terça-feira, 19 de junho de 2012

BAIXADA URGENTE


PP FARÁ CONVENÇÃO NA
PRAÇA DO PACIFICADOR

O prefeito Zito reuniu cerca de 4.000 correligionários num sítio em Santa Cruz da Serra na noite desta segunda-feira (18), quando discutiu a estratégia de campanha em busca da segunda reeleição, que poderá lhe render o quarto mandato de prefeito da segunda maior cidade do Estado do Rio em arrecadação de ICMS, além de vir atraindo até empresas do exterior em função da crise do euro.
No encontro, o prefeito voltou a reclamar as condições precárias das finanças do município que ele encontrou em 1º de janeiro de 2009, quando retomou o comando da Prefeitura. Segundo o prefeito, além de outros problemas administrativos, o ex prefeito Washington Reis (PMDB), que tenta voltar ao comando do município, em especial a antecipação de receita, mediante concessão de elevados descontos para que grandes empresas, inclusive a Petrobrás,  recolhessem entre 2005 e 2008 impostos municipais que só seriam devidos no período 2009-2014, portanto, no mandato do novo prefeito, no caso, o próprio Zito.
Ao final do encontro, Zito convocou a militância para a convenção do Partido Popular – PP – no próximo domingo (25), que será realizada de 9:00 às 12:00 horas para a homologação do seu nome como candidato à nova reeleição e a formação da chapa de candidatos a vereadores.

LUíZA ERUNDINA DESEMBARCA
DA CAMPANHA DE HADDAD


Numa das muitas frases polêmicas de sua carreira, o ex governador Leonel Brizola afirmou que, para se eleger presidente, Lula pisaria no pescoço da própria mãe. Na sua ancia por vingança  contra o governador Marconi Perillo (PMDB-GO) – que admitira publicamente ter avisado Lula sobre a existência do mensalão – o ex presidente não titubeou ao orientar o PT a apoiar a CPMI do Cachoeira, que acabou envolvendo o governador petista de Brasília, Agnelo Queiroz, que pode acabar arrastando o governador do Rio devido às ligações de  Sérgio Cabral com o dono da Delta, Fernando Cavendish, num nó político  difícil de desfazer.
Em  S. Paulo, com o objetivo de desalojar o PSDB da prefeitura paulistana e derrotar, mais uma vez, o ex governador José Serra, Lula jogou para escanteio a senadora Marta Suplicy, que considera "velha" em termos de ideias, impondo o nome do desastrado ex ministro da Eeucaçao, Fernando Haddady. Para retirar seu candidato do patamar de apenas 3%, Lula negociou com o presidente do PSB, Eduardo Campos, o apoio do PT em grandes cidades do interesse dos socialistas, como Recife, Mossoró e Duque de Caxias. Aqui, o PT sacrificou a candidatura da professora Dalva Lazaroni, já lançada como candidata a preeita, tentando agora fazê-la vice do deputado federal  Alexandre Cardoso, embora o PSB tenha prometido a vaga de vice ao PDT do vereador Mazinho.
Com o apoio do PSB, Hadddy subiu nas pesquisas, pasando dos antigos 3% para 8, o que não garante a sua ida para o segundo turno. Aí Lula resolveu se dobrar a um capricho de Paulo Maluf e foi à casa do presidente do PP, levando a tiracolo o seu pupilo Fernando Haddad. O gesto de submissão de Lula, num inexplicável "Capitis diminutio"político provocou críticas de boa parte do PT e reações da deputada Luiza Erundina, do PSB, que aceitara ser vice de Fernando. No final da tarde desta terça (19), Luiza Erundina renunciou à vaga de vice na chapa de Fernando Haddady. O governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB afirmou que o partido vai abrir mão da vaga de vice, em homenagem a Luiza Erundina.

LISTÃO DO TCU TEM MAIS DE
6 MIL GESTORES  INELEGÍVEIS

Mais de 6 mil políticos que ocupam algum cargo de gestão no serviço público já estão inelegíveis por oito anos a contar das eleições municipais de outubro. Essas pessoas tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, por isso, serão atingidos pela Lei da Ficha Limpa.
A informação é do presidente do TCU, Benjamim Zymler, que entregou nesta terça (19)  a lista completa dos gestores à presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia. “Este é um momento muito importante porque dá consequência concreta ao julgamento das contas irregulares do TCU”, destacou o presidente do tribunal.
Zymler acrescentou que além da punição por multas e quitação dos débitos pendentes por causa de má gestão de recursos públicos, essas pessoas estarão inelegíveis. O ministro lembrou que todos os gestores tiveram suas contas julgadas em caráter definitivo, prerrogativa para que uma pessoa seja enquadrada na Lei da Ficha Limpa.
“Realmente essa é uma consequência importante, e muito bem-vinda a possibilidade de tornar inelegíveis aqueles que não souberam lidar com o dinheiro público de forma adequada”, ressaltou Benjamim Zymler. O presidente do TCU lembrou que esses gestores tiveram direito, até a última instância, à ampla defesa.
O presidente do TCU entregou hoje (19) ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o relatório de análise das contas do governo federal. As ações da presidenta Dilma Rousseff em seu primeiro ano de gestão foram aprovadas com 25 ressalvas e 40 recomendações, já encaminhadas ao Executivo. O relator, ministro José Múcio Monteiro, destacou que todas as ressalvas estão relacionadas a aspectos de conformidade da receita pública, da dívida pública, da execução do orçamento e das demonstrações contábeis.
  
SINDICATO ACUSA A DELTA
POR ACIDENTE NA REDUC

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Duque de Caxias – SITICOMMM – está acusando a Delegacia Regional do Trabalho de se omitir na fiscalização das condições de segurança dos trabalhadores na construção civil, em especial com relação às obras realizadas pela Construção  Delta como contratada pela Reduc no seu plano de ampliação daquela refinaria.
Na entrevista, publicada pelo jornal  "Capital" que foi para as bancas nesta terça-feira (19), o presidente do SITICAMMMM, Carlos Mendonça, lembra recente acidente, que provocou a morte do operário Silvio Alves da Silva, de 39, que caiu de um andaime da Delta.
“O Ministério do Trabalho em Duque de Caxias é de uma ineficácia surpreendente. Infelizmente é a verdade, em termos Legislação de Segurança e Medicina do Trabalho está ruim para os trabalhadores, pois há uma grande quantidade de obras que precisam de intervenções imediatas de Auditores Fiscais da área”.
Sobre a morte do operário Silvio Justino Alves da Silva de 39 anos, no dia 29de maio último, por traumatismo craniano e várias fraturas pelo corpo, depois de cair de um andaime de seis metros de altura quando trabalhava nas obras de parada de equipamentos da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), contratado da empresa Delta Construção,, Carlos Mendonça contesta informações da construtora e da Reduc sobre as condições de trabalho no local.
- Ao contrário do que lemos nos órgãos de comunicação, a família do trabalhador continua abandonada, sem assistência alguma, seja por parte da Delta ou da Reduc, é o que sabemos através de familiares e colegas, pois a própria Refinaria e a empresa não promovem as devi]das informações para Entidade de Classe. É tudo mentira. As autoridades do Ministério também não dão solução, parecem não buscar esclarecimentos para esses casos. A falta de segurança é uma de nossas bandeiras de luta permanente. Denunciamos publicamente esse problema dentro dos pátios das empresas, mas os acidentes acabam se repetindo e a Petrobrás segue matando os trabalhadores.

RÁPIDAS

•  Seguindo orientação do Governo do Estado, o prefeito decretou ponto facultativo nos dias 20, 21 e 22, em todas as escolas da rede municipal de, em decorrência da realização da Conferência Rio + 20. Nas demais repartições públicas do município o ponto facultativo será quinta e sexta-feira.
•  A Secretaria de Educação informou, ainda, que o pagamento e o RioCard dos funcionários terceirizados começarão a ser creditados nesta quarta-feira, dia 20.
•  O ponto facultativo na rede municipal deve frustrar o projeto do Sepe de promover a paralisação dos professores, que fariam à tarde uma assembleia para decidir sobre a continuação da greve. A reunião seria no Clube dos Quinhentos, no bairro 25 de Agosto, ás 14:00 horas, e um dos temas da assembleia seria a cobrança de uma tabela de pagamento dos salários dos sevidores até o final do ano, tendo como limite o 5º dia últil de cada mês.
•  O Sistema FIRJAN, através do SESI Cultural, promove a partir desta quarta (20) e até o dia 29, das 9h, às 19h, a exposição “ECO-SURREAL”, com obras do Ateliê Arte e Fato.
• A iniciativa tem como foco o meio ambiente, demonstrando como a pintura pode gerar a sensibilização e a reflexão do público sobre o tema.
•  A classificação é livre e a entrada é franca. O Teatro SESI Duque de Caxias fica na Rua Artur Neiva, 100, bairro 25 de Agosto. Mais informações pelo telefone (21) 3672-8341.
•  Proprietários de caminhões que auxiliam a Locanty na coleta do lixo em Duque de Caxias, fizeram uma manifestação, parando seus veículos em frente a sede da prefeitura em jardim primavera no último dia 14. Eles alegam que já seguem para completar o terceiro mês sem receber e que dois meses de atraso já causa grande prejuízo aos donos de caminhões.
•  Em entrevista ao jornal "Capital",  Adelino Monteiro denunciou que a empresa Locanty, contratada pela prefeitura, não consegue pagar os agregados porque não está recebendo. Ely dos Santos, proprietário de dois caminhões, disse que não foram atendidos pelo prefeito.
• “Sua secretária, Sra. Ruth, nos informou que o prefeito Zito e o secretário de fazenda, Raslan Habas, estavam em uma reunião com os telefones desligados, e que a prefeitura está em dia com a Locanty”. Ely informou que iria cobrar uma providência da empresa. 
•  Em nota a Locanty informou que “enfrentou problemas em função do  atraso no repasse de verbas municipais. Em consequência, a saída da frota e a atuação das equipes foram prejudicadas”. Esclareceu ainda que “conforme anunciado semana passada, os vencimentos começaram a ser regularizados ainda no último dia 15.
•  Numa parceria com a Associação Brasileira do Livro (ABL), a Secretaria de Cultura e Turismo abriu sexta-feira (15), a XVI Feira do Livro de Duque de Caxias, que vai funcionar no Centro Cultural Oscar Niemeyer (Praça do Pacificador) até 15 de julho, de segunda a sábado, das 9h às 19h,
•  Este é o segundo ano que a Feira do Livro de Caxias é realizada na Praça do Pacificador. Anteriormente, ela acontecia na Praça Governador Roberto Silveira. São 14 estandes instalados sob uma grande cobertura no pátio da praça, onde os leitores encontram mais de 20 mil títulos, desde didáticos até obras literárias, além de informática, saúde e quadrinhos. Os expositores trabalham também com cartões de crédito.
•  A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota nesta terça-feira (19) em apoio ao juiz Paulo Moreira Lima, que atuou na Operação Monte Carlo. O juiz pediu afastamento da 11ª Vara Federal em Goiás alegando estar sofrendo ameaças do grupo liderado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
•  Além de oferecer apoio e assistência ao juiz, o presidente da Ajufe, Nino Toldo, considera grave o vazamento do ofício que o magistrado enviou à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região, no qual relata a insegurança de continuar atuando na vara.
•  A Ajufe ainda informa que já entrou em contato com o Departamento de Polícia Federal e com a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) para tratar da situação do magistrado. “A magistratura Federal brasileira não se vergará a qualquer tipo de ameaça”, finaliza Toldo.
•  No dia 13 de junho, Moreira Lima enviou um ofício ao corregedor do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Olavo, responsável pela correição judiciária na região Centro-Oeste. O magistrado lembrou sua trajetória na vara criminal, iniciada em 2009, e a condenação de vários criminosos que não escondem o descontentamento com seu trabalho.
•  Segundo Moreira Lima, desde que assumiu a Operação Monte Carlo, ele foi informado de atentados e vem seguindo um rígido esquema de segurança.
•  A FUNDEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica –, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, está oferecendo mais de 80 mil vagas em cursos profissionalizantes dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) localizados no Estado do Rio.
•  Os interessados têm até o dia 2 para realizar a inscrição, que só poderá ser feita pela internet, no site da Faetec www.faetec.rj.gov.br. Para quem busca uma qualificação profissional, a oferta de 84.539 vagas reúne oportunidades em diferentes áreas de atuação: Construção Civil, Solda, Informática, Beleza, Hotelaria e outras.
•  Os candidatos podem encontrar uma escola da Fundação em diversos municípios do Estado. A maior oferta está na Região Metropolitana, com mais de 60 mil vagas em cursos na Baixada Fluminense e demais regiões da cidade do Rio.
•  Instalada em  setembro de 1998, a Justiça Federal em São João de Meriti acaba de ganhar uma nova sede, em cerimônia presidida pela desembargadora federal Maria Helena Cisne, presidente do TRF2, responsável pela instalaçao da JF em Sao João de Meriti em 1998.
•  Ocupando um prédio de seis andares na Avenida Presidente Lincoln, 1090, Vilar dos Teles, a recém-inaugurada sede da Justiça Federal de São João de Meriti está preparada para oferecer condições adequadas para a prestação dos seus serviços, garantindo mais conforto e funcionalidades para cidadãos, juízes e servidores. Além disso, o prédio foi todo adaptado para receber pessoas com deficiência e portadores de necessidades especiais.
•  Está bombando na internet (You Tube) um vídeo sobre o Programa do Jô, em que uma banda apresenta uma em humorada versão do sucesso "Festa de Arromba", do tremendão Erasmo Carlos.  A versão atualizada desse sucesso tem como tema central o Mensalão.
•  Segundo circula na internet, o quadro "As Meninas do Jô" reunindo mulheres com atuação destacada na mídia, como Lilian Wite Fibe e Cristina Serra, foram retirados do programa por "ordens superiores". Os interessados na nova versão da "Festa de Arromba" podem acessá-la pelo link
•  Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no primeiro quadrimestre deste ano totalizaram R$ 34,2 bilhões, 1% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. As micro, pequenas e médias empresas concentraram 41% dos empréstimos, o que equivale a R$ 13,9 bilhões. No ano passado, o percentual dessas empresas alcançou 45% do total no período.
•  Os dados mostram que o setor de infraestrutura, liderado pelas empresas envolvidas nas obras do PAC, como a Delta, recebeu 39% dos recursos, somando R$ 13,5 bilhões, enquanto a indústria teve participação de 28%, correspondente a R$ 9,4 bilhões, seguido do setor de comércio e serviços, com R$ 8,2 bilhões, e da agropecuária, com R$ 3 bilhões.
•  A expansão das consultas nos quatro primeiros meses do ano alcançou 37%, atingindo R$ 73,8 bilhões, o que indica a disposição de novos investimentos por parte das empresas, segundo a assessoria do banco. Os técnicos do BNDES avaliam que as medidas de incentivo aos investimentos, anunciadas pela instituição no mês passado, sinalizam que os desembolsos em 2012 poderão chegar a R$ 150 bilhões, superando o montante de R$ 139 bilhões liberado em 2011.

Nenhum comentário: