DAS CONTAS DA SERVICE CLEAN

DESTINO DA AMPLA NAS
MÃOS DE AÉCIO NEVES

A maior interessada no negócio é a CEMIG, estatal controlada pelo Governo de Minas Gerais. Se o negócio se concretizar, os problemas dos consumidores da Ampla no Estado do Rio serão resolvidos com dois telefonemas do prefeito Zito. Um para o governador Aécio Neves, do PSDB, o poderoso chefão da CEMIG, e o segundo para o presidente da empresa mineira, cobrando uma solução política para o problema dos chips. Será que os dois tucanos conseguirão se entender sobre o destino da Ampla e dos medidores com chips não aprovados pelo Inmetro?
RÁPIDAS
• Deverá ser encaminhada nesta segunda-feira (4) ao Ministério Público Federal, a denúncia de uma ex-empregada da Service Clean, Helena Duarte, sobre o desaparecimento de cerca de R$ dois mil reais, que a empresa depositara na sua conta do FGTS.
• Na denúncia, a ex-empregada juntou extratos de sua conta, demonstrando que o dinheiro fora sacado por terceiros, pois a sua demissão ainda não fora homologada perante o sindicato. Como a conta só pode ser movimentada pela empresa ou pelo empregado, o MPF deverá pedir informações à Caixa Econômica Federal, detentora dos depósitos, para saber como foram sacados os valores ali depositados pela Service Clean.
• Na sexta-feira, quando o prefeito abria as comemorações do 1º de Maio na Praça do Pacificador, a militância do PSOL, que controla o SEPE e o Sindisprev, tentou fazer uma manifestação para jogar o público contra o governo a pretexto de defender os terceirizados contratados por Washington Reis e demitidos em fevereiro.
• É justamente esse comportamento esdrúxulo do Sindisprev que terá de ser explicado ao Ministério Público do Trabalho, pois a ação do Sindicato, que não representa empregados de empresas privadas, só facilitou a vida da Service Clean, que poderá sacar a qualquer momento os R$ 3,4 milhões depositados pelo prefeito à disposição da Justiça do Trabalho para garantir o pagamento dos direitos dos ex-empregados, inclusive as contribuições previdenciárias e para o FGTS.
• Na propaganda do PSB exibida no rádio e TV, duas coisas chamaram a atenção do ouvinte-telespectador: a ausência do deputado Alexandre Cardoso, presidente do partido no Estado, e do governador de Tocantins. Aliás, o deputado Ciro Gomes anuncia eufórico que, dos três governadores eleitos pelo PSB, dois estão entre os três melhores

• Deputado licenciado e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso (foto) comemorou seu aniversário no sábado com uma feijoada no seu bar, o “Boteco da Esquina”, atrás da 59º DP.
• Uma furiosa vovó, de 81 anos e excelente pontaria, castrou os dois bandidos que estupraram a sua neta em plena luz do dia. Foi na Austrália e ela levou uma semana até descobrir o esconderijo dos marginais. Armada com uma pistola, ela foi sozinha ao encontro dos bandidos. Eles não acreditaram nas palavras da vovó, quando ela anunciou o castigo. Sacando da arma, ela fez diversos disparos, sempre mirando nos pênis dos bandidos. Eles sobreviveram, mas não poderão mais estuprar ninguém. Se a moda pega. . .
• Representante do 3º Distrito, a vereadora Fatinha tomou uma decisão peculiar e inédita: colocou vans à disposição dos moradores da região que queiram assistir as reuniões da Câmara. Com a medida, eles poderão acompanhar os trabalhos do Legislativo. Afinal, o que se decide na Câmara afeta a todos os moradores da cidade. Para quem não sabe, a Câmara só realiza sessões deliberativas (para votar os projetos de lei e resoluções) às terças e quintas-feiras.
• Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo (19/4), o arquiteto Paulo Mendes da Rocha apontou o Calcanhar de Aquiles nos programas habitacionais do governo, desde o famoso BNH. Para esse especialista, o Governo não leva em conta o principal fator para quem deseja comprar a sua casa própria: um transporte público de qualidade.
• Para Paulo Mendes da Rocha, a Habitação tem de ser junto do transporte público, nas áreas onde o acesso ao trabalho seja fácil. “A grande cidade é feita de milhões de casas, que têm de saber conviver com o comércio, com acesso à saúde, à educação, ao transporte público”.
• Para Rocha, é um problema muito mais complexo do que simplesmente fazer um determinado número de casas. “Eu não sei como é que se faz para educar os filhos na adolescência em condomínios fechados. Estão produzindo monstrengos”.
• E o transporte ferroviário foi o principal indutor do renascimento da Baixada. Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo e Japeri contaram com a ajuda dos trens, com passagem barata, para garantir aos novos moradores uma rápida chegada ao trabalho.
• O grande problema é que, monopolizado pelo próprio Governo, o sistema ferroviário não mereceu uma administração profissional, com a Rede Ferroviária Federal se transformando em cabide de empregou e bolsão para o desvio de recursos públicos. Afinal, como pode uma empresa de transporte de massa operar com eficiência se utiliza diversas bitolas, o que exige material rodante em excesso?
• No projeto para o “Rio 2016”, o Governo insiste em diferenciar o sistema suburbano, que atende ao “pé de chinelo”, do Metrô, que atende à classe media. A transformação dos trens da Baixada em metrô de superfície só não vingou, até hoje, pelo lobby das empreiteiras, que preferem as obras rodoviárias, que exigem uma permanente e custosa manutenção, garantia de faturamento, ao passo que a ferrovia tem custos menores nesse item, e das empresas de ônibus.
• Como explicar o fato do Presidente dos EE. UU. viajar de trem para a posse, quando no Brasil se briga por jatinhos alugados para tais convescotes? Como explicar que turistas de todo o Mundo, inclusive do Brasil, ainda disputem uma vaga no famoso “Oriente Express?” E porque França e Grã-Bretanha utilizaram um túnel, que liga os dois países sob as águas do Atlântico, para a implantação de uma linha rápida de trens, que encantou Lula em uma de suas viagens à Europa este ano, a pretexto de defender as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016?
GOVERNO PERDEU O TREM DA HISTÓRIA

Nenhum comentário:
Postar um comentário