quinta-feira, 23 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

A HORA DA VINGANÇA
DE SÉRGIO CABRAL
Independente dos resultados das eleições do próximo dia três, o governador Sérgio Cabral já marcou dia e hora para cobrar os resultados dos apoios dados pelos 92 prefeitos do Estado, inclusive Zito, não só à sua reeleição, mas também à eleição de Jorge Picciani a uma das duas cadeiras disponíveis no Senado. A intenção do governador é se cacifar para cobrar de Dilma Rousseff a sua contribuição à campanha da ex ministra da Casa Civil, que não moveu uma palha para impedir a aprovação da emenda Ibsen Pinheiro, do PMDB/RS, que retirou do orçamento do Rio de Janeiro a receita dos royalties do petróleo, algo em torno de SETE BILHÕES DE REAIS POR ANO.
A intenção do g
overnador é substituir o maleável e inodoro Paulo Duque, que era seu suplente, por um político “amigo e compreensivo”, cujo voto será monitorado pelo Palácio Guanabara. Assim, sempre que o Governo precisar de “mais um voto” no Senado, Cabral entra em campo e define se Picciani votará, ou não, de acordo com os interesses do Palácio do Planalto, como até agora vinha correndo com o suplente de Sergio Cabral.
Portanto, os prefeitos que preparem as orelhas, pois a vingança do governador será maligna, tal e qual o bordão daquele desengonçado “Vampiro Brasileiro” criado pelo humorista Chico Anísio.

CPI PROMETE PASSAR A LIMPO
OS SERVIÇOS FUNERÁRIOS
Na terça (21) foram eleitos os integrantes da CPI criada pela Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, que promete passar a limpo os serviços funerários no Município nos últimos 38 anos. Criada para apurar denúncias de dificuldades que estariam sendo criadas irregularmente pela por órgãos da Prefeitura para a instalação de novas empresas, a partir da extinção, pela Justiça, da concessão feita em 1972 à Funerária Duque de Caxias, a CPI deverá investigar outras denúncias de irregularidades nos cemitérios do município, que são próprios municipais. Entre outras, a CPI já tem denúncias da venda irregular de sepulturas, da troca de cadáveres e até da venda de ossos.
Presidida elo vereador Ademir Martins e tendo como relator o edil Maninho do Posto, ela será integrada também pelos vereadores Chiquinho Grandão, Jonas É Nós, Eduardo Moreira e Tato, a CPI pretende apurar denúncias de que o alvará esteja sendo negado a novas funerárias que tentam se estabelecer no município, em favorecimento de outras, o que gera monopólio.
“Os alvarás são concedidos pela justiça, mas a Secretaria de Fazenda não apresenta a documentação. A Prefeitura vem criando dificuldades, não previstas em lei, para autorizar novas funerárias e a falta de concorrência torna os sepultamentos cada vez mais caros”. disse o vereador.
Os vereadores defendem que a CPI visa abrir o mercado para que haja disputa e, conseqüentemente, baixa nos preços. “O que as funerárias fazem hoje é comércio e desrespeito ao cidadão, em um momento em que os familiares se encontram mais vulneráveis, que é o momento da perda”, comentou o presidente da Casa, Mazinho.

RÁPIDAS
• A campanha comandada por Lula contra a imprensa – que vem denunciando as maracutaias no Governo desde o escândalo do mensalão, rendeu um processo com 40 dos principais auxiliares de Lula sendo processados pelo Supremo Tribunal Federal por envolver ex ministros e parlamentares, já está rendendo frutos no exterior. Numa manifestação em Nova York, apareceu até um cartaz (foto) afirmando que leitor de jornal não decide eleição (By: cortezia Jeania Maria). • Nem quando Lula é obrigado a demitir a ex Secretária Executiva de Dilma Rousseff, na Chefia da Casa Civil, ou seus parentes espalhados como erva daninha pelos vários órgãos da administração pública, Lula dá o baço a torcer. Como um “Rei Sol Tupiniquim”, ele declara que a Opinião Pública é ele e seu séqüito de puxassacos. Até quando o TCE mandar paralisar obras sob suspeita de superfaturamento, Lula se rebela como um menino mimado, que não gosta de ser contrariado.
A aproximação do dia 31 de dezembro, em que perderá o direito a usar a cadeira e a caneta do Gabinete Presidencial, vem provocando em Lula reações inesperadas, pois, sem esses brinquedinhos – que servem para enxotar inimigos e retribuir os amigos – Lula voltará a ser apenas o ex metalúrgico do ABC. Ele sabe que, se chegar ao Governo, Dilma será tudo, menos submissa a ele, pois terá na sua cola ninguém menos que José Dirceu, o chefe da quadrilha denunciada pelo Ministério Público Federal.
• O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu nesta quinta-feira (23) acatar parcialmente a manifestação do Ministério Público Federal (MPF) de retirar o sigilo de parte do inquérito que denúncia de desvio de verbas públicas no estado do Amapá, fatos apurados pela Polícia Federal na Operação Mãos Limpas.
• O relator do inquérito explica que o sigilo é necessário para resguardar a atividade de colheita de provas, visto que a publicidade das ações pode prejudicar a apuração do delito e sua respectiva autoria. O contrário poderia prejudicar o interesse público de que eventuais práticas delituosas sejam apuradas.
• “Esse comprometimento é basicamente certo quando os investigados são pessoas que contam com possibilidades mais sofisticadas em eventuais práticas criminosas e facilidade de adulterar ou destruir provas, seja por condições financeiras favoráveis, seja porque dispõem de meios de controlar outras pessoas envolvidas ou que tenham conhecimento dos fatos, tal como ocorre nos autos em que as suspeitas pairam sobre agentes investidos em cargos públicos do primeiro escalão do Poder Executivo”, afirma Noronha.
• Dada a peculiaridade do caso, devido às funções ocupadas pelas pessoas investigadas, e visando preservar um mínimo de ordem pública no estado, o sigilo foi mantido até agora. Para João Otávio de Noronha, o MPF tem razão quanto à desnecessidade de impor o caráter de segredo de Justiça em todo o processo, nessa fase da investigação. Até porque, com a realização das buscas e apreensões e as prisões, o caso caiu em domínio público, “e a imprensa tem noticiado fatos com restrição de informações, o que enseja a distorção delas”.
• O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Franklin Martins, e o secretário executivo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Ricardo Collar, divulgaram nota contestando reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, intitulada “TV de Lula contrata por R$ 6 milhões empresa onde atua filho de Franklin”.
• O ministro e o secretário negam irregularidades na contratação da empresa Tecnet, responsável pelo gerenciamento do arquivo audiovisual da EBC. Na nota, o ministro afirma que o processo, pregão eletrônico, foi legal e transparente e venceu a empresa que ofereceu o menor preço.
• “Não houve qualquer irregularidade na licitação em questão, que foi conduzida com transparência e obedeceu a todas as normas legais. O modelo de licitação adotado, o do pregão eletrônico, dentre todos os previstos na legislação, é o mais transparente e o menos permeável a qualquer tipo de interferência externa”, diz Franklin Martins.
• Franklin Martins e Ricardo Collar rebatem a acusação de influência do filho do ministro, Cláudio Martins, na escolha da empresa Tecnet, pertencente ao dono da “Rede TV!”, onde trabalha. O ministro nega ainda que tenha interferido no resultado.
• O filme “Lula, o Filho do Brasil”, do diretor Fábio Barreto, foi escolhido hoje (23), por unanimidade, para representar o Brasil na disputa por uma das vagas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2011, o prêmio mais conhecido do cinema mundial. A decisão foi anunciada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
• O filme foi escolhido por uma comissão de nove pessoas: quatro membros da Academia Brasileira de Cinema, uma instituição da sociedade civil, dois membros da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dois indicados pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e um indicado pelo gabinete do ministro da Cultura.
• A família Barreto deverá rodar, no início do próximo ano, a continuação de “Lula”. Deverá ser “Dilma, a Dama de Ferro do Brasil”, com indicação garantida para concorrer ao Oscar de 2012.
• A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. No mesmo sentido, o bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini “, também divulgou uma nota, reafirmando sua adesão á postura da CNBB. Eis um pequeno trecho:
• “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Com esta frase
Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de "Deus” não seja manipulado ou usurpado por “César” e vice-versa.
• “Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao Estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus. •”.
• “Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu III e IV Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

• A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; Mt 5,21)”.
• “Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais “liberações”, independentemente do partido a que pertençam”.
• A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem um novo superintendente no Rio de Janeiro: é o inspetor Antônio Vital. A apresentação aconteceu nesta quarta-feira (22).
• “Vamos qualificar o Rio para receber os eventos que virão. Queremos que o estado seja referência”, declarou, citando os Jogos Olímpicos de 2016 e a realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 na cidade.
• O inspetor foi enviado de Pernambuco para assumir o cargo no Rio, após toda a cúpula da PRF no Estado ser afastada devido a denúncias de corrupção. Sobre os escândalos, Vital adiantou que irá combater a má conduta de alguns agentes. “Formamos o policial, mas não constituímos um caráter. A meta é conscientizar os policiais do Rio e de todo o Brasil”, enfatizou.
• O Hospital Dr. Moacyr do Carmo, com a parceria do Hemorio, realizou
quarta-feira (22), seu terceiro evento de coleta voluntária de sangue este ano, que teve a participação de voluntários, funcionários, visitantes e acompanhantes de pacientes (Foto: George Fant). Cerca de 80 bolsas de sangue foram recolhidas pela equipe do Hemorio.
• A equipe responsável pela agência transfusional do hospital (departamento que cuida do sangue que será utilizado pela unidade), possui um programa de incentivo, com transporte de graça a partir do Moacyr do Carmo, que leva voluntários aos sábados para doarem sangue na sede do Hemorio, na cidade do Rio de Janeiro. “Coletamos cerca de 50 doações por mês com o programa”, afirmou a técnica responsável por captação de hemovigilância do hospital, Alexia Maia. (Foto: George Fant)

BANCÁRIOS PROMETEM GREVE
GERAL PARA QUARTA-FEIRA
O sistema bancário apresentou lucro líquido de R$ 25,2 bilhões no primeiro semestre deste ano, um aumento de R$ 1,5 bilhão em relação aos seis últimos meses de 2009 (R$ 23,7 bilhões), segundo o Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado na terça (23) pelo Banco Central (BC).
Por ter um lucro tão mixuruca, os bancos só querem dar reajuste de pouco mais de 4%, equivalente à inflação 2009/10. A Federação dos Bancários decidiu fazer uma assembléia na próxima terça, com indicativo de greve por tempo indeterminado. Pelo visto, só a turma do “Caixa Dois” terá como pagar o pessoal que vai fazer boca de urna no domingo (3).
De acordo com o relatório do BC, o “dinamismo da economia brasileira propiciou ambiente favorável ao desempenho do sistema bancário”. O BC destaca “a redução de despesas com aprovisionamentos, margem de intermediação [indicador de análise financeira] forte e estável e recuperação das receitas de serviços”. Também foi observado pelo BC a “melhora nos índices de eficiência e a redução da contribuição dos resultados não operacionais”. Ainda segundo o relatório, no curto prazo, “o sistema bancário tem sido capaz de se manter rentável, independentemente dos ganhos não recorrentes”.
“No médio prazo, entretanto, a tendência de queda dos spreads [diferença entre taxa de captação e a cobrada de clientes], as recentes capitalizações e eventuais mudanças na regulação prudencial com objetivo de reduzir a alavancagem podem aumentar a pressão sobre a rentabilidade”, diz o documento.

Nenhum comentário: