domingo, 2 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

MORADORES DO CENTENARIO E
OLAVO BILAC PEDEM SOCORRO


Desde a primeira postagem, em julho de 2006, como versão eletrônica da coluna “Caxias em 3x4” no jornal “O Municipal”, sempre mantivemos a plena liberdade dos linternautas de, em seus comentários, fazerem críticas ou observações pertinente, inclusive com o uso do anonimato. O e-mail de um morador do Centenário, por ser um fiel retrato do sentimento de moradores de bairros inteiros sob o domínio de milícias e traficantes, como Vila Ideal, Santa Lúcia, Morro do Sossego e Jardim Gramacho, entre outros, resolvemos postar esse desesperado apelo.
“Sei que a bandidagem reina em todo lugar, mas hoje está insuportável viver próximo às comunidades do Complexo da Mangueirinha e Morro do Sapo, em Duque de Caxias.
Estamos vivendo com medo e presos em nossas próprias casas, diversas barricadas fecham o direito de ir e vir dos moradores das ruas Guilherme Studart, Silva Lisboa, Marechal Bittencourt, Rua Fr. Alemão. Em Olavo Bilac, bandidos desfilam em motos e carros roubados e armados a qualquer hora do dia, tiros são dados sem hora marcada a qualquer hora do dia.
Sabemos que o principal fator de criminalidade é a droga e pedimos uma solução para o nosso problema para que não venha afetar mais pessoas inocentes não somente quem vive próximo à esta localidade, mas todo o Município em geral que sofre com a violência desencadeada a partir do Complexo da Mangueirinha e Morro do Sapo.
Alguns comentários estão surgindo que estão para chegar até o final do Mês no Complexo da Manguerinha e Morro do Sapo, quase 100 marginais das localidades da Penha - Vila Cruzeiro e adjacências para fortalecer o tráfico nessas comunidades.
Senhores, pedimos a Urgência da UPP - no Complexo da Mangueirinha e Morro do Sapo em Duque de Caxias para que acabe com essa violência. Somente desse jeito estaremos certo de que a paz pode acontecer algum dia.
Peço uma resposta positiva para o fato aqui relatado que é de grande urgência.”

MP CONVOCA O CONSELHO
MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE



Para instaurar um pouco de ordem na atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente foi convocado para uma reunião extraordinária no próximo dia 6, quinta feira. Essa reunião não será realizada nas dependências da Secretaria, em S. Bento ou em outra dependência da Prefeitura, mas num dos gabinetes do Ministério Público, ao lado do novo fórum de Duque Caxias.
O MP está investigando as denúncias de fraudes que teriam sido cometidas no âmbito do Conselho, a partir de reuniões que contaram com a participação exclusiva dos representantes da Prefeitura, já que os representantes da Sociedade Civil não foram convocados, como determina a lei que criou tais colegiados. Embora eleitos e empossados esses conselheiros não foram chamados para discutir o plano de trabalho da Secretaria, como por exemplo fiscalizar os areais(foto), os lixões clandestinos, a criação de animais em área urbana e em péssimas condições sanitárias, o desmonte de morros e aterros clandestinos, como vem ocorrendo em áreas do antigo Núcleo Colonial de S, Bento, justamente onde funciona a Secretaria.
Ao final da reunião, o Secretário Samuel Maia deverá assinar um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – se obrigando a cumprir a lei, a partir de uma reunião com a participação de todos os conselheiros e a revogação de todos os atos praticados até hoje, considerados irregulares na análise do MP.

RAPIDAS

• O clima nos bastidores da campanha de Dilma Rousseff anda mais perturbado do que quando Lula lançou a ex guerrilheira como candidata à sua sucessão, sem dar a mínima para a opinIão do PT. A última trapalhada foi a decisão de Lula de abandonar o senador Marcelo Crivella, que pretendia disputar a reeleição na chapa PT/PMDB. A decisão de Lula é um afago ao desesperado governador fluminense, que vê as suas chances de reeleição minguarem a cada desastre ambiental ou denúncia de corrupção no seu governo.
• A última baixa no “staff” de Sérgio Cabral foi Cesar Romero Viana Júnior e, por incrível que possa parecer, provocada por Anthony Garotinho e resultou na demissão do Subsecretário de Saúde e cunhado do secretário Sérgio Cortes. O até então braço direito do Secretário de Saúde era o responsável pela escolha dos fornecedores, como a TOESA, que faz a manutenção dos veículos da Defesa Civil. Se Garotinho investigar os contratos de locação para as UPAs 24 H, verá as pegadas de César Romero, o que pode complicar ainda mais a vida e a campanha de Sérgio Cabral.
• O deputado Iranildo Campos, que deverá ser o novo líder do PR na Assembléia Legislativa, começou a recolher assinaturas no pedido de uma CPI para investigar as denúncias de superfaturamento em contratos assinados pela Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil. Foi por conta desse escândalo que o subsecretário-executivo César Romero Viana foi exonerado semana passada..
• O parlamentar, homem de confiança de Garotinho, também pediu à Comissão de Saúde da Assembleia que convide para depor o tenente-coronel José Carlos da Cunha, do Corpo de Bombeiros, autor das denúncias, que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual e pelo Federal. Foi o coronel Cunha que reunir as provas e denunciou p desvio de recursos da Polícia Civil através de compras superfaturas
• O Ministério Público abriu uma investigação sobre o patrimônio do vereador Chiquinho Grandão, a partir de denúncias de enriquecimento ilícito. Um dos pontos de partida da investigação foi a denúncia de que uma irmã do presidente da Comissão de Transportes da Câmara adquiriu um carro no valor de R$ 120 mil, embora tenha um salário em torno de R$ 2 mil por mês. Há outros edis na mira do MP!
• Criado no Centenário, onde mantém um Centro Social, Gilberto Silva é conterrâneo do também
ex vereador Luis Brás de Luna, de Paulista, em Pernambuco, Gilberto Silva, que veio para Duque de Caxias com apenas 3 anos, foi presidente da Câmara Municipal e, nessa condição, deverá participar da Mesa da sessão especial de quarta feira (5), ao lado de outros ex presidentes do Legislativo municipal.
• Derrotado na última eleição municipal, como vice de Washington Reis, o professor e ex deputado estadual Gilberto Silva sai na frente ao lançar um blog para alavancar a sua campanha pelo PPS para voltar a ocupar uma das 70 cadeiras da Assembléia Legislativa. Quem quiser visitar o novo blogueiro, pode clicar em
http://www.gilbertosilva.blog.br/
• A pauta das reuniões conjuntas das Controladorias Gerais do Município e da Câmara, com a participação de representantes da Secretaria de Fazenda, está repleta de “pepinos”. Tudo por conta da nova Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige que Prefeituras e Câmaras de cidades com mais de 100 mil habitantes publiquem, on line, a entrada e saída de dinheiro em seus cofres. • No boletim diário que será divulgado via internet, para conhecimento de todos os cidadãos, tanto o prefeito quanto o presidente da Mesa Diretora do legislativo deverão indicar, ao lado da receita ou repasse recebido, o número do processo de pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, com indicação da modalidade de licitação, produto ou serviço contratado e valor do pagamento.
• Mesmo depois da publicação da Lei de Responsabilidade há 10 anos, mesmo com a objeção do PT, que votou contra, o eleitor, que é contribuinte, só tomava conhecimento de com o Governo gastou o dinheiro dos impostos no ano seguinte, quando era enviada a prestação de contas para exame do Tribunal de Contas do Estado. Como, por esperteza ou sagacidade da classe política, em todos os níveis de governo, essa prestação de contas figurava na “Caixa Preta” das contas públicas, o cidadão comum só sabia que o governo usara na construção de um estádio de futebol o dinheiro destinado à Saúde no ano seguinte, se algum jornalista descobrisse o fato e tivesse oportunidade de denunciá-lo.
• Além de explicar, tim tim por tim tim, o que fazem com o dinheiro do contribuinte, nosso governantes terão de publicar na internet as propostas de orçamentos,antes de enviá-las ao Legislativo, permitindo que o morador de uma esburacada rua do bairro de Barro Branco, no terceiro distrito, decida se é melhor pavimentar a sua rua ou comprar uma viatura para a Guarda Municipal, com tração nas quatro rodas, bancos em couro legítimo e ar condicionado, como fez o governador do Ceará, Cid Gomes, na compra de viaturas para a Polícia Militar do estado.
• Sábado, 1º de maio, foi entregue pelo prefeito Zito aos moradores de Xerém a Unidade Pré-Hospitalar José Evangelista de Souza, uma homenagem ao líder comunitário Catita,. Além do ambulatório, todas as instalações do antigo posto de saúde foram reformadas com o objtivo de reduzir o tempo de espera e tornar mais humana a relação médico-paciente. Essa foi a segunda UPH inaugurada por Zito. A primeira, no Parque Equitativa, foi entregue no final do ano passado. • A nova UPH de Xerém, que funcionará de segunda à sexta feira, das 7h às 19h, conta com ar-condicionado nos 13 consultórios médicos para atendimentos com clinica medica, pediatria, psicologia, ginecologia, cardiologia, odontologia, geriatria, psiquiatria, endocrinologia, pneumologia, etc. A expectativa e realizar cerca de 400 assistências por dia.
• A emergência funcionará com três clínicos, três pediatras, Raios-X e laboratório 24 horas, além de assistência farmacêutica e entrega de medicamentos. Há também o serviço de transporte para casos de maior gravidade. O ambulatório facilita o acesso dos usuários aos serviços de saúde através do acolhimento com classificação de risco que é um dispositivo da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde
• A Secretaria estadual de Cultura estará no Centro Cultural Meritiense, na Rua Panamense, em frente a Praça da Prefeitura. nesta terça (4) a partir das 10 horas, com o intuito de nos ouvir e coletar dados para a formulação do Plano Estadual de Cultura.
• Quarta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi formada a executiva do Fórum Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da Baixada
Fluminense, ocasião em que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Paulo Noyma, foi eleito primeiro presidente. A vice-presidência ficou com o Secretário de São João de Meriti, Sérgio Neto Claro, e a secretaria geral com o representante de Belford Roxo, Maurício Ramos Figueiredo.
• A atuação do fórum estará voltada para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, através de projetos e programas de atividades de cooperação intermunicipal. Nesse contexto, como a primeira articulação do fórum, está sendo discutido o lançamento do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável da Baixada Fluminense, cujo objetivo é criar um instrumento de captação de recursos para a região, ampliando as possibilidades de crescimento sócio-econômico da região.
• Segundo Pedro Paulo Noyma, o fórum representa a unidade da Baixada Fluminense, tanto no âmbito populacional quanto territorial. “A nossa participação é fundamental porque estamos na busca de uma unidade consolidada para promover desenvolvimento em todos os sentidos”, ressaltou Noyma.
• O consórcio permitirá um avanço socioeconômico para cerca de 4 milhões de habitantes, o que abrange os 13 municípios da Baixada Fluminense. O próximo passo é a instituição do protocolo de intenções do consórcio, a previsão é que até o dia 25 de Maio esteja instituído o protocolo de intenções.
• A van da Comissão de Habitação da Assembleia Legislativa estará, segunda (3) e terça (4), na Praça dos Três Poderes, em frente ao Fórum de Vilar do Teles, distrito de São João de Meriti,. O atendimento aos interessados e participar do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, será realizado entre 9h30 e 17h.
• “A procura tem sido muito alta, demonstra que acertamos na ideia de levar este benefício para as ruas. Queremos facilitar o acesso de todos, criando oportunidades para que a casa própria se torne uma realidade”, afirma o presidente da comissão, deputado Alessandro Calazans (PMN). Os interessados em entrar em contato com a comissão também podem fazê-lo pelo Disque Habitação (0800 282 8891).
• O atendimento telefônico também está recebendo denúncias sobre pessoas que tentam enganar quem quer se cadastrar. O “Minha Casa, Minha Vida” é uma iniciativa do Ministério das Cidades e tem como meta a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até dez salários mínimos. Informações também podem ser obtidas pelo site
www.alerj.rj.gov.br/habitacao.
• Policiais da 59ª DP/Caxias prenderam na última terça-feira (27), Adriano Ferreira de Lima, de 32 anos e Ânderson Marques da Silva, 23 anos. Eles foram localizados em uma oficina de desmanche de veículos roubados localizada na Rua Albino Imparato, na divisa entre os bairros Paulicéia e Parque Felicidade, no primeiro distrito dem Duque de Caxias,
• De acordo com o delegado Antônio Silvino, agentes de sua equipe chegaram ao local após investigações sobre quadrilhas que furtam carros no município. No local, foram apreendidos sete veículos furtados nos meses de março e abril, em Vicente de Carvalho, Madureira, e Honório Gurgel.• Entre os bandos investigados, está o grupo chefiado por Luis Carlos Nesse José, o “Di Vidro”, de 33 anos, que atua há mais de dez anos, na cidade e nas vias de ligação aos municípios vizinhos da Baixada Fluminense. Em março “Di Vidro” comandou um bonde que teria roubado 20 veículos em um único fim de semana
.


CAXIAS ILHADA POR
TONELADAS DE LIXO


Apesar da Prefeitura dispor de um lixão oficial no Jardim Gramacho e haver contratado duas empresas – Delta e Locanty – para recolher o lixo em todos os distritos, Duque de Caxias é uma cidade ilhada por detritos. No Centro, nos bairros próximos, como Engenho do Porto (foto), ou em Xerém e Parada Angélica, os extremos do município, Duque de Caxias é uma grande lixeira. Em recentes discursos, o prefeito vem insistindo que a população seria responsável pela sujeira, por não colocar o lixo em recipientes próprios e só coloca-lo na rua no horário da coleta, além da falta de educação, que deveria começar na sala de aula, falta fiscalizção nas ruas e no próprio ato de varrer as ruas e praças, quando os ralos são utilizados pelos garis como “peneira” para reduzir o peso do lixo recolhido em carrinhos de mão, sem falar numa fiscalização eficiente e correta sobre os serviços prestados por ambas as contratadas.

Nenhum comentário: