segunda-feira, 8 de março de 2010

BAIXADA URGENTE

MULHERES JÁ SÃO MAIORIA
NA CLASSE DOS MAIS RICOS

Pesquisa divulgada ontem (08) pela consultoria Serasa Experian mostra que as mulheres são maioria entre os mais ricos do Brasil. Segundo o estudo, cerca de 4,9 milhões de mulheres e 4,7 milhões
de homens participam do grupo dos mais ricos e prósperos do país, as classes (A e B), o que corresponde a 7,12% dos 135 milhões de brasileiros avaliados na pesquisa. A pesquisa criou dez grupos (entre A e J) e os dividiu em 39 subcategorias. A base da pesquisa foram os dados do Censo e da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também informações de hábitos de consumo e marketing.
As mulheres “ricas, sofisticadas e influentes” somam cerca de 1 milhão de brasileiros de um total de 2,5 milhões que pertencem a este grupo (A) e que ainda é composto em sua maioria por homens. Neste universo, 611 mil mulheres (39% do total) são executivas bem sucedidas que vivem com luxo e conforto em áreas nobres das grandes cidades.
Já no grupo (B), que reúne os “prósperos moradores urbanos”, as mulheres são maioria em três das quatro subcategorias existentes. Na subcategoria de “empregos estáveis”, por exemplo, cerca de 1,15 milhão de mulheres têm carreira estável, bons salários e recorrem ao crédito com frequência.
A avaliação da professora e doutora em sociologia Cristina Panella, uma das executoras do estudo, é de que cresce a cada dia a participação das mulheres ocupando altos
cargos. “Ainda existe a disparidade porque o justo seria termos 50% de mulheres ocupando cargos executivos de alto escalão. Mas se pensarmos que este êxodo feminino para o mercado de trabalho teve início na década de 60, chegamos à conclusão que é um fenômeno recente e, portanto, passível de acomodações”.
Uma representação do possível crescimento feminino é o grupo que mostra que as mulheres estão se dedicando mais aos estudos e ao trabalho para buscar ascender a um novo patamar social. Num universo de 2,83 milhões de pessoas que desejam melhorar sua posição social, 55% são mulheres entre 26 e 40 anos de idade.

DECISÕES DA JUSTIÇA EXPLICAM
POR QUE ZITO NÃO É CANDIDATO


Desde que foi encerrado o pleito de 2008, começaram as especulações sobre a posição do PSDB fluminense em relação à sucessão estadual, tendo em vista que, sem candidatura própria ao Governo do Estado, seria difícil montar um palanque para o candidato à sucessão de Lua, seja Serra, seja Aécio Neves. No caso do Estado do Rio, o nome que despontou como o preferido dos tucanos foi o deputado Fernando Gabeira, que, contando com o vice do PSDB, perdera a eleição no segundo turno por pouco mais de 50 mil votos. Logo depois das eleições, Zito anunciou que os tucanos apoiariam Gabeira para governador.
Um ano depois, o prefeito de Duque de Caxias mudou o discurso e afirmou que Gabeira “não tinha cheiro de povo” para justificar um possível apoio à reeleição de Sérgio Cabral. Com isso, o ex governador Marcello Alencar chamou Zito para uma conversa, onde pressionou o prefeito caxiense para que aceitasse ser o candidato a governador, mas Zito não aceitou a idéia, embora não explique em quem votará em outubro.
A resistência de Zito a deixar a prefeitura para disputar o governo do Estado provocou uma serie de especulações, que iam da simples falta de apetite pelo cargo de governador até o temor de que a Justiça começasse a julgar uma dezena de processos contra ele durante a campanha eleitoral. A decisão do STJ, cassando uma liminar em habeas corpus que trancava, desde 2004, uma ação penal por improbidade contra Zito e seus principais auxiliares, bem como a condenação, pelo TCU, numa das muitas prestações de contas ainda em fase de julgamento, o que resultou na devolução de cerca de R$ 100 mil reais, reforçaram a idéia de que Zito, na verdade, teme pelo seu futuro político, pois surgiu um novo órgão capaz de dar celeridade à Justiça: o Conselho Nacional de Justiça. As últimas decisões do CNJ afastando desembargadores e juízes de seus cargos vitalícios e abertura e até condenação de magistrados por infringirem a lei, deixaram muito juiz e desembargador temeroso de ser a próxima vítima. Daí o bloqueio das contas do casal Garotinho, apesar do acordo do ex governador com a ministra Dilma Rousseff.

RÁPIDAS

· A juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo Cynthia Thomé determinou que as operadoras de TV por assinatura não cobrem mais pela
utilização do ponto extra. Segundo a juíza, a prática está proibida por resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e caracteriza-se como enriquecimento ilícito e prática abusiva, pois, não há a prestação contínua de serviço que justifique a cobrança.
· Com a decisão, está liberada apenas a cobrança pela instalação do novo ponto e a manutenção da rede e dos decodificadores. O descumprimento da liminar resultará em multa diária de R$ 30 mil.
· O Procon de São Paulo, órgão responsável pela ação civil pública que originou a liminar, considerou a determinação uma “vitória do consumidor”, pois o ponto extra vinha sido cobrado de forma indevida, mesmo após a Anatel ter expedido uma resolução sobre o assunto. A Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) disse que ainda está estudando a decisão para poder se pronunciar.
· O presidente Lula voltou a criticar a Imprensa, desta vez insatisfeito pela
cobertura da Imprensa ao arremedo de inauguração do Hospital de São João de Meriti, no último sábado, onde a estrela deveria ser a ministra Dilma Rousseff. Ao comentar a publicação de uma reportagem questionando a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na inauguração de um hospital iniciado no Governo Anthony Garotinho (7), Lula disse que “há um desvio de comportamento” na imprensa. “A imprensa brasileira, por hábito, ou por desvio, não gosta de falar de obras inauguradas. Quando a coisa está boa não interessa. O interessa é desgraça”.
· O presidente justificou a participação da ministra explicando que a construção do hospital com verbas do governo estadual só foi possível porque o governo federal financia outras unidades ou construções na área de saúde. Para o presidente, a imprensa privilegia fatos menos relevantes. “É um desvio de comportamento. Quase nenhuma obra de inauguração merece matéria. O que merece é uma gafe, um erro que a gente comete ou alguma coisa que não aconteceu”, criticou o presidente.
· O número de partos em adolescentes caiu 34,6% de 2000 a 2009 na rede pública de saúde do país. No primeiro ano da década, foram registrados 679.358 partos entre garotas de 10 a 19 anos, contra 444.056, em 2009, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A Região Centro-Oeste apresentou a maior queda no período pesquisado, cerca de 37%, passando de 52.112 partos em adolescentes para 32.792. Em contrapartida, a Região Norte apresentou o menor percentual de redução, 21,9%.
· Entre os estados, o Rio de Janeiro teve uma queda de 49,54% de mães adolescentes. Em movimento inverso aparece Roraima, com crescimento de 59,96% de gravidez na adolescência entre 2000 e 2009. De acordo com o levantamento do ministério, Roraima foi o único estado a apresentar aumento no índice de jovens grávidas.
· O ministério atribui a redução às campanhas de educação sexual e planejamento familiar para evitar a gravidez indesejada e às campanhas de combate às doenças sexualmente transmissíveis entre jovens, que incluem, por exemplo, a distribuição de preservativos em algumas escolas públicas.
· Das 54 mil escolas, que reúnem cerca de 8 milhões de estudantes, que passaram a oferecer conteúdo de saúde sexual em sala de aula, no chamado Programa Saúde na Escola (PSE), 10 mil distribuem camisinhas aos alunos. Os jovens também podem conseguir o preservativo gratuitamente nos postos de saúde. Profissionais de saúde também orientam os adolescentes sobre métodos contraceptivos – pílula anticoncepcional, injeção de hormônios e DIU.
· O presidente Lula afirmou que a recomposição dos proventos dos aposentados do INSS só será possível na medida em que houver a recuperação do salário mínimo e melhora na receita da Previdência Social.
“Fizemos uma opção primeira de recuperar o salário mínimo, que estava muito deteriorado. Já aumentamos em 68%, vamos continuar aumentando e, quando chegarmos a um nível de boa recuperação do salário mínimo, estarão criadas as condições de começar recuperar e aumentar os salários dos aposentados”, disse Lula, em entrevista à Rádio Melodia FM, do Rio de Janeiro.
· Segundo o presidente, em muitos casos, os aposentados perderam dinheiro na base de cálculo para se aposentar. Por isso, é “quase uma obrigação do Estado” fazer uma reparação, afirmou. Apesar disso, o arrocho dos aposentados vai continuar até que o Sargento Garcia consiga prender o Zorro ou quando políticos desonestos forem para a cadeia de camburão.
· O prefeito Zito dará uma palestra nesta terça-feira, 9 de março, no auditório da Universidade Unigranrio sobre o primeiro ano de sua nova gestão e apresentará alguns projetos, que estão em andamento ou para o restante de seu mandato. A palestra, organizada pelo Diretório Acadêmico de Direito da Unigrario, ocorrerá às 19h e será aberta para os alunos da universidade.
· Entre os assuntos a serem abordados estão a revisão das contas públicas, diversas obras como a Universidade Pública Municipal de Caxias, a primeira da Baixada Fluminense e que será focada em cursos na área de petróleo e gás; o Hospital da Mulher Casa da Mãe Caxiense, que atenderá as mães e seus filhos do pré-natal até as crianças completaram cinco aos de idade; e a implantação da escola em tempo integral, tanto nos atuais estabelecimentos da rede como em outros que já estão sendo construídos.
· A Prefeitura está intermediando a contratação de mão-de-obra para vagas de telemarketing, através do Pólo de Tecnologia. Esta semana, são esperados candidatos para preencher 1.500 vagas. Domingo, em Santa Cruz da Serra, a secretaria de Trabalho e Emprego continuou recebendo currículos para preenchimento das vagas, além da primeira e segunda via da carteira de trabalho e orientação jurídica na área trabalhista.
· Houve também inscrições para cursos profissionalizantes e acesso gratuito à Internet para pesquisas e cadastramento de currículo. De acordo com a secretaria, as oportunidades são para empresas que trabalham com call center. Das 3 mil oportunidades disponíveis, 50% permanecem em aberto. Esses postos de trabalho são para pessoas com ou sem experiência. “Ainda procuramos abrir mercado para os jovens”, lembra Jorge Cezar.
· O Dia Internacional da Mulher será comemorado nos quatro distritos de Duque de Caxias, Nesta quarta (10), das 13 às 17h, começa a discussão sob o tema “Refletindo os Direitos da Mulher”. Será Catedral de Santo Antônio, no prédio Frei Willy, Centro
· A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Ebe Campinha, que é assistente social da Unigranrio, antecipa que haverá um amplo debate sobre os avanços e o resgate de conquistas através do movimento de mulheres desse município.
· Ebe lembra que a coordenadora do Departamento da Mulher, Terezinha Fernandes, também integrará o quadro de autoridades, incluindo entre elas a secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes Tavares, e a secretária municipal de Cultura, Ana Jensen. A população feminina dará o tom dessa discussão rumo à construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Entrada franca , com direito a certificado.
· A criação do Centro de Referência da Mulher e o Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher são avanços alcançados pelo município. Segundo o relatório Dossiê Mulher 2009, do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias está no ranking dos municípios que apresentam o maior número de vítimas de lesão corporal por violência doméstica.
· Outros dados chamam a atenção, como crescimento de crimes por lesão corporal, principalmente em mulheres solteiras entre 18 e 34 anos. A maioria dos agressores identificados são ex-companheiros ou mesmo companheiros delas. Sobram ainda os casos de estupro, que subiu cerca de 10% em relação ao ano anterior.
· Ebe ressalta que as mulheres que vivem em Caxias ainda sofrem discriminação em diversos setores, principalmente no campo de trabalho e nos diversos segmentos da sociedade na Baixada Fluminense. “As mulheres de Duque de Caxias ainda sentem na pele a exclusão, em situações que as impedem de exercer seus direitos mais elementares”, explica Ebe.

NÓS TEMOS COPACABANA
SEM CHARME E SEM PRAIA



Como outros municípios da Baixada, Duque de Caxias resultou da transformação das antigas chácaras e fazendas, antes dedicadas ao cultivo da laranja, da cna, do aipim e do café, em loteamentos, que nos últimos 50 anos se transformaram em bairros. Num desses bairros, licenciado como Vila Leopoldina, as ruas reproduziam nomes de bairros do Rio de Janeiro, como forma de atrair compradores que moravam no antigo Distrito Federal. Com o surgimento de linhas de lotações, os donos dessas empresas utilizavam como chamariz as ruas principais dos bairros. No caso da Vila Leopoldina, a rua de nome mais atraente era Copacabana. Com isso, a população passou a chamar o bairro pelo nome de sua principal rua, como já ocorrera na Vila Itamaraty, que acabou rebatizada como Itatiaia. Embora a rua tenha sido rebatizada como Avenida Prefeito Braulino de Mattos Reis, o bairro não abandonou o seu velho patronímico.Além de não ter acesso a nenhuma praia, a Copacabana de Duque de Caxias não tem outros atrativos do charmoso bairro carioca, como ruas asfaltadas e bem iluminadas, coleta eficiente de lixo, esgoto tratado e água canalizada, serviços só oferecidos a uma parte dos moradores. Esta semana, o “Jornal Popular” fez uma curiosa comparação entre as duas Copacabanas. Agora, como a Prefeitura criou um Departamento de Turismo, este bem poderia começar uma campanha do tipo: VISITE COPACABANA ANTES QUE ACABE.

Nenhum comentário: