quinta-feira, 25 de julho de 2013

BAIXADA URGENTE

 PAPA CONDENA LIBERAÇÃO
DA VENDA E USO DE DROGAS 

O papa Francisco condenou a liberalização do uso de drogas, ao discursar quarta-feira durante a inauguração do Polo de Atendimento a Dependentes Químicos, do Hospital São Francisco, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio. “Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química. É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança no futuro”, disse.
O papa começou o discurso fazendo referência a São Francisco de Assis, patrono da ordem religiosa que mantém o hospital, onde a unidade inaugurada atenderá 70 dependentes químicos, entre eles usuários de crack. “Quero abraçar a cada um e a cada uma de vocês, que são carne de Cristo, e pedir a Deus que encha de sentido e de esperança segura o caminho de vocês e também do meu. Abraçar, abraçar...precisamos todos aprender a abraçar quem passa necessidade, como fez São Francisco de Assis”, declarou.
Os momentos mais emocionantes foram os relatos de dois ex-usuários de drogas submetidos a tratamento pelo Programa de Assistência a Dependentes da arquidiocese. Um deles disse que depois de passar 17 anos se drogando, mas há 11 anos está livre do vício. O outro declarou que parou de se drogar há pouco mais de um ano. Os dois ganharam presentes e foram abraçados pelo papa.
Em uma veemente condenação ao tráfico, Francisco condenou o egoísmo que prevalece no mundo de hoje e desafiou a sociedade a enfrentá-lo. “São tantos os mercadores de morte que seguem a lógica do poder e do dinheiro, como a chaga do tráfico de drogas, que favorece à violência e que semeia a dor e a morte e que exige da inteira sociedade um ato de coragem”. (Paulo Virgilio/ABr)


COM 12% DE APROVAÇÃO
CABRAL É O PIOR ENTRE 11 
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), é o mais bem avaliado entre os chefes do Executivo de 11 estados analisados pela pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quinta  (25) em Brasília. Campos e seu governo são considerados bons ou ótimos por 58% da população pernambucana.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assim como seu governo, ficou em segundo lugar entre os mais bem avaliados pela população do estado com 41% dos entrevistados considerando seu desempenho ótimo ou bom. Em terceiro lugar ficou o cearense Cid Gomes (PSB), que teve 40% de aprovação com ótimo ou bom.
Os governadores mais mal avaliados são o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que teve 12% da população considerando seu governo ótimo ou bom; o de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), com 21%; e o do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que teve 25% de avaliação ótima ou boa para ele e seu governo.
A média nacional de avaliação positiva dos governos estaduais ficou em 42%. Os governos do Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo foram os únicos que ficaram abaixo dessa média com 29%, 34% e 40% de aprovação respectivamente.
Os 11 estados que tiveram os governos avaliados pela pesquisa são Pernambuco, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Rio de Janeiro. Eles foram elencados porque atingiram margem de erro inferior a 4% na pesquisa.( Mariana JungmannABr) 

GOVERNO MUDA REGRAS PARA
SOCORRO AOS FLAGELADOS 
Os ministérios das Cidades e da Integração Nacional fixaram regras para atender a demanda habitacional de atingidos por calamidade pública ou situação de emergência nas áreas do Programa Nacional de Habitação, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. As normas estão na portaria interministerial publicada hoje (25) no D.O, da União. A portaria estabelece que a União poderá participar com até 30% dos recursos financeiros necessários para implantar a infraestrutura pública associada aos empreendimentos habitacionais e à reurbanização da área atingida.
Com isso, caberá ao ente público local [prefeituras e estados] “a título de contrapartida”, arcar com o montante complementar (70%) dos recursos financeiros referentes à reurbanização e à infraestrutura de novos empreendimentos, além de demonstração de titularidade pública das áreas onde vão ocorrer as obras.
O texto determina ainda que o Poder Executivo do estado, do Distrito Federal ou do município afetado pelo desastre tem até 90 dias, após a ocorrência do evento, para encaminhar ao Ministério da Integração Nacional um plano de trabalho específico voltado à reconstrução das unidades habitacionais.
Segundo a portaria, o plano de trabalho deve conter o relatório de diagnóstico, seguindo o padrão disponibilizado no site da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O levantamento deve informar sobre as proporções do impacto do desastre nas habitações atingidas, com informações específicas de cada unidade, se houve inundação, desabamento de encostas, entre outros. O ministério então vai apresentar parecer técnico sobre o plano de trabalho proposto. (Luciene Cruz/ABr).

JUSTIÇA ISENTA LEASING DE VEÍCULOS
DE TAXA DE REGISTRO DE CONTRATOS


O juiz da 3ª Vara Empresarial do Rio, Antônio Augusto de Toledo Gaspar, proibiu a Itaú Financeira e o Banco Fiat de cobrarem a “tarifa de registro de contrato”, destinada ao pagamento das despesas com o acordo de arrendamento mercantil de veículos, conhecido por leasing. Caso descumpram a decisão, os réus estão sujeitos à multa diária no valor de R$20 mil.
A antecipação de tutela foi requerida pelo Ministério Público Estadual, por meio de uma ação civil pública, alegando que a cobrança acarreta onerosidade excessiva para os consumidores.
“Não se pode permitir, portanto, sob pena de infringir a lei e desrespeitar os direitos básicos dos consumidores, que as financeiras transfiram-lhes um encargo seu, o qual deve integrar o gerenciamento da sua atividade empresarial, a qual já é remunerada pelos juros contratuais e demais parcelas previstas”, escreveu o juiz em sua decisão. (Proc. nº 0477627-90.2012.8.19.0001).

RÁPIDAS

●  Em discurso durante visita nesta quinta-feira (25) à comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o papa Francisco fez um apelo às autoridades públicas, aos mais ricos e à sociedade em geral para que não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário. Ele pediu políticas nas áreas de educação, saúde e segurança e dignidade às pessoas.
●  O pontífice fez um pedido especial aos jovens para que não percam a confiança em um mundo melhor. “Vocês, jovens, têm uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam da corrupção de pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício. Nunca desanimem, nunca percam a confiança. Não deixem que se apague a esperança, a realidade pode mudar. O homem podem mudar. Procurem ser vocês os primeiros a procurar o bem”, disse.
●  O papa falou do esforço da sociedade brasileira em combater a fome e a miséria, e destacou que as pessoas não podem virar as costas para os mais pobres. “Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que abandona na periferia parte de si mesma. Ela simplesmente empobrece. Não deixemos entrar em nossos corações a cultura do descartável, porque somos irmãos e ninguém é descartável”, disse.
●  O discurso foi pontuado por alguns momentos de descontração do papa. Em um trecho, ele disse que gostaria de bater à porta de cada casa brasileira para “dizer bom dia, pedir um copo de água fresca, beber um cafezinho. Não um copo de cachaça”, disse para risos da plateia que se aglomerou no campo de futebol, onde ocorreu o discurso.
●  Em outro momento, o papa disse que o brasileiro é solidário e sempre busca compartilhar comida com quem tem fome. “Quando alguém que precisa comer bate à porta, vocês sempre dão um jeito de compartilhar a comida. Como diz o ditado: sempre se pode colocar mais água no feijão”, brincou o pontífice.
Francisco encerrou seu discurso dizendo que ele levará a comunidade de Varginha em seu coração. O papa chegou à favela por volta das 10h40. Mesmo com a chuva, milhares de moradores do Complexo de Manguinhos, uma das áreas mais pobres da cidade, acompanharam o papa Francisco à favela.
●  Na chegada à comunidade, muitas pessoas gritavam o nome do pontífice e algumas faixas foram estendidas nas grades, contra as remoções forçadas e pedindo justiça pelos mortos nas comunidades.
Logo que chegou a Varginha, o pontífice saiu do carro fechado e subiu no papamóvel.
●  Durante o trajeto, ele parou várias vezes para abençoar crianças, que eram levadas até ele por seus próprios pais ou por seguranças. Depois, o pontífice fez uma oração na capela São Jerônimo, onde se encontrou com crianças da catequese. Uma delas é João Pedro Ferreira da Silva, 15 anos, coroinha da capela.
●  A mãe dele, Cleonice Ferreira de Lima, cozinheira, se sente privilegiada pela oportunidade, mesmo não podendo entrar no local. "Sinto uma emoção muito grande, meu filho vai ser abençoado."
Ao sair da capela, ele caminhou pela comunidade e continuou cumprimentando moradores e abençoando crianças, mesmo cercado por forte esquema de segurança. Várias pessoas deram presentes ao papa, inclusive uma faixa do San Lorenzo, time de futebol do qual Francisco é torcedor. No meio do trajeto e pouco antes de iniciar seu discurso, ele entrou em uma casa da comunidade. (Vitor Abdala e Akemi Nitahara/ABr)
●  O governo do estado revogou o decreto que criou a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV). Um novo decreto sobre a comissão, ajustado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e o governo estadual, será publicado nas próximas horas.
●  O primeiro decreto foi criticado por diversas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)  e houve também repercussão negativa nas redes sociais. De acordo com o governo do Rio, as mudanças são para que não pairem dúvidas quanto ao respeito ao processo legal.
●  Assinado pelo governador Sérgio Cabral no dia 19 deste mês, o decreto autorizava a comissão a requisitar informações e fazer diligências para a punição de atos de vandalismo e ilícitos. Determinava também que as empresas de telefonia e provedores de internet informassem em no máximo 24 horas dados à comissão, sem citar a necessidade de autorização judicial.
●  O novo decreto diz, no Artigo 2º, "que caberá à CEIV tomar todas as providências necessárias à realização da investigação da prática de atos de vandalismo, podendo requisitar informações, realizar diligências e praticar quaisquer atos necessários à instituição de procedimentos criminais com a finalidade de punição de atos ilícitos praticados no âmbito de manifestações públicas".
●  No novo texto, foi suprimido o prazo de 24 horas para as operadoras de telefonia e provedores de internet e acrescentado "que reserva ao Poder Judiciário a decisão exigida para os casos que envolvam quebra de sigilo". (Douglas Corrêa/ABr)
●  A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, e o corregedor-geral da Justiça, Valmir de Oliveira Silva, divulgaram hoje, 24/7, por meio do Ato Conjunto nº 20/2013, publicado no Diário da Justiça Eletrônico, que o peticionamento ligado a processos de segunda instância digitalizados e as petições iniciais serão aceitos apenas por meio eletrônico. A medida vale desde segunda-feira (23)..
●  Não estão incluídos na regulamentação os habeas corpus interpostos pelo próprio paciente ou por terceiro que não for advogado e os casos previstos na Lei nº 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial. Segundo a legislação, os documentos cuja digitalização seja tecnicamente inviável devido ao grande volume ou por motivo de ilegibilidade deverão ser apresentados ao cartório ou secretaria no prazo de dez dias contados do envio de petição eletrônica comunicando o fato, os quais serão devolvidos à parte após o trânsito em julgado.
●  O Ato Normativo 12/2013, que estabelece normas, orientações e procedimentos para o peticionamento eletrônico inicial e intercorrente na segunda instância foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 21 de maio de 2013
●  Na decisão em que obrigou o INSS a adotar a identificação biométrica do segurado, o juiz da 1ª Vara Federal de Uberlândia afirma que a mera existência de norma jurídica prevendo a apresentação de um simples documento de identificação não afasta a possibilidade de adoção de outra medida que se mostrar necessária ao interesse público. Além disso, segundo ele, a ação não questiona a legalidade do procedimento estabelecido pelo decreto, “mas a sua insuficiência em coibir a prática de crimes contra o INSS e a consequente lesão ao erário”.
●  Diante da alegação, feita pela autarquia, de que o implemento da biometria na concessão de benefícios inviabilizaria a prestação dos demais serviços devido à carência de servidores, o magistrado lembrou que esse assunto “não é novo para o INSS”, pois desde o ano de 2007, “já se tem notícia de um projeto piloto para realização de identificação biométrica”.
●  Ele citou também informações veiculadas no próprio site da Previdência Social, segundo as quais a utilização de documentos falsos na obtenção de benefícios foi responsável por cerca de 90,48% das ações realizadas em 2012 para coibir fraudes
●  Por isso, “não precisa muito esforço para concluir que o INSS está em mora quanto à implementação de medidas eficazes para prevenir essa avalanche de fraudes que são perpetradas diariamente”.
●  Para ilustrar sua afirmação, o juiz federal enumera as dezenas de operações realizadas para combater fraudes previdenciárias em todo o país nos anos de 2009 (33), 2010 (22), 2011 (37), 2012 (30) e seis operações só neste início de 2013.
●  A sentença também informa que o total do dinheiro público desviado “por força das fraudes noticiadas chega a valores alarmantes. Apenas dos dados colhidos pela Força Tarefa [Previdenciária, composta pelo MPF e por integrantes da Polícia Federal e da Previdência], entre os anos de 2003 e 2012, os prejuízos ao erário beiraram R$ 4,5 bilhões, conforme divulgado pela própria Previdência”. Isso sem contar os valores despendidos pelo INSS em benefícios concedidos por meio de falsificações ainda não descobertas
●  Por isso, afirma o magistrado, “os custos do procedimento administrativo de identificação biométrica se mostram plenamente realizáveis em face do dinheiro público desviado por força das fraudes”. E lembra que um sistema mais eficaz permitirá que “os agentes públicos incumbidos da investigação policial voltem seus esforços para outras demandas de igual relevância para o Estado”.
●  O prazo para implementação do sistema biométrico de identificação – dois anos - é longo o suficiente para permitir a realização dos trâmites administrativos, mas o INSS está obrigado a informar ao Juízo, mensalmente, todas as medidas adotadas para dar cumprimento à sentença.
●  A juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, proibiu a jornalista Fabíola Reipert e a TV Record de divulgarem qualquer notícia relativa à vida privada da atriz Paola Oliveira, em especial de seus relacionamentos pessoais. Em caso de descumprimento da liminar, as rés serão multadas em R$ 10 mil por veiculação. A decisão é desta quarta-feira (24).
●  Segundo Paola, ex rainha da bateria da Escola de Samba Grande Rio, de Duque de Caxias, a colunista do R7 e a Central Record de Comunicação vêm divulgando fatos inverídicos relacionados à sua vida privada, o que lhe tem causado transtornos, em especial por envolver seu colega de trabalho, o ator Juliano Cazarré, que é casado e atua como seu par na novela “Amor à Vida”.
●   “O Estado Juiz não pode permitir que a pretexto de divulgar fatos – este é sempre o jargão – possa qualquer um, mesmo o profissional de mídia, fazer uso de elucubrações desvinculadas dos acontecimentos reais, que permitam a exposição da pessoa objeto da notícia ou nota, que fica fragilizada perante a opinião pública, tendo seu direito à intimidade violado”, considerou a juíza na decisão.
●  Segundo a magistrada, é preciso reconhecer que uma pessoa pública tem o direito à dignidade pessoal. “As pessoas públicas também merecem a tutela do Estado para proteção de sua vida privada, em especial quanto a temas como vida afetiva, vida familiar e relacionamentos pessoais, sobretudo se estes não dizem respeito ao ambiente de trabalho”, afirmou.
●  A proibição não se estende à divulgação da vida pública da atriz, em especial relativa à sua atividade profissional, inclusive aos personagens que interpreta. (Proc. nº 0022448-63.2013.8.19.0209).
  
ARCEBISPO DE BARCELONA
CELEBRA MISSA EM CAXIAS 
Com a fala mansa, humildade e muita sabedoria, o cardeal espanhol e arcebispo de Barcelona, Lluis Martinez Sistach dedicou a manhã desta quinta-feira (25), para transmitir aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que estão em Duque de Caxias, uma mensagem de amor a Jesus Cristo. A missa realizada no Colégio Santo Antônio, no centro da cidade, faz parte das catequeses, que acontecem até esta sexta-feira (26) e são organizadas pela Diocese, com o apoio da prefeitura.
“Espero que nossos jovens consigam encontrar Cristo, se sintam amados e levem esse amor a todos os lugares. Estou muito feliz em ver toda essa vibração da juventude reunida aqui hoje para ouvir a palavra de Deus”, disse o arcebispo.
Lluís Martínez Sistach faz parte do comitê que organiza a JMJ e traz para a cidade a experiência da última edição em Barcelona, sua terra natal. Para o Cardeal, o estilo simples do Papa Francisco tem ajudado na aproximação com o público, tanto católico quanto não católico, durante a jornada e futuramente pode trazer frutos. O arcebispo espera que a mensagem transmitida aos peregrinos tenha continuidade após o evento. “Essa reunião dos jovens de todo o mundo nos mostra a renovação e a universalidade da igreja católica. Queremos a juventude andando junto a Jesus nessa missão da evangelização. Após a primeira jornada, muitas pessoas passam a ser verdadeiros peregrinos e acompanhar outras jornadas”, frisou.
As tentações do mundo atual também foram lembradas por Lluís Martínez em sua mensagem aos peregrinos que passam por Duque de Caxias e acompanharam a missa no ginásio do Colégio Santo Antônio. “Hoje em dia existem muitas alternativas que prometem a felicidade, mas não trazem a liberdade. Lembrem-se que Jesus sempre traz a felicidade, respeitando a liberdade e sem nos aprisionar. Sintam-se amados por Cristo, pois Ele nos ama eterna e gratuitamente”.
Um grupo de chilenos que esperava o início da celebração se mostrou bastante animado com a presença do arcebispo de Barcelona na cidade em que estão hospedados. “Nossa cidade no Chile é muito parecida com Caxias e por isso nos sentimos muito bem acomodados aqui. Está sendo uma experiência de vida maravilhosa para toda comunidade. Esperamos que hoje possamos absorver um pouco da grande experiência do cardeal”, disse Patrício Olivares, peregrino da cidade de Valdívia.
Durante a Jornada Mundial da Juventude, a prefeitura tem apoiado diversas atividades voltadas para os peregrinos em Duque de Caxias. As Catequeses com os bispos têm sido realizadas na Catedral de Santo Antônio e no colégio Santo Antônio, nas paróquias Imaculada Conceição, Santa Terezinha, São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima e na Feuduc. Além disso, há também a agenda cultural, que conta com uma programação especial no teatro Raul Cortez, entre outras atividades realizadas pela cidade. (Fotos: Rafael Barreto/PMDC)

Nenhum comentário: