terça-feira, 3 de setembro de 2013

ESPIONAGEM NOS E-MAILS DE DILMA PIORA AS RELAÇÕES BRASIL X EE.UU.



O governo brasileiro cogita levar a questão da espionagem de dados por agências norte-americanas a foros internacionais, inclusive aos relativos aos direitos humanos. De acordo com informações concedidas nesta segunda (2) pelos ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, não se pode aceitar violações de soberania como as que se entendem ter ocorrido nos últimos dois dias, segundo a denúncia veiculada pela imprensa de que foram interceptados dados da presidenta Dilma Rousseff e de seus assessores mais próximos. Além da soberania do país, o entendimento é que, caso seja confirmada, a interceptação de dados seja uma violação da privacidade e da presunção da inocência - que são considerados direitos humanos.
"Deve haver uma governança internacional que proíba a exposição dos cidadãos a escutas, violação de dados, de privacidade e ataques cibernéticos. A agenda que deve ser adotada na arena internacional é para regulamentar o uso da internet. Não para cercear direitos, mas para proteger direitos", disse o chanceler Luiz Alberto Figueiredo.
Atualmente, não há norma internacional específica sobre segurança na internet, que tipifique crimes cibernéticos ou que verse sobre violações no mundo virtual - especialmente entre países, como tem sido o caso das escutas telefônicas e das invasões de páginas pessoais e de correio eletrônico. O tema vem sendo estudado por acadêmicos e especialistas em direito internacional, que acreditam ser um dos mais importantes a ser normatizados pela comunidade internacional.
Segundo o ministro da Justiça, Luiz Eduardo Cardozo, o governo brasileiro vai aguardar o posicionamento formal dos Estados Unidos a respeito da questão, que deverá ser feito ainda nesta semana, para então tomar as medidas cabíveis.
No Brasil, a interceptação de dados telefônicos ou virtuais só pode ser feita por meio de autorização judicial. No caso, se os Estados Unidos quisessem ter acesso a dados do país - de pessoas, de empresas ou mesmo do governo -, teriam de tomar a via judicial para isso, por meio de tribunais, que poderiam, ou não, acatar o pedido. Essa alternativa legal foi oferecida ao Governo norte americano, mas recusada pelo presidente Barak Obama, sob o pretextos de que os EE.UU., como superpotência mundial e por direito divino, não deve obediência à legislação de outras países. (Agência Brasil)

DILMA PODE ADIAR
VIAGEM AOS EE.UU.

A presidente Dilma Rousseff já cogita a possibilidade de cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos programada para outubro caso o presidente Barack Obama não dê "respostas satisfatórias" sobre as ações de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional) que teriam atingido a presidente brasileira.
Dilma está não só "indignada", mas também "muito irritada", segundo assessores da área diplomática, porque sente-se "enganada" pelo governo norte-americano.
Isto porque, quando surgiram as primeiras notícias sobre espionagem da agência americana no Brasil, os Estados Unidos garantiram que a atuação da NSA estava circunscrita a operações de "metadados", com cruzamentos de informações que seriam inclusive de interesse do governo brasileiro.
Por precaução, o Palácio do Planalto espera que o presidente Obama explique de forma cabal e tome as medidas necessárias para contornar o "grande mal-estar" gerado pela informação de que a presidente Dilma foi alvo direto da espionagem feita pela NSA, conforme reportagem do programa "Fantástico". Oficialmente, o Palácio do Planalto informa que "esta possibilidade [cancelamento da viagem] não está na mesa" e não está em análise.
O jornal Folha de S. Paulo, no entanto, obteve a informação com três assessores do governo. Segundo eles, sem uma resposta de Obama, Dilma não teria como viajar aos Estados Unidos e ficar "tirando foto" ao lado do americano.
De acordo com eles, seria o mesmo que o Brasil dizer, mundialmente, que não se importa em ser espionado.
No governo brasileiro, a informação de que Dilma foi alvo da espionagem é considerado o "episódio mais grave" desde o início do vazamento de documentos secretos envolvendo a ação da NSA. 
O Palácio do Planalto mantem a esperança de não ser obrigado a cancelar a viagem, prevista para o dia 23 de outubro, pois isso representaria uma crise diplomática. A expectativa é que a pressão brasileira sobre Obama dê resultado e o caso seja superado.

PSB TENTA CASSAR MANDATO
DE DEPUTADO PRESIDIÁRIO

Após ser absolvido pelo plenário da Câmara na última quarta-feira, o deputado Natan Donadon (sem partido-RO) poderá responder a novo processo de cassação do mandato, desta vez por quebra de decoro parlamentar. Representação nesse sentido foi apresentada nesta segunda-feira (2) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara pelo PSB. O partido argumenta que o deputado quebrou o decoro parlamentar ao ser condenado, preso e comparecer sob escolta de guardas penitenciários à Câmara para a votação do seu processo de cassação. “Os fatos são estarrecedores e não se coadunam com os requisitos de probidade e decoro parlamentar, exigidos para o exercício do mandato popular.  O deputado afeta a imagem da Casa, quando nas dependências externas da Câmara é algemado e transportado de camburão do serviço penitenciário para o Presídio da Papuda, em Brasília”, acrescenta o PSB na representação.
“Nós do PSB decidimos abrir um segundo caminho contra o deputado Natan Donadon que é a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar”, disse o presidente em exercício da legenda, deputado Beto Albuquerque (RS).  De acordo com Albuquerque, não há relação entre a absolvição de Donadon e a representação apresentada pelo PSB.  A abertura de processo por quebra de decoro parlamentar seria a única alternativa para a Câmara se redimir do equívoco de não ter cassado quem está preso e condenado. Segundo o parlamentar, a quebra de decoro não está presa ao crime cometido. “Ela é ampla e sem definição fática concreta. O decoro é análise do efeito que a prisão de Donadon tem sobre o Parlamento. O fato é que sua vinda aqui algemado, seu voto, envergonha o Parlamento, a quebra de decoro está embasada na questão política”, disse.
Natan Donadon está preso desde o dia 28 de junho, no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Ele foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, pelo desvio de mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.

JUSTIÇA FEDERAL ALTERA O
 PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu que 11 médicos estrangeiros graduados no exterior podem participar do processo seletivo do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os profissionais moram no Brasil e recorreram ao tribunal para garantir direito à inscrição no programa. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira 2).
De acordo com o edital, o país de origem do profissional deve ter índice médico/habitante igual ou superior a 1,8 médico por mil habitantes. O dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) é usado para evitar que profissionais oriundos de países com menor número de médicos sejam cedidos a outras nações com maior quantidade.
No recurso apresentado ao TRF, os profissionais alegaram que têm direito à participação no processo seletivo pois não exercem a profissão nos países de origem.
O desembargador federal Souza Prudente, relator do processo, concordou com os argumentos apresentados e entendeu que as inscrições de médicos estrangeiros que moram no Brasil não pode ser limitada pelo Ministério da Saúde.
“A almejada participação dos agravantes encontra abrigo na garantia constitucional do direito fundamental e difuso à saúde de todos, não havendo justificativa para a limitação secante da participação dos médicos recorrentes", informou o desembargador.

DUQUE DE CAXIAS ADERE AO
PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Com o objetivo de reforçar o atendimento na saúde pública do município, a prefeitura de Duque de Caxias recebeu nesta segunda-feira (2) os primeiros profissionais do programa “Mais Médicos”, do governo federal. Dos 15 aguardados inicialmente, seis se apresentaram no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, e, de acordo com a secretaria de Saúde, já deverão atuar esta semana. Eles trabalharão   nas unidades do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), ampliando a cobertura no atendimento à população.
De acordo com a gestora do programa na cidade, Márcia Caputo, o objetivo é incluir  os novos médicos  no
Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para alavancar a cobertura  e chegar até 70% até o final de 2016. “Com a chegada destes médicos conseguiremos ampliar a rede de atendimento do ESF.  Alguns devem trabalhar no Programa Saúde na Escola”, disse.
A secretaria municipal de Saúde disponibilizou 32 vagas para o  Mais Médicos na cidade. Destas, 15 foram preenchidas por profissionais provenientes de diversas partes do Brasil e do exterior.  Pelo levantamento da  secretaria, a maioria já reside no município ou em locais próximos. Wendel José Itigy de Paiva, por exemplo, é do interior de São Paulo mas após concluir sua graduação em Duque de Caxias optou por continuar trabalhando na cidade. Para ele o programa pode dar certo, mas depende de investimentos federais nas áreas médicas e de infraestrutura.
“A visão das pessoas mais carentes é a de que médico é sinônimo da saúde. Mas empregar o profissional apenas não resolve o problema da saúde. É preciso estruturar a saúde na base”, concluiu. (Fotos: George Fant/PMDC)

POLUIDORA DO RIO PARAIBA
DO SUL ASSINA TAC COM MPs

Dentro de 30 dias, com aval do governo do estado e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entrará em vigor o termo de compromisso de ajustamento de conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) em Resende (RJ), o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro e a empresa Servatis. No acordo, a indústria responsável pelo vazamento, em 2008, de 8 mil litros de produtos químicos nos rios Pirapetinga e Paraíba do Sul, em Resende, na região sul fluminense, se compromete em reparar os danos ambientais causados pelo acidente. De acordo com a procuradoria, caso a empresa descumpra o termo de compromisso, pagará uma multa de R$ 1 milhão, por mês.
O acidente ocorreu quando um caminhão da Servatis teve uma falha no descarregamento, despejando 8 mil litros de produtos químicos nas águas dos dois rios. Com isso, a captação das estações de tratamento de água foram interrompidas, provocando o desabastecimento de água potável de 1 milhão de pessoas. Além disso, os danos ambientais causaram a morte de inúmeras espécies de peixes.
O TAC, assinado no último dia 26, inclui compromissos como estudo de viabilidade para investimento em atividades de baixo impacto ambiental, como fertilizantes orgânicos. Também foi pedido o financiamento de projetos socioambientais para dar suporte e orientação a pescadores artesanais da região, a implantação do Núcleo de Apoio à Conservação do Rio Paraíba do Sul e o monitoramento de espécies de peixes, águas e sedimentos.
A Servatis, fabricante de agroquímicos, também fará um projeto destinado à recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica, especialmente na região de Resende, e ainda implantar o tratamento de esgoto de bairros do município, além de elaborar projetos de reflorestamento dos 9 hectares devastados. Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial.
Para a procuradora da República Izabella Brant, responsável pelo TAC, o termo é um meio rápido e eficiente de resolver os danos. “Por meio do acordo, a empresa reconhece que causou o dano e como causou, tomando medidas efetivas para prevenir que próximos acidentes aconteçam. Mesmo com certa dificuldade financeira, a Servatis tem agilizado o processo de reestruturação da empresa e de atuação no meio ambiente, começando suas atividades desde janeiro deste ano”, informou. (Agência Brasil)

RÁPIDAS

● A ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou segunda-feira (2) que a reação contra os médicos cubanos que chegaram ao Brasil na semana passada, para participar do Programa Mais Médicos, evidencia que ainda existe racismo e que ainda se questiona o lugar que os negros ocupam na sociedade.
● “Não tem como, no Brasil, pessoas brancas se dirigirem a pessoas negras chamando-as de escravas e isso não conotar racismo. Ainda mais quando se questiona o papel social dos negros, que não poderiam ocupar lugar social", disse a ministra, durante debate sobre direitos das minorias no programa Brasilianas.org, da TV Brasil.
● Para Luiza Bairros, a sociedade brasileira ainda resiste a medidas que buscam combater as desigualdades. Por isso, disse ela, é preciso trabalhar para mudar essa característica cultural. "As manifestações de racismo correm soltas, de um modo que não víamos há muitos anos. Ao mesmo tempo, o desafio de lidar com essas manifestações requer uma mudança de mentalidade, um processo de reeducação para que a inclusão de determinados segmentos seja vista como um benefício para toda a sociedade", acrescentou a ministra.
● A posição corporativista das entidades médicas, com foco nos médicos cubanos, partidarizando um tema que deveria ser exclusivamente de saúde pública, transformaram em batalha campal a divergência entre o ministro da Saúde, o médico Alexandre Padilha, e os médicos brasileiros
● No caso do ministro, candidato a candidato ao governo de S. Paulo, ele vem aproveitando a sua exposição na mídia para fortalecer a sua candidatura, mesmo com o risco de ser superado pelo seu concorrente direto, Aluízio Mercadante, ministro da Educação.
●  No caso das entidades médicas, que estão em guerra com as empresas de seguro saúde, elas erraram ao não esclarecer à opinião pública que sua posição, contrária à contratação dos colegas cubanos, não tinha espírito xenófobo, mas de respeito à profissionais que seriam penalizados pelo governo cubano, que poderá descontar até 60% do valor da bolsa de R$ 10 mil mensais que o Ministério da Saúde irá pagar aos que aderirem ao “Mais Médicos”, desconto que não ocorrerá com os médicos outros países, inclusive Venezuela e Colômbia.
● As entidades médicas, por motivos ainda não revelados, silenciaram diante da estapafúrdia tese do Advogado Geral da União, Luís Adams, de que os médicos cubanos não poderão pedir asilo ao Brasil, muito menos deixarem as cidades para onde forem enviados a trabalho, isto é, um caso típico de servidão.
● Não custa lembrar, por sua similitude, o que ocorreu com os atletas cubanos que vieram participar dos Jogos Pan Americanos em 2007. Os que pediram asilo, acabaram presos pela Polícia Federal, por ordem do Ministro da Justiça, o democrata Tarso Genro, e deportados para Havana em avião do governo da Venezuela por decisão pessoal, sem audiência do STF, do ex presidente Lula.
● Pelo visto, as entidades médicas conhecem, mas não entenderam, o sentido da fábula envolvendo o lobo e o cordeiro. No caso dos médicos, o fato de alguns serem cubanos seria mero detalhe. A xenofobia explícita nas agressões em Fortaleza, que correram o mundo, não combinam com o juramento de Hipócrates, que é o compromisso dos médicos de, em qualquer circunstâncias, lutarem pela recuperação da saúde dos pacientes.
● A propósito, o novelista Walcyr Carrasco mostrou, em cenas exibidas há poucos dias, um suposto drama de consciência de um médico brasileiro, de ascendência palestina, de socorrer na emergência do fictício hospital da novela “Amor à Vida”, uma paciente que apesentava um quadro hemorrágico grave decorrente de um aborto.
● O personagem afirmava para o presidente do hospital e seu tio na ficção, que a paciente praticara um crime abominável, o aborto, à luz dos ensinamento do livro sagrado dos muçulmanos, o “Corão”. O tio, embora um mau caráter convicto, lembrou ao sobrinho que, como médico, ele jurara se dedicar a salva vidas. E estava em jogo a vida de uma mãe, que, em desespero, tentara de livrar de uma gravidez indesejável.   
● Quantos casos de abortos mal sucedidos chegam ao conhecimento das autoridades policiais, por denúncia de médicos que atendem nas emergências dos hospitais às mães desesperadas com uma gravidez indesejável? Se o aborto é crime, ocultá-lo também o é!
● Recentemente, líderes religiosas se reuniram em Brasília para combater o projeto de lei que incluía os casos de anencefalia dos fetos entre as exceções do Código Penal para a realização do aborto em hospitais públicos.
● Por ser um assunto de saúde pública, em face do elevado número de óbitos de gestantes, a inclusão de mais uma exceção à lista que permitia o aborto legal, prevaleceu o bom senso e a Constituição, que declara o Brasil um país laico, isto é, sem religião oficial.
● Fazer, ou não, o aborto legalmente permitido ficou a critério do médico de plantão nos hospitais públicos, mas o paciente poderá ser atendido por outro profissional que não tenha essa restrição de caráter religioso, a tese defendida por Walcyr Carrasco na pele do sedutor Dr. César, vivido magistralmente pelo ator Antônio Fagundes, que está comemorando 47 anos de carreira, iniciada no teatro antes de ingressar na telinha.
● A espionagem americana sobre o Governo Dilma continua esquentando o clima político no Brasil. No Congresso, parlamentares já haviam mencionado a possibilidade de levar a questão da espionagem a órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, nesta terça (3) foi a primeira vez em que foi citado o acionamento de organismos de direitos humanos - como pode ser feito no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
● “Precisamos acabar com o ciclo do que está acontecendo. Cheguei dos Estados Unidos no final da semana e no domingo já tivemos uma nova denúncia", reclamou José Eduardo Cardozo, sobre uma matéria veiculada ontem (1º) pelo programa Fantástico, da TV Globo, em que foi denunciada a espionagem de dados da presidenta Dilma.
● O ministro da Justiça se mostrou incomodado com a recorrência das denúncias e com a falta de acordo entre os governos na última semana.
● A Presidência da Câmara dos Deputados informou, em nota divulgada no início da noite desta segunda-feira, que irá solicitar "urgente decisão do pleno do Supremo Tribunal Federal" sobre o mérito da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu a decisão da Câmara dos Deputados que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), apesar de condenado a mais de 13 anos de prisão pelo Supremo por peculato e formação de quadrilha.
● A medida de Barroso vale até julgamento definitivo do plenário da Corte. A decisão do ministro atendeu ao pedido de liminar feito pelo líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP). Na última quinta-feira (29), o parlamentar contestou o procedimento adotado pela Mesa Diretora da Câmara para a votação da cassação do mandato. De acordo com Sampaio, após a condenação de Donadon, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deveria ter encaminhado a cassação diretamente para que a Mesa Diretora declarasse a perda do mandato automaticamente.
● Após analisar o documento, o ministro Barroso concordou com os argumentos do deputado tucano. Na semana passada, o plenário da Câmara, em votação secreta, absolveu Donadon no processo de cassação de mandato. Natan Donadon está preso desde o dia 28 de junho, no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Na nota, a presidência da Câmara reforçou que o deputado está afastado.
● O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), defendeu que a Casa espere uma decisão final do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da liminar concedida pelo ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, sobre a cassação do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). De acordo com o líder, a decisão da Casa de manter o mandato de Donadon foi lamentável “em todos os sentidos”.
● Em relação a uma possível mudança de posição da Câmara após a concessão da liminar do ministro Barroso, Chinaglia disse que “qualquer decisão da Câmara tem que levar em conta o aspecto que ela já tomou uma decisão”. Segundo o líder do governo, a decisão de levar a votação do caso do deputado Donadon ao plenário foi baseada no Regimento Interno e na Constituição
● Para Chinaglia, a situação criada com a decisão liminar precisa ser analisada com cautela. Ele defende que se debruce à luz da competência dos Poderes, da Constituição e que não se fuja do debate em torno da questão. “Não podemos fugir desse embate político”.  Chinaglia defende que a Câmara aguarde uma decisão final do STF. “Não podemos descartar a mudança de uma liminar a partir de uma decisão do plenário”.
● “Imagine que um julgamento certo ou errado de uma Casa do Parlamento, depois um único juiz, por mais certo que ele estivesse ou errado, ele de forma individual toma uma decisão, não é uma situação fácil. Eu não compactuaria com uma decisão que apequenasse a Câmara, ainda que ela própria tivesse se apequenado, por escolha da sua maioria, ao tomar essa decisão [de não cassar Donadon] nesse caso especifico”, se posicionou o líder do governo.
●  A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira  (3) quatro ex-dirigentes do Banco Nacional, instituição que sofreu intervenção do Banco Central em 1995. Eles foram condenados por crimes financeiros, ao tentar encobrir rombos milionários na contabilidade da empresa com falsos empréstimos.
●  As prisões foram decretadas pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e cumpridas pela Polícia Federal durante a manhã. Entre os presos está o ex-presidente do banco, Marcos Magalhães Pinto. As irregularidades na gestão de negócios da instituição financeira provocaram, à época, a intervenção do Banco Central.
●  Os quatro chegaram cedo à sede da Superintendência da PF no Rio de Janeiro e, depois de serem submetidos a exame de corpo de delito, foram encaminhados para o sistema penitenciário fluminense
●  Em 2004, Marcos Magalhães Pinto e outros os ex-diretores do banco receberam da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a pena de 20 anos de inabilitação para o exercício do cargo de administrador ou para atuar como conselheiro fiscal de companhias abertas, por irregularidades na gestão do Nacional
●  Em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação, a concessionária de energia elétrica Ampla visando o consumo correto de energia e conservação do meio ambiente vai promover no terceiro distrito o projeto Consciência Ampla sobre Rodas envolvendo alunos da rede municipal de ensino e moradores.
●  De 9 a 13 de setembro, das 9h às 20h, o caminhão do projeto ficará estacionado na Avenida Automóvel Club, entre as ruas 31 de Março e Oliveira Lima, onde os estudantes assistirão palestras sobre consumo de energia e preservação do meio ambiente e participarão de atividades recreativas e culturais.
●  Nesse período, estudantes receberão kit escolar e moradores de baixa renda poderão trocar lâmpadas comuns por outras mais eficientes e concorrer a 20 geladeiras em um concurso cultural. Está previsto, ainda, o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no dia 11 de setembro no Parque Natural da Taquara.
●  Estarão participando do projeto as escolas municipais Carlos Drummond de Andrade, Jardim Anhangá, Santa Luzia, Senador Afonso Arinos e Walter Russo e do Ciep 120 Municipalizado Monteiro Lobato
●  A queda de 5,4% na produção de veículos em julho teve a principal influência no recuo de 2% da indústria brasileira no período. O segundo principal impacto veio da queda de 10,7% da indústria farmacêutica, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
●  Quedas na produção atingiram 15 dos 27 setores pesquisados pelo IBGE, na passagem de junho para julho deste ano. Outros principais destaques negativos da pesquisa foram os setores de borracha e plástico (4,5%), celulose e papel (3,6%) e alimentos (1,4%).
●  Por outro lado, 11 setores tiveram alta na produção e evitaram uma queda ainda maior da indústria, entre eles, o refino de petróleo e produção de álcool (3,3%).
●  Já na comparação com julho de 2012, 18 setores tiveram crescimento, com destaque para refino de petróleo e álcool (10,2%), veículos automotores (4,3%), máquinas e equipamentos (5,6%) e outros equipamentos de transporte (12,8%).

PROFESSOR LANÇA LIVRO SOBRE
FILOSOFIA PARA ADOLESCENTES 

Apear do feriado nacional, o professor Renato Velloso estará neste sábado (7), das 15h às 17h, na Bienal do Livro 2013, autografando o livro LECIONANDO FILOSOFIA PARA ADOLESCENTES, publicado pela Editora Vozes.  
Professor do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias na Baixada Fluminense, graduado em Filosofia e Sociologia, o autor também é bacharel, licenciado, especialista e mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) além de possuir Curso de Filosofia para crianças.
Por não encontrar no mercado editorial material que orientava professores de Filosofia em suas aulas para adolescentes, Renato Velloso tinha como objetivo fornecer um manual de apoio para o professor tornar as aulas de Filosofia mais atraentes para essa faixa etária.

Desde o lançamento do livro, no dia 20 de abril último, o professor e filósofo Renato Velloso já participou de diversas entrevistas tendo, inclusive, três publicações no CONEXÃO PROFESSOR, projeto editorial da Secretaria de Educação do Estado do Rio.

Nenhum comentário: