quinta-feira, 27 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

GRUPO CHINES DESISTE
DE INVESTIR EM CAXIAS


Uma “joint venture” formada por empresários cariocas e uma grande indústria de móveis da China, que pretendia montar em Duque de Caxias uma das maiores fábricas do ramo no País, decidiu transferir o seu mega projeto para o município de Itaboraí, onde a Petrobrás está construindo, sob protestos do Tribunal de Contas da União, duas refinarias de petróleo no chamado Complexo Comperj. A revelação foi feita nesta quarta feira, durante o encontro dos integrantes do movimento “Pensar Caxias”, liderado pelo ex secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Antonio Borges, realizado sempre às quartas feiras na sede da Firjan no município.
O projeto vinha sendo negociado com a Prefeitura há cerca de oito meses, mas as barreiras impostas pelas autoridades locais, principalmente o amadorismo e o oportunismo em relação à vinda de novas empresas, privará o município de cerca de um milhar de vagas para profissionais do ramo moveleiro. O fato é uma trágica repetição do caso “Dolly”, em que uma fábrica de refrigerantes de Minas Gerais precisou apelar para um descendente do Imperador Pedro II para que fosse liberado o Na primeira etapa, a empresa sino-brasileira pretendia produzir cindo mil peças por mês, que poderiam ser exportadas para China e a Europa, mas que agora irá reforçar o mercado de trabalho – a o tesouro – da Prefeitura de Itaboraí.

JUSTIÇA VAI FISCALIZAR
ELEIÇOES PELA INTERNET

A Justiça Eleitoral decidiu utilizar a internet para agilizar a fiscalização das eleições este ano. E o eleitor poderá fazer denúncia sobre propaganda irregular ou antecipada enviando e-mail, fotos e filmes feitos por celulares. É mais uma ferramenta que a Justiça Eleitoral vai utilizar para dar mais transparência equilíbrio entre os candidatos durante o processo eleitoral. Para os eleitores da capital, as denuncias podem ser encaminhadas para capital@tre-rj.gov.br,. O endereço eletrônico para os municípios do antigo Estado do Rio será interior@tre-rj.gov.br.
Por meio do endereço eletrônico, qualquer pessoa pode mandar fotografia de propaganda irregular, que será prontamente apurada pela equipe de fiscalização.
Vale ressaltar que até o dia 5 de julho qualquer tipo de propaganda eleitoral é considerada antecipada e, por isso, é chamada irregular.

RÁPIDAS

• Nos últimos dias, aumentaram os rumores sobre a possível desistência do deputado Geraldo Moreira de se candidatar à uma nova reeleição. Ele responde, no momento, a um processo perante o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, onde é acusado pela Procuradoria Geral de Justiça de mandante do assassinato de um médico, suposto namorado da ex mulher do parlamentar caxiense, recentemente homenageado pela Câmara de Vereadores, da qual foi presidente
• Esses rumores coincidem com a decisão do Ministério Público Estadual de abrir um novo Inquérito no Tribunal de Justiça, desta vez por suposta coação que o deputado estaria exercendo sobre as testemunhas arroladas no processo pelo MP.
• Se Geraldo Moreira desistir de nova candidatura, sua vaga na cédula eleitoral deverá ser ocupada por seu filho, o vereador Eduardo Moreira, que integra a bancada da oposição ao prefeito Zito. Ocorre que o vereador também está ás voltas com a Justiça, só que não pagar uma dívida junto a uma das funerárias que hoje operam em Duque de Caxias.
• Nos 35 anos em que a Funerária Duque de Caxias foi concessionária de todos os serviços nesse ramo,a grande maioria dos nossos políticos tinham uma espécie de conta corrente na funerária, em que eram lançadas as despesas decorrentes de sepultamentos de parentes dos eleitores. No final do ano, a conta era zerada.
• Com a extinção do contrato de concessão determinada pela Justiça, o político que resolver bancar o enterro de seus correligionários, além de perder o voto, terá de pagar do próprio bolso. Parece ser este o caso do vereador Eduardo Moreira, conforme consta do processo Nº 0030303-80.2010.8.19.0021, em curso na 3ª Vara Cível do município, onde uma funerária aparece como executora de uma dívida de responsabilidade do vereador.

• Pela primeira vez como pré candidato à sucessão de Lula, o ex governador José Serra esteve no Rio quarta feira (26), quando aproveitou para dar um pulinho a Duque de Caxias, cidade governada pelo tucano Zito, que é também presidente do PSDB/RJ. (Foto: George Fant)
• O encontro dos dois tucanos foi marcado para a Praça do Pacificador, ao lado da Biblioteca Governador Leonel Brizola, de onde saíram para uma caminhada pelos calçadões das ruas Manoel Correia e Avenida Nilo Peçanha.
• Cercado de populares, membros do governo e do legislativo municipal, os dois caminharam pelo Calçadão do Centro, onde foram abordados e cumprimentados pela população e pelos trabalhadores das lojas que encontravam pelo caminho. “Vim aqui rever meu grande amigo Zito, um prefeito exemplar conhecido por sua popularidade, que pude constatar nas ruas da cidade”, afirmou Serra.
• Após a caminhada, Serra e Zito se reuniram a portas fechadas onde conversaram sobre projetos para Duque de Caxias e a Baixada Fluminense. “O investimento em educação e saúde, como Zito já vem fazendo, será importante para acelerar o desenvolvimento da Baixada.
• Para Serra, a idéia do prefeito em trazer o metrô de superfície para a cidade é ótima. Fiz isso em São Paulo, transformando a rede de trens urbanos em metrô de superfície. O investimento não é alto, os veículos são mais confortáveis, além de reduzir o tempo de viagem e o intervalo entre uma composição é outra. O benefício à população é total”, declarou Serra.
• Por um triz, porém, a visita de Serra não se transformou num tremendo desastre. Embora o tucano disponha de uma custosa assessoria, só depois do horário de almoço a Assessora de Imprensa da Prefeitura confirmou a vista do candidato tucano a um dos maiores colégios eleitorais do Estado do Rio, com mais de meio milhão de eleitores.
• Para complicar, a empresa contratada para fazer a assessoria do candidato não conseguiu arranjar nenhum jornalista no Rio para acompanhar o encontro de Serra e Zito. Por volta das 15 horas, a assessoria, instalada em S. Paulo, começou a disparar telefonemas para jornalistas de Duque de Caxias, em busca de algum que pudesse, com profissionalismo, registrara o histórico encontro de Sera e Ito.
• Enquanto o PT e aliados contratam nomes de peso na imprensa nacional para acompanhar Dilma e Lula, os tucanos queimam as pestanas em busca de um “assessor mais barato”, que não cobre diárias e despesas de deslocamento, como seria normal numa campanha presidencial num País do tamanho do Brasi.
• Embora o trabalho da assessoria de Serra seja de amadores, eles querem contrtar profissionais a poucos minutos de um evento da importância desse encontro, pois se tratava da primeira reunião pública entre o candidato presidencial e o presidente do partido no Estado do Rio.
• E o problema se agrava quando ocorre pouco depois das recentes declarações do prefeito caxiense sobre Fernando Gabeira, candidato a governador do PV e apoiado pelo PSDB, que dará o vice. Segundo o presidente do PSDB/RJ, Gabeira não tem cheiro de povo!
• O relator da proposta que extingue a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, deputado Luiz Alberto (PT-BA), vai negociar com o governo os pontos polêmicos do texto. Na última audiência pública da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06, ele afirmou que acredita na aprovação da matéria pela comissão antes do recesso parlamentar (18 de julho).
• A PEC extingue a taxação de 11% sobre a parcela da aposentadoria ou pensão que ultrapasse o
teto previdenciário, hoje fixado em R$ 3.416. Essa contribuição foi criada pela Emenda Constitucional (EC) 41/03, a chamada Reforma Previdenciária, e está em vigor desde 2004. O relator disse que, nas audiências públicas, identificou consenso entre os parlamentares no sentido de acabar com a contribuição. No entanto, ele revelou que ainda existem dois pontos polêmicos a serem negociados com o governo.
• O primeiro ponto seria a extensão do fim da contribuição a todos os servidores públicos, proposta em emendas apresentadas à PEC. O texto original só atinge quem já estava aposentado ou já tinha tempo para se aposentar antes da aprovação da EC 41/03. O segundo ponto polêmico seria o artigo 2º da PEC, que trata da retroatividade dos efeitos da proposta a 1º de janeiro de 2004. “É uma questão que vai ter de ser bastante negociada para não ter óbice da base do governo”, avalia o relator.
• O deputado Luiz Alberto aguarda informações dos ministérios da Previdência Social e do Planejamento para subsidiar o seu parecer. “Nós temos que saber o volume de recursos gerado pela contribuição dos inativos, de 2004 até hoje”, destacou. “Pedimos também o fluxo estratificado por idade dos aposentados da Previdência, porque também há proposta de se estabelecer critérios etários para a contribuição, até chegar a um ponto em que esses aposentados não paguem absolutamente mais nada”, complementou.
• Com 78% de aproveitamento, Duque de Caxias, atual campeão, assumiu a liderança da XIII Olimpíada da Baixada. O município se mantém na frente com um total de 113 pontos, depois de conquistar as medalhas de ouro em quase todas as disputas nas modalidades de vôlei e xadrez do último fim de semana.
• A próxima etapa acontecerá na Vila Olímpica de Duque de Caxias, neste sábado e domingoaio, a partir das 9h da manhã, onde serão disputados as modalidades de atletismo, futsal sub-20 e handebol sub-17.
• Em busca do heptacampeonato, Duque de Caxias mostrou sua hegemonia com as equipes de vôlei, que ganharam no feminino, masculino sub-17 e ainda levou as premiações de melhor técnica no sub-20 e no sub-17 feminino (Márcia Martins), melhor técnico no vôlei masculino sub-17 (Marcos Ramos), melhor atleta feminino sub-17 (Nathália Carvalho) e melhor atleta masculino sub-17 (Wilson Nunes).
• Já no xadrez, as equipes masculinas conquistaram ouro, além de vencer no individual masculino, com o caxiense, Sheldon Mauro, que ganhou cinco rodadas consecutivas.
• A próxima fase reserva emoção tanto para o torcedor quanto para os atletas, sobretudo porque serão disputados os jogos de handebol, em que o nível é equilibrado, atletismo e futsal. Para o secretário de Esporte e Lazer (SMEL), Ânzelo Fernando, a volta de Duque de Caxias para a liderança mostra a força do esporte no município. “Através de muito trabalho, dedicação e comprometimento conseguimos conquistar a liderança. Com essa vitalidade seremos o primeiro município heptacampeão da Baixada Fluminense”, afirmou Ânzelo.
• Policiais do 15ºBPM prenderam Marcos Paulo Gonçalves, de 22 anos, que colocava barreiras do tráfico numa das ruas do Parque das Missões, ao lado da Linha Vermelha, em Duque de Caxias. A PM havia estado no local na parte da manhã, quando retirou várias barricadas colocadas pelo tráfico. Ao retornarem à favela na parte da tarde, surpreenderam Marcos Paulo na hora em que colocava outras barreiras na rua. Sem esboçar reação MARCOS foi rendido e com ele foi encontrado uma pistola calibre 380, sendo levado a Delegacia de Duque de Caxias.
• Segundo informações do blog “Duque de Caxias on line”, traficantes de várias favelas de Duque de Caxias tem utilizado este meio para tentar impedir o acesso de policiais nas ruas de acesso as comunidades. Barricadas tem impedido moradores do bairro Olavo Bilac de transitarem com seus automóveis e atrapalhado o dia a dia de diversas famílias nas Ruas Guilherme Studart , Silva Lisboa , Marechal Bitencourt e Frei Alemão, todas de acesso ao Morro do Sapo, que faz parte do Complexo de Favelas da Mangueirinha.
• Os moradores destas ruas tem feito reclamações ao Disque Denúncia e ao 190, mas até agora nenhuma das barreiras foram retiradas, apesar das constantes e incursões nestas favelas. Há algumas semanas a Polícia Militar esteve na Mangueirinha, retirando dezenas de barreiras do tráfico, deixando os moradores do bairro Olavo Bilac esquecidos durante a operação.

NOSSO DINHEIRO
VAI PARA O LIXO
Em 2007, quando anunciou uma serie de obras de reurbanização da cidade, o então prefeito Washington Reis afirmou que a troca das antigas lixeiras, em plástico, pelas novas de aço inoxidável, embora de custo mais elevado,em torno de R$ 13,5 mil cada uma, representaria uma economia a longo prazo, pois as antigas lixeiras eram vítimas preferida dos vândalos, que ateavam fogo nas lixo.
Hoje, algumas lixiras, que ocupavam as calçadas das ruas centrais da cidade, estão sendo retirada e levadas para local desconhecido, mesmo destino das pedras portuguesas, substituídas por peças de cerâmica, mais caras e menos resistentes que o piso original. Pela maneira com que as lixeiras estão sendo arrancadas e atiradas em montes de entulho, a população teme que os R$ 13,5 que a prefeitura pagou por elas em 2007 estão indo para o lixo.

Nenhum comentário: