Transportes, Julio Lopes, é de que a procura pelos postos de cadastramentos aumente neste final de semana, tendo em vista o adiantamento do início do sistema. Na quarta-feira (27), os postos de cadastramento receberam mais de 2 mil inscrições, o dobro da média desde o início do cadastramento.
· O Bilhete Único poderá ser utilizado em viagens intermunicipais dentro da Região Metropolitana do Rio. O usuário poderá embarcar em dois modos de transporte, sendo, pelo menos um deles intermunicipal, pagando apenas R$4,40. O tempo de viagem do primeiro deslocamento só começará a ser contabilizado após o contato entre o cartão e o equipamento eletrônico que registra a passagem.
· Por motivos ainda não explicados pelo Governo, os usuários de Duque de Caxias só podem fazer seu cadastro no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti ou nos terminais da Capital.
· Numa operação conjunta do comando do 15º Batalhão, com apoio do BOPE e da Polícia Civil, realziada na manhã desta quinta-feira na Favela da Mangueirinha, terminou com um homem baleado, que foi levado para o Hospital Moacyr do Carmo, Na operação policial, foram apreendidas armas e drogas, além de distribuídas as barreiras que impediam a entrada de veículos na comunidade, inclusive ambulâncias do SAMU.
· O Ministério Público Estadual denunciou dois ex-vice-presidentes do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). José Cláudio Martins e Marcelo Maia e mais cinco funcionários terceirizados do órgão foram denunciados à Justiça por suspeita de fraude na elaboração de laudos de vistoria veicular.
· Segundo o Ministério Público, as fraudes foram descobertas em 2006. Investigações mostraram que naquele ano havia rotina de elaboração de laudos sem que os veículos fossem sequer vistoriados. Mais de 800 veículos teriam sido “vistoriados” de forma fraudulenta.
· Há suspeitas de que o esquema favorecia politicamente os envolvidos. Isso porque, segundo o Ministério Público, José Cláudio Martins foi candidato a deputado estadual e seu chefe de gabinete, Marcelo Maia, assumiu a vice-presidência do Detran.

PRESIDENTE DO CREA ALERTA
PARA NOVAS CATÁSTROFES
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea/RJ), Agostinho Guerreiro, disse hoje (27) que o estado sofrerá novas catástrofes provocadas por chuvas. O engenheiro participou de uma mesa-redonda no Clube de Engenharia para discutir os deslizamentos de terra que mataram mais de 50 pessoas em Angra dos Reis, no sul fluminense, durante as chuvas do dia 1º de janeiro.
“Infelizmente, teremos novas catástrofes. Teremos novas enchentes. Teremos novos deslizamentos e desabamentos. São desastres anunciados. Mas não estão sendo anunciados aqui, hoje. Eles são anunciados há mais 20, há mais de 30 anos, quando técnicos das diversas especialidades já faziam advertências sérias de um lado e apontavam soluções de outro”, disse Guerreiro.
Segundo o engenheiro, as cidades fluminenses foram ocupadas por êxodo rural “violentíssimo” e “rápido”, que sobrecarregou os serviços públicos urbanos, como saúde, educação e transportes, mas também provocou um déficit habitacional grande no estado. Com isso, essas novas famílias passaram a ocupar áreas de risco.
“Por mais que essas pessoas possam ter parte da responsabilidade, se elas não têm habitação nem emprego, para onde nós queremos que elas migrem? Elas vão morar onde for possível, com seus filhos. E, normalmente, elas vão morar nos pontos frágeis da natureza”, disse o engenheiro.
“Esse problema vem se arrastando há décadas pela irresponsabilidade das pessoas que detêm o poder na mão, ao não fazer cumprir a parte que lhes cabe. Desde os municípios, que muitas vezes, de forma eleitoreira, permitem o assentamento dessas pessoas em áreas extremamente perigosas, até os estados e governos federais”, disse.Segundo Bogossian, a proposta de criar uma Geo-Rio estadual, ou até mesmo federal, tem mais de cinco anos e surgiu em um seminário em Angra dos Reis. O engenheiro afirma que a proposta chegou a ser encaminhada para a então governadora do estado, Rosinha Garotinho, e ao ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Nenhum comentário: