terça-feira, 21 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

LIDER DOS PESCADORES
CONDENADO Á MORTE


Alexandre Anderson, presidente da Associação dos Homens do Mar (AHOMAR) uma ONG que luta pelos direitos dos pescadores na baía de Guanabara, foi condenado à morte por desafiar a Petrobrás e às empreiteiras contratadas para construir um gasoduto, recentemente inaugurado por Lula e a candidata Dilma Rousseff, em Duque de Caxias. Alexandre Anderson ajuda os pescadores da Baía de Guanabara e luta pelo direito de pescar, que há dez anos foi suspenso em virtude de um derramamento de óleo na Baía. Na ação de indenização proposta pelo Ministério Público estadual contra a estatal do petróleo, foi pedido o pagamento, por 18 meses, de uma verba mensal de R$ 1.850,00 a cada um dos 96 pescadores proibidos de trabalhar devido ao vazamento de óleo, que matou toneladas de peixes e crustáceos e tornou a pesca impossível, pois ninguém queira consumir peixe contaminado por óleo. O caso ainda está pendente de decisão do Superior Tribunal de Justiça, onde está um recurso da Petrobrás.
Por conta da sua luta em defesa dos pescadores da baía de Guanabara, Alexandre Anderson corre risco de ser assassinado a qualquer momento, conforme denúncia encaminhada à Anistia Internacional. Outro companheiro na luta contra os projetos da Petrobrás, que estão destruindo a fauna marina no fundo da baia, foi o pescador Paulo César Santos de Sousa, tesoureiro da Associação dos Homens do Mar (AHOMAR). Ele foi assassinado com três tiros no rosto e dois na nuca. Paulo se afastou de suas funções por problemas de saúde e por medo das ameaças de morte que membros da entidade vinham sofrendo. Na segunda-feira, Paulo disse que corria risco de vida porque estava atrapalhando a obra da Petrobrás. Ele era um dos líderes da Entidade Ahomar que lutava contra o Projeto da Petrobrás pelos consórcios Oceânica e GDK com a instalação de dois dutos para transporte de gás liquefeito da Petrobrás. Evidentemente tal projeto implicaria na mortandade de peixes, prejudicando pescadores que há anos vivem e sobrevivem da pesca.

FICHA LIMPA TEM APOIO
DE 85% DOS ELEITORES


Dados divulgados nesta terça (21) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostram que 85% dos brasileiros são a favor da Lei da Ficha limpa. Além disso, 43% dos entrevistados conhecem algum caso de político que compra ou já tenha comprado voto e 41% conhecem alguém que já tenha trocado o voto por benefício. Os dado constam de um levantamento do Instituto Ibope, encomendado pela AMB. O estudo traça o perfil do eleitorado brasileiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades.
E o primeiro teste da nova lei será na tarde desta quarta (22), quando o plenário do Supremo Tribunal Federal irá julgar um recurso do ex-senador e ex-governador de Brasília Joaquim Roriz, que teve negado o registro de sua candidatura a governador da Capital Federal. Por maioria dos votos - seis a um -, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barraram a candidatura ao governo do Distrito Federal de Joaquim Roriz (PSC) com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). A corte confirmou a decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), que também negou a inscrição de Roriz por conta da renúncia ao mandato de senador em 2007. Eles acompanharam o voto do relator do caso, Arnaldo Versiani, ao não aceitar o recurso apresentado pelo ex-governador do DF. Cabe recurso da decisão ao próprio TSE e, depois, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Tanto o TRE/DF, quando o Tribunal Superior Eleitoral entenderam que Roriz está inelegível por oito anos por ter renunciado ao mandato de senador para não ser cassado, diante da abertura de um processo no Conselho de Ética da Casa, acusado de receber propina de R$ 2 milhões de uma empresa de aviação.

RÁPIDAS

• Ao contrário do que afirma no rádio e na TV a propaganda do governador Sério Cabral, na sua campanha pela reeleição, um outro arrastão levou medo aos cariocas que passavam pela Avenida Pastor Martin Luther King, em frente ao cemitério de Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (21). Cerca de seis homens que estavam em um veículo roubaram objetos pessoais e chaves de carros de pelo menos dez pessoas.
• Os carros foram recuperados por policiais militares do 3º Batalhão (Méier), porém os criminosos fugiram. Entre os objetos roubados constam celulares, dinheiro, documentos e chaves, além de outros pertences pessoais. Esta mesma via do subúrbio já havia sido assaltada no fim de semana. No sábado (18), oito criminosos fecharam a avenida, na altura do cemitério de Inhaúma, e levaram dois carros, também pela manhã.
• O caso desta terça (21), bem como do último sábado, está sendo investigado pela na 44º DP (Inhaúma).
• Ao visita
r nesta terça (21) um trecho da Ferrovia Norte-Sul entre os estados de Goiás e do Tocantins, o presidente Lula lembrou que fez pesadas críticas à obra quando ela foi lançada pelo então presidente José Sarney, que hoje apóia o seu Governo. “Essa obra foi lançada pelo presidente Sarney em 1987. Eu era deputado constituinte e, durante muito tempo, fiz críticas a essa obra dizendo que ia ligar o nada ao nada”, disse Lula ao discursar de improviso segundo noticiário distribuído pela Agência Brasil, do Governo Federal
• Ao chegar ao governo em 2003, já convencido da importância do transporte ferroviário, Lula decidiu retomar a construção da Norte-Sul. “Em 17 anos essa obra andou apenas 215 quilômetros. Vários governos depois não se interessaram por essa obra e quando assumi em 2003 eu disse que era necessário retomar as ferrovias existentes. A primeira que tomamos a decisão de acabar foi a Norte-Sul”, disse.
• Após citar as obras de ferrovias planejadas e em execução, Lula destacou a importância do transporte sobre trilhos para baratear os custos da produção. “Tudo isso significa quase 6 mil quilômetros de ferrovias que pretendemos terminar até 2012, 2013. Isso é importante por que vai baratear o custo da produção, ajudar os produtores rurais, os empresários e significar desenvolvimento, que vai significar mais emprego, mais salário, mais poder de compra e a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.
• O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reclamou nesta
terça (21) da “confusão que se faz no Brasil, de forma genérica, da autoridade com o Estado, pendendo tanto para o bem quanto para o mal”. Segundo ele, “esta é uma questão que precisa ser vista com cuidado, pois é mais comum do que se imagina e poucos têm coragem para fazer a avaliação devida”, comentou. O interesse público, com essa tendência, disse Gilmar Mendes, “é afetado de forma clara nesse contexto”.
• Ele falou sobre o assunto depois de participar da abertura do 4º Seminário Brasileiro de Advocacia Pública Federal, promovido pela Advocacia-Geral da União (AGU) e que tem como tema A Importância da Advocacia Pública para o Desenvolvimento do Estado. Mendes lembrou que é “comum se confundir o eventual governante com o Estado e trava-se a luta contra ele, o que às vezes acarreta o comprometimento de competências próprias do interesse público com o Estado brasileiro”.
• Para Gilmar Mendes “o papel da advocacia pública é fundamental na defesa de políticas públicas, por conta da politização e partidarização de temas. Muitas políticas públicas são questionadas, atacadas e a AGU tem que zelar pela sua legitimidade e sua implementação. Muitos programas de desenvolvimento dependem dos resultados de equilíbrio propiciados pelo trabalho da AGU”, completou o ministro.
• Dilma Rousseff, lidera a preferência do eleitorado, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social - IBPS - divulgada nesta terça-feira (21). Nesta sondagem, José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar, com 16% e 15%, respectivamente.
• Esta é a primeira vez que a candidata verde aparece bem próxima ao tucano na preferência do eleitorado. Já Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, teria apenas 1% dos votos válidos. Os demais candidatos, como Levy Fidelix, Zé Maria, José Maria Eymael e Rui Costa Pimenta não atingiram nem 1% do total.
• A parcela de votos em branco ou nulo é de 7%. Indecisos somam 15%. A pesquisa do IBPS foi realizada entre os dias entre os dias 13 e 15 de setembro com 5.051 eleitores em todo o Estado do Rio. A margem de erro é de 1,4% e a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30.483/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o número 80.602/2010.
• No sábado chuvoso (18) o candidato a deputado estadual Laury Villar não parou. Ele começou o dia com um comício: em Nova Campinas, onde foi cancelada uma caminhada devido ao mau tempo, passou pela Paulicéia, onde fez dois comícios (um na padaria da Paulicéia, outro no Posto do Adriano), Dr. Laureano, Itatiaia, Praça dos Aposentados, Praça do Gramacho, encerrando no bairro Olavo Bilac, às 20h30.
• Durante os comícios Laury foi muito cobrado pelos moradores a respeito da falta de água, problema crônico que afeta diretamente mais de 50% da população caxiense, que reclamou também das enchentes e da precariedade no transporte público. Laury conversou com a população que precisa ser eleito para mudar situações como essas.
• “Eu sozinho não posso nada. Preciso da ajuda de vocês, de um voto de confiança para mudar o que está errado. Nosso problema de água só acabará quando tivermos o controle da nossa água e para isso precisamos criar em Duque de Caxias a Companhia Municipal de Água. O transporte público, além de ser de péssima qualidade é também um dos mais caros da Baixada Fluminense. É por isso que estou aqui humildemente, de porta em porta, pedindo o seu voto de confiança destacou o t
ucano.
• No domingo (19), a chuva deu uma trégua, pela manhã, e Laury manteve a agenda caminhando pelas ruas da Vila Operária foto). Nascido e criado no Parque Felicidade, vizinho à Vila Operária, Laury encontrou muitos amigos, que caminharam com ele pelas avenidas da comunidade.
• “Precisamos renovar a forma de fazer política. Sabemos que aqui há o perigo de encostas que podem deslizar a qualquer momento, precisamos investir em cursos e capacitação para a comunidade e vemos tudo largado ao abandono. Muitos me conhecem aqui e sabem da minha responsabilidade. Hoje tenho independência e autonomia política para dizer que o meu compromisso é somente com a população”, destacou Laury.
• “Todas as obras, contenção de encostas, escadas, tudo o que vocês estão vendo aqui foi feito através da indicação de Laury, quando era vereador. Laury é o amigo que a gente sabe onde encontrar é daqui e com o seu voto poderá fazer muito mais por Duque de Caxias e pelo estado”, finalizou Rogério Pereira, mais conhecido na comunidade como Rogerinho.

CAXIAS ABRE INSCRIÇÕES
PARA FESTIVAL DE TEATRO
O Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriram as inscrições para o 7º Festival de Teatro de Duque de Caxias. Elas poderão ser feitas até o dia 8 de outubro. O Festival acontecerá entre os dias 1º e 14 de novembro e vai apresentar espetáculos nas categorias adulto e infantil. O melhor espetáculo receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 2 mil, além de troféus, que também serão oferecidos ao melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino, melhor maquiagem, e melhor cenografia.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador s/nº, Centro, Duque de Caxias. O e-mail para contato é cptdc@hotmail.com e os telefones são: (21) 2771-3062 e 2671-4134 (horário comercial), (21) 8679-9114, 8195-5155 e 9101-1414, e (22) 9917-0032.
Cada grupo poderá inscrever apenas um trabalho em cada categoria (adulto e infantil) e a divulgação dos selecionados para participarem do festival será feita no dia 15 de outubro. Segundo os organizadores, haverá hospedagem para os grupos oriundos de outros estados, como ocorreu em versões anteriores do evento.
O Festival de Teatro de Duque de Caxias é organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) desde 2003. No ano passado, foram 14 grupos de vários municípios, que apresentaram 25 espetáculos em vários locais da cidade, com patrocínio de várias empresas privadas. O blog do CPT tem como endereço www.cptdc.blogspot.com.

Nenhum comentário: