NA DISPUTA PELA PREFEITURA
Se pesquisa de intenção de votos com mais de um ano de antecedência das eleições municipais valesse como decisão política, o vereador e presidente da Câmara, Mazinho, com 29% da preferência dos internautas, já poderia encomendar o terno da posse como prefeito de Duque de Caxias a partir de

Seguindo de perto o líder, estão empatados os deputados federais Alexandre Cardoso (PSB) e Washington Reis (PMDB), com o prefeito Zito, que está de mudança do PSDB para o PP, está com 16%. Estão na corrida pela principal cadeira de Jardim Primavera os deputados estaduais Dica (PSD) e Samuquinha (PR), o empresário Antonio Borges (PcdoB), o ex--vereadores Marquinho Pessanha (PTN) e Marcos Figueiredo, que deve trocar o PSC por um outro partido nos próximos dias.
IRMÃ DE NUBIA COZZOLINO É
CONDENADA POR IMPROBIDADE
A ex-Secretária Municipal de Educação de Magé e deputada estadual cassada por corrupção, Jane Cozzolino, foi condenada por improbidade administrativa, em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado. O Juízo da 1ª Vara Cível de Magé condenou Jane (irmã da ex-

Nas diligências realizadas pelo MPRJ e que resultaram na ação proposta, constatou-se que as propagandas faziam referência expressa ao nome de Jane, sobretudo na Secretaria Municipal que ela ocupava. Também foi comprovada a utilização de verbas do erário para veiculação de matérias pessoais na imprensa oficial da Prefeitura. Fotografias realizadas em investigação revelam, ainda, a existência de faixas de divulgação de um bingo realizado com apoio da ex-Secretária, com distribuição de brindes, tais como cestas básicas e eletrodomésticos.
O Artigo 37 da Constituição Federal, que dispõe sobre os princípios administrativos da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e da Publicidade, aponta que, na propaganda, não devem constar nomes, imagens ou símbolos que evidenciem a promoção pessoal do administrador.
De acordo com a decisão judicial, “a ré visou tão somente a sua promoção pessoal, isso porque, notadamente, em todos os meios de propaganda analisados não se vislumbra a presença de qualquer caráter educativo, informativo ou de orientação social, como determina a Constituição da República”.
A condenação prevê a perda da função pública, com a suspensão dos direitos políticos por dez anos; o pagamento de multa em favor do Município no total de 50 vezes o valor de seus subsídios; a proibição de contratar com o Poder Público e de receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de cinco anos; e, por fim, Jane Cozzolino deve ressarcir integralmente o dano causado ao Município em valores a serem apurados na fase de liquidação da sentença.
QUEIXAS & RECLAMAÇÕES
• No final da primeira quinzena de maio, o prefeito reuniu fornecedores e prestadores de serviços, informando que o município estava literalmente quebrado e que as dívidas com fornecedores, concessionárias de serviço público

• Pelo mesmo motivo, a empresa Delta rescindiu o contrato de coleta de lixo e varrição de ruas no primeiro distrito, hoje tomadas por monturos de lixo, como ocorreu em frente à Catedral de Santo Antonio no último fim de semana, quando a Igereja comemorava o dia do padroeiro da cidade, Santo Antonio.
• Na última sexta-feira (10) pela manhã, um caminhão e uma pá mecânica destruíram a pista de skate da Praça Humaitá, cujas obras estavam paralisadas há um mês. A pista era uma importante área se lazer para jovens dos bairros 25 de Agosto, Parque Duque, Beira Mar e Vila Operária, que praticam esse tipo de esporte. Na terça-feira (14), um internauta flagrou uma equipe de funcionários da empreiteira que reconstrói a praça removendo bloquetes que haviam sito assentados há meses.
• O material foi levado por um caminhão da empreiteira, mas os funcionários não souberam explicar porque o bloquetes estavam sendo removidos antes da conclusão das obras. Para antigos frequentadores da praça, a nova reforma ou era desnecessária ou inútil, principalmente para uma cidade que se declara falida, apesar de haver arrecadado quase R$ 500 milhões de reais nos primeiros cinco meses do de 2011, com uma média de mais de R$ 150 m,ilhões por mês.
RÁPIDAS
• Os eleitores de Magé, na Baixada Fluminense, voltam às urnas para escolher os novos ocupantes dos cargos de prefeito e vice dia 17 de julho. Os partidos tem até o final da tarde desta quinta-feira (16), para realizarem as convenções para definir os candidatos, que devem ser registrados até as 19 horas desta sexta-feira (17), na 110ª Zona Eleitoral.
• A realização de eleições suplementares ocorre devido à cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL), que estão impedidos de participar do pleito suplementar.
• Caso exerçam cargos públicos, os candidatos escolhidos em convenção têm 24h para a desincompatibilização. O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, designou o juiz da 148ª Zona eleitoral, Orlando Eliazaro Feitosa, como responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral.
• A 148ª ZE também vai fazer o registro das pesquisas eleitorais e administrar o Pólo de Armazenamento de Urnas. O julgamento das Representações e Direito de Resposta caberá à juíza da 149ª ZE, Myriam Therezinha Cury, enquanto o registro de candidatura, a prestação de contas, a totalização dos resultados e a diplomação dos eleitos ficam sob a responsabilidade do juiz da 110ª ZE, Thiago Holanda Mascarenhas.
• Em nota oficial, a direção do SEPE contestou as declarações do Secretário estadual de Educação, Wilson Risolia Rodrigues, para quem a greve do magistério estadual só atingiu a 2% da categoria. Para sindicato, o índice de adesão ao movimento já supera a casa dos 60%.
• Segundo a nota, a o magistério pede reajuste emergencial de 26% do

• Na terça-feira (14), a categoria apontava que mais de 65% das escolas do Estado do Rio de Janeiro estão com as atividades paralisadas e que faltam, em todo o sistema, mais de 10 mil professores. Por sua vez, a Secretaria Estadual de Educação conta com 2% dos 51 mil professores fora das salas de aula.
• Para o secretário Wilson Risolia Rodrigues, só no segundo semestre o Governo do Estado terá condições de negociar algum tipo de reajuste para os professore. Segundo a secretaria, a rede estadual de ensino conta com 1.457 unidades escolares, 1,1 milhão de alunos e 75 mil professores, sendo 51 mil regentes de turma.
• Sem qualquer explicação, a direção municipal do PSOL pediu ao editor do site Caxias Digital, Fernando Caldas, a retirada da militante Leninha, que disputou a Prefeitura em 2004 apostando no bordão “eles são tudo farinha do mesmo saco”, referindo-se aos candidatos Zito e Washington Reis. ambos ex-prefeitos da cidade, e o deputado Dica.
• A medida que se aproxima a data fatal para a troca de partido (2 de outubro próximo), cresce a ansiedade entre os vereadores em exercício e que pretendem a reeleição. É que a maioria dos partidos está sem comando e ninguém sabe quem irá organizar a nominata (lista) dos candidatos que será submetida a aprovação da convenção municipal.
• Por enquanto, apenas o PDT, comandado por Laury Villar, o PSB (sob controle do deputado Alexandre Cardoso) e MPDB, controlado pelo também deputado Washington Reis já estão organizando as suas nominatas. A previsão é de que para eleger um vereador os partidos terão de conquistar, pelo menos, 20 mil votos-legendas, resultado que dependeria do peso dos nomes integrantes da nominata.
• Nas rodas de chocolate do “La Guimarães”, na Praça Roberto Silveira, o assunto dominante na fria manhã de terça-feira (14) era a possibilidade do lançamento da candidatura a prefeito do ex-vereador Fernando Figueiredo, irmão do ex-deputado e atual Secretário de Habitação da Prefeitura Marcos Figueiredo. Aliás, na propaganda na TV do Partido Social Cristão, o ex-deputado que presidiu a CPI da Ampla aparece como Secretário de Obras do município, cargo ocupado por Valdir Zito, ex-prefeito de Belford Roxo e irmão do prefeito caxiense. Marquinho é secretário de Habitação de Zito.
• Para viabilizar a candidatura do irmão, Marcos Figueiredo estaria em negociações com alguns vereadores e líderes comunitários com chances política, garantindo que já fechou um acordo com a direção regional de um pequeno partido, que bancaria a candidatura de Fernando Figueiredo. Como boa parte dos 21 vereadores não tem garantia da vaga para a reeleição, o convite de Marquinhos Figueiredo está mexendo com o coração de muitos edis.
• Um tucano que freqüenta a copa e cozinha do prefeito foi procurar o deputado Luiz Paulo Correia, presidente do diretório regional do PSDB, preocupado com o futuro do partido no município e a montagem da nominata dos candidatos a vereador do partido do qual o prefeito Zito está se desligando, para disputar a reeleição pelo PP..
• Segundo a versão desse desastrado “espião”, Luiz Paulo teria sido peremptório e curto na resposta: “Se o prefeito Zito deixar o partido, faremos intervenção e mudaremos tudo no PSDB/Caxias.”
• O Batalhão Florestal e de Meio Ambiente da PM, em parceria com o Instituto Chico Mendes (ICMBIO)/APA Petrópolis e a Secretaria de Meio Ambiente do município, apreendeu pássaros silvestres, espingardas de caça, um revolver calibre 32, trabucos e muita munição, além de redes e alçapões.

• Participaram da operação pelo menos 10 agentes florestais estaduais, municipais e federais. O parque, com uma área de 200 mil metros quadrados, estava sendo ocupada irregularmente por caçadores, que chamara a atenção dos freqüentadores.
• Durante a fiscalização em um sítio, foi encontrado um depósito com mais de dez gaiolas e pássaros silvestres, muitos em extinção e aparentando sofrendo maus-tratos. O caseiro foi identificado e posteriormente será chamado para depor na Polícia Federal. Em um outro sítio, foi encontrada uma espingarda de caça, trabucos e grande quantidade de munição. Apesar das buscas o dono do sítio não foi localizado.
• Em outro sítio localizado no parque foram encontrados uma espingarda, um revólver calibre 32, munição, redes de caça e pássaros engaiolados e mau cuidados. No local a polícia encontrou a documentação de um suspeito, de nome Paulo, que tomava conta do sítio e será chamado para depor no inquérito aberto por crimes ambientais previstos na Lei Federal 9605/98.
• Durante a operação, os agentes foram procurados por um casal, que trabalha como caseiros de um sítio na região, que entregou aos policiais um espingarda de caça que pertenceria ao dono do sítio. A arma, junto com as outras apreensões, foi levada para a delegacia da Polícia federal de Petrópolis.
CAXIAS FESTEJOU PADROEIRO
EM MEIO A MONTUROS DE LIXO

O pior foi no dia seguinte, terça-feira (14), quando a Secretaria de Obras retirou, finalmente, todo o lixo abandonado nas ruas centrais da cidade durante o fim de semana. Com o principal eixo viário da cidade interditado entre a Praça do Pacificador e o Terminal Rodoviário Plínio Casado, a estréia AV. Plínio Casado, ao lado da linha férrea, foi transformada em mão dupla para todos os veículos que fazem a ligação entre o Centro e os bairros de Gramacho, Lote XV, Xerém e Imbariê. Em conseqüência da interdição da antiga Rio-Petrópolis, Duque de Caxias viveu durante boa parte desta terça-feira o maior engarrafamento da sua história recente, com o trânsito inteiramente parado na Av. Brigadeiro Lima e Silva, a principal entrada da cidade para os veículos procedentes da Capital e da rodovia BR-040, a Rodovia Washington Luiz.
Os poucos guardas municipais que tentavam organizar o trânsito entre a entrada da cidade, no Parque Duque, e a Praça Roberto Silveira, que prosseguia pelo Viaduto Francisco Corre e seguia pela Av. Nilo Peçanha, que liga o centro aos bairros vizinhos de São João de Meriti.
Para agravar o caos no trânsito, a cidade não tem placas indicativas informando sobre roteiros alternativos aos principais eixos viários, como as avenidas Brigadeiro Lima e Silva, Duque de Caxias, Governador Leonel Brizola e Nilo Peçanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário