terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BAIXADA URGENTE

CENTRAIS SINDICAIS QUEREM
A REVISÃO DA TABELA DO IRRF
As seis centrais sindicais do país vão pedir à presidenta Dilma Rousseff uma correção de 6,43% na tabela de cobrança do Imposto de Renda (IR). Caso o governo federal não aceite a proposta, as entidades pretendem ir à Justiça para reivindicar o reajuste. A decisão foi tomada nesta terça (11), em encontro que reuniu representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Segundo eles, o percentual de 6,43% de correção é o mesmo da inflação acumulada em 2010. Os sindicalistas disseram que esse reajuste garantiria que as conquistas salariais dos trabalhadores não fossem reduzidas com o pagamento do IR.
“A maior parte dos sindicatos conseguiu aumento real para sua categoria. Alguns, 4 ou 5 pontos percentuais acima da inflação”, afirmou o presidente da UGT, Ricardo Patah. “Esses aumentos ficam completamente prejudicados pela não correção da tabela do IR.” Segundo Patah, a busca pela Justiça também foi a estratégia usada por centrais para a correção da tabela do IR durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Portanto, pode ser repetida. “Já estamos com a ação pronta. Só vamos esperar a resposta do governo”, disse ele. De acordo com as centrais, desde 1995, a tabela do IR acumula defasagem de cerca de 70%. Este percentual é referente à inflação do período não repassada à tabela de cobrança do imposto.

INFLAÇÃO PELO IPC-S TEM ALTA
EM SETE CAPITAIS PESQUISADAS
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) aumentou nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas
(FGV), na semana de 7 de janeiro, segundo noticiário divulgado nesta terça (11) pela Agência Brasil, do Governo Federal. A maior alta foi registrada na cidade de Salvador, onde a taxa passou de 0,72% na semana anterior para 1,06% na semana do dia 7, um aumento de 0,34 ponto percentual.
Depois de Salvador, as capitais com maiores altas foram Porto Alegre, cujo índice subiu de 0,68% para 0,99% no período (0,31 ponto percentual), e o Rio de Janeiro, onde a inflação passou de 0,97% para 1,27% (0,30 ponto percentual).
As menores altas foram registradas em Recife, que registrou 0,86% ante 0,84%, Brasília (de 0,71% para 0,75%), São Paulo (de 0,55% para 0,67%) e Belo Horizonte (de 0,80% para 0,93%).
O IPC-S mede, toda semana, a inflação mensal nas classes de despesa alimentação; habitação; vestuário; saúde e cuidados pessoais; educação, leitura e recreação; transportes; e despesas diversas.

RÁPIDAS

• O vereador Mazinho, presidente da Câmara de Duque de Caxias acaba de demonstrar que a campanha eleitora de 2012 já está nas ruas. Na semana passada, Mazinho conseguiu reunir importantes nomes da política local e estadual num famoso restaurante da BR-040, a poucos quilômetros da Reduc, para discutir alianças com vistas às eleições municipais do próximo ano
• Entre os convidados estava o ex deputado estadual e ex prefeito de São João de Meriti e atua
l secretário geral do PDT fluminense (na foto, com Mazinho), além de Hugo Neto, presidente do DEM/Caxias, Vagner Luiz, presidente do PTN/, Duque de Caxias, Miro de Almeida, presidente municipal do PV/Caxias Bruno Correia, secretário municipal de Trabalho e Renda de São João de Meriti e o suplente de deputado estadual pelo PSDB, Laury Villar, além de lideranças locais, participaram do encontro

• Segundo a rádio corredor da Rua Paulo Lins, sede da Câmara, já é dado como certo o ingresso de Laury Villar no partido fundado por Leonel Brizola. Segundo as informações correntes nessa movimentada rádio, o PDT está em busca de nomes de peso para disputar as eleições de 2012, tanto para as Câmaras como para as 92 prefeituras do Estado do Rio, seguindo orientaçã do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, que continua a cocupar o Ministério do Trabalho no Governo Dilma Rousseff.
• Com a posse do vereador Samuquinha, dia 1º, como deputado estadual depois de trocar o PMDB pelo PR e que terá de renunciar ao atual mandato até o próximo dia 31, a sua vaga já começou a movimentar a Câmara. Dois suplentes disputam a vaga, tendo em vista que nas últimas eleições municipais, o PMDB estava coligado com outros partidos, inclusive o PDT.
• Segundo um parecer do Ministro Marco Aurélio, do STE, conseguido pelo suplente Cananéia, do PMDB, a vaga pertence ao partido a que estava vinculado do candidato que renunciar a uma cadeira no legislativo municipal por aquele partido. Do outro lado desse verdadeiro cabo de guerra, está o suplente Nivan de Almeida, do PDT, que ficara como primerio suplente da coligação com o PMDB.
• O Ministério Público Eleitoral entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a rejeição das contas da deputada federal Manuela D’Avila (PCdoB-RS) por irregularidade insanável. Ela é acusada de ter recebido R$ 100 mil em doações da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Segundo o Ministério Público, a entidade não poderia fazer doações por ser considerada entidade de classe.
• O recurso apresentado ao TSE contesta decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que entendeu que a Interfarma não
se encaixa na exceção da legislação eleitoral, uma vez que não recebe recursos públicos nem contribuição compulsória.
• O Ministério Público Eleitoral defende que a Interfarma representa os interesses dos laboratórios farmacêuticos instalados no Brasil, uma vez que é composta por associados que representam 54% do mercado brasileiro de medicamentos.
• Manuela D’Avila (foto)foi a candidata mais votada para a Câmara dos Deputados no Rio Grande do Sul, com 482.540 votos. Também chegou a ser cotada para assumir o Ministério dos Esportes no governo de Dilma Rousseff, mas a pasta continuou sob o comando de seu correligionário Orlando Silva.
A eleição municipal de Mangaratiba, que será realizada em 6 de fevereiro, terá quatro candidatos a prefeito, segundo informou ontem (11) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro. O município do litoral sul fluminense, que tem 25.700 eleitores, terá um novo pleito porque o prefeito reeleito em 2008, Aarão de Moura Brito Neto, e seu vice, Marcelo Tenório da Cruz, foram cassados pela Justiça Eleitoral, por abuso de poder político.
• Segundo o TRE, Brito Neto sancionou uma lei, no dia 3 de julho de 2008, três meses antes da eleição, aumentando o salário de 1.450 servidores públicos municipais. O aumento salarial foi usado durante a campanha, com apoio da imprensa local. Mas, 15 dias depois de reeleito, a lei foi revogada.
• Os candidatos a prefeito na eleição de 6 de fevereiro deste ano são José
Luiz Figueiredo Freijanes (PMDB), Gustavo Adolpho da Rocha Busse (PSDB), Evandro Bertino Jorge (Coligação Renova Mangaratiba, formada pelo PR, PSL, PCdoB, PHS, PRB e PT) e Ruy Tavares Quintanilha (Coligação por uma Mangaratiba com mais Saúde, integrada pelo PV, PSB e PT do B).
• Enquanto os políticos disputam o cargo de prefeito, a população de Angra dos Reis continua aguardando as obras para impedir que se repita a
tragédia do reveillon de 2009/10 (Foto: by Angranews)
• Estudo divulgado nesta terça (11) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que 39,5% dos brasileiros não têm conta bancária. O Ipea ouviu 2.770 pessoas nas cinco regiões do país. A pesquisa Bancos: Exclusão e Serviços mostra que a exclusão bancária é maior nas regiões menos desenvolvidas economicamente. Declararam não usar os serviços dessas instituições 52,6% dos entrevistados do Nordeste e 50% do Norte. Nas regiões Sul e Sudeste, 70% e 65,9% das pessoas consultadas, respectivamente, recorrem a instituições financeiras para guardar seu dinheiro. No Centro-Oeste, 31,2% dos entrevistados não têm
conta em banco.
• A falta de escolaridade é um dos fatores relacionados ao afastamento da população dos serviços bancários. Entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental, apenas 44,4% têm conta em banco. O índice sobe para 69,3% no grupo que estudou até o ensino médio e para 88,5% entre os que chegaram ao nível superior.
• O Ipea destaca que, apesar do alto grau de exclusão verificado no sistema bancário, grande parte dos que estão fora (40%) têm interesse em usar tais serviços. “É um estrato da população de baixa renda e de pouca escolaridade, mas que representa uma importante parcela que vem sendo absorvida pelo mercado de trabalho, estimulada pelo crescimento econômico”, ressalta a pesquisa.
• O Ipea defende a criação de serviços específicos para atender à demanda da população de baixa renda. “Há, todavia, que se criar produtos e serviços específicos para essa população, de modo a incorporá-la ao sistema bancário e
a socializar o acesso a esse serviço público operado por concessão”, afirma o estudo.
Faleceu na manhã desta terça (11), num hospital de Niteroi, o empresário Marcelo de Souza Coelho, que ajudou a construir a Cia. União Manufatora de
Tecidos, no bairro do Corte Oito, especializada em sacaria de juta e um dos projetos pioneiros na industrialização de Duque de Caxias, logo depois do fim da II Guerra Mundial, ao lado da Indústria Rei e da FNM. O extinto era também fundador do Rotary Clube Duque de Caxias, o pioneiro dos clubes de serviço no município.
• O corpo foi transladado para Duque de Caxias e o velório está sendo realizado na Loja Maçônica nº 18, no bairro 25 de Agosto, bairro onde o empresário sempre viveu. O sepultamento deverá ocorrer na manhã desta quarta (12), no Cemitério de Nossa Senhora de Belém, campo santo localizado em frente aos escombros da antiga “União”, demolida no Governo anterior.

VASCO VAI SELECIONAR GAROTOS
PARA TREINAR EM SÃO JANUÁRIO
O sonho de ser jogador de futebol e brilhar nos gramados do Rio de Janeiro ficou mais perto de se tornar realidade para os jovens talentos de Duque de Caxias. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e o Vasco da Gama abrirá inscrições para testes de avaliação. As matrículas poderão ser feitas a partir da próxima segunda (17) até o dia 7 de fevereiro, na Vila Olímpica, das 9h às 17h. O projeto será aberto oficialmente pelo prefeito Zito e pelo presidente da Vasco, o caxiense Roberto Dinamite, nesta sexta (14), às 8h.
Serão selecionados jovens dos 10 aos 16 anos, para as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. No ato da inscrição, que é gratuita, os atletas deverão levar dois quilos de alimentos não perecíveis, não vale sal, além de atestado médico, cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento e foto 3x4. Os alimentos arrecadados serão entregues às instituições beneficentes da cidade. A seleção dos futuros atletas da Vasco da Gama será feita de 14 a 16 de fevereiro, das 8h às 11h, e das 14h às 17h, no Maracanãzinho, campo que pertence ao complexo esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer.
Pedro Paulo Noyma, secretário de Esporte e Lazer, ressalta também a lado social do projeto com a distribuição dos donativos e o desejo que cada jovem carrega de ser jogador. “É uma porta que a Prefeitura abre para novos talentos que sonham em ser jogador. Historicamente, a cidade é um celeiros de craques, como Admir Lobo, Júlio César, Tornado, atual subsecretário de Esportes, Aldair que foi tetracampeão mundial e o próprio Roberto Dinamite”, disse Pedro Paulo. A Secretaria de Esporte e Lazer fica na Rua Garibaldi s/nº, bairro 25 de Agosto. Telefone (21): 2653-4874.

Nenhum comentário: