terça-feira, 6 de abril de 2010

BAIXADA URGENTE

HOSPITAL MOACYR DO CARMO
TROCA CORPOS DE PACIENTES



Não bastasse a dor pela perda do chefe da família, uma família de Duque de Caxias ainda teve que enfrentar o constrangimento de realizar o sepultamento por duas vezes. Há duas semanas, Israel Miote Calderon, de 74 anos, deu entrada no Hospital Municipal Moacyr do Carmo com fratura da clavícula. Depois de receber uma injeção que seria para reduzir as dores, o paciente foi mandato para casa. No dia seguinte, seu quadro se agravou e ele foi levado de volta ao Hospital, onde os médicos diagnosticaram um quadro de insuficiência renal, o que exigia a realização de hemodiálise No domingo (4), ums dos seus filhos, que trabalha Brasília, foi ao hospital para visitá-lo, mas foi impedido. Logo depois, uma funcionária do Serviço Social do hospital anunciou que o paciente falecera. Na seguna (5), os filhos providenciaram o sepultamento no jazigo da família, no Cemitério do Corte 8, à tarde.
Por volta das 20:00h de segunda feira, uma das filhas do falecido foi avisada pela direção do hospital que ocorrera um lamentável engano e o corpo entregue era de outro paciente, de pré nome Kleber, que também era paciente renal. A família foi então orientada a registrar queixa na 59ª DP/Caxias, para que fosse autorizada a exumação do corpo do Kleber para que Israel tivesse o sepultamento a que a família tinha direito.
Para a família de Israel, a troca não seria possível se houvesse um mínimo de cuidado da administração do hospital, uma vez que o corpo foi liberado diretamente do necrotério do nosocômio para o sepultamento e, na hora do reconhecimento por parte dos filhos, o cadáver tinha a etiqueta do hospital, com os dados de Israel.

MEIO AMBIENTE AFIRMA QUE
MANTEM CONVENIO COM INEA


A Assessoria de Comunicação da Prefeitura enviou nesta terça (6) um nota, em que contesta a denúncia do conselheiro (do Meio Ambiente) Evandro Brasil, de que o convênio entre o Município e o INEA, para a concessão de licença ambiental, foi renovado em favereiro último. A nota, assinada pelo Secretário de Meio Ambiente, Sebastião Maia, diz, na íntegra, o seguinte:
“Gostaria de desfazer mais uma mentira! Afinal as enfrentamos desde a campanha para a eleição do Prefeito Zito. O Município continua a fazer licenciamento, o termo aditivo foi assinado entre o governo do Estado e o prefeito Zito, em 28 de fevereiro de 2010. O Conselho Municipal de meio-ambiente tem se reunido, mesmo com a recusa de certos setores em não participar, temos os ofícios de convocação para certificarmos o que estamos afirmando, conforme portarias 14 e 15, de convocação, publicadas no Boletim Oficial do município.
Estamos organizando a Conferência Municipal de meio-ambiente para os dias 27, 28 e 29 de maio de 2010, de forma democrática e transparente onde toda a sociedade caxiense irá participar e não apenas os mesmos. Sabemos os interesses poderosos que estamos enfrentando e continuaremos de forma democrática a conduzir a nossa pasta, mesmo contrariando aqueles que serviram ao governo anterior de forma não republicana”.

RÁPIDAS

· A nota do Secretário Samuel Maia só peca por um pequeno detalhe: onde encontrar, para compra, o Boletim Oficial da Prefeitura, que continua sendo uma publicação clandestina, típica das ditaduras.
· Se a base governista não atrapalhar, a Câmara deverá votar nesta quarta feira (7) o projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de pessoas que respondem a processos na Justiça. De iniciativa popular, o projeto estabelece o prazo de oito anos para a inelegibilidade de candidatos com condenações judiciais quando a representação já tiver sido aceita pela Justiça Eleitoral. A proposta contou com mais de 1,3 milhão de assinaturas de eleitores de todo o país.
· O projeto foi devidamente desidratado a pretexto de respeitar o princípio constitucional a presunção da inocência até sentença transitada em julgado. Para não irritar grupos poderosos de pressão, os deputados modificaram o texto exigindo que o candidato só poderá ser excluído do pleito se tiver sido condenado por um Tribunal de Justiça. Em outras palavras: continuará tudo como dantes do vergonhoso quartel de Abrantes.
· O projeto que garante internet banda larga para alunos de escolas públicas também está na pauta de votações do plenário da Câmara desta quarta-feira. Pela proposta, até 2013, todos os alunos de ensino básico das escolas públicas terão acesso à internet de banda larga. Para isso, serão usados recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
· O FUST foi criado com um alíquota de 3% do faturamento das operadores de telefonia, algo em torno de R$ 1 bilhão por ano, antes da privatização da Telebrás e visava o financiamento dos serviços telefônicos em comunidades carentes, inclusive a instalação de orelhões em cidades com
mais de 100 habitantes. Após a privatização, os recursos passaram a ser disputados pelas operadoras de telefonia e pelas empresas que exploram o sinal de TV por fibra ótica.
· Como o lobbie em favor dos dois grupos é muito forte, o Governo pensou em ressuscitar a Telebrás, que utilizaria as redes de fibra ótica de empresas privadas, como as concessionárias de rodovias e empresas de energia elétrica.
· Hoje, o FUST é o sonho de consumo de 10 entre 10 dirigentes do Partido Socialista Brasileiro, que controla o Ministério de Ciência e Tecnologia. Até o projeto dos Centros de Inclusão Digital – os chamados CDIs – implantados em Duque de Caxias no Governo passado (foto) e que fracassaran, está na fila para receber recursos do FUST .
· Apesar de não alcançar plenamente o seu objetivo – abrir a caixa preta do orçamento do município – a audiência publica de segunda (5) deixou registradas algumas manifestações muito esclarecedora. Uma delas foi a carta enviada pelo Bispo, cobrando do prefeito – que teve apoio do PT – a implantação do orçamento participativo, que seria discutido e aprovado pelas associações de bairro e lideranças da sociedade civil, no melhor estilo da democracia direta inventada pelos gregos.
· Outra presença importante foi a do subprocurador Geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo de Souza Chaves, para quem a audiência pública é a expressão maior da democracia. “È a oportunidade rara de se manifestar e de participar de forma efetiva do processo”, avaliou o subprocurador.
· Numa crítica direta à ideologia das UPPs do Secretário Beltrame, o Procurador. Leonardo Chaves elogiou o investimento da Prefeitura em Educação. “Quando se investe só em segurança há algo errado, mas se os recursos chegam às escolas se inverte a lógica. Isso é um grande sinal. Saio do teatro (Raul Cortez) com a esperança renovada”, finalizou Leonardo de Souza.
· Apesar do aparente sucesso da audiência pública, pela diversidade de público presente e pelas propostas ali apresentada, a próxima só será realizada dia de São Nunca, ou melhor, dia 8 de novembro, bem depois do segundo turno para governador e presidente da república. De que o tucano Zito tem medo, afinal?

CHUVA DEIXA 120 PESSOAS
DESABRIGADOS EM CAXIAS


A Defesa Civil de Duque de Caxias está de prontidão e esta solicitando aos moradores das áreas de risco que deixem os imóveis e procurem abrigo na casa de parentes e vizinhos caso as chuvas voltem a cair novamente. Lembra que em casos de perigo estão à disposição dos moradores os telefones: 08000230199 e 199. Até o final da tarde desta terça feira, a Defesa Civil registrou 120 pessoas desabrigadas que foram levadas para abrigos nos bairro Vila Alzira, Saracuruna e Campos Elíseos.
Ao todo, o órgão registrou 39 ocorrências, sendo dois desabamentos (Olavo Bilac e Gramacho), três deslizamentos e 34 ocorrências de alagamento. Com a diminuição das chuvas, a situação se encontra sob controle. A Defesa Civil alerta à população que os rios estão em nível de transbordamento e que existe risco de novas enchentes se as chuvas continuarem.
As fortes chuvas que caíram no município de Duque de Caxias provocaram alagamentos em vários bairros e o transbordamento dos Rios Capivari, Sarapuí e Saracuruna. A Defesa Civil conta com cerca de 200 pessoas nas ruas entre agentes e voluntários. A Secretaria Municipal de Obras colocou cerca de 60 homens e maquinário à disposição da Defesa Civil para serviços emergenciais. O Corpo de Bombeiros colabora com os agentes municipais.
Estão com ruas alagadas os bairros Capivari, Saracurura, Sarapuí, Parque Império, Vila Sapê, Pilar, Parque Vila Nova e Chácaras Rio-Petrópolis.
Por volta de meia noite um desabamento ocorreu na Rua Igarapé, no bairro Covanca, divisa com o município de São João de Meriti, provocando ferimentos leves em duas pessoas. Na Avenida Presidente Kennedy, altura do bairro Gramacho e no bairro Olavo Bilac, houve deslizamentos de encostas sem vítimas.

Apesar dos mais de R$ 90 milhões que o Governo já investiu na urbanização da Vila Nova, antiga favela do Lixão, os moradores ficaram ilhados com a chuva desta segunda feira (2)

Nenhum comentário: