domingo, 16 de setembro de 2012

B AIXADA URGENE

SUS PERDEU QUASE 42 MIL
LEITOS EM APENAS 7 ANOS

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) com base em dados do Ministério da Saúde aponta que quase 42 mil leitos de internação do Sistema Único de Saúde (SUS) foram desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012. Entre as especialidades mais atingidas com o corte, de acordo com a análise, estão a psiquiatria (-9.297 leitos), a pediatria (-8.979), a obstetrícia (-5.862), a cirurgia-geral (-5.033) e a clínica-geral (-4.912). Mato Grosso do Sul é apontado como o estado brasileiro que mais perdeu leitos (-26,6%), seguido pela Paraíba (-19,2%) e pelo Rio de Janeiro (-18%).
Em números absolutos, São Paulo aparece na frente, com a redução de 10.278 leitos, seguido por Minas Gerais, com 5.177, e pelo Paraná, 3.057. Já Roraima, segundo o levantamento, é o estado que registrou o maior aumento no número de leitos no mesmo período (33,5%), seguido por Rondônia (23,6%) e pelo Amapá (9,2%). Em números absolutos, o Pará aparece na frente, com 793 leitos criados, seguido por Rondônia, com 622, e pelo Amazonas, com 360.
Em Duque de Caxias, por exemplo, nos últimos anos foram fechadas a Maternidade Santa Helena (1.000 partos por ano), Casa de Saúde Santa Cecília (geriatria), Sanatório Duque de Caxias (psiquiatria), entre outras, num total de 8 maternidades.
Por meio de nota, o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila, avaliou que grande parte dos problemas enfrentados pelo SUS passa pelo subfinanciamento e pela falta de uma política eficaz de presença do Estado.
 “Os gestores simplificaram a complexidade da assistência à máxima de que ‘faltam médicos no país’. Porém, não levam em consideração aspectos como a falta de infraestrutura física, de políticas de trabalho eficientes para profissionais da saúde, e, principalmente, de um financiamento comprometido com o futuro do SUS”, disse no comunicado.
O Ministério da Saúde apontou falhas no levantamento. De acordo com a pasta, o CFM não fez uma interpretação correta dos números, já que os dados não foram analisados ano a ano e os leitos remanejados não foram levados em consideração.

SÉRGIO CABRAL NEGA VERBAS PARA
MATERNIDADE EM DUUE DE CAXIAS

Subindo o tom das críticas que vem fazendo ao governador Sérgio Cabral, por conta das eleições de outubro, o prefeito Zito aproveitou a caminhada feita na manhã de sábado a Santa Cruz da Serra para acusar a Secretaria de Saúde do Estado de abandonar o projeto de construção da Maternidade Casa da Mãe Caxiense, uma parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Saúde do Estado, com utilização de recursos do SUS, destinado a dar assistência total às mães, desde o início da gestação até o pós parto.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, a Maternidade Casa da Mãe Caxiense, que está sendo construída em Santa Cruz da Serra, 3º distrito, foi concebida para funcionar como uma unidade de acompanhamento de gestação, com realização de pré-natal, ultrassonografia e mamografia e cirurgias ginecológicas. Sua estrutura será composta de centro materno-infantil com 80 leitos, dos quais 65 obstétricos, 12 para cirurgias ginecológicas e obstétricas e 3 para isolamento, além de berçário com quatro incubadoras. Sua capacidade será de 900 partos por mês. No dia 16 de fevereiro último, o Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Cortes, visitou a unidade ao lado vice-prefeito Jorge Amorelli e do secretário de Saúde do município, Danilo Nunes, tendo, se comprometido a ajudar em sua concretização. Iniciada a campanha eleitoral, o Governo do Estado, que recebe as verbas do SUS destinadas aos municípios, suspendeu o repasse e as obras foram paralisadas.
Para Zito, que disputa a reeleição com o ex prefeito Washington Reis, candidato apoiado por Sergio Cabral, a suspensão dos repasses tem como único objetivo impedir que a obra seja concluída no atual governo e, por conseqüência, inaugurada por Zito, pouco se importando o governador pelos prejuízos que tal atitude possa trazer para as futuras mamães de Duque de Caxias.

Na visita em fevereiro, Sergio Cortes garantiu ao secretário de Saúde do município, Danilo Gomes, que não faltariam recursos para a conclusão da Maternidade Casa da Mãe Caxiense, em Santa Cruz da Serra.

CLASSE “C” GASTA MAIS
COM REMÉDIOS E COMIDA


Com um orçamento familiar de pouco mais de R$ 1,2 mil, a empregada doméstica Maria Aparecida Vicente Coutinho Newman diz gastar praticamente todo o seu salário com despesas com comida e remédios. Ela vive de aluguel com o marido e o filho de 1 ano em uma quitinete no município de Queimados, na Baixada Fluminense, e toma quatro conduções para chegar à residência onde trabalha, na zona sul do Rio. Maria Aparecida é um retrato da realidade brasileira apontada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada neste sábado (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que empregados domésticos comprometem 23,3% de seu orçamento com alimentação - mais do que o dobro do percentual do orçamento gasto pelos empresários com comida (11,5%).
“Depois de comida vêm remédio e aluguel. Agora, com o neném, o custo aumentou mais ainda. E olha que só compro o básico, tudo certinho, mais o grosso e o básico”, comentou ela sobre suas idas ao supermercado.
O mesmo movimento ocorre em relação aos gastos com saúde e aluguel: os empregados domésticos têm aproximadamente 18% de seu salário comprometidos com aluguel e 4% com assistência à saúde. Já os empresários e empregados públicos gastam 9,8% de suas rendas com aluguel e 5,4% com saúde. Os trabalhadores privados 12,1% e 4,6%, respectivamente. 
Para reverter esse quadro de desigualdade na distribuição de renda, a economista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Maria Beatriz de Albuquerque David argumenta que é fundamental mudar a estrutura tributária do país que hoje, segundo ela, impacta os desiguais de forma igual.
“O Brasil não tem nenhuma política de taxação de ganhos excepcionais em distribuição de riqueza, apenas de distribuição de renda entre assalariados. A política tributária brasileira é muito regressiva, os tributos são praticamente indiretos, [IPI e ICMS, CONFINS/PIS/PASEP] ou seja, independem do nível de renda, com exceção do Imposto de Renda, que taxa pouco o lucro de capital, porque você pode jogar muito de suas despesas na conta das empresas e também ter seu patrimônio em nome na empresa.”
Os dados sobre o espaço para aumentar o patrimônio também revelam as desigualdades sociais no país. Enquanto trabalhadores domésticos têm 2,2% do orçamento com o aumento de patrimônio [casa própria, carros, eletroeletrônicos] essa proporção para empresários é quase cinco vezes maior (9,9%). O percentual dos trabalhadores públicos e privados são, respectivamente, de 5,7% e 5,1%.

EMPREGADO GARANTE HORA
EXTRA SE USAR CELULARES

Em sessão de alterações na sua jurisprudência, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou, hoje (14), mudança na redação da Súmula 428, que trata do regime de sobreaviso. Pelo novo entendimento, o trabalhador que estiver submetido ao controle do empregador por meio de celulares e outros meios de comunicação informatizados, aguardando a qualquer momento um chamado para o serviço durante seu período de descanso, tem direito ao adicional de sobreaviso, correspondente a um terço da hora normal.
A mudança mudou a redação anterior da Lei 12.551 que não caracterizava este regime. Com a nova redação, o regime de sobreaviso passa a ser caracterizado quando o empregado estiver submetido ao controle do patrão por meio de instrumentos telemáticos e informatizados (pagers, Bip, celulares), aguardando a qualquer momento um chamado de serviço durante o seu horário de descanso.
A revisão é resultado das discussões da 2ª Semana do TST, iniciada na segunda-feira (10). "O TST realizou, ao longo desta semana, uma detida reflexão sobre sua jurisprudência e sobre medidas de cunho normativo visando ao aperfeiçoamento da instituição", disse o presidente do Tribunal, ministro João Oreste Dalazen, na sessão do Tribunal Pleno que oficializou as alterações.
O tema ganhou repercussão com a aprovação da Lei 12.551, sancionada em dezembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, que modificou o Artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A nova redação acrescenta ao Artigo 6º o seguinte texto: “Parágrafo único: os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.”

 RÁPIDAS

Numa reunião com dezenas de moradores do bairro Olavo Bilac, no sábado à noite, a professora Roberta Barreto, que disputa uma das 29 vagas na Câmara de Vereadores, denunciou que dorme numa enorme gaveta do Legislativo o projeto de lei do Prefeito, pedindo autorização para a realização, no início deste ano, de concurso para o preenchimento de dezenas de vagas nas áreas de Educação e Assistência Social.
Segundo Roberta Barreto, os vereadores se negaram a votar a licença para a realização do concurso por temerem que a contratação de novos servidores pudesse beneficiar a reeleição de Zito.
Para a ex Secretária de Educação, uma das conseqüências dessa postura dos vereadores, uma escol construída em Campos Elíseos, no segundo distrito, desde março espera pela contratação de novos professores para ser inaugurada. Isto significa que centenas de crianças e jovens estão sem estudar por falta de professores para a nova escola
A notícia triste do fim de semana foi a morte do sempre sorridente Lucas (Luiz Carlos dos Santos), secretário de Comunicação da prefeitura e locutor oficial das campanhas do prefeito Zito. Ele lutava contra um câncer, estava internado num hospital do Rio de Janeiro e faleceu no início da noite de sábado (15).
Mineiro de Juiz de Fora, Lucas, como era chamado pelos amigos, destacava-se no meio cultural de Duque de Caxias, tendo exercido várias funções na Prefeitura, como a direção da Biblioteca Pública Dr. Gastão Reis e cargos vinculados ao gabinete do Prefeito Zito. Foi também vocalista da banda “O Ventre”, a primeira e única de rock progressivo surgida em Duque de Caxias.
Lucas também atuava como locutor e cerimonialista desde a década de 90. Teve também experiência em rádio, trabalhando na primeira emissora FM da cidade, a “Som e Lazer”, onde produzia programas ao lado do jornalista Josué Cardoso.
Era leitor assíduo de obras de ficção e biográficas, tendo publicados poemas e crônicas em órgãos de imprensa de Duque de Caxias. Também foi da Fundação Cultural de Magé.
O velório teve lugar no plenário da Câmara e o sepultamento foi realizado na tarde deste domingo (16), no Cemitério de Nossa Senhora de Belém, no Core Oito
  Na sessão realizada quinta-feira (13),  o TER/RJ julgou procedentes os embargos de declaração opostos pelo procurador regional Eleitoral em relação ao acórdão proferido na sessão do dia 11, que havia deferido o registro do candidato Flavio Campos a prefeito de Paracambi, em razão de ter sido condenado por compra de votos nas eleições de 2004.
  O posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral reflete o entendimento recentemente firmado pelo Supremo Tribunal Federal em relação à aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa também em relação a fatos anteriores ao seu advento, concretizando um avanço para a democracia do país e para o combate à moralidade.
  A Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias lança nesta segunda (17) o projeto “Aprender para preservar”. A partir das 9h30, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, estudantes e moradores da região vão plantar mudas de árvores da Mata Atlântica na reserva biológica do Parque Equitativa, no terceiro distrito.
  O projeto, que tem parceria com a empresa Brasken, dona do pólo gás químico de Campos Elíseos, e organizações não-governamentais, vai beneficiar 40 alunos de escolas públicas da região e 40 moradores da comunidade que participarão também de oficinas de artesanato com materiais recicláveis.
  Na terça-feira (18), às 10h, no Parque Municipal da Taquara acontece a aula inaugura da segunda fase do projeto Guarda Ambiental Mirim que vai beneficiar 240 alunos de escolas públicas e privadas da região. As aulas serão ministradas três vezes por semana pela manhã e à tarde
• Durante o curso eles terão aulas de educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros-socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo, além de geografia e história da região do onde estão localizados os parques da Taquara e Equitativa Os alunos também participam de passeios e assistem a vídeos educativos.
  Ao analisar a pesquisa do IBGE, a economista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -   UERJ - Maria Beatriz de Albuquerque Davi, quanto menor for o salário, mais comprometido ele está com as necessidades básicas do consumidor: alimentação, moradia, saúde e educação. A última possibilidade é o patrimônio. Além disso, o acesso ao crédito é diretamente proporcional às garantias que o consumidor pode oferecer como casa própria ou automóvel quitados.
  De acordo com o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) Fernando Holanda Barbosa Filho, o aumento do nível de escolaridade média do país e a diminuição da pobreza devem contribuir para reduzir o número de empregados que trabalham em residências.
  “Nos países desenvolvidos só tem empregada doméstica quem é rico. As pessoas estão frequentando escolas e isso dá a elas melhores possibilidades de trabalho. Esse processo já vem ocorrendo, o salário do empregado doméstico está aumentando e acredito que a tendência seja que, aos poucos, o Brasil tenha cada vez menos empregados domésticos,” comentou.
  A Caixa Econômica Federal vai oficializar os “bolões” de apostas que são feitos por de todo o país de maneira  informal nas casas lotéricas. O novo produto, Bolão Caixa, foi anunciado neste sábado (14), no Rio de Janeiro, pelo vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Ferreira Cleto, e entrará em operação no dia 1º de outubro próximo.
  De acordo com Cleto, com a oficialização, a partir do momento em que for montado o bolão em uma casa lotérica, haverá um número de bilhetes correspondente ao número de cotas.
   “Se você entra com dez pessoas se cotizando para fazer um bolão, você vai ter a emissão de dez recibos de aposta, cada um contemplando uma cota de um dez avos desse bolão. Porque já vai ter a segurança de o apostador estar participando do bolão de forma oficial e com toda a garantia de que ele pode ir pegar o prêmio correspondente à sua cota”, disse à Agência Brasil.
  O Bolão Caixa, segundo ele, terá um teto de 100 apostadores, mas não há limite financeiro. A aposta mínima será R$ 10, divididos em duas cotas de R$ 5 cada. Fábio Cleto informou ainda que a partir de negociação com os lotéricos, feita pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SAE), ficou acordado que será até 35% o percentual de prêmio que eles poderão cobrar de taxa de administração de um bolão. Ressaltou que, ao mesmo tempo, as pessoas poderão montar um bolão entre os amigos e apenas registrá-lo na casa lotérica, sem nenhuma cobrança de taxa de serviço.
  Os acionistas do Banco Cruzeiro do Sul, liquidado neste sábado (14) pelo Banco Central (BC), podem ter prejuízo de R$ 337 milhões – valor total de mercado no fechamento de ontem (13) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Isso porque o recebimento de créditos na massa falida obedece à Lei de Falências, que considera os acionistas “sócios”, e como tal são os últimos na fila de recebimentos.
  De acordo com a legislação que rege as normas do BC, a prioridade de recebimento é para os créditos de ordem trabalhista, limitados a 150 salários mínimos por pessoa (R$ 93,3 mil atuais), bem como os correntistas com aval do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até R$ 70 mil. O que ultrapassar esse limite fica para quitação no processo de liquidação, se houver ativo suficiente.
  A cobertura do FGC atinge principalmente os depósitos em caderneta de poupança e as aplicações em letras de crédito imobiliário, letras hipotecárias e letras de câmbio. O limite de R$ 70 mil é por Cadastro da Pessoa Física (CPF) ou por Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), e no caso de conta conjunta também só conta uma vez. Na compra de título emitido pelo próprio banco, com garantia do FGC, o limite sobe para R$ 20 milhões.
  Antes dos acionistas vêm ainda, pela ordem, os créditos tributários com a administração pública, custas e despesas judiciais com a arrecadação e com a liquidação em si, além de benfeitorias, quando houver, de acordo com Bruno Balduccini, do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).
  Quanto aos clientes que têm dívidas com bancos em liquidação, ele disse que os pagamentos devem continuar a ser feitos normalmente. Nada muda, e em caso de inadimplência, o banco tem todo o direito de acionar a Justiça na defesa de seu ativo.
  Os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram em assembleia, na tarde de sexta-feira (14), suspender a greve iniciada no dia 11 de junho. A assembleia indicou o reinício das atividades para o dia 24 de setembro, mas a decisão final será tomada nesta (17) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, que determinará o calendário de reposição das aulas.
  Para presidente da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj), Guilherme Mota, a reposição das aulas tem que ser feita dentro de forma planejada. “Por isso propomos uma semana para que as unidades preparem o retorno às aulas. Além disso, precisamos resolver a questão dos professores contratados, que estão com os seus pontos cortados", declarou
  Na assembleia de sexta, o movimento considerou uma vitória da categoria o envio do projeto de lei do governo para implantação do regime de dedicação exclusiva na universidade. O projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa (Alerj) deve ser votado na próxima semana.
  Os técnicos administrativos da Uerj, no entanto, decidiram continuar em greve por melhores salários e condições de trabalho. A categoria realiza assembleia quarta-feira (19) para avaliar os rumos do movimento.
  O Supremo Tribunal Federal e retoma nesta segunda-feira (17) o julgamento do Mensalão, quando começa a etapa do sexto capítulo da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro dos partidos da base aliada do governo.
  Também nesta segunda os ministros deverão discutir se promovem sessões extras às quartas-feiras para dar mais agilidade ao julgamento. A proposta foi apresentada na quinta (13) à noite pelo ministro-relator Joaquim Barbosa. Segundo ele, a etapa que começa nesta semana é a mais exaustiva, quando o ministro-relator apresentará seu voto sobre lavagem de dinheiro envolvendo dirigentes de partidos políticos, integrantes do PT e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. No item sobre evasão de divisas e lavagem de dinheiro, os principais réus são o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.
  O capítulo que trata do crime de formação de quadrilha será apreciado apenas na última etapa do voto do ministro-relator. Barbosa disse que é mais fácil contextualizar se houve formação de quadrilha quando os demais crimes já tiverem sido apresentados.
  Na quinta (13) e por unanimidade, os ministros condenaram os réus Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Por maioria, também foram condenados por lavagem Vinícius Samarane e Rogério Tolentino.
  Ayanna Tenório, por unanimidade, e Geiza Dias, por maioria, foram absolvidas. Ambas foram as únicas rés absolvidas pelo plenário nessa etapa.
O espirituoso Joelmir Beting, costuma apelar para o humor ao enfrentar os frios números da economia. No caso do julgamento do mensalão, ele não perdeu tempo: ANTES, OS PETISTAS DEFENDIAM OS PRESOS POLOÍTICOS; AGORA, DEFENDE OS POLÍTICOS PRESOS".
  Para homenagear o policial militar (PM) morto na Rocinha, na quinta-feira (13), a organização não governamental (ONG) Rio de Paz estendeu na sexta (14) uma faixa na Praia de Copacabana, zona sul da capital, com a frase “Ele tombou pelo sonho da pacificação”. A manifestação também chama a atenção para as precárias condições de trabalho dos policiais.
  Integrante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do bairro, o PM Diego Bruno Barboza Henriques, de 24 anos,  foi baleado enquanto fazia patrulhamento de rotina, a pé. O culpado pelo disparo ainda não foi encontrado. Uma equipe de 40 policiais civis da Divisão de Homicídio fez uma operação hoje na comunidade em busca dos assassinos, mas ninguém foi preso.
  “Daniel estava trabalhando, ganhava pouco, exercia uma profissão de altíssima complexidade e teve sua vida interrompida de maneira brutal”, disse o presidente da ONG Rio de Paz, Antonio Costa. Para ele,  a morte do policial deve chamar a atenção para as condições de trabalho desses profissionais, como baixos salários e alto risco de vida.
  “Colocamos sobre os ombros da polícia a responsabilidade da pacificação, mas não estamos lutando para que tenham subsídios para alcançar sua meta”, destacou. Costa quer que a comunidade carioca seja pioneira no Brasil na defesa de melhores condições e valorização dos policiais. "Em qualquer lugar da Europa, um fato desse [a morte do PM] não é considerado normal".
  Dados do Instituto de Segurança (ISP) mostram que 11 policiais (civis e militares) morreram no estado do Rio até julho deste ano. Em 2011, foram cinco mortos no mesmo período.
  Diante desse quadro de violência exacerbada, a população chocada e à beira de um ataque de nervos, pergunta ao governador Sérgio Cabral, que reluta em instalar UPPs na Baixada: Com quantos mortos de vítimas inocentes se constrói uma UPP?
  A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou o Estado do Rio ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 2 mil a cada um dos presidiários da 110ª Delegacia de Polícia de Teresópolis/RJ que ingressaram com ação judicial pela Defensoria Pública por força de encarceramento em condições degradantes. 
O Estado do Rio reconheceu no processo os fatos alegados pelos presos, mas, com apoio na tese da reserva do possível, afirmou que o sistema carcerário é caótico em todo o país e que conceder indenizações por danos morais serviria apenas para retirar do poder público os recursos que poderiam ser utilizados para a melhoria do sistema prisional.
  A primeira instância havia julgado procedente o pedido, mas a 14ª Câmara Cível, por maioria de votos, durante o julgamento da apelação, afastou o direito com base na reserva do possível. O voto vencido do desembargador Luciano Rinaldi de Carvalho, que gerou os embargos infrigentes, foi agora confirmado pela 7ª Câmara Cível do TJRJ por 5 a 0, que teve como relatora a desembargadora Maria Henriqueta do Amaral Fonseca Lobo.
  “Urge reconhecer que a crueldade no cumprimento da pena se configura diante da superlotação carcerária e do tratamento desumano aos presos. In casu, os autores não tem camas, ou mesmo espaço suficiente para dormirem todos no chão ao mesmo tempo (o que já seria indigno). A aeração é insuficiente e a umidade excessiva. Também falta luz solar e local apropriado para as necessidades fisiológicas dos presos. Tudo a contribuir na proliferação de bactérias, fungos, vermes e vírus, além das mais diversas doenças. Não é demasiado asseverar, nessa linha de raciocínio, que o tratamento dispensado aos presos no Brasil equivale a verdadeiro delito de tortura”, afirmou o desembargador Rinaldi no voto vencido quando da apelação.  Proc.  nº 0009573-98.2005.8.19.0061)

 PROFESSOR DA CAPES DARÁ
AULA INAUGURAL EM CAXIAS

O cientista Pedro Geraldo Pascutti, coordenador da área interdisciplinar da Capes, dará a aula inaugural nesta terça (18), ás 18hs, para os alunos do curso de pós-graduação em Letras e Ciências Humanas e a de Ensino de Ciências na Educação Básica da Unigranrio
O evento ocorrerá no auditório da universidade, na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, Caxias (RJ). O tema escolhido é “As ciências e a interdisciplinaridade” e a coordenadora é a professora Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima, coordenadora do programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da Unigranrio.
Atualmente, Pedro Pascutti é professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, tendo experiência na área de Biofísica, tanto experimental como teórica, com ênfase em Biofísica Molecular. Atua em modelagem computacional e dinâmica molecular nos seguintes temas: enovelamento de proteínas, interações de biomembranas com hormônios e anestésicos, interações proteína-proteína e proteína-polissacarídeo, relacionadas ao câncer, complexos protease-inibidores relacionados à Aids, malária e doença de chagas.

Nenhum comentário: