quarta-feira, 20 de março de 2013

BAIXADA URGENTE

TRAGÉDIA DA CHUVA É FRUTO DA
OMISSÃO DO PODER PÚBLICO
O tenente-coronel visitou diversas áreas de risco enquanto coordenador da Defesa Civil de Duque de Caxias.

O que voltou a ocorrer em Xerém no domingo, tal e qual em Petrópolis, que já registra mais de 1.400 famílias desabrigada e dezenas e mortes, foi, infelizmente, mais uma tragédia anunciada, fruto de um criminoso descaso que une governantes e empresários do ramo imobiliário, que vendem terrenos e constroem moradias em áreas de risco, como ocorreu com um conjunto construído em Santa Cruz para abrigar famílias retiradas de suas casas por estarem em área de risco.
Em entrevista concedida logo depois da tromba d’água que “varreu” a localidade de Café Torrado, em Xerém,  deixando mais de 200 famílias desabrigadas, além de quase uma dezena de mortos,  o ex- Coordenador da Defesa Cvil, tenente-coronel Ronaldo Reis, confirmou que  a sua exoneração foi uma resposta do prefeito à sua intenção de dar maior publicidade ao estudo sobre as 98 áreas de risco no município como forma de fortalecer um projeto para a modernização e a compra de novos equipamentos para a Defesa Civil Municipal, o que teria desagradado ao prefeito Zito.
O estudo, parte do Projeto de Cartografia de Riscos de Escorregamentos em Encostas nos Municípios do Rio de Janeiro, foi realizado pela empresa de consultoria geológica Regea a pedido do Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM-RJ). Segundo o antigo coordenador da Defesa Civil Municipal, seu conteúdo foi levado ao conhecimento do então prefeito José Camilo Zito dos Santos em abril de 2011, mas nada foi feito. Além disso, conforme denúncias de servidores da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura teria recomendado a não divulgação do assnto no Atlas Escolar de Duque de Caxias lançado em 2012.
“Recebi o relatório do DRM na gestão passada, quando era coordenador da Defesa Civil. Nossa tentativa na época foi exatamente, tendo em vista a gravidade desse relatório, melhorar a Defesa Civil no município. Como fui muito insistente nisso, acabei sendo exonerado pelo prefeito Zito”, diz. Uma das propostas de Reis era a elaboração de uma cartilha, com os 98 pontos sujetios a alagamentos, desmoronamentos ou escorregamentos, que seria distribuídas aos alunos da rede pública, como recado aos pais sobre a situação em que viviam.
Na entrevista, o tenente-coronel disse acreditar que mexeu em um vespeiro:
“Fui exonerado porque, com base nesse estudo, quis tirar a Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública, à qual ela era subordinada, para que a gente pudesse ter acesso direto às verbas federais e fazer um melhor planejamento, já que o município enfrentava um problema agudo de falta de verbas”, diz.
Reis lamentou a omissão: “Deixaram de fazer pequenas coisas que poderiam ser feitas. Inclusive, no final de 2011 houve uma audiência pública sobre as enchentes na Câmara Municipal, na qual a prefeitura – qualquer um pode ver no You Tube - se comprometiu a treinar a população e a fazer um sistema de alarme. Mas não passou da retórica. Se o governante não trata essa questão como prioridade, a coisa não acontece, e a prioridade da antiga gestão não era a Defesa Civil”.
Se o estudo tivesse sido levado em conta, avalia Reis, a tragédia de Xerém teria sido evitada: “A importância da identificação das áreas de risco é que você tem condições de criar um sistema de alerta e alarme. Em Xerém, teria sido muito mais simples se a Defesa Civil pudesse ter chegado antes para fazer uma retirada da população. Outra solução simples seria o sistema de sirenes utilizado pela prefeitura do Rio, que tem um radar que consegue avisar com até três horas de antecedência sobre a chegada de nuvens e precipitações. Essas pessoas teriam condições de deixar suas casas a tempo e de levar alguns pertences mais valiosos. Isso sem falar na perda de vidas. Mas isso infelizmente não foi feito na gestão passada”, diz

APOSENTADORIA DE JUIZ PROVOCA
“BARRACO” EM REUNIÃO DO CNJ



Por maioria dos votos, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (19), aposentar compulsoriamente o juiz João Borges de Sousa Filho, da Comarca de Picos/PI, subordinada ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI). A decisão foi tomada na análise do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) 0000786-54.2012.2.00.0000, que considerou a atuação do magistrado incompatível com seus deveres funcionais.
O PAD, que tem o CNJ como requerente, foi relatado pelo conselheiro Tourinho Neto. Ao apresentar o seu voto, o relator enumerou diversas irregularidades cometidas pelo juiz na condução de processos sob sua guarda. Em um dos casos, por exemplo, João Borges de Sousa Filho liberou R$ 139 mil em uma ação cautelar de arresto sem a devida caução, sem citação da parte e com documentos falsos incluídos nos autos. O magistrado não adotou qualquer medida para combater as irregularidades nem sequer oficiou ao Ministério Público, à Polícia ou à OAB. O relator Tourinho Neto classificou a atuação do magistrado como negligente e defendeu que fosse aplicada contra ele a pena de Advertência.
O conselheiro José Lucio Munhoz, por sua vez, inaugurou a divergência ao defender que o juiz, em função da gravidade de seus atos, fosse punido de forma mais severa, com a aposentadoria compulsória.
“Foram cometidas falhas gravíssimas e de modo repetitivo, em três processos judiciais. Liberaram-se valores em elevadas quantias sem qualquer cuidado e sem observância dos requisitos legais. Diante de tantas falhas, custo acreditar que tenham sido fruto de mera negligência. E, mesmo que fosse negligência, a situação repetitiva e sem observância mínima dos requisitos legais já caracterizaria a circunstância como muito grave e, portanto, incompatível com as funções técnicas que se exige do magistrado”, afirmou
Munhoz, sugerindo que houve favorecimento do juiz ao advogado ligado aos processos. Na sequência do julgamento, o voto divergente de Munhoz foi seguido pelos demais conselheiros, sendo vencido o relator Tourinho Neto.

DILMA VIRA SEM TETO 
NA VISITA AO PAPA

A presidenta Dilma Rousseff e comitiva se hospedaram em um hotel em Roma porque a Embaixada do Brasil na Itália está temporariamente desocupada, enquanto aguarda a chegada do novo embaixador Ricardo Neiva Tavares. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta quarta (20) à Agência Brasil/, que devido à troca de  embaixadores a presidenta não pôde se hospedar na luxuosa residência oficial da representação brasileira.
“A Embaixada do Brasil está desocupada no momento, está entre dois embaixadores [José Viegas Filho, substituído por Ricardo Neiva Tavares]. Por isso, a presidenta está hospedada em um hotel”, explicou Patriota. “O embaixador Ricardo Neiva Tavares foi designado pela presidenta e o decreto com a remoção dele da União Europeia [onde está atualmente] foi publicado na sexta-feira [15].”
A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, disse à Agência Brasil que a comitiva da presidenta, no Hotel Westin Excelsior, na Via Veneto, em Roma, ocupou 25 quartos e não 52, como foi publicado na imprensa.
Em geral, os presidentes da República ficam hospedados na residência oficial da Embaixada do Brasil, no centro histórico de Roma. Em 2005, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou hospedado no local para participar das cerimônias do enterro do papa João Paulo II.
A presidenta viajou acompanhada pelos ministros Antonio Patriota, Helena Chagas, Aloizio Mercadante (Educação) e Gilberto Carvalho (Casa Civil), além de assessores e seguranças. Dilma chegou no último dia 17. A presidenta e sua comitiva ficaram três dias na Itália. Dilma participou da cerimônia que inaugurou o pontificado do papa Francisco. Nesta quarta, ela se reuniu com o papa por cerca de meia hora, no Vaticano, em seguida embarcou de volta ao Brasil. 

LÍDER DO PT ATACA A
"PREPOTÊNCIA" DO RIO

Deputado José Guimarães (PT/CE) criticou a liminar concedida pelo STF sobre a questão dos royalties do petróleo e também a “judicialização” do processo político; “a política está perdendo a sua força e a soberania popular está cada vez mais diminuindo aqui dentro”
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), fez um alerta em plenário, para o risco que o Legislativo está correndo com a judicialização das decisões soberanas do Congresso Nacional.  Ele chamou os líderes partidários para o diálogo sobre o pacto federativo e para a construção de uma agenda à altura do Brasil. “Esta Casa representa a Nação brasileira. Fomos eleitos pelo voto popular. Estamos aqui para representar bem a República Federativa do Brasil, mas sinto que cada vez mais se retira deste Parlamento a sua autonomia e a sua independência. A política está perdendo a sua força e a soberania popular está cada vez mais diminuindo aqui dentro”, lamentou.
José Guimarães explicou que a sua reflexão veio após o anúncio da decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, de atender liminarmente ao estado do Rio de Janeiro  sobre a questão dos royalties do petróleo.  “Não quero discutir o mérito dessa decisão, até porque ela ainda vai para o Pleno do Supremo. O que quero discutir com esta Casa é o vazio em que nos encontramos e a falta de perspectiva para uma Casa que quer representar o povo brasileiro”.
Ele citou ainda o debate estabelecido pela Câmara sobre o pacto federativo. “Aqui vieram os governadores e colocaram para nós as quatro questões de interesse dos estados. Amanhã (20) vêm os municípios brasileiros colocar também a sua pauta. E qual é a pauta que esta Casa precisa construir?” questionou.
O deputado Guimarães reforçou que a cada dia o poder de elaboração e de decisões do Legislativo está diminuído. “Seja pela judicialização das decisões democráticas que nós temos tomado aqui, seja pela falta de coesão política na construção de uma pauta que nos leva a debater os grandes temas nacionais”.  Na avaliação do líder do PT, se não for construído uma ponte, um diálogo, “vamos sucumbir”. 
“Estamos vivendo uma crise nesta Casa. Há que se ter uma saída. Como é que vamos enfrentar essa discussão dos royalties agora, se não nos remetermos ao amplo entendimento nacional? Não dá para ficar nessa guerra com a prepotência do governador do Rio de Janeiro, com a intransigência dos governadores dos outros estados que não querem sentar para buscar uma solução pacífica que fortaleça a Federação. O tudo ou nada neste momento não serve à Federação. Discutir pacto federativo desse jeito não dá”, alertou  Guimarães.(Fonte:Brasil/247)

PROFESSORES PROMETEM NOVA
PARALIZAÇÃO NESTA QUINTA

Os professores e funcionários das escolas da rede pública estadual farão uma nova paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (dia 21). A partir das 11h, a categoria fará uma assembleia na ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71 – 9º andar – Centro) para discutir se a rede estadual entrará ou não em estado de greve (prontidão para realização de uma paralisação por tempo indeterminado) a partir de quinta-feira. Caso o governo não abra as negociações, a rede estadual poderá parar por tempo indeterminado.
Depois da assembleia, a partir das 14h, os profissionais participarão de uma marcha em defesa da educação, organizada por estudantes e por integrantes do Fórum em Defesa da Escola Pública (FEDEP) com início na Candelária e término nas escadarias da Alerj. Na escadaria da Alerj será realizada aula pública, com a participação de professores e alunos da rede estadual; um dos temas será: o governo Cabral utiliza os royalties do petróleo na educação do estado?
Também na aula, será lembrada a morte do estudante Edson Luís, morto assassinado pela ditadura militar em 28 de março de 1968, em uma manifestação de estudantes no Rio.
A diretoria do Sepe vai pedir uma audiência com a presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Leila Mariano, para informar que desde o ano passado o sindicato pede a criação de uma mesa de negociação com o governo do estado para discutir as reivindicações da categoria, cuja campanha salarial de 2013 foi iniciada no mês de fevereiro. No entanto, até agora o governo não respondeu aos pedidos do Sepe.
Na audiência, o Sepe também vai mostrar à desembargadora a situação dos funcionários administrativos das escolas, que estão sendo removidos arbitrariamente de seus locais de trabalho e substituídos por funcionários terceirizados.
O Sepe oficiou a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e o Palácio Guanabara, pedindo a abertura das negociações, tendo como base as seguintes reivindicações:
1) Cinco salários mínimos de piso (R$ 3 mil) para o magistério e 3,5 salários (R$ 2 mil) para os funcionários administrativos;
2) Combate ao Plano de Metas da SEEDUC e, também, ao Projeto “Certificação” dos professores;
3) 30 horas para funcionários administrativos já;
4) 1/3 de carga horária para planejamento de aulas para o professor;
5) Uma escola, uma matrícula para o professor.

RÁPIDAS

•  A secretaria municipal de Saúde de Duque de Caxias realiza segunda-feira (25), das 9h às 14 horas, em parceira com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, Hemorio, campanha de doação de sangue no Hospital Moacyr do Carmo. O objetivo é reforçar o estoque, já que nos feriados prolongados a necessidade aumenta. A expectativa é de receber cerca de 200 doadores.
•  Segundo Márcia Caputo, subsecretaria de Atenção à Saúde, estas campanhas são importantes por contribuírem para aumentar o estoque de sangue do Hemorio. “É importante que a população participe desta campanha. Tanto que o Hemorio estará com seu ônibus estacionado no hospital Moacyr do Carmo para atender aos doadores”, disse.
•  Quem pode doar: Ter entre 18 e 68 anos, mais de 50 quilos e levar um documento de identidade. Jovens com idade entre 16 e 17 anos só podem doar mediante a autorização do responsável.
•  O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, estiveram  nesta terça (19) em  Xerém, vistoriando as áreas afetadas pela chuva com o prefeito Alexandre Cardoso.  A comitiva sobrevoou região verificando a situação das ruas e canais daquela região. Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil do município, 183 pessoas ainda estão desalojadas, após o temporal que caiu sobre a cidade na noite de domingo e na madrugada de segunda-feira. Os bairros mais atingidos foram Santa Cruz da Serra, Parque Paulista, Parada Morabi e Xerém.
•  A visita do ministro coincidiu com a liberação de R$ 12 milhões por parte do governo federal para a reparação dos danos causados pela tempestade de janeiro. Segundo Bezerra, a verba é parte de um montante de cerca de R$ 26 milhões que foram repassados para o município e para o Instituto Estadual do Ambiente( Inea). “Ainda existem R$ 16 milhões que deverão ser utilizados para reurbanizar as áreas atingidas. Estamos aguardando o detalhamento do projeto para análise e liberação”, explicou.

•  O prefeito Alexandre Cardoso esclareceu que a quantia liberada esta semana pelo Ministério da Integração será utilizada na reconstrução da ponte e dos acessos sobre o Rio Capivari, em Xerém, destruídos durante o alagamento de janeiro. Segundo o prefeito do total liberado, a prefeitura já recebeu R$ 1, 250 milhão e destinou o dinheiro para o pagamento de mais de 350 aluguéis sociais aos desabrigados e para a limpeza e recuperação de moradias que sofreram alagamentos.
•  O valor repassado para o governo do estado, através do Inea, está sendo utilizado no projeto de recuperação, dragagem e desassoreamento dos rios da bacia de Duque de Caxias. O programa, que já recebeu R$ 13 milhões, foi orçado em R$ 60 milhões.

•  Pela manhã, o prefeito Alexandre Cardoso, o gerente do Inea, Irinaldo Cabral e o secretário municipal de Obras, Luiz Felipe Leão (FOTO), sobrevoaram os bairros dos terceiro e quarto distritos para verificar a situação dos rios e canais da região.
•  Apesar da confirmação de que o volume de águas continua diminuindo, de acordo com a inspeção, existe nos rios diversos pontos assoreados, que não passam por manutenção há pelo menos dez anos. “Um dos maiores problemas hoje no município, é a obstrução dos rios e valões. É diferente da região serrana. Em Duque de Caxias a enchente acontece porque não se limpa vala. É impressionante o abandono”, ressaltou o prefeito.
•  Alexandre Cardoso também visitou o abrigo instalado na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz da Serra, e terminou o dia no condomínio Santa Helena, no Parque Paulista onde os moradores começam a retornar para as suas casas. Para auxiliar o retorno, a prefeitura doou colchonetes, cobertores, travesseiros  e kits de limpeza, contendo balde, vassoura, rodo, pano de chão, cloro, detergente e desinfetante. Além disso, o governo municipal também entrou em contato com a Cedae que forneceu 20 mil litros d’água para a população.
•  A prefeitura de Duque de Caxias montou um posto para arrecadar doações para as vítimas das enchentes. O apelo é para que a população doe principalmente artigos de limpeza e alimentos. Os produtos devem ser entregues no terreno paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que fica na Avenida Automóvel Clube, s/nº, em Santa Cruz da Serra.
•  O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou na tarde desta terça-feira (19) que a burocracia na liberação e uso de verbas emergenciais dificultou a construção de casas populares após a tragédia de 2011, que atingiu a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
•  “Estamos trabalhando para resolver essa situação, tem dinheiro mas precisa de um viabilização. O governo do Rio de Janeiro informou que vai ao TCU [Tribunal de Contas da União] para tentar diminuir a burocracia. Precisamos de todos os recursos pra ontem”.
•  Bezerra disse que vai ao Congresso Nacional propor projeto de lei para agilizar o socorro a cidades afetadas.
“Na próxima semana, vou levar ao Congresso uma proposta de lei para modificar questões burocráticas, como por exemplo das obras emergenciais, que só podem durar até 180 dias, entre uma série de outros mecanismo que precisam ser mudados.
•  O prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo (PSB), estima que 1.463 pessoas estejam desabrigadas ou desalojadas por causa do temporal que atingiu a cidade na noite de domingo (17). Até o fim da tarde de segunda-feira (18), quando havia sido divulgado o último levantamento, cerca de 560 pessoas haviam sido expulsas de suas residências por conta do mau tempo. Em razão do maior número de pessoas sem casa, a prefeitura disponibilizou mais nove abrigos, chegando a 27. A tragédia deixou ao menos 24 mortos no município da região serrana.
•  Os bairros onde foram encontradas vítimas da chuva são: Quitandinha, Independência, Doutor Thouzet, Alagoas, Lagoinha e Bingen. Segundo os bombeiros, a chuva forte culminou em 21 pontos de escorregamento ou alagamento no município. A Defesa Civil informou ainda que continua atuando com cerca de 250 militares e agentes em apoio à cidade.
•  O Cestad (Centro Estadual de Administração de Desastres) continua monitorando as condições do tempo e ocorrências nas cidades afetadas pelas chuvas.
•  O município, que, em 2011, foi devastado por um forte temporal, voltou a sentir os efeitos do mau tempo. Durante o temporal, os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, deixando quatro bairros inteiros debaixo d'água: Quitandinha, Alto Independência, Morin e Alto da Serra. Segundo a Defesa Civil do Estado, sirenes de alerta foram acionadas em nove comunidades.
•  Segundo informou a Agência Brasil/EBC, o prefeito decretou feriado nas escolas do município por causa do mau tempo. Na manhã de segunda-feira, a rodovia Rio-Petrópolis registrava pontos de interdição na subida e na descida da serra.
•  O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou nesta terça-feira (19/3) liminar concedida pelo conselheiro Silvio Luís Ferreira da Rocha e determinou que dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco sejam afastados da comissão de concurso para juiz daquele tribunal, porque servidores de seus gabinetes estão concorrendo às vagas. A decisão foi tomada no PP  0000625-10.2013.2.00.0000, no qual uma advogada questiona a participação dos desembargadores Jorge Américo Pereira de Lira e Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto na comissão do concurso.
•  Na liminar, o conselheiro Silvio Rocha determinou a exclusão desses desembargadores da comissão de concurso. Entretanto, o Plenário do CNJ ampliou a extensão da liminar, proibindo os dois magistrados de participar de qualquer ato relacionado ao concurso. “É evidente que esses desembargadores não podem participar de nada”, afirmou o ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF).
•  Na mesma sessão, o CNJ ratificou também liminar do conselheiro José Guilherme Vasi Werner que determina a suspensão do processo de promoção por antiguidade de um juiz substituto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará) até o julgamento definitivo, pelo CNJ, do Processo de Controle Administrativo 0000598-27.2013.2.00.0000. Nesse processo, o requerente alegou que a promoção de magistrado prejudicará os candidatos a juiz daquele tribunal já aprovados em concurso público. O conselheiro José Lucio Munhoz votou contra a ratificação da liminar, e o conselheiro Jorge Hélio alegou impedimento.
•  Funcionários do Banco do Brasil (BB) paralisaram agências nesta quarta (20) em várias cidades do país contra o novo plano de funções comissionadas, implantado em janeiro deste ano sem negociação com os empregados da instituição, de acordo com o secretário de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), William Mendes.

•  Coordenador nacional de Negociações com o BB, Mendes disse que o novo plano de funções comissionadas trouxe perda média de 16,25% nos salários e os funcionários têm cada vez mais clareza de que o plano imposto pela direção do BB prejudica à categoria. “Como a direção está irredutível, somente a pressão e a mobilização farão o banco negociar nossas reivindicações”, disse.
•  De acordo com a Contraf, 25 agências do BB na região central da capital paulista retardaram início do atendimento externo para as 12 h e os funcionários distribuíram carta explicativa à população sobre as motivações do movimento. Paralisações semelhantes foram feitas nas demais capitais e cidades de grande porte como São Caetano, Campinas e Americana, em São Paulo.
•  Houve diferenças apenas quanto ao número de horas paradas. No Distrito Federal, por exemplo, duas agências do BB, na Avenida W3, e uma de Taguatinga abriram às 13 h. No Ceará, o movimento foi mais radical, com duas agências de Fortaleza e uma da cidade de Caucaia fechadas durante todo o dia.
•  Diretor sindical do BB e presidente do Sindicato dos Bancários do DF, Eduardo Araujo, disse que não há qualquer sinalização do banco sobre a abertura de negociações, embora os funcionários tenham feito duas manifestações semelhantes no mês passado. Pretende-se, segundo ele, forçar a reabertura do diálogo, e, “se isso não ocorrer até 29 de abril, faremos greve nacional”.
•  O Banco do Brasil divulgou nota informando que “a paralisação é parcial, apenas em alguns estados, com baixo índice de adesão dos funcionários”.
•  Quanto ao novo plano de funções comissionadas, que está na raiz da insatisfação dos bancários, o BB informa que “é um plano totalmente adequado à legislação trabalhista e que valoriza os funcionários. A adesão às jornadas de seis horas é voluntária e poderá ocorrer a qualquer tempo”.
•  A nota do BB diz que o plano anunciado em janeiro contabiliza aumento de 12% no valor da hora de trabalho para quem optar pela jornada de seis horas e que haverá desvalorização de salário, mas sim “redução do número de horas trabalhadas a serem pagas”.

CAXIAS PROMOVE FESTIVAL DE
ATLETISMO NA VILA OLÍMPICA

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Duque de Caxias promoveu nesta quarta-feira (20),na Vila Olímpica (Rua Garibaldi, bairro 25 de Agosto), o 1º Festival de Atletismo com a participação de mais de 200 jovens com idade até 17 anos.  Durante toda tarde os atletas disputaram provas de corrida, salto em distância e, arremesso de peso (2,3,4 e 5 quilos) nas categorias sub 14 e sub 17 masculino e feminino. O festival foi aberto pelo subsecretário Julio Cesar dos Santos que parabenizou todos os participantes e premiou com medalhas os vencedores.
Nas arquibancadas torcidas escolares organizadas torceram e incentivaram por seus representantes. No momento da premiação a comemoração dos grupos elevou o clima de descontração do festival. O subsecretário Julio Cesar convidou todos os participantes para o lançamento do Calendário Esportivo de 2013, dia 4 de abril. Durante todo ano serão realizadas atividades dos programas de Esportes Educacionais (PEE-DUC), Atendimento Comunitário (PAC-DUC) de Alto Rendimento (PAR-DUC) e de Eventos Pontuais (PEP). Fotos Rafael Barreto.


Nenhum comentário: