CARROS-PIPAS FAZEM FARRA
COM A “LEI SÊCA” DA CEDAE
COM A “LEI SÊCA” DA CEDAE
.jpg)
.jpg)
60 ANOS DA CÂMARA
DE DUQUE DE CAXIAS
DE DUQUE DE CAXIAS
.jpg)
• ”Vamos Parar” é o nome do blog que a Aliança de Controle do Tabagismo, ACT, está lançando. O espaço é para a troca de experiências e informações sobre cessação e tratamento. No blog, as pessoas terão acesso a dicas, links e orientações de especialistas. Enfim, tudo o que possa ser útil para ajudar fumantes que estão diante de um grande desafio e de uma enorme conquista: parar de fumar!
• O endereço é http://blog.actbr.org.br e a ACT é uma aliança formada por organizações da sociedade civil, associações médicas, comunidades científicas, ativistas e pessoas interessadas em coibir a expansão da epidemia tabagista.
• As comemorações pelo aniversário do Legislativo de Duque de Caxias serão realizadas no dia 5 com uma extensa programação político-social.
• Há 10 anos, quando a Câmara completou Meio Século e a Casa era presidida pelo hoje deputado Zito, o Legislativo “tomou um banho de loja” e promoveu uma grande festa, inclusive com lançamento de um selo comemorativo pelos Correios.
• Com o veto do PSB/Caxias à entrada da secretária de Cultura, Dalva Lazaroni, foi para o espaço o projeto que ela vinha preparando para, em parceria com os Correios, lançar um selo em comemoração ao centenário do poeta Solano Trindade, em 24 de junho de 2008.
• Ele foi o fundador do Teatro Popular Brasileiro e do Teatro Folclórico Fluminense, este dirigido por sua mulher, Maria Margarida, que também participava da equipe multidisciplinar da Dra. Nise da Silveira, criadora do Museu do Inconsciente.
• Foi Solano Trindade quem primeiro levou ao palco, em 1956, o “Orfeu da Conceição”, de seu amigo Vinicius de Moraes, com um elenco de atores e atrizes negros, gente do povo que estudou artes cênicas na sua escola de teatro, cabendo ao eclético Haroldo Costa interpretar, pela primeira vez, o papel-título.
• “Orfeu da Conceição” ganhou uma versão para o cinema, “Orfeu Negro”, dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus, que conquistou a “Palma de Ouro” no Festival de Cannes.
• Domingo, 9:00 horas da manhã. As pessoas que passavam pela calçada da estação ferroviária, do lado da Av. Plínio Casado, assistiram uma cena inacreditável: fiscais da Prefeitura tomaram, de uma senhroa, de cerca de 70 anos, com violência inconcebível, as quinquilharias que ela tentava vender para sobreviver.
• Há anos ela vende trenas, talhadeiras, martelos e outras ferramentas de pequeno porte. Mesmo ela afirmando que votara no atual prefeito, a turma do “rapa” não conversou e confiscou tudo. Na passarela da estação, camelôs, que ali trabalham livremente, riam do desespero da pobre anciã.
• A mulher fez depois um desabafo: na época do Zito, ele vinha na frente avisando – não é hora para isto! Tratem de levantar o tabuleiro, pois os fiscais estão vindo aí!
• Na mesma hora, mas do outro lado da estação, os piratas faziam a festa, vendendo CDs, DVDs, óleo para motores, azeite “de oliva”, queijo minas e manteiga “de primeira”, sem serem importunados pelos truculentos fiscais da Prefeitura.
• No mesmo momento e na Rua General Mitre, próximo ao Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, os vendedores de filhotes de cães ampliavam a sua feira particular e fechavam a rua com seus tabuleiros.
• Bem próximo, camelôs vendiam calangos, filhotes de sagüi e de maritacas, sem a menor preocupação com o possível (e raro) aparecimento da Polícia Florestal (estadual) ou da Polícia Federal. Esta é a cidade que tem o segundo PIB do Estado e deve arrecadar este ano seu primeiro R$ 1 Bilhão de reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário