domingo, 27 de maio de 2012

BAIXADA URGENTE


GOVERNADOR VAI AO STF
PARA NÃO PAGAR TRIÊNIOS

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4782), no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual pede liminar para suspender os efeitos de dispositivo da Constituição estadual (artigo 83, inciso IX) que assegura aos servidores públicos civis do estado a incidência da gratificação de adicional por tempo de serviço sobre o valor dos vencimentos (TRIÊNIOS).
O governador pede que o STF declare a inconstitucionalidade formal e material do dispositivo. Sustenta que os deputados estaduais, ao editarem a norma, interferiram indevidamente em um dos elementos mais vitais da Administração Pública – a gestão dos recursos públicos. Em outras palavras, Sérgio Cabral quer acabar com os triênios, equivalente a 1% sobre os salários  para cada ano de serviço, pagos desde outubro de 1989.
“No caso presente, a inconstitucionalidade formal do dispositivo combatido também é manifesta, porquanto o vício se concentra, de igual forma, na inobservância, pelo constituinte estadual, da relevante questão da reserva constitucional, em favor de cada um dos Poderes, da competência para deflagrar processo legislativo para a edição de lei que disponha sobre o funcionalismo público, no âmbito de cada um daqueles respectivos Poderes”, argumenta o governador.
A inconstitucionalidade material da norma decorreria da ofensa ao princípio da separação dos Poderes, a que está adstrito o constituinte estadual, segundo o governador. “O preceito invade a competência privativa do chefe do Poder Executivo, ao qual cabe, como no modelo federal, dirigir e dispor sobre a organização e funcionamento da Administração”, salienta a ação.
Na ADI, o governador fluminense pede liminar para suspender os efeitos da norma até que o mérito da questão seja julgado em Plenário. Segundo ele, o governo está buscando implementar novos planos de cargos e remuneração para as diversas carreiras do funcionalismo estadual, com a estipulação de formas de progressão remuneratória que não estão atreladas exclusivamente ao tempo de serviço, mas sim no comprimento de metas e objetivos.
“Evidentemente, se não concedida a medida cautelar pretendida, todos os novos Planos de Cargos e Remuneração referidos correrão o risco de ter sua constitucionalidade (em relação à Carta Estadual, evidentemente) questionada perante o Tribunal local. E tal fato, por si só, já torna ainda mais presente nos dias atuais o periculum in mora, inobstante o tempo de vigência da norma combatida [promulgada em 5 de outubro de 1989]”, concluiu o governador.
O relator da ADI é o ministro Gilmar Mendes.

MP FEDERAL DETERMINA AUDITORIA
NA SECRETARIA DE SAÚDE DE CAXIAS
 O Ministério Público Federal expediu recomendação (determinação) para que a prefeitura de Duque de Caxias garanta a realização de terapia renal substitutiva (hemodiálise e diálise peritoneal) para todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A decisão foi motivada pela notícia de que as clínicas Segumed, Prontocárdio Sociedade Médica Santa Cecília e Renalduc Instituto de Terapia Renal interromperiam o tratamento de diálise para doentes renais crônicos devido à falta de repasse de verbas pela Secretaria Municipal de Saúde de Caxias.
A prefeitura tem cinco dias para cumprir a recomendação (determinação) e informar ao MPF as providências adotadas. Uma cópia da recomendação também foi enviada ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), solicitando a realização de uma auditoria na Secretaria de Saúde do município.
Apesar de ter recebido recursos do Ministério da Saúde através do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), a prefeitura deixou de repassar cerca de R$ 3,8 milhões referentes aos procedimentos de diálise realizados pelas três clínicas, as únicas no município que prestam o serviço de terapia renal substitutiva (hemodiálise e diálise) no município.
A procuradora da República Ana Cláudia de Sales Alencar, que assina a recomendação (determinação) , solicita ainda que a prefeitura encaminhe ao MPF relatório dos recursos recebidos e efetivamente gastos pelo município em 2011 e 2012 com terapia renal substitutiva, inclusive com o detalhamento dos procedimentos realizados, repasses efetuados e cópia dos extratos da conta corrente específica para a movimentação desses recursos.
"É uma situação extremamente grave, pois há risco real de interrupção de tratamento essencial à vida desses pacientes, havendo notícia de que a prefeitura, embora tenha recebido os recursos da União, não realizou o repasse às clínicas conveniadas, ocasionando a inadimplência dessas junto aos fornecedores de material necessário ao tratamento" - disse a procuradora.

MÉDICOS E DENTISTAS DENUNCIAM
EM PASSEATA O CÁOS NA SAÚDE

Com nariz de palhaço e lenço branco na cabeça, médicos e dentistas das redes de saúde federal, estadual e municipal do Rio de Janeiro se reuniram hoje (27), na Praia de Copacabana, para denunciar a situação da saúde no país e o modelo de privatização aplicado atualmente ao setor. Segundo eles, o modelo de gestão hospitalar privatizado é prejudicial à qualidade da assistência à população. Ao  mesmo tempo, repudiaram a Medida Provisória (MP) 568, assinada pela presidenta Dilma Rousseff  este mês, que ajusta o salário dos servidores ativos e inativos, além de pensionistas.
Os manifestantes alegam que a legislaçao reduz os salários dos médicos civis do serviço público federal em 50% e dobra a carga horária de 20 horas semanais. A Medida Provisória 568 institui partir do dia 1º de julho diversas mudanças na remuneração dos médicos, entre elas a criação da Vantagem Pessoal Nominal Identificada (VPNI), item apontado pelos servidores como o mais prejudicial à classe.
A manifestação contou  ainda com a apresentação de um grupo de teatro que expôs à população, em pequenos esquetes, as diversas faces da crise da saúde pública e suas mazelas.
O movimento A Saúde Vai à Praia Domingo foi organizado pelos sindicatos dos Médicos do Rio (SinMed/RJ) e dos Cirurgiões-Dentistas (SCDRJ) e pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ), entre outras entidades.
Os profissionais da área da saúde recolheram assinaturas da população para o abaixo-assinado que será entregue na  manhã desta terça-feira (29), no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ao presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que vai  discutir a MP 568, deputado federal Carlos Puty (PT-PA). O documento será encaminhado também aos presidentes da Câmara e do Senado.
Outro abaixo-assinado será levado ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, e ao governador Sergio Cabral,  pedindo o retorno da gestão pública ao setor de saúde, com a realização de concurso público e plano de cargos e salários, “como manda a Constituição Federal”, declarou o presidente do SinMed-RJ, Jorge Darze.
De acordo com o médico, o abaixo-assinado destinado ao Congresso Nacional já conta com mais de 100 mil assinaturas pela internet. “A população não tem negado apoio a esse movimento em defesa da saúde pública. A situação tem se revelado muito grave”.
Jorge Darze  declarou que a MP 568 “fere os direitos e reduz os salários dos médicos federais”. Considerou que se a medida provisória for aprovada pelo Congresso, “vai prejudicar ainda mais a assistência  à população”. Para ele, o Ministério da Saúde hoje já não consegue contratar médicos para a rede federal. “Então, com 40 horas e o atual salário, vai ficar mais  difícil ainda o ministério contratar médicos para repor o déficit existente hoje na rede”.

ACABOU  PARA O  PT/CAXIAS O
SONHO DE ELEGER O  PREFEITO
 Mais uma vez prevaleceu o centralismo democrático, que estiolou o Partido Comunista em todo o mundo, mas continua sendo a prática adotada pelo alto comando do Partido dos Trabalhadores: a cúpula decide e a militância, tal e qual um rebanho de obedientes cordeiros, aceita sem discutir ou pestanejar.
Repete-se contra o PT/Caxias a mesma truculência que já deixou pelo caminho figuras importantes da política nacional e da própria história do partido no Estado do Rio, como Vladmir Palmeira, Benedita da Silva e muitos outros. Hoje, o PT só tem um representante na Câmara de Duque de Caxias, terceiro colégio eleitoral do Rio de Janeiro, porque ocorreu um movimento de acomodação de interesses paroquiais e um dos vereadores eleitos por outra legenda buscou no PT o seu lugar ao sol.
Egressa do PV, a professora Dalva Lazaroni ingressou no PT/Caxias respaldada pela direção regional, porque acreditava na validade pétrea da resolução do Diretório Nacional, em que a prioridade nos municípios com mais de 200 mil habitantes seria a candidatura própria a prefeito.
Cumprindo o ritual, o PT/Caxias aprovou a indicação do nome da professora como pré candidata a prefeita do município, segundo polo econômico do Estado do Rio e que fora a primeira mulher a ocupar uma cadeira, por eleição direta, na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias.
A decisão ditatorial repete o mesmo cinismo demonstrado pelo o alto comando do PT no caso do Mensalão, pois insiste em negar a existência dessa prática delituosa, apesar do Supremo Tribunal Federal haver aceitado a denúncia formulada pela Procuradoria Geral da República contra 38 integrantes do primeiro escalão do partido, grupo que o Procurador denomina de organização criminosa que atuava a partir da Casa Civil do Governo Federal, à época comandada por José Dirceu, que volta a brilhar como consultor da Delta Construções. A empresa, que está sendo absorvida por um frigorífico associado ao BNDES, também está no centro do terremoto político que, pela enésima vez, abala a vida política do País, às vésperas da realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o que atrai naturalmente para o Brasil as atenções e todo o mundo.
As "Diretas Já" não foi um movimento popular para restaurar o uso do "tapetão" nas decisões políticas mais importantes do Brasil do Século XXI. Nunca é demais repetir o brado do deputado Café Filho pós "Estado Novo": LEMBRAI-VOS DE 37!  Como está na moda fazer "up-grade", podemos " afirmar: LEMBRAI-VOS DO MENSALÃO!

RÁPIDAS

•  Pode ser apenas uma infeliz coincidência, mas na última semana, quando uma Junta Governativa provisória acabara de assumi a gestão da FEUDUC, nada menos que (6) oficiais de justiça estiveram em São Bento para penhorar bens em benefício de ex alunos, que ingressaram na Justiça com ações indenizatórias porque concluíram os cursos e não receberam os respectivos diplomas.
•  Só um dos alunos ganhou uma indenização de pouco mais de R$ 6 mil reais por danos morais e materiais, pois, sem o diploma, não podia exercer a profissão que escolhera.
•  A direção da instituição à época da formatura exigia o pagamento de uma taxa de R$ 125,00 de cada aluno para a expedição do diploma, que era registrado gratuitamente pela Universidade Federal Rural, credenciada pelo MEC para validar os diplomas expedidos pela FEUDUC.
•  Um ex aluno resolveu passar o assunto a limpo e foi até Seropédica, em busca de informações oficiais. Lá ficou sabendo que a única despesa era a publicação de um Edital no Diário Oficial a União, com a relação de todos os concluintes e o valor pago pela publicação era uma pequena parte dos R$ 125 reais cobrados de cada aluno.
•  Está bombando no "You Tube" um filme que pede explicações ao governador Sérgio Cabral sobre as suas repetidas "excursões" ao exterior, inclusive sobre a ridícula dança dos guardanapos na cabeça. Click no link para ver o filme: http://www.youtube.com/watch?v=gvMe4QWCtXw&feature=relmfu
•  Para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (30), na Praça Roberto Silveira, nova Campanha de combate ao fumo.  Das 9h às 12h, equipes da Secretaria  farão teste de verificando glicemia, aferição de pressão arterial e orientações aos usuários do serviço sobre tabagismo, DST/AIDS e tuberculose.
•  Para facilitar a vida de quem ainda não tomou a vacina contra a influenza, haverá também uma equipe de vacinação. O público alvo é composto de idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 1 ano e 11 meses e profissionais da saúde.
•  Segundo o secretário de Saúde, Danilo Gomes, "o tabagismo é a segunda maior causa de morte do mundo, ficando atrás apenas da hipertensão arterial, e atualmente mata um em cada dez adultos”, um número alarmante, declarou, acrescentando que é preciso combater o fumo com campanhas educativas e mostrando os riscos da nicotina.
•  Pesquisas apontam, de acordo com a coordenadora técnica do Programa de Controle do Tabagismo de Duque de Caxias, Marli Pereira Barroso, que 80% dos fumantes desejam largar o cigarro, mas apenas 3% conseguem.
•  “Isso reforça ainda mais as intenções de nosso programa. Parar de fumar é difícil, mas é possível e vale muito a pena. Cada ano que um ex-fumante fica sem cigarro faz com que ele recupere cinco anos a mais de expectativa de vida. Os mesmos cinco anos que ele tinha perdido para cada ano que passou fumando”, explicou a coordenadora.
•  Os interessados em parar de fumar podem procurar o Centro Municipal de Saúde, as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), uma das seis Unidades Pré-Hospitalares 24h do município ou no PAM 404.
•  Em todos esses locais são oferecidos o tratamento do Programa de Controle do Tabagismo. As pessoas em tratamento participam de palestras, seminários e recebem cartilhas e toda medicação, que abrange adesivo transdérmico de nicotina 21, 14 e 7mg, goma de mascar de nicotina 2mg, e cloridrato de bupropiona 150mg, tudo gratuitamente.
•  A Secretaria de Saúde possui também o Grupo de Abordagem Intensiva do Fumante, que funciona toda terça-feira no CEATA - Rua Corrêa Meier nº 127, bairro 25 de Agosto. Mais informações pelo telefone: 2673 6144.
•  Mesmo sem um novo bispo, pois Dom José Francisco Rezende Dias foi transferido em janeiro  último pelo Papa Bento XVI para Niterói, a Diocese de Duque de Caxias vai promover a Festa de Santo Antônio, padroeiro do município. Será de 9 a 13 de junho, com quermesse no átrio de Catedral, shows, celebrações e procissão. A exemplo dos anos anteriores, o evento conta com apoio da prefeitura que mobilizará várias secretarias para o suporte de segurança, principalmente o policiamento, trânsito e atendimento médico.
•  Na quinta-feira (31) será celebrada missa de abertura da Trezena de Santo Antônio, às 19h, e no dia 5 será a vez da Celebração do Perdão em Comunidade, a partir das 15h.
•  Nas barracas montadas dentro do pátio da Catedral e na Avenida Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy, entre a Rua Nunes Alves e Avenida Nilo Peçanha, o público poderá saborear comidas típicas, participar de brincadeiras e assistir shows com bandas católicas e grupos locais. As barracas funcionarão de sábado a quarta-feira
•  Uma Missa de Renovação de Amor marcará o dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Como ocorre todos os anos, os destaques das comemorações serão a alvorada com queima de fogos às 6h e a procissão das 17h no dia 13 de junho, dia do Padroeiro. 
•  Fernando de Bulhões, que assumiu o nome de Antônio ao entrar na Ordem Fransciscana, foi declarado santo pelo papa Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente no Brasil, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos. Santo Antônio também se tornou conhecido como Amigo dos Pobres.         
•  Os gestores públicos que detestam pagar contas, já podem respirar aliviados. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou parecer do Ministério Público Federal e rejeitou recurso da Telemar Norte Leste S.A., em que a operadora buscava reverter decisão do juiz federal de Imperatriz (MA) que determinou a proibição da empresa de suspender os serviços de telefonia prestados a órgãos públicos mesmo em caso de inadimplência.
•  A Telemar recorreu ao TRF1 alegando que o MPF não teria legitimidade para ajuizar ação civil pública, já que a sentença não protegeria o interesse coletivo, mas interesses da Administração Pública. Segundo a empresa, telefonia não é classificada como serviço essencial e insubstituível, o que impede a aplicação do princípio da continuidade, que determina que os serviços públicos essenciais aos cidadãos não podem ser interrompidos.
•  Para o MPF, a ação não teve a finalidade de defender Administração Pública, mas a sociedade, ao garantir acesso a serviços públicos essenciais. “Tais serviços objetivam a efetividade de direitos fundamentais constitucionalmente previstos”, argumenta a procuradora regional da República Andréa Lyrio.
•  Segundo a procuradora, ao decidir entre os interesses econômicos e o da coletividade, o interesse público deve preponderar, já que é fundamento da própria atividade desempenhada pelo concessionário do serviço. “De resto, é sabido que a concessionária possui outros meios de cobrar as dívidas dessas entidades, sem a necessidade de causar tão graves prejuízos à coletividade”, afirmou.
•  O TRF1 por unanimidade acatou o parecer do MPF e determinou o imediato cumprimento da decisão. A Telemar ainda pode recorrer
•  Membros do Ministério Público reunidos no II Encontro Nacional de Aprimoramento da Atuação do MP no Controle Externo da Atividade Policial, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), aprovaram a 'Carta contra a Impunidade e a Insegurança'.
•  O documento defende que a investigação pelo Ministério Público atende os interesses da sociedade, sendo essencial nos casos de crimes e abusos cometidos por policiais. "A supressão ou redução do controle externo da atividade policial e do poder investigatório exercidos pelo Ministério Público implica enfraquecimento do Estado Democrático de Direito e prejuízo da defesa dos direitos e garantias individuais, mostrando-se inconstitucional por violar essas cláusulas pétreas", afirma.
•  A carta destaca o prejuízo à sociedade com a possível aprovação da PEC 37, em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo os participantes do evento, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição, que torna a investigação exclusiva das polícias, vai aumentar a insegurança social e a impunidade dos criminosos, contrariando o interesse da sociedade.
•  "Isso não interessa ao cidadão, que busca no Estado a segurança que lhe é garantida pela Constituição", afirma presidente da Comissão de Controle Externo da Atividade Policial do CNMP, conselheiro Mario Bonsaglia.
•  "Interessa à sociedade que fatos ilícitos sejam apurados pelo maior número de entidades, incluindo Ministério Público, Polícias, Tribunais de Contas, Comissões Parlamentares de Inquérito, Receita Federal e Secretarias da Fazenda, Coaf, Corregedorias e Auditorias, dentre outras", diz a Carta.
•  O documento ressalta ainda como a atuação dos promotores e procuradores no controle externo da atividade policial, baseada no diálogo com o cidadão e com a sociedade civil organizada, contribui para a garantia dos direitos humanos nas ações policiais, para a identificação de irregularidades, desvios e abuso no poder da polícia, e para o aumento da eficiência policial.
•  Os participantes salientam sua "absoluta convicção de que é dever do Estado investigar toda e qualquer morte ocorrida durante ações policiais ou praticadas por policiais".

FIRJAN PROMOVE 9º  ENCONTRO
DE NEGÓCIOS DO GRANDE RIO

Começa nesta segunda (29) e vai até quarta-feira o 9º Encontro de Negócios do Grande Rio, reunindo não só as grandes, mas também e principalmente as pequenas empresas da região. O evento, que estará aberto ao público sempre das 14:00 às 20:00 horas, será realizado na sede do SESI/Caxias, na Rua Artur Neiva, Nº 100, no bairro Paulicéia, tendo como objetivo promover o contato de grandes empresas com fornecedores de pequeno e médio porte, oferecendo novas oportunidades de geração de bons negócios aos empresários.
Com 42 estandes, a expectativa da direção da Firjan é atender a um público de 3 mil visitantes e gerar R$ 30 milhões em negócios no período de dois anos.  Esta edição contará também com a divulgação de um estudo que mapeia a cadeia produtiva de petróleo, gás e derivados nos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Guapimirim.
A iniciativa visa ainda oferecer às empresas do Grande Rio novos mercados e informações estratégicas para a melhoria da competitividade, facilitando as transações comerciais.
A Firjan espera repetir este ano o mesmo sucesso da 8ª Feira realizada em 2011

Nenhum comentário: