sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

BAIXADA URGETE - DENÚNCIA

FALTA COMANDO NA POLÍCIA
OU SOBRA MUITA POLÍTICA?

A guerra declarada de setores da Polícia contra a Mídia, diante de fatos escandalosos como o saque a um caminhão de bebidas, semana passada, e a ação das milícias no Grande Rio, revelam que, mesmo depois de um ano à frente do Governo, o ex-senador Sérgio Cabral ainda não conseguiu unificar e impor um comando único à força policial. O que se vê é a cruel reprodução, na vida real, do cenário do filme “Tropa de Elite’, em que o Capital Nascimento, ao saber que o Comando do BOPE recebia suborno dos bicheiros, conseguiu, num truque manjadíssimo, receber a propina destinada ”ao chefe" e usá-la na recuperação das viaturas da unidade. Na vida real, os comandantes dos Batalhões, durante o império do Casal Garotinho, desviavam a verba do rancho – alimentação da tropa – para fazer pequenos reparo nos quartéis, trocar pneus e até a manutenção dos veículos oficiais. A falta de comando nas ações da Polícia fica claro nesses dois flagrantes do repórter fotógrafico Rafael Barreto, durante uma blitz da Polícia Militar contra os motoqueiros, no acesso ao viaduto Brigadeiro Faria Lima, pelo bairro Itatiaia. Enquanto os PMs abordam os motoqueiros, um caminhão, sem placa e caindo aos pedaços, passa ao lado do grupo de policiais, sem ser importunado. O mais grave é que esse caminhão, fabricado em 1962, presta serviços à Cedae, um órgão estadual. Sem uma manutenção adequada, o veículo tem partes da cabine amarradas com arame e a carroceria está sendo destruída pela ferrugem, sinal de que o veículo há muito tempo não passa pela vistoria do Detran. Quem protege o dono desse caminhão? Quem comanda a Polícia fluminense?


CAXIAS GANHA INTERNET
BANDA LARGA SEM FIO
O governador Sergio Cabral, o deputado Alexandre Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia, e o prefeito Washington Reis lançam segunda-feira (28/02), às 10 horas, no Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias, o projeto Baixada Digital de internet banda larga sem fio e gratuita, conhecida como WI-FI. A prefeitura vai disponibilizar 10 computadores mostrando o conteúdo dos cursos de educação à distância do Cederj, assuntos de saúde e como funciona o sistema. O Governo do Estado promete investir R$ 40 milhões no projeto e o sistema WI-FI chegará a todo o estado em 18 meses, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia. O projeto está a cargo de pesquisadores da UFF e da UFRJ e o primeiro sistema foi inaugurado no último dia 3, em Copacabana
.

• Com a guerra não declarada entre as Polícias Civil e Militar pelo controle das forças de segurança do Estado do Rio, a Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas (Amae) resolveu reforçar a campanha em favor da aprovação do Projeto de Emenda Completar, apresentada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB), transferindo para os Governos dos Estados a competência, hoje da União, para a organização do seu sistema de segurança. Se aprovado o PEC da Segurança, cada estado decidirá se mantém separadas ou unificará as Polícias Civil e Militar. Também caberá aos estados definir a competência de cada uma.
• Para o Tenente Nascimento, presidente da AMAE, o projeto do senador Tasso Jereissati possibilitaria, entre outras mudanças, fusões entre polícias civis e militares e a criação de polícias municipais. "É imprescindível que haja apenas uma única polícia nos Estados, capaz de efetuar o policiamento ostensivo e investigar, estando sob uma única chefia, tendo todo o serviço de inteligência submisso a apenas uma autoridade, obedecendo a somente uma doutrina de formação, a fim de atender satisfatoriamente às necessidades da população" afirma o presidente da AMAE.
• Cinema, confete e serpentina. É com essa combinação que o CINECLUBE MATE COM ANGU faz sua primeira exibição do ano, no próximo dia 30, a partir das 20 horas. É a sessão Abre Alas, que terá exibição de vários curtas e o já tradicional baile do bloco “FilmaEuAí”. O baile à fantasia entra em sua terceira edição, sempre animado pela cinqüentenária banda Lira de Ouro, garantia certeira de muita alegrai. Nos intervalos, o rapper João Xavi completa a festa.
• Segundo os organizadores, iniciar 2008 com tanta animação é o prenúncio de um ano com muitas novidades. Além de novos filmes que estão em fase de produção, o grupo vai iniciar a esperada oficina de cinema, que pretende mexer com o imaginário da cidade.
• Um festival de cinema e exibições itinerantes também estão nos planos do cineclube, que completou cinco anos em julho passado. A exibição e o ingresso para o baile custam R$3,00 e a Lira de Ouro fica na rua Sebastião de Oliveira, 72, no final do calçadão da Nilo Peçanha, no centro de Duque de Caxias.
• Pichar, quebrar, escrever e utilizar de forma inadequada o patrimônio público - o patrimônio de todos os brasileiros - poderá ser um crime sem fiança. É isso que está propondo o Projeto de Lei (PL) 1136/07, do deputado Jilmar Tatto, do PT de São Paulo.
• O patrimônio histórico, artístico e cultural e os sítios arqueológicos brasileiros são bens de todos nós e, hoje em dia, quem faz mal a esses bens pode sair da cadeia se pagar cestas básicas. Mas se o projeto for aprovado, o criminoso terá que permanecer na cadeia durante toda a pena.• "A impunidade incentiva a ação de criminosos. E quem age contra o patrimônio não viola apenas a lei, mas também a história da nação", argumenta o deputado Tatto. A proposta ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Senado.

Nenhum comentário: