domingo, 4 de dezembro de 2011

BAIXADA URGENTE

CONTAGEM REGRESSIVA
PARA LUPI, O IMEXÍVEL 

Começou neste domingo a contagem regressiva para a demissão do Ministro Carlos Lupi. Demorou  para cari a ficha e a Presidente Dilma Rousseff  reconhecer que o presidente do PDT, ao contrário de outros trapalhões e atrapalhados de seu curto Governo, apostou demais no seu aspecto físico ao insistir com aquele brado de desenho animado:EU TENHO A FORÇA! ! ! !
O primeiro erro da presidente, apesar da longa carreira política, foi abrir mão de um preceito: quem nomeia tem o direito e o dever de demitir!  Ao desafiar o Governo a demiti-lo, o ainda Ministro do Trabalho quis  repetir o atrevimento de um velho pelego, como Lupi, que se declarou imexível, o ex ministro Antonio Rogério Magri,do Trabalho e Previdência Social do Governo de Fernando Collor.
Como até as pedras das calçadas de Copacabana sabem, no ministério que o deputado Garotinho, de forma provocadora, mas absolutamente fiel à situação política do País – o duelo entre Dilma e Lula – garantiu ser Provisório, Dilma aceitou a situação de Governo Transitório em que ela cumpre, mesmo contra a própria vontade, o papel de garantir a cadeira presidencial para a volta de Lula, em 2014. Sem a liberdade de escolha dos ministros, a Presidente ainda se curvou ao "Quarteto Fantástico" formado pelo vice Michel Temer e pelos senadores José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá, que, na prática, governam o País como se fosse uma grande fazenda, cujo gado é o eleitorado.
A decisão de cobrar, publicamente, explicações que justifiquem a recomendação da demissão imediata de Lupi, tomada por unanimidade  pela Comissão de Ética, nomeada pelo Governo, para acompanhar o desempenho da administração federal do ponto de vista ético, tornou ainda mais urgente a demissão do presidente do PDT, já abandonado por uma parcela considerável do partido, pois a insistência de Lupi em continuar no Governo, principalmente  diante de novas e graves denúncias, como a de que disputou eleição mesmo ocupando cargo comissionado, simultaneamente, na Câmara de Vereadores do Rio e no gabinete do líder do PDT na Câmara Federal, fato que começará a ser investigado pela Câmra dos Deputados a partir desta segunda-feira (5).

TELEFÔNICAS LIDERAM A
SEMANA DE CONCILIAÇAO

A Semana Nacional de Conciliação realizada no Tribunal de Justiça do Rio foi encerrada sexta-feira 920 apresentando um índice de cerca de 90% de acordos, com uma média de 4.800 audiências realizadas no total. A Oi obteve índice de 95% de acordos, seguida pelas concessionárias de telefonia Vivo, Tim, Claro, Net e Embratel, com 91% ; Cedae, com 90%; Itaú, Light, B2W, Americanas, Globex/Ponto Frio e Hermes, com 80%; Casas Bahia, Ibicard, C&A, Banco do Brasil e CEG, com 72%; e Bradesco, com 70%.
No encerramento da Semana, o presidente do TJRJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, afirmou que "a conciliação é um projeto de sucesso, que vai ao encontro das metas traçadas pelo CNJ e muito agiliza a solução dos processos que tramitam nos Juizados Especiais. Só que esses números precisam melhorar e as empresas devem se ajustar a uma nova realidade de respeito ao consumidor", comentou.
Representado o Ministro Cezar Peluso, o conselheiro José Guilherme Vasi Werner,  informou que as campanhas realizadas e a nova consciência de conciliar já dão resultados e mostram que a sociedade está compreendendo que a litigiosidade se tornou um entrave para a modernização e celeridade do Judiciário brasileiro. E que os novos números, decorridos seis anos desde o seu início, já demonstram a consolidação do movimento através de sua transformação em projeto permanente, que conta com a participação de todos os tribunais do país.
Realizada entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, a Semana Nacional de Conciliação é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça com os tribunais brasileiros. A Política Nacional de Conciliação foi criada em 2010, pela Resolução nº 125 do CNJ, e tem como objetivos reduzir os processos judiciais que sobrecarregam os tribunais do país e pacificar as partes em conflito. Nos mutirões que já são realizados pelo Tribunal de Justiça do Rio, quando a conciliação não é possível, as partes já saem com a data marcada para a leitura da sentença. Para isso, prepostos das empresas e magistrados do Judiciário fluminense trabalharam nos mutirões. Além da dedicação dos juízes, togados e leigos, e dos servidores do TJRJ, o alto índice de conciliações também se deveu aos representantes das empresas que trabalharam ativamente para o êxito.

PASTOR TAMBÉM CONDENA
A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

A nota do blog sobre um atentado a tiros contra a "Mãe de Santo" de um candomblé no bairro da Taquara, na noite do domingo anterior (27), provoco diversas manifestações por parte de membros de diversas religiões, dentre as quais o pastor Jairo Cavalcante, da Assembléia de Deus do Parque Paulista, bairro próximo à Taquara, também no terceiro Distrito (Imbariê). Em email enviado e posado no blog, o Pastor Jairo Cavalcante, condena a intolerância religiosa e se confessa incomodado com a citação da participação de um bispo da Igreja Universal, da chamada linha néo pentecostal, numa demonstração de discriminação religiosa ao dar pontapés numa imagem de Nossa Senhora Aparecida diante das câmeras da TV Record.
O pastor Jairo Cavalcante se confessa preocupado que o internauta possa fazer uma ilação entre o caso isolado do bispo da Universal com o comportamento de todos os pastores evangélicos das mais diversas denominações. Ele se confessa orgulhoso como pastor da ASSEMBLÉIA DE DEUS, maior denominação evangélica PENTECOSTAL do país, que neste ano completa 100 anos de existência  com serviços prestados em prol do bem comum, como atendimento espiritual a enfermos e recuperação de viciados em drogas e diversos outros serviços sociais tanto em Duque de Caxias com em todo Brasil. Ele lamenta e se sente ofendido, porque a nota, por um lápso nosso, refere-se à Igreja Universal como sendo da linha pentecostal, o que, segundo ele, não é verdade, pois a IU tem o caráter de neo pentecostal, pela introdução de normas próprias de organização e comportamento  que a distanciam das Assembléias de Deus. Por isso, ele se diz ofendido pela nota do blog por citar a Igreja Universal como de base pentecostal, pois, na condição de cidadão e de pastor, que prega o bem comum que a palavra de Deus ensina, nos evangelhos não há quaisquer afirmações que baseie agressão ou perseguição religiosa
Nossas desculpas públicas ao pastor Jairo e demais evangélicos que interpretaram a nota sobre a cena da TV como um demonstrativo de comportamento padrão dos evangélicos da denominação pentecostal, mal entendido que atribuímos à falta do termo néo quando nos referimos à origem da Igreja Universal

  RÁPIDAS

A conselheira Marília Muricy não considerar que a presidenta Dilma Rousseff tenha desafiado a Comissão de Ética da Presidência da República, ao pedir esclarecimentos sobre os elementos que embasaram a recomendação do colegiado de demissão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Marília foi a relatora do processo contra o ministro na Comissão de Ética.
“Não vejo como um desafio, absolutamente. Em primeiro lugar, a presidenta não está subordinada à Comissão de Ética. Ao contrário, a Comissão de Ética é criada por um decreto presidencial, os membros são nomeados pela presidenta da República, e a Comissão de Ética assessora a Presidência”, ressaltou a conselheira. Em seu relatório, além de recomendar a exoneração do ministro, Marília defendeu a aplicação de advertência a Lupi. O colegiado aprovou, por unanimidade, o relatório.
Essa punição é a maior que pode ser recomendada pela Comissão de Ética. Lupi é suspeito de se beneficiar de um suposto esquema de propina envolvendo organizações não governamentais (ONGs) conveniadas com o Ministério do Trabalho. Ele também terá que explicar à Presidência se ocupou, simultaneamente, dois cargos públicos de assessor parlamentar.
Embora Dilma não tenha acatado a sugestão da comissão, mantendo Lupi no cargo, a conselheira Marília Muricy se disse convencida de que as punições recomendadas são as mais adequadas para o ministro. “Reafirmo, palavra por palavra, vírgula por vírgula, ponto e vírgula por ponto e vírgula."
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse na sexta-feira (2) que a pasta já concluiu o exame dos convênios com organizações não governamentais (ONGs) suspeitas de irregularidades. Os contratos agora serão avaliados pelos órgãos de controle e fiscalização, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
"A presidenta Dilma Rousseff, [depois da saída do então ministro Orlando Silva], pediu que fizéssemos o exame [dos convênios] em 30 dias e já concluímos essa tarefa, que deverá envolver decisão dos órgãos de controle. Minha tarefa é executar e proteger o dinheiro público em todas as ações e atribuições que cabem ao ministério", explicou ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.
Aldo Rebelo enfatizou que as denúncias feitas contra Orlando Silva, seu antecessor, até agora não foram provadas. "O acusador até hoje não apresentou nenhuma prova”.
Além disso, o ministro disse que ainda trabalha na montagem da equipe. "O que não é fácil, para levar adiante as tarefas e os desafios do ministério diante dos megaeventos esportivos [como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas, em 2016]”.
• As investigações sobre o esquema de proteção do traficante "Nem", ex chefe do tráfico na Rociha, saiu da esfera policial e adentrou na arena política e poderá envolver dirigentes do PT, Secretários da Prefeitura de Maricá e até um deputado que teve grande votação na Rocinha
• Segundo denuncia em seu blog o deputado federal Anthony Garotinho, a prisão do ex presidente da Associação de Moradores da Rocinha, o "Williams da Rocinha", foi uma trama política para atingir a vereadora Andrea Vieira Gouveia, do PSDB.
• A  matéria de Garotinho é glicerina pura e pode atingir o Secretário José Mariano Beltrame e chegar ao Palácio Guanabara, onde trabalhava um ex vice  presidente da Associação dde Moradores da Rocinha, que já se entregou à Polícia e aparece um filmete negociando um fuzil russo de última geração, ao lado do "Willian da Rocinha".,
• A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa vai realizar, nesta segunda-feira (5), uma audiência pública sobre autos de resistência. O  termo denomina os procedimentos referentes ao registro de mortes de civis produzidas por policiais em situação de confronto.

• “Adiada uma vez por conta da ausência de representantes das autoridades das polícias Civil e Militar, a audiência já tem confirmada a participação do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame”, comentou o presidente da comissão, deputado Marcelo Freixo (PSol). A audiência contará também com a presença do pesquisador Daniel Cerqueira, que questiona os dados oficiais sobre mortes violentas no Rio de Janeiro.
• Os resultados de um estudo conduzido por Humberto Prates da Fonseca Alves, professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com colegas da USP e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelam uma expressiva associação entre os processos de expansão urbana e crescimento de assentamentos precários e situações de vulnerabilidade socioambiental, na região hiperperiférica da cidade de São Paulo.
• Segundo o estudo, os processos de expansão urbana que se desenvolvem na metrópole de São Paulo são muito diversos, envolvendo, além da dispersão espacial de grupos de baixa renda (exemplificados pela autoconstrução e por loteamentos irregulares e favelas), a expansão de grupos de média e alta renda (como os condomínios fechados).
• “Estas dinâmicas de ocupação das áreas periféricas e periurbanas têm fortes implicações sociais e ambientais”, dizem os autores do estudo “Dinâmicas de urbanização na hiperperiferia da metrópole de São Paulo: análise dos processos de expansão urbana e das situações de vulnerabilidade socioambiental em escala intraurbana”, publicado em junho de 2010 na Revista Brasileira de Estudos de População.
• Segundo a pesquisa, entre os impactos socioambientais deste processo de periferização, está a ampliação das jornadas entre o centro e as áreas periféricas, com consequente aumento do trânsito e da poluição do ar. A expansão destas áreas também implica ausência de saneamento básico, principalmente rede de esgoto, e poluição de rios e córregos, além de um forte processo de desmatamento e degradação ambiental.
• Para os pesquisadores, uma questão fundamental, suscitada pelos resultados deste trabalho, é como mudar o curso desses processos tão perversos e indesejáveis de expansão urbana descontrolada para áreas periféricas e periurbanas cada vez mais distantes.
• “Apesar de não termos uma resposta fechada, uma das conclusões do trabalho é que só uma mudança significativa na dinâmica dos mercados imobiliário e de terras e a presença de políticas públicas relativas ao uso e ocupação do solo que utilizem informações atualizadas e pratiquem a fiscalização poderiam permitir um padrão de uso e ocupação do solo mais sustentável”, acreditam.
• De acordo com eles, atualmente, as terras disponíveis nas porções mais centrais da metrópole não são ocupadas, devido tanto ao alto preço da terra nestas áreas quanto à falta de políticas públicas que pudessem redirecionar os novos assentamentos para muitas áreas já adensadas e dotadas de infraestrutura urbana, por meio de projetos habitacionais voltados para população de baixa renda.
• A pesquisa mais parece um "retrato falado" das grandes cidades brasileiras, onde a população mais pobre está sendo expulsa das áreas centrais, pelo alto preço das terras e dos alugueis, acabando por criar novos núcleos populacionais em áreas degradadas na periferia, os chamados assentamentos ou loteamentos irregulares, sem infraestrutura de transporte e saneamento.
• O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa vai atender, a partir deta segunda-feira (5) e até sexta-feira (9), na Rua Dr. Luiz Guimarães, altura do número 93, na Praça de Eventos, em Nova Iguaçu. O serviço móvel vai funcionar das 9h às 17h
• Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro do Rio, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h, ou através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).
• Pesquisadores do departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Juiz de Fora promoveram um estudo que tinha por objetivo avaliar as características clínicas, sociais e psicológicas associadas à restrição de atividades funcionais pelo medo de cair.
• Foram estudados somente idosos comunitários, sendo 113 avaliados por meio da observação do histórico de quedas, restrição de atividades, fenótipo frágil, índices de depressão e aspectos sociodemográficos.
• Segundo a pesquisa revelada pela Agência Notisa, a restrição da atividade física funcional pelo medo de cair pode apresentar resultado final contraditório, inclusive com a presença de quedas. Segundo os autores, isso se dá pelo declínio da função muscular e descondicionamento físico dos idosos.
•“Características individuais podem afetar ou modular mudanças no comportamento associado ao medo de cair, o qual pode desencadear, nos idosos, atitudes de proteção e cautela em relação às quedas, que permitem a eles administrar seu medo sem restringir atividades”, explicam Rosângela Corrêa Dias, uma das autoras do estudo, e colegas no artigo que foi publicado na Revista Brasileira de Fisioterapia, em outubro desse ano.
• De acordo com dados coletados na pesquisa, dos 113 idosos entrevistados, 52,22% deles alegaram ter reduzido suas atividades devido ao medo da queda. Além disso, esses idosos foram os que apresentaram maior autorrelato de depressão, maiores índices de exaustão, maior número de doenças, pior autopercepção de saúde e maior dependência de outras pessoas para a realização de atividades cotidianas, o que leva a piores índices de satisfação com a vida.
• O estudo aponta a depressão como o primeiro fator discriminante, e que seus sintomas têm associação com a restrição de atividades. Os autores explicam que idosos que apresentam sintomas depressivos tendem à restrição de suas atividades físicas funcionais por medo da incapacidade de realizá-las.
• Além do medo físico da queda, os estudiosos apontam a preocupação com a imagem social, restrições ambientais e financeiras como outras causas que levam à restrição das atividades por parte deste grupo.
• Eles concluem, porém, que a falta de atividades físicas funcionais ocasionada pela restrição por medo de cair pode levar a desfechos negativos em aspectos psicológicos e funcionais de idosos comunitários, sendo a queda e a depressão os maiores riscos apresentados no estudo. 

Nenhum comentário: