sexta-feira, 1 de outubro de 2010

BAIXADA ESPECIAL - ELEIÇÕES 2010

SUPREMO MANDA TÍTULO
DE ELEITOR PARA O MUSEU
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (30) que o cidadão que estiver portando apenas o título de eleitor não poderá votar. Foi como ele explicou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a exigência de dois documentos - título de eleitor e documento com foto – para o eleitor votar no próximo domingo (3).
O STF decidiu que os dois documentos são obrigatórios, mas que o eleitor pode votar com qualquer documento oficial de identidade, que tenha sua foto, se não estiver portando o título. Ao ser perguntado se na prática isso não derruba a utilidade do título, Lewandowski afirmou que o documento “não perde sua utilidade, mas que a médio prazo, com o advento da urna biométrica, ele será obsoleto”. Neste ano, mais de 1 milhão de pessoas votarão pelo sistema de identificação de digital.
Sobre a possibilidade dessa decisão causar confusão no eleitor, Lewandowski afirmou que o STF apenas desobrigou a apresentação de um dos documentos. “A grande maioria dos eleitores já estava informada que precisaria levar os dois documentos, o que não é afetado com a decisão de hoje”, disse. O presidente ainda afirmou que o TSE já está colocando no rádio e na TV uma campanha para explicar a decisão.

INDECISOS EM CAXIAS
CHEGAM PERTO DOS 50%
Pesquisa exclusiva com as intenções de votos dos eleitores de Duque de Caxias o jornal CAPITAL, Mercado & Negócios, o mais novo semanário da Baixada em sua edição especial sobre as eleições que foi paras bancas nesta sexta-feira (01), encomendou pesquisa ao Instituto Gerp, para identificar a intenção de voto para Deputado Federal, Estadual, além de Presidente da República, Governador e Senador. Foram ouvidos 508 homens e mulheres maiores de 16 anos que residem no município. As entrevistas foram realizadas pessoalmente, entre os dias 24 e 28 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE/RJ sob o número 83.173/2010. A pesquisa tem um nível de confiança de 95,55% e a margem de erro para projeções dos dados é estimada em 4,44 pontos percentuais, nos casos limites em que as variáveis assumam o percentual de 50%, segundo o Instituto.
Na eleição presidencial, Dilma seria eleita no 1º turno, com 69% dos votos válidos; Para governador, Sérgio Cabral também seria eleito no domingo, com 77% dos votos válidos; Para o senado, Crivella e Lindberg Farias seriam eleitos para as duas vagas com 55% dos votos válidos; Para deputado federal, os mais votados seriam Washington Reis (28%) e Andréia Zito (17%), seguidos de Alexandre Cardoso (14%), o ex-governador Antony Garotinho (8%), e Romário em 5º, com 4%; Para a Assembléia Legislativa, na indicação espontânea do eleitor, estariam empatados com 13% Rosenverg Reis e Claise Maria Zito,. Dica em quarto, com 9%, Laury Villar em quinto (6%), Geraldo Moreira em sétimo, Gilberto Silva em oitavo, Samuquinha em nono e Feital em décimo, os quatro com 3% cada.

A CAMINHO DA JAQUEIRA?
Nos anos 60, quando o Fórum de Duque de Caxias era na Praça Roberto Silveira, onde era centralizada a contagem de votos, era comum os candidatos ficarem à sombra de uma enorme jaqueira, em frente à 59ª DP/Caxias e onde foi erguido o Ed. Pariz, aguardando os resultados de cada seção. Por isso, quando aparecia um eleitor pedindo informações sobre a real situação da apuração naquele momento, ele era informado que o seu candidato estava “na jaqueira”. Daí por diante, a “Jaqueira” passou a significar o local em que morriam todas as esperanças dos candidatos.
Por isso, um internauta achou curioso que, nesta campanha, alguns candidatos pendurassem seus cartazes à sombra de uma jaqueira. O fato tanto pode representar um pequeno e perigoso descuido, como também significar que o candidato já entregou os pontos, isto é, já foi para a jaqueira.

BAIRRO LOTE XV TEM
ESGOTO A CÉU ABERTO
No encerramento da campanha eleitoral, Fernando Gabeira deu uma chegada ao bairro de Lote XV, na divisa de Belford Roxo com Duque de Caxias. E o panorama do local é o mesmo que se encontra no Gramacho, na Vila Nova ou em Imbariê, todos em Duque de Caxias: esgotos a céu aberto, muito embora a Cedae tenha a concessão dos serviços de água e esgotos do município desde os anos 50. Além de não concluir a rede coletora que levaria os esgotos para a estação de tratamento de Vigário Geral, concluída no Governo Marcello Alencar, a Cedae ainda deixou como herança maldita uma lagoa de dejetos ao lado da Linha Vermelha, bem na entrada de Duque de Caxias.
Neste domingo, na hora de votar, o eleitor deve refletir sobre as promessas feitas candidato Sérgio Cabral em 2006, ao lado dos ex governadores Anthony e Rosinha Garotinho, que hoje ele renega. Quem passa pelo Lote XV também sofre com as obras de duplicação da Av. Presidente Kennedy, entre o Viaduto do Centenário e Campos Elíseos, um antigo trecho da Rio-Petrópolis, obra iniciada em 2004 por Rosinha Garotinho para ajudar na eleição de Washington Reis como prefeito do município.

RÁPIDAS

• As eleições do próximo domingo terão uma novidade. Devido ao fato do eleitor ter de votar seis vezes, começando por deputado estadual para concluir votando
para Presidente, o Superior Tribunal Eleitoral decidiu fornecer uma “cola”, em que o cidadão pode treinar em casa como irá fazer quando estiver na frente da urna eletrônica.
• A “cola” tem os seis passos, com a reprodução da tela em cada um dos seis votos. Em cada quadrinhos, o eleitor colocará um algarismo, sendo os dois primeiros de identificação do partido.
Para deputado estadual, serão cinco algarismos, pois cada centena final representará um candidato. No caso do federal, serão quatro, com os dois primeiros correspondendo ao partido, e, os outros dois ao candidato escolhido. • Assim que aparecer o nome e a foto do escolhido, o eleitor ainda terá a chance de mudar de idéia, apertando a tecla laranja, que significa, CORRIGIR. A cada voto, o eleitor apertará a tecla “VERDE”, para que o sistema libere a tela para o próximo voto, até chegar a vez do candidato a Presidente.
• A campanha nacional pelo voto responsável, coordenada pela Instituto Àgora em parceria com mais sete entidades, manterá suas ações após o período eleitoral, na fiscalização dos eleitos – presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O diretor do instituto, Gilberto Palma, explicou à Agência Brasil que o objetivo é cobrar desses políticos o cumprimento das promessas de campanha e acompanhar a atuação de cada um, no Legislativo (nacional e estaduais), na Presidência da República e nos governos estaduais.
• Entre os parceiros do Àgora, nesta campanha, estão a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Instituto Vladimir Herzog e a Associação Nacional do Ministério Público Criminal. Hoje será promovido em Sorocaba (SP) um encontro com 100 jovens de 16 anos, que moram em comunidades carentes, para explicar a importância do primeiro voto e a análise mais profunda da vida dos candidatos que pretendem eleger.
• “Na verdade, começaremos nosso trabalho após 1º de janeiro, quando governadores e o novo presidente tomarem posse”, disse Gilberto Palma.
Senadores eleitos terão oito anos de mandato para cumprirem a concretização das políticas públicas prometidas em campanha. Os deputados, por sua vez, terão um mandato de quatro anos. Ambos tomam posse em 1º de fevereiro.
• As parcerias, de acordo com o diretor da Àgora, foram estabelecidas com a finalidade de dar abrangência nacional à fiscalização dos eleitos, uma vez que a entidade “não tem pernas” para cumprir esta meta. Atualmente o instituto atua no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os dados colhidos, por sua vez, são repassados a organizações não governamentais (ONG) que atuam em diferentes regiões do país para que possam se mobilizar e cobrar de seus candidatos as promessas feitas no período eleitoral.
• Gilberto Palma frisou que o instituto não repassa informações para partidos políticos, igrejas ou entidades com fins lucrativos. “Para ter acesso aos nossos dados é fundamental que as instituições não tenham qualquer caráter político, religioso ou de fins lucrativos e as ONGs atendidas terão que ser certificadas”, acrescentou o diretor do Àgora.
Desde o início da semana, a campanha é veiculada em inserções no rádio e na televisão e, também, em propaganda em jornais e revistas.
• O Tribunal Superior Eleitoral negou cinco pedidos da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, para responder afirmações feitas pelo candidato do PSDB, José Serra, em sua propaganda política.
• Três deles pediam direito de resposta contra a propaganda em que Serra afirmou que Dilma não “daria conta” de escolher seus ministros, caso seja eleita. O quarto direito de resposta contestava alegação de Serra de que a candidata petista foi a que mais aumentou a conta de luz dos brasileiros nos últimos oito anos.
• Ao negar os recursos, os ministros entenderam que os argumentos de Serra são apenas uma crítica política e que não há requisitos para conceder o direito de resposta.
• No quinto recurso negado, Dilma pedia direito de resposta por conta da propaganda de José Serra que mostrou matéria da revista Veja falando sobre suposto tráfico de influência na Casa Civil. Segundo o ministro-relator, Henrique Neves, há jurisprudência do TSE que admite o uso crítico na propaganda eleitoral de notícias publicadas na imprensa.
• A CGU (Controladoria-Geral da União) finalizou nesta quinta-feira quatro das
nove auditorias sobre os contratos citados nos casos de tráfico de influência que envolveram familiares da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. Segundo a auditoria do governo, a atuação do irmão de Erenice na Universidade de Brasília tem indícios de irregularidade em contratos de R$ 2 milhões. Conforme a Folha mostrou, José Euricélio era coordenador-executivo de projetos na editora da UnB que, segundo o próprio governo e a UnB, não houve comprovação de que o serviço foi feito.
• A análise dos contratos que passaram por José Euricélio, contudo, ainda não foi concluída. “A auditoria da CGU, embora ainda não esteja concluída, encontrou indícios de irregularidades relacionadas, sobretudo, à escolha da instituição para a realização dos serviços e ao pagamento de R$ 2,1 milhões por produto que aparentemente não atendeu à demanda estabelecida pelo Ministério das Cidades”.
• O soldado da Polícia Militar do Rio Rodrigo Luiz Santos, 28 anos, lotado no Quartel General da PM, e que fazia a segurança dos filhos do comandante da corporação, coronel Mário Sérgio Duarte, foi morto a tiros por assaltantes na madrugada desta sexta-feira (1) na Rua Alfredo Backer, no bairro do Mutondo, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A informação é de policiais da 74ª DP (Alcântara), onde a ocorrência foi registrada, e que confirmaram que os dois assaltantes morreram durante a ação.
• Ainda de acordo com a Polícia Civil, Rodrigo estava de folga, tinha passado a noite numa casa noturna da região e caminhava para pegar seu carro, estacionado num posto de gasolina nas proximidades. Um homem que acompanhava o PM demorou a entrar no carro e os bandidos se aproveitaram para abordar Rodrigo.
• O policial reagiu à abordagem e trocou tiros com os assaltantes. No fim do tiroteio os dois assaltantes estavam mortos e Rodrigo, ferido, ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo os policiais, os homens queriam levar o carro de Rodrigo, um Honda Civic. Os assaltantes mortos foram identificados como Renato Carlos Lima dos Santos, de 22, e seu comparsa, Júlio César.
• Em Duque de Caxias, os bandidos transformaram a área dos reservatórios da Cedae, na esquina das ruas Francisca Tomé e Leopoldina Tomes, local conheço como Morro das Cabras, no bairro do Centenário, em oficina de desmanche de carros roubados. A oficina dos bandidos fica distante apenas um quarteirão da sede do 15º Batalhão da PM, que fica na rua Pedro Correia, ao lado do viaduto do Centenário. Esta semana, os bandidos atearam fogo num carro roubado, que desceu ladeira abaixo, em direção à Av. Presidente Kennedy. O veículo em chamas só parou quando se chocou com o muro de uma casa na Rua Francisca Tomé. (Mapa Google)

BANDIDOS TROCAM TIROS COM
MOTOQUEIRO NO 25 DE AGOSTO

Uma tentativa de assalto em plena tarde (14:00) desta quinta-feira (30) deixou dois feridos, mas os bandidos fugiram sem nada levar. Segundo testemunhas, foram mais de 15 tiros entre o motoqueiro, que seria um policial, e os ocupantes de um carro de cor prata. A troca de tiros durou cerca de cinco minutos e os bandidos conseguiram fugir, deixando os feridos para traz, sem levarem nada, segundo informações de um morador da Rua Elias Francisco Pariz, esquina com Professor José de Souza Herdy, onde ocorreu o fato. O local fica a dois quarteirões da Praça Humaitá, a principal do bairro 25 de Agosto e ao lado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
De acordo com vizinhos da loja de motopeças, o proprietário de uma motocicleta foi abordado por elementos em um auto de cor prata de quatro portas, assim que estacionou em frente a uma loja de peças de motos. Ao perceber a tentativa de assalto, o motoqueiro saiu correndo e sacou da arma, quando trocou tiros com os ocupantes do veículo. Foram mais de 15 tiros no total. No tiroteio ficaram feridos o dono da moto e o cabista de uma operadora de telefonia.
A Policia só apareceu na hora de fazer o boletim de ocorrência (Foto: By Caxias Digital)

Nenhum comentário: