quinta-feira, 15 de maio de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

SERGIO CABRAL JOGA DURO
NA REELEIÇÃO DE W. REIS
Repetindo a tática de Lula de exigir que os partidos da sua base apóiem candidatos do PT, principalmente nas Capitais, o governador Sérgio Cabral está usando a força do cargo e a máquina administrativa para pressionar deputados a apoiarem os candidatos do PMDB. Em Duque de Caxias, onde a candidatura do prefeito Washington Reis começa a fazer água, o governador tem pressionado deputados, com base eleitoral e prestígio no município, a darem apoio à reeleição do prefeito, como é o caso de Dica, Roberto Dinamite e Geraldo Moreira. A mais recente “cantada” teve como alvo o deputado Wagner Montes, do PDT, que desistiu de disputar a prefeitura do Rio para apoiar o bispo Marcelo Crivella, sobrinho do Bispo Edir Macedo, dono da Rede Record, onde Wagner Montes tem um programa diário. No caso do Rio, o deputado atendeu a uma exigência do Ministro do Trabalho, Carlo Lupi, presidente licenciado do PDT, ao invés de apoiar Alessandro Molon, do PT e candidato do governador.
A situação do deputado do PDT é complicada, pois no início da carreira ele foi beneficiado por uma decisão de Zito, então presidente da Câmara de Duque de Caxias. Convocado a assumir uma vaga aberta na Alerj, quando era 1º suplente do PTR, Zito desistiu em favor de Wagner Montes, que era o segundo suplente. Além do mais, existe no município uma comunidade no Orkut, com cerca de 3.000 membros, a “Flash Back”, disposta a apoiar a candidatura a vereador do Tenente Melquisedec Nascimento pelo PDT, mas exige, em troca, que Nascimento apóie Zito contra Washington Reis, o que só será possível se Nascimento conseguir o apoio de Wagner Montes para o ex-prefeito. E agora, Wagner Montes? Vai se dobrar às pressões do Palácio Guanabara, ou vai retribuir a gentileza de Zito lá atrás?

MOTO-SERRAS VOLTAM
A ATACAR EM XERÉM
Sob os olhares complacentes das autoridades, está surgindo um novo loteamento em Xerém. Denominado Parque da Pedreira, o empreendimento está sendo tocado às pressas, talvez com receito do que possa fazer o deputado Carlos Minc, agora como Ministro do Meio Ambiente, para impedir a derrubada de mais uma parcela da Mata Atlântica. Nesta quarta-feira (14), as moto-serras começaram a trabalhar às 6:00 horas da manhã. Consultados pelo blog, algumas das mais representativas lideranças comunitárias do 4º Distrito se negaram a fazer qualquer pronunciamento sobre o que está ocorrendo em uma Área de Preservação Ambiental integrante da Reserva Florestal de Tinguá. Das pessoas consultadas, só uma concordou em falar, desde que preservada a sua identidade, afirmando o seguinte: “Amigo a conclusão que estou chegando é que o Brasil já era > Se a polícia federal fizer um trabalho sem restrições aqui em Xerém, essa área seria preservada. Depois do campo do Flu e o muro da vergonha , quem está com vergonha sou Eu.” Com a destruição da Mata Atlântica, os rios de Xerém, que ainda abastecem parte do Rio de Janeiro, começam a secar.
Que País é este em que os marginais atuam à luz do dia e as autoridades se escondem por trás das paredes dos Palácios ou em viagens custosas (para o Tesouro) ao exterior?

A CULTURA RESISTE

Apesar de tudo, a Cultura ainda resiste em Caxias e na Baixada. Com apoio da Associação dos Amigos do Instituto Histórico da Câmara, será lançado, nesta quinta-feira (15), o Nº 8 da Revista Pilares da História, que tenta resgatar documentos e fatos da História de Duque de Caxias e da Baixada. Será às 15 horas, no porão da Câmara Municipal, onde funciona o Instituto.

•• A Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias vai lembrar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente” (18 de maio), com diversas atividades nos pólos do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – e nas escolas da rede municipal com palestras sobre o tema. Nesta quinta (15) às 10 horas, a programação será desenvolvida na Escola de Enfermagem da UNIGRANRIO, na Rua Professor José de Souza Herdy, bairro 25 de Agosto
• O dia 18 de maio comemora também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei federal 9.970/00. Foi escolhido esse dia, porque nessa data, em 1973, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, uma menina de 8 anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta de Vitória/ES.
• Estão abertas as inscrições para o projeto APLICANDO A PEDAGOGIA DA SENSIBILIDADE NO ENSINO, que será realizado dia 24 de maio, sábado, das 8:30 às 12:00 horas. O professor Ronaldo Gomes vai falar sobre “A Pedagogia da Sensibilidade: Questionamentos Necessários”. Será na Sala de Cursos (3º andar) da Papelaria Itatiaia, na Av. Plínio Casado, 31 – Centro, em frente estação ferroviária. Reserva de vagas pelo telefone 2671-0201 ramal 206. A taxa de inscrição é de apenas R$ 15 reais.
• A OAB de Duque de Caxias, presidida pelo advogado Geraldo Meneses, fechou nesta quarta-feira (14) um acordo com a Superintendência do Banco do Brasil, com o intuito de restabelecer um antigo sistema, em que os causídicos tinham um Caixa exclusivo para entrega e recebimento der Alvarás e Pagamento de Depósitos Judiciais. A partir de hoje, a agência 25 de Agosto, ao lado da Justiça do Trabalho, voltará a ter um Caixa só para atender aos advogados.• A Prefeitura acaba de reduzir os impostos para as empresas de tecnologia que vierem a se estabelecer em Duque de Caxias. O incentivo fiscal, com redução de até 70% em ISS, IPTU e taxas de licença de localização e obras, valerá por 10 anos, passando para 15 anos se a empresa se estabelecer em Xerém, onde o Inmetro e a UFRJ estão implantando uma Faculdade de Tecnologia. A meta é atrair 30 empresas, com investimentos de R$ 120 milhões e criação de 1.500 empregos diretos.

Nenhum comentário: