quarta-feira, 19 de outubro de 2011

BAIXADA URGENTE

DILMA MANTEM MINISTRO
MAS CORTA SEUS PODERES

Depois do pífio depoimento do ministro dos Esportes, Orlando Silva, do PcdoB, na Câmara na terça-feira (18), a presidente Dilma Rousseff decidiu mantê-lo no cargo, por enquanto, mas retirou-lhe os poderes para negociar com a FIFA as condições para realização da Copa de 2014. No momento, o Governo enfrenta uma queda de braço coma FIFA por conta das mudanças que aquela entidade exige que seja feita na legislação do País, a começar pela suspensão do direito de pagar meia entrada nos estádios previsto no Estatuto dos Idosos,
A partir de agora, os assuntos relacionados à Copa serão tratados diretamente com a Presidente, que indicou a ministra chefe da Casa Civil, a também senadora Gleisi Hoffmann.
O governo resolveu tratar o ministro dos Esportes com a mesma frieza dedicada ao ex-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, esperando que Orlando Silva peça demissão do cargo, onde continua sendo alvejado por denúncias de que não fiscaliza os convênios firmados com ONGs, principalmente no projeto "Segundo Tempo", recursos que estariam sendo utilizados como Caixa Dois pelo PcdoB nos diversos estados, a exemplo do que foi feito no Ministério do Turismo.


AOS 85 ANOS, BEZERRA CONTINUA NA
LUTA PELA LIBERDADE DE IMPRENSA

A quarta edição do projeto "Tarde com História", promovida pelo Instituto Histórico da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, realizada, na segunda-feira (17), ouviu o depoimento do jornalista e escritor Carlos de Sá Bezerra que há 27 anos mantém em circulação a Revista Caxias Magazine, hoje repaginada como "Rio Magazine
Em meio a um bate-papo informal, numa espécie de mesa redonda, Bezerra respondeu às perguntas feitas pela bancada de entrevistadores do projeto, formada pelo presidente da Câmara, Dalmar Lírio Mazinho, a vereadora e líder de Governo, Fátima Pereira, a Fatinha, da diretora do Instituto Histórico, Tânia Amaro, e dos jornalistas, Alberto Marques e Dina Guerra, além dos professores, Leonardo Palhares e Rogério Torres.
Durante duas horas e sob os olhares atentos da platéia, formada em sua maioria por estudantes, o jornalista Carlos de Sá Bezerra fez revelações importantes sobre a história de Duque de Caxias e da imprensa, desde o início dos anos 50 (ele chegou à cidade em 1953). Aos 85 anos de idade e 57 de profissão, Bezerra destacou suas participações na campanha "O Petróleo é Nosso", que resultou na criação da Petrobrás, contra as objeções do norte americanos,
Ele também falou sobre a Ditadura, quando foi preso e torturado, e destacou personalidades que marcaram a história da cidade, entre eles, Tenório Cavalcante, conhecido como o homem da Capa Preta.
Bezerra é fundador da Associação de Imprensa da Baixada (AIB) e da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF), sendo membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA), da qual já foi presidente em dois mandatos.
O projeto Tarde com história, aberto à participação da população, tem como objetivo entrevistar personalidades que fazem parte da história da cidade, Os depoimentos são gravados e editados em DVD. O material fará parte do acervo do Instituto Histórico e será distribuído nas instituições culturais para enriquecer o conhecimento da História de Duque de Caxias.

Os jornalistas Alberto Marques, Dina Guerra, Carlos Bezerra, o vereador Mazinho, e os professores Tânia Amaro e Rogério Torres em foto para o arquivo do "Tarde com História".

NINGUÉM MAIS SE ENTENDE
DENTRO DO Psol DE CAXIAS

Continua rendendo muito blá-blá-blá a nota do blog sobre uma possível candidatura, pelo Psol/Caxias, da ambientalista e pedagoga Clenícia Zeba. Assim que foi postada uma Nota, assinada pelo jornalista Fabio Pereira - Coordenador do Núcleo Centro do Psol, negando que a pedagoga tenha sido escolhida como pré candidata às eleições do próximo ano, recebemos uma outra nota, esta assinada pelo presidente do Diretório Municipal do partido, Sidney Dias de Almeida, que reconhece a Dra. Zeba como militante do partido e com pleno direito de reivindicar a sua indicação para concorrer à Prefeitura do município em 2012.
Diante da controvertida situação em que se encontra o partido, decidimos publicar, na íntegra, a nova do Diretório Municipal do partido, de forma a colaborar para esclarecer a militância do que está ocorrendo com o Psol/Caxias.
Em resposta a nota enviada pelo militante e companheiro Fábio Pereira, vem inicialmente esclarecer esta Direção, a qual foi eleita de forma pública e democrática em Congresso realizado junto a Câmara Municipal de Duque de Caxias em 07/08/2011, na qual participaram 3 chapas de frentes ideológicas diferentes, estando presentes pessoas renomadas e respeitadas deste Município como: Professora Soneli, Deputado Chico Alencar, Ambientalista Clenicia Zêba, Leninha e representantes de entidades de defesa aos direitos de anistiados políticos (ANAPAP) esta representada pelo Dr. Atila Andre de Negri Fonseca (Advogado), além de outros como Dr. Modesto, vindo à chapa "Poder Popular" a ser vencedora com 67% dos votos válidos.
Em respeito ao povo Duque Caxiense, e a este respeitável e renomado jornalista responsável pelo Blog, esclarecemos inicialmente que o Companheiro Fábio Pereira, ao enviar a nota ao blog Alberto Marques, este induziu a "erro" a publicação do referido texto, pois o mesmo NÃO faz parte da DIREÇÃO do partido em Duque de Caxias, nem a nível Estadual ou Nacional, não podendo este enviar qualquer nota em nome do partido de forma oficial.
O companheiro Fábio Pereira, ao informar que a Dr. Clenicia veio de outro partido, deve ser rebatida tal observação, pois este também trouxe a filiação do DR. Atila André de Negri Fonseca, o qual também passou pelo antigo PL, PRB e PSDC, e através do DR. Atila foi feito a apresentação da Ambientalista e Pedagoga Clenicia Zêba junto ao PSOL, estando atualmente filiada ao partido (PSOL).
Esclarece que a pré candidatura, seja no âmbito Majoritário ou proporcional esta aberto a qualquer militante que esteja filiado 1 ano antes conforme legislação vigente, e o estatuto garante que todos os filiados tem direito de votar e ser votado, o que é inclusive um direito constitucional no estado democrático de direito, além do principio da igualdade que rege o socialismo.
De certo que a discussão quanto a qualquer pré candidatura haverá, isso em respeito a base que milita junto ao partido, porém, existem pessoas que tentam lançar de forma potencializada o seu nome para promover-se, como pré candidato a proporcional.
O PSOL possui algumas correntes ideológicas em seu bojo, dentre as quais o PODER POPULAR, VINDO ESTE ser a primeira corrente no Município junto ao partido (PSOL) apresentar o nome da Ambientalista e Pedagoga Clenicia Zêba, a qual está sendo bombardeada por várias falácias equivocadas e mentirosas, no intuito de denegri a imagem desta Direção e do PSOL no Município.
O PSOL, é maior do que vãs mentiras e fofocas, é um Partido que esta disposto a trazer uma mudança, em prol do nosso povo sofrido.
Não estamos preocupados com pessoas que somente servem para ocupar cargos comissionados, e que nada somam com a real política do partido, estamos dispostos a atuar, e lançar uma proposta séria e real para o nosso Município, essa é a nossa proposta, a verdadeira mudança.
Desde já informamos que quaisquer pessoas que não estejam autorizadas venha a falar por esta Direção Municipal, deixando contatos abaixo para quaisquer dúvidas e esclarecimentos:
Sidney Dias de Almeida - Presidente do Diretório de Duque de Caxias:
Tel. 9866-9896
Pedro José dos Santos - Secretário Geral do Diretório de Duque de Caxias:
Tel. 8830-8761
Sidney Dias de Almeida – Presidente do Diretório Municipal de Duque de Caxias do PSOL


RÁPIDAS

• O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou hoje (18) que irá investigar as denúncias que envolvem o ministro do Esporte, Orlando Silva. Ele foi acusado pelo policial militar João Dias Ferreira (foto) de desviar dinheiro do Programa Segundo Tempo, segundo reportagem publicada na edição desta semana da revista Veja.
• “Na verdade, o que se alega, com base naquela pessoa que prestou as informações, é que nós teríamos, sem dúvida nenhuma, a prática de crime”, disse Gurgel, na saída da reunião do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No entanto, Gurgel ressalvou que, antes, é preciso verificar se a acusação é verídica. “O ministro nega peremptoriamente isso, mas os fatos, em tese, constituem, sim, crime."
• Gurgel disse que, até o momento, a procuradoria recebeu duas representações de parlamentares e um pedido do próprio ministro para que o Ministério Público dê início às investigações. "
• Repete-se no escândalo do Ministério dos Esportes o mesmo "script" do Governo Lula no escândalo da Casa Rosa, em que estava envolvido o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Naquela oportunidade, a Caixa Econômica Federal violou o sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa (foto), para tentar desqualificar o seu testemunho de que Palocci freqüentava a Casa Rosa, onde eram discutidas as licitações do Governo e distribuídas as propinas.
• No presente caso, o ministro Orlando Silva apareceu na Câmara com a cópia de uma investigação, onde o policial militar João Dias Ferreira estaria sendo acusado pelo próprio ministro de desvio de dinheiros públicos, através de duas ONGs por ele criadas e que receberam repasses do Ministério dos Transportes.
• Se o PM realmente desviou recursos do Ministério, é mais uma demonstração de que os critérios do Governo para fazer parcerias não é muito ético ou respeita a Constituição no que ela se refere à transparência nos atos do Governo.
• O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou hoje (18) à Polícia Federal (PF) a proteção especial do policial militar do Distrito Federal João Dias Ferreira. O policial denunciou um esquema de corrupção no Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, que repassa recursos para incentivar a prática de esportes entre crianças de baixa renda.
• O ofício solicitando, em caráter de urgência, a proteção especial a Ferreira foi entregue ao Ministério da Justiça (MJ) pela liderança do PSDB.
• A Polícia Federal informou que a proteção será imediatamente concedida assim que Ferreira comparecer à sede da Superintendência da Polícia Federal do DF e solicitar a segurança. O policial foi convidado a prestar depoimento, porém, até o momento, não compareceu nem apresentou nenhum pedido de proteção.
• O Ministério da Justiça informou, em nota, que também entrou em contato com o comando da Polícia Militar do Distrito Federal para que o policial João Dias Ferreira seja apresentado à PF para prestar depoimento e receber a segurança.
• O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco requisitou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito para investigar a importação de toneladas de lixo hospitalar dos Estados Unidos por uma empresa têxtil de Pernambuco. Designada para o caso, a procuradora da República Carolina de Gusmão Furtado também abriu uma investigação administrativa para decidir se cabem medidas cíveis ambientais. As informações são da assessoria do MPF.
• Na terça (17), a Polícia Civil pernambucana apreendeu em Caruaru (PE) mais 15 toneladas de tecido com a logomarca de hospitais norte-americanos. O material foi encontrado em um galpão inspecionado graças a mandados judiciais de busca e apreensão. O armazém fica no Bairro Universitário e pertence a empresa Na Intimidade, que funciona com o nome fantasia Império do Forro de Bolso.
• Foi o terceiro estabelecimento da empresa onde as autoridades encontram pedaços de tecido e forros de bolso prontos para a venda com manchas que podem ser de sangue. Os retalhos também apresentam a logomarca de hospitais norte-americanos. O material guarda semelhanças com as 46 toneladas de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês sujas de sangue retidas na semana passada, no Porto de Suape, em Pernambuco.
• Os dois estabelecimentos que a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) já havia interditado com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ficam nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama, onde o tecido pode ser comprado por R$ 10 o quilo. Amostras do material recolhidas nos dois locais interditados foram enviadas ao Instituto de Criminalística para análise.
• O suposto responsável pela Império dos Forros, Altair Moura, cujo nome consta em registros da empresa disponíveis para consulta na internet ainda não foi localizado. Somente com o resultado da investigação da PF o MPF irá definir que medidas deverão ser adotadas. O órgão sustenta haver indícios claros de, ao menos, três crimes: contrabando, uso de documento falso e crime ambiental.
• Na sexta-feira (14), o inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal no Porto de Suape, Carlos Eduardo da Costa Oliveira, disse à Agência Brasil que é preciso saber se a empresa importadora responsável conhecia o conteúdo dos contêineres vindos dos Estados Unidos; se pretendia descartar o material indevidamente no Brasil ou se, mesmo tendo conhecimento da carga de lixo hospitalar, planejava usar o tecido sujo em sua produção.
• O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), atribuiu aos Estados Unidos a responsabilidade pela venda ilegal de lixo hospitalar ao Brasil. Após se reunir, com autoridades e empresários do Pólo de Confecções do Agreste, onde funciona a empresa têxtil em cujos depósitos foi apreendido tecido importado irregularmente, o governador disse que irá acionar o Ministério das Relações Exteriores para que cobre providências do governo de Barack Obama.
• O governador atribuiu à fiscalização aduaneira norte-americana a responsabilidade pelo material já apreendido em Pernambuco. Para Campos, os fiscais norte-americanos falharam ao permitir que a mercadoria deixasse o Porto de Charleston, na Carolina do Sul, com destino ao Brasil.
• A Polícia Federal recebeu denúncias de que esse esquema fraudulento de importação de lixo hospitalar, que depois era vendido no comércio pernambucano, já vinha funcionando desde 2001. Não cabe à Aduana fiscalizar o que está sendo exportado, se foi registrado como lixo. A responsabilidade é do País que irá receber o produto. No caso, o Brasil.
• Com o fim da greve dos bancários, a Caixa Econômica Federal resolveu ampliar seu horário de atendimento. A partir de hoje (19), todas as 2.252 agências do banco irão funcionar com o horário ampliado em pelo menos uma hora. A medida ficará em vigor até o dia 28 deste mês.
• “A ação visa proporcionar à população maior comodidade no atendimento após o encerramento do movimento paredista da categoria bancária”, diz a Caixa, em nota.
• Em outras palavras: os economiários (servidores da Caixa) resolveram desafiar o Governo e, agora, vão pagar com juros e correção monetária pelo desaforo. O presidente da Fiesp que se cuide com essa campanha de tornar publico o imposto embutido em produtos e serviços.
• A existência de instrumento regulador do sistema de esgotamento sanitário ainda é incipiente em todas as regiões brasileiras. Na Região Sudeste, apenas 30% dos seus municípios detém leis para regular a questão do saneamento. No Norte, o percentual cai para menos de 5%.
• O Atlas do Saneamento 2011, divulgado nesta quarta (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca esses e outros dados a partir de uma releitura da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008 (PNSB).
• Menos de 10% dos municípios das regiões Norte e Nordeste têm algum órgão responsável pelo serviço de esgotamento sanitário. Em 70% dos municípios com algum órgão responsável pelo esgotamento sanitário, as prefeituras fazem também o manejo do lixo, à exceção da Região Sudeste.
• O serviço de abastecimento de água é responsabilidade de entidades não governamentais em 58,2% dos municípios brasileiros, e em 24,7% deles o serviço é feito de forma combinada (24,7%). Somente 17% das prefeituras do país fornecem água à população de forma exclusiva.
• De acordo com uma das pesquisadoras do projeto Daniela Santos Barreto, os dados mostram uma enorme desigualdade dentro de uma mesma região metropolitana no que diz respeito à instrumentos de fiscalização, monitoramento e avaliação desse serviço.
• “Em tese, as regiões metropolitanas são grupos de municípios que têm uma identidade política e nível de desenvolvimento e urbanização semelhantes. Mas ao ver os dados identificamos cidades com baixíssima presença de instrumentos de gestão e outras com legislação municipal específica sobre o assunto e uma política de saneamento bem definida.”
• O manejo de águas pluviais foi gerido, na maior parte dos municípios brasileiros, pela própria prefeitura, à exceção daqueles no norte do Pará. O manejo de resíduos também ficou a cargo das prefeituras, majoritariamente, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Nas regiões Sul e Sudeste, o serviço foi prestado com a participação de órgãos de mais de uma esfera administrativa.
• A cobrança pelos serviços de saneamento básico ocorre em mais de 70% dos municípios da Região Sul. Já a cobrança pelo serviço de manejo de resíduos sólidos é bastante significativa na Região Sudeste, à exceção das cidades localizadas na parte norte de Minas Gerais. Nas demais regiões e no interior, a cobrança quase não existe.
• Além disso, segundo o estudo, mais de 40% dos municípios da Região Norte não previam no orçamento municipal verba para o manejo de resíduos sólidos. Na Região Sul, mais de 80% dos municípios reservou parte do seu orçamento para esse tipo de serviço.
• O capitão da PM e escritor Melquisedec Nascimento recebeu nesta quarta (19) a Medalha do Mérito Duque de Caxias em sessao solene da Câmara de Duque de Caxias. A sessão foi presidida pela vereadora Juliana do Táxi e diversas pessoas e entidades receberam Monçoes de Aplauso e medalhas do Mérito Duque de Caxias.
• Ao chegar à Câmara, o capitão Melquisedec Nascimento foi muito cumprimentado pelo lançamento do seu livro "A Ortodoxia Cristã em Gálatas"uma mensagem de clamor a uma volta aos ideais e doutrinas dos primeiros cristãos. A Coronel Kátia Neri Nunes Boaventura, chefe de Gabinete do Comandante Geral, foi uma das primeiras a receber um exeplar do livro de Melqui.
• Os socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Duque de Caxias fizeram pela primeira vez um curso de qualificação em resgate com foco em acidentes em via pública com múltiplas vítimas. O curso foi uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e a de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil.
• Em seu encerramento nesta terça-feira (19) os socorristas participaram do primeiro simulado de acidentes do município, realizado no estacionamento do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. “A partir de agora estes treinamentos serão uma rotina de educação continuada, ocorrendo mensalmente”, disse Mário Lucchese, coordenador dos hospitais e do serviço da SAMU de Duque de Caxias.
• O evento mobilizou mais de 30 socorristas, orientados pelo instrutor do curso, Fábio Barros. “Faremos uma simulação do nível mais alto de complexidade, acima de 20 vítimas. Queremos o pessoal da SAMU na situação mais difícil: com um número de vítimas maior do que o de agentes para ajudá-los”, explicou Fábio.
• “A atuação deles será avaliada em uma situação prática pela primeira vez após o curso. Veremos, por exemplo, como será feita a triagem de vítimas, se conseguirão identificar bem as vítimas mais graves e lhes dar atendimento prioritário”, falou Ariel Blanco, agente da Defesa Civil municipal que também participou da ação.
• A maioria das viaturas da SAMU do município participou da ação. “Temos 10 viaturas funcionando no município: oito básicas e duas avançadas, cuja equipe, além de enfermeiro e técnico de enfermagem, possui médicos. Todos os municípios da Baixada Fluminense têm essa mesma quantidade de viaturas, mas Caxias é o único em que todas estão funcionando ao mesmo tempo.
• "Nós ainda temos duas outras viaturas de reserva técnica, caso uma das que estão circulando precise parar”, ressaltou o coordenador de viaturas da SAMU, Frederico Miranda.
• A Prefeitura de Duque de Caxias entrou numa disputa nacional pela implementação do Programa "Segundo Tempo" na cidade. O programa está sendo implantado, através do Ministério do Esporte e da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.
• A proposta apresentada pelo município de Duque de Caxias, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem como órgão gestor a FUNDEC (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais) e irá beneficiar especialmente as crianças e os adolescentes em situação de risco social, abandono e carência familiar.
• O objetivo é captar recursos junto ao governo federal para, entre outras coisas, democratizar o acesso à prática e cultura esportiva como instrumento educacional, social e cultural, ampliando o número de beneficiados na prática de esportes com qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes e transformando-o em tempo produtivo de formação cidadã.
• Duque de Caxias já está entre as cidades classificadas pelo Ministério dos Esportes, aguardando, apenas, a análise do orçamento das ações na LOA 2011 (Lei Orçamentária Anual), para definição da participação do município como parte do Programa Segundo Tempo, que terá validade até janeiro de 2014.
• Com o sim do Governo Federal, a cidade contará com 25 núcleos, caracterizados pela composição de um grupo de 100 crianças e adolescentes que, sob orientação de profissionais e monitores, desenvolverão atividades esportivas e complementares, no contra turno escolar, em unidades escolares municipais.
• As atividades esportivas oferecidas no Programa Segundo Tempo terão caráter educacional, tendo como objetivo o desenvolvimento integral dos participantes. Serão duas modalidades coletivas e uma individual, por núcleo, desenvolvidas duas vezes por semana, com duração de três horas diárias. Entre as modalidades coletivas estão: handebol, futsal, futebol society e voleibol. Já as modalidades individuais serão: atletismo, tênis de mesa, xadrez, dança, ginástica artística, capoeira e lutas.


CAXIAS FAZ BLANÇO 
NUTRICIONAL NAS ESCOLAS 
Alunos das 174 escolas municipais de Duque de Caxias passarão por um programa de avaliação nutricional, que terá início nesta quinta-feira (20). A iniciativa, uma parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), atenderá estudantes de 47 unidades, nesta primeira etapa. O objetivo é mapear a situação alimentar dos alunos da rede, detectando casos de baixo peso e sobrepeso dos alunos por região. Com o resultado será possível elaborar os cardápios da merenda de acordo com as necessidades de cada escola. O trabalho terá início pelas escolas municipais Lions e Oneres Nunes, com a avaliação de cinco turmas de cada, num total aproximado de 60 estudantes.
O estudo segue a mesma linha do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas creches e Centros e Creche de Atenção à Criança Caxiense (CCAICs), que avalia o peso e a situação nutricional das crianças de 0 até 5 anos, organizando uma superalimentação para que elas ganhem o peso adequado a sua idade e tamanho.
Desta vez, a pesquisa vai avaliar os alunos a partir dos cinco anos, da educação infantil ao 9º ano, já que uma pesquisa realizada recentemente pela SME apontou a merenda escolar como única refeição de grande parte dos estudantes da rede municipal. A análise será realizada por nutricionistas da SME e da UERJ, que trabalharam na avaliação das crianças das creches e CCAICs..
Com o resultado, segundo a secretária Roberta Barreto, será possível elaborar cardápios diferenciados, levando em conta a situação de cada escola e das necessidades dos grupos de alunos. “Vamos poder trabalhar os cardápios de acordo com a demanda das crianças e adolescentes, levando em conta o Índice de Massa Muscular (IMC), altura e idade de cada um. O resultado será incluído no mapa nutricional que será encaminhado ao Departamento de Nutrição da SME”, explicou a secretária.
Outro detalhe da pesquisa, que também é preocupante, dá conta de que 20% das crianças atendidas já nasceram com peso inferior a 2,5 quilos, o que revela a situação de miséria em que vivem estas famílias. Mas Roberta Barreto já tem motivos para comemorar, pois o quadro de desnutrição destas crianças vem sendo revertido com sucesso. Com trabalho semelhante ao realizado no bairro Amapá, a equipe de Nutrição da SME cria hábitos alimentares saudáveis.

Nenhum comentário: