segunda-feira, 13 de junho de 2011

BAIXADA URGENTE

MULHERES PERDEM O MEDO
DE BOTAR A MÃO NA GRAXA
Já vai longe o tempo em que as mulheres tinham como missão precípua casar-se e gerar filhos para garantir a perpetuação da espécie, em especial da estirpe do marido. Hoje, elas estão ocupando rapidamente os espaços no mercado de trabalho em profissões até então consideradas tipicamente masculinas, como motorista de caminhão, comandante de aviões de carreira, pedreiro e até de mecânico. No Centro Educacional Integrado – o CEI – em Duque de Caxias, há muito as Marias vem ocupando a cada período as vagas antes exclusivas dos Joões, como mecânico de manutenção de eletrodomésticos, de automóveis e até de serralheria. Em compensação, a cada turma aumenta o número de candidatos do sexo chamado forte às vagas de costureiros industriais, cujos alunos podem evoluir para modelistas e figurinistas, sendo um dos cursos mais antigos da instituição, fundada há mais de 30 anos pelo desembargador aposentado Liborni Siqueira, quando ainda era Juiz de Menores do município.
E já estão abertas as vagas para o segundo semestre para jovens de amos os sexos com mais de 14 anos para cursos profissionalizantes nas áreas de costura industrial, eletricista e mecânica de automóveis, eletricista instalador, gráfica, mecânica de refrigeração, reparador de eletrodoméstico e serralheria com conhecimento de soldagem em eletrodo revestido dos tipos MAG, MIG e TIG.
. Os cursos são gratuitos, mas exigem que os candidatos estejam regularmente matriculadas nos cursos fundamental e de ensino médio, com preferência a candidatos de famílias de baixa renda. Os alunos tem direito a café da manhã (1º turno), e almoço e lanche (no 2º turno);
O CEO funciona à Rua Souza Renha, nº 9, no Parque Santa Marta, próximo à Praça da Paz e vizinho ao Beira Mar. Os interessados podem obter maiores informações pelo telefone 2771-2100, das 08:00 às 17:00 horas.


Mecânica de manutençao deixou de ser bicho de sete cabeças para as mulheres


DESEMBARGADOR MANTÉM A
LIBERDADE PARA BOMBEIROS
O desembargador Luiz Noronha Dantas, da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, manteve o habeas corpus concedido liminarmente aos bombeiros pelo desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, no Plantão
Judiciário da última sexta-feira, dia 10.
“Venho aqui ratificar a sua prévia concessão, mas agora não apenas quanto à originária fundamentação de ausência dos fundamentos justificadores da custódia cautelar, como também para acolher as preliminares suscitadas, cristalizadoras da nulidade do Auto de Prisão em Flagrante, enquanto título hábil a justificar a legalidade das prisões efetuadas, embora reconheça a sobrevivência da validade de tal peça, porém exclusivamente quanto ao seu aspecto informativo”, destacou na decisão.
Para o desembargador, houve inobservância do prazo de encaminhamento da comunicação do Auto de Prisão em Flagrante, que deveria ocorrer em 24 horas e teria ocorrido quase 72 horas após sua confecção e também teria sido presidida por autoridade que não teria atribuição funcional para fazê-lo. Além disso, o magistrado destacou a inadequação dos locais onde os bombeiros foram mantidos presos.
“As condições materiais impróprias e inadequadas dos locais aos quais foram recolhidos os pacientes, a título de cumprimento de custódia, padecem do mínimo aparato físico para ser minimamente aceitável para cumprir tal função, violando o princípio universal e constitucionalmente tutelado da preservação da dignidade humana”, destacou.

RÁPIDAS
• A saída do prefeito Zito do ninho tucano, que deverá ocorrer nos próximos
dias, não mudará a posição da direção municipal do partido, agora comandada pelo vice-prefeito Jorge Amorelli por indicação do próprio Zito. Como as deputadas Andréia Zito (filha) e Claise Maria Zito (esposa) continuarão no partido, tudo indica que o PSDB fará uma coligação com o PP, novo partido do prefeito, mesmo que seja por baixo dos panos, isto é, informal. Basta ao PSDB não apresentar candidato a prefeito ou vice, porque as duas deputadas, por laço de sangue ou pelo Código Civil, são inelegíveis nas próximas eleições.
• Assim, se quiser ser candidato a prefeito, o vereador Mazinho terá de deixar o PSDB até o dia 2 de setembro e ingressar no PDT, conforme anunciado pelo presidente nacional do partido, o Ministro do Trabalho Carlos Lupi.
• De acordo com esse “script”, o governador Sergio Cabral não terá problemas para se declarar vencedor das eleições municipais em Duque de Caxias no próximo ano, pois os principais candidatos estão plenamente afinados com o Paládio Guanabara e dispostos a assim permanecerem até o dia 4 de outubro, quando a Justiça declarar os eleitos ou os dois candidatos que irão para o segundo turno.
• Até o momento, Sergio Cabral conta com o apoio dos candidatos Dica (PDS), Alexandre Cardoso (PSB), Washington Reis (PMDB) e Zito (PP), que fazem parte da base de sustentação política do Governo do Estado, tanto na Assembléia Legislativa, como na Câmara Federal, além do ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico do município no atual Governo Zito, o empresário Antonio Borges, do PcdoB, partido que também apóia o governador na Alerj. Dos pré-candidatos já lançados, apenas o ex-vereador Marquinho Pessanha, do PTN, ainda não declarou se terá, ou não, apoio do governador nas eleições de 2012.
• Está marcada para a tarde desta terça-feira (14:00h) o comparecimento do prefeito Zito à Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara Federal para explicar as denúncias de possíveis irregularidades na realização de licitações na área da Saúde, assunto objeto de uma investigação paralela por parte do Ministério Público Federal. Se comparecer para depor, o prefeito deverá levar como seu consultor o Secretário Municipal de Saúde, o médico Danilo Gomes, além dos senhores Allan Robson Siqueira e Flavio Araújo da Silva – Pregoeiros de Duque de Caxias, a Sra. Maria Aparecida Locha – Representante da MLPA (Comércio, Distribuição e Representação Hospitalar), o representante do Tribunal de Contas da União, o representante do Tribunal de Contas do Estado e representantes dos Ministérios Públicos Federal e do Estado.
• A convocação do prefeito foi feita pela Comissão de Fiscalização com base num requerimento do deputado federal Áureo, do PRTB, que está no seu primeiro mandato.
• Aliás, o neófito parlamentar caxiense está sofrendo para descobrir o caminho das pedras nos bastidores de Brasília. Na sua primeira iniciativa, ele apresentou requerimento convidando para uma audiência pública os Ministros da Educação e da Saúde, a fim de obter esclarecimentos sobre as denúncias a cerca da merenda escolar; sobre possíveis erros gramaticais em livros de português distribuídos pelo MEC e sobre a Cartilha contra a Homofobia.
• Ao noticiar o tema, jornais, rádios e emissoras de TV deram destaque à iniciativa como sendo da Comissão de Fiscalização, não citando, em momento algum, o autor do requerimento, fato comum no início de uma Legislatura, onde as caras recém saídas das urna ainda não estão devidamente reconhecida pelos jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso.
• Resta agora ao deputado Áureo reformular e profissionalizar a sua assessoria, que falhou ao deixar, por exemplo, de fornecer aos jornalistas credenciados no Congresso uma sinopse do requerimento, além de buscar um contato mais pessoal com a turma que escreve sobre a atuação dos nossos deputados federais. O deputado Alexandre Cardoso seria um ótimo mestre nesse assunto, pela sua longa experiência em lidar com a Imprensa da Baixada.
• Deputados federais e estaduais se reúnem na manhã desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa para discutir o projeto que propõe a anistia aos bombeiros. Segundo o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) no domingo (12), durante passeata dos bombeiros em Copacabana, a intenção é que o projeto de lei seja votado ainda nesta semana.
• O porta-voz do movimento, cabo Benevenuto Daciolo, espera o apoio dos parlamentares para conseguir marcar uma reunião com o governador Sérgio Cabral. “Através do deputado Marcelo Freixo, vamos tentar chegar ao Paulo Melo para que ele tente um contato entre nós e o governador Sérgio Cabral”, explicou Daciolo durante a passeata.
• O governador Sérgio Cabral enviou nesta segunda-feira (13) mensagem à Assembleia Legislativa modificando a destinação dos recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) para que 30% dos recursos sejam utilizados para pagamento de gratificações aos bombeiros.
• Os restantes 70% serão utilizados para manutenção e aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal necessários ao trabalho de Defesa Civil, bem como assistência médico-hospitalar e assistência social do Corpo de Bombeiros. Em 2010, o fundo arrecadou cerca de R$ 110 milhões, informou o governo.
• O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) disse que se reunirá nesta terça-feira (14) com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para pedir regime de urgência na votação do projeto que anistia criminalmente os bombeiros do Rio. “O projeto tem que passar por várias comissões, mas vou pedir ao presidente [da Câmara] urgência para acelerar a tramitação. O objetivo é que seja votado o quanto antes”, disse Molon, que é autor da proposta.
• O projeto apresentado por Molon propõe um novo artigo à Lei Federal 12.191, de 2010, que anistiou policiais militares e bombeiros que participaram de movimentos reivindicatórios ocorridos entre 1997 e 2010. “Acredito que não vai haver dificuldades de aprovar o projeto. Temos o apoio de vários partidos e parlamentares”, disse Molon.
• Quanto á anistia administrativa, o parlamentar petista disse que ela já foi solicitada ao governo do Rio, que ainda não respondeu se aceitará o pedido. A anistia criminal, segundo ele, só pode ser concedida pela Congresso.
• A passeata dos bombeiros neste domingo na orla de Copacabana mostrou
a distância entre a Mídia do Rio, que recebe verba publicitária e patrocínios do Governo do Estado, e a Rede Record, do bispo Edir Macedo. Enquanto “O Globo” em sua edição desta segunda-feira (13), citando como fonte a PM, estimava em apenas 17 mil o número de participantes, a Record, através do site r7, garantiu que eram, no mínimo, 400 mil pessoas de diversas profissões, inclusive os PMs e os professores do Estado, que estão em greve reivindicando reajuste de 26% para o atual piso, que é de apenas R$ 750 reais por mês.

SARNEY É CONTRA A DIVULGAÇÃO
DE DOCUMENTOS ULTRASSECRETOS

A divulgação total de documentos ultrassecretos do governo poderia “abrir feridas”, disse ontem (13) o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele defende o sigilo eterno para algumas inform
ações confidenciais do país, por exemplo, as que se referem a questões diplomáticas.
“Abertura total não!. Documentos históricos, que fazem parte da nossa história diplomática, que tenham articulações, como a que Rio Branco teve que fazer muitas vezes, não podem ser revelar, senão vamos abrir feridas”, afirmou.
Ex-presidente da República, Sarney disse que os documentos sigilosos que digam respeito ao “passado recente” do país devem ser divulgados.
“De minha parte, acho que os nossos antepassados deixaram o país com fronteiras tranqüilas, sem nenhum atrito com nenhum país. A nossa história foi construída não com batalhas, mas em negociação”, argumentou. “Quanto ao passado recente, penso que deva ser liberado mesmo. Quanto a mim, os meus documentos já são públicos, estão na Fundação José Sarney mais de 400 mil documentos para todas as consultas”, acrescentou.
A Lei Geral de Acesso à Informação está em análise no Senado. O texto estabelece, por exemplo, prazo máximo de 50 anos para o sigilo de documentos públicos.

Um comentário:

Rosilene Moraes disse...

TRANSPORTE ESCOLAR

No Brasil incoerências acontecem a todo o momento, principalmente na realidade no que diz respeito ao trânsito e as suas cobranças. Em Nova Iguaçu não é diferente e na realidade vejo ainda muito mais complicado o fator trânsito e transporte. Já li em alguns jornais do município que motoristas de transporte escolares cometem infrações na hora de deixar as crianças nos colégios da cidade, e por este motivo estão sendo multados.
Mais não vemos em nenhum jornal a informação de que a falta de um lugar específico para o estacionamento dos transportes escolares em Nova Iguaçu gera vários problemas no trânsito ao redor das escolas. Embarcar ou desembarcar alunos nas portas das escolas é um verdadeiro martírio para os pais.
Os donos de TRANSPORTE ESCOLAR também sofrem com a falta de espaço para estacionar o veículo. O problema com os engarrafamentos se repete todos os dias.A situação fica ainda mais complicada em estabelecimentos localizados em Avenidas movimentadas ,como por exemplo a Rua Dom Walmor ou Av. Governador Amaral Peixoto. Muitos dos profissionais do Transporte sofrem com esse tipo de situação há alguns anos, pois deveriam ter o espaço determinado por lei e ainda aguardam com paciência a resolução desse problema. Muitos só conseguem estacionar seus veículos em que trabalham longe do acesso ao colégio, o que é uma verdadeira via cruzes em dia de chuva. E mesmo assim, pára em local proibido porque não existe lugar específico para o estacionamento do transporte escolar.
Pais de alunos e motoristas do transporte escolar reclamam da falta de espaço para fazer o embarque e desembarque em frente às escolas. Muitos deles acabam sendo multados por fila dupla ou estacionamento em local proibido.
Hoje o transportador vive com medo de ser multado pelos agentes da SEMTESP que ficam rondando a saída das escolas.
Mesmo com a certeza de que esse agente deveria auxiliar um veiculo escolar que transporta crianças e adolescentes no embarque e desembarque e até na travessia de ruas, não é o que vivenciam na realidade do nosso município.
Apesar de não ter qualquer privilégio nas áreas de estacionamento em frente aos colégios, os transportes escolares enfrentam rigor na fiscalização da SEMTRAN para prestar o serviço nas ruas. Além de uma vistoria semestral, os veículos têm de apresentar uma série de itens para se manter em circulação.
E este não é o único problema que temos em relação ao transporte escolar em relação a fiscalização, que sempre é feita para aqueles que possuem cadastro na secretaria de transporte e selo, o que acredito ser incoerência de ação , já que o transportador possui um selo no pára-brisa informando que esta vistoriado. Não que eu não concorde com a fiscalização, mais já que pagamos para que ela seja feita, porque não cobrar para que seja feita no rigor da LEI. Veículos PIRATAS caminham livremente por Nova Iguaçu, transportando crianças como se fossem “sacos de laranjas”, mais como bem sabemos o Ministério público já anda atento para tal situação, já que ele age como fiscal da LEI.
O que nossos governantes se esquecem é que pela nossa Constituição Federal o Município é o responsável pela condição de oferecer transporte público de qualidade para os cidadãos, seja ele escolar, taxi, alternativo ou coletivos.
O mais incrível nessa história toda, é que a própria SEMTRAN é que tem a incumbência de implantar os pontos de paradas de transportes escolares nas portas das escolas, mas não cumpre o que diz a lei. Mas multa os transportadores (cumprindo a lei). Esse é o país que vivemos, onde temos que matar um leão todo dia para que a lei seja cumprida para os mais fracos