terça-feira, 4 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

MP INVESTIGARÁ TORRE QUE
AMEAÇA A IGREJA DO PILAR

O Ministério Público estadual decidiu abrir um Inquérito para investigar denúncias sobre o risco de desabamento de uma torre de transmissão de Furnas, localizada numa elevação por trás da Igreja do Plilar. O perigo foi agravado com as últimas chuvas, que provocaram a queda de um barranco entre a torre e o Cemitério do Pilar, situado nos fundos da secular igreja, tombada pelo
Patrimônio Histórico da União. A velha igreja já era ameaçada pelas obras de duplicação da antiga Estrada Rio Petrópolis, atual Avenida Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy, devido ao intenso tráfego de caminhões procedentes da Rodovia Presidente Dutra com destino à Reduc ou no sentido contrário, a partir da Rodovia BR-040 em direção a Belford Roxo e Nova Iguaçu, através da AV. Joaquim da Costa Lima, antiga Automóvel Clube.
O MP já abriu uma Ação Civil para investigar uma outra torre de Furnas, que leva energia elétrica para o Espírito Santo . É que uma das torres, na Vila Canaã, em Xerém (foto), está cercada por barracos, já que a área de servidão, que pertence a Furnas Centras Elétricas, foi invadida por grileiros e loteada. Para construir as casas, os invasores fizeram escavações na base da torre, o que poderá provocar a sua queda e, com isso, provocar um apagão no Espírito Santo.

CAMARA HOMENAGEIA TODOS
OS VEREADORES DE CAXIAS

A Câmara de Duque de Caxias promove nesta quarta (5), com início às 18:00 horas, uma sessão
solene para inaugurar a Galeria de Legislaturas, uma série de painéis reunindo fotos de todos os vereadores que passaram pelo Legislativo do município desde 1947, quando da instalação da Primeira Legislatura, na primeira eleição após a queda do Estado Novo, regime que tanta saudade provoca em conhecidos políticos do Brasil de Lula.
A mesa da sessão solene reunirá ex presidentes da Câmara e ex prefeitos. Assim, estarão ao lado do presidente Mazinho os ex vereadores Luis Brás de Luna, o mais longevo dos convidados (87 anos), Francisco Estácio da Silva, Armandp Maia, Gilberto Silva, Zito, Junior Reis, Laury Villar Filho e os ex prefeitos Hidekel Freitas, Américo de Barros, Juberland de Oliveira e Washington Reis. Depois da inauguração da galeria de fotos dos ex vereadores, serão entregues títulos em homenagem a trabalhadores que mais se destacaram este ao

RAPIDAS

• Entre os homenageados pela Câmara, dois nomes merecem destaque. Foram os vereadores Elyseu Adail Alvarenga Freire (1951-1955) e Ubaldo de Araújo Correa (1955-1959). Alvarenga
Freire (na foto, ao lado do historiador Rogério Torres) é filho do Dr. José de Alvarenga, que dá nome a uma das ruas que integram o calçadão da Av. Nilo Peçanha e participou da campanha pela emancipação da antiga Vila Meriti.
• O segundo destaque é Ubaldo Correa, natural de Alagoas e primo do deputado Tenório Cavalcante. É que ele integrou a FEB – Força Expedicionária Brasileira – na II Guerra Mundial, com participação na campanha pela conquista do Monte Castelo, que durou cerca de um ano.
• Nascido e criado no Nordeste, acostumado ao calor, Ubaldo teve que enfrentar temperaturas abaixo de Zero no rigoroso inverno europeu. Em dado momento da campanha, ele se perdeu dos companheiros, fiando desaparecido por 10 dias. A sua família, inclusive, recebeu um telegrama do Governo, informado que Ubaldo estava desaparecido. Era o meio utilizado para preparar o espírito dos parentes para um possível óbito.
• Confirmando a declaração do jornalista e escritor Euclides da Cunha, de que o Nordestino é, antes de tudo, um forte”, Ubaldo Correa enfrentou a neve e, depois de uma semana, foi resgatado por uma patrulha inglesa e devolvido, são e salvo, ao comando da FEB. E a homenagem da Câmara coincide com as festividades pelo fim da II Guerra Mundial, que causou a morte em combate de quase 500 brasileiros.
• Outros dois fatos tornam esse encontro histórico. O ex prefeito Hidekel Freitas (foto), por exemplo,
foi o último interventou no município, de 13/05/82 a 31/12/85, tendo renunciado ao mandato de deputado federal com a promessa do Presidente João Batista Figueiredo de excluir Duque de Caxias da área de segurança nacional. O primeiro prefeito eleito foi o professor Juberland de Oliveira, que exerceu o mandato até 31/12/93. Assim, o ex senador estará na cerimônia como ex prefeito nomeado, no primeiro caso, e eleito, no segundo.
• O segundo fato curioso é que o único ex presidente da Câmara que ocupou também a Prefeitura foi Francisco Estácio da Silva. Eleito presidente da Câmara em 31 de janeiro de 1971, ele assumiu o cargo de prefeito interino com o fim do mandato do prefeito Moacyr do Carmo. É que entrara em vigor a Lei que criou as áreas de segurança nacional, em que os municípo perdiam a autonomia. No antigo Estado do Rio, duas cidades foram incluídas nessa lei: Duque de Caxias, por sediar a Reduc, e Santo Antonio de Pádua, por ser uma cidade turística.
• Como a nomeação era feita pelo Governador do Estado por recomendação e escolha do Presidente da República, o então governador Raimundo Padilha demorou a fechar acordo para a noemação do priemiro interventor em Duque de Caxias, O escolhido acabou sendo o General da Reserva Carlos Marciano de Medeiros, que só tomou posse perante a câmara de Vereadores no dia 19 de julho de 1971. Embora contasse com apoio do Governo Federal, o primeiro interventor acabou entrando para a História por ter sido o autor da idéia de transformar em concessão a administração e os serviços funerários, que resultou na Funerária Duque de Caxias, extinta pela Justiça no ano passado.
• O TRE marcou para esta quinta (6) o julgamento do vereador Samuquinha, que trocou PMDB
pelo PR, em sessão marcada para as 16 horas. O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à cassação do mandato, que deverá ser devolvido ao PMDB, partido pelo qual se elegeu em 2008. Além da punição pela troca de partido fora das normas do TSE, o polêmico vereador ainda responderá a processo criminal por falsificação da assinatura do presidente do diretóro municipal do PMDB, Rosenwerg Reis, irmão do ex prefeito Washington Reis.
• O vereador, que fazia parte da base do Governo anterior, trocou de partido aconselhado pelo prefeito Zito, que prometera apoio para Samuquinha disputar uma cadeira de deputado federal pelo novo partido, controlado hoje por Garotinho. Nesse caso, o vereador trânsfuga iria enfrentar Washington Reis, candidato a deputado federal pelo PMDB. Com a perda do mandato, Samuquinha ficará inelegível e não disputará as eleições deste ano.
• O pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) e o deputado federal Geraldo Roberto Siqueira de Souza, o Geraldo Pudim (PR), foram multados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio no valor de R$ 5 mil pela divulgação de propaganda antecipada feita por meio do site Volta Garotinho, no primeiro semestre de 2009. A decisão foi tomada em plenário na segunda (3).
• Segundo o TRE-RJ, o deputado federal Geraldo Pudim foi punido por ser o idealizador do site. Tanto o deputado, quanto Garotinho tem três dias após a publicação do acórdão em Diário Oficial, para recorrer da sentença junto ao TRE-RJ ou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
• Agentes da 61ªDP/Xerém prenderam em flagrante na noite do último sábado, em pleno feriado de 1º de maio, após seis meses de investigações, o traficante Waldyr Duarte Lisboa, de 65 anos, acusado de manter um ponto de venda de drogas na Cachoeira da Mata, em Xerém.
• De acordo com os agentes, o preso cumprira 22 anos de reclusão no Rio de Janeiro, tendo ainda diversas passagens pela polícia, por homicídio, roubo a banco, seqüestro relâmpago e tráfico de entorpecentes, além de ser foragido do sistema penal de Vitória, no Espírito Santos. Ele também é considerado um dos maiores traficantes da Baixada..
• Segundo os policiais, após o cumprimento de sua pena, o criminoso abriu um bar naquele bairro do 4º Distrito, onde criou uma feira de drogas. Ele foi preso em flagrante com diversos papelotes de cocaína, sacolés de maconha e pedras de crack, além de uma caixa onde havia relógios, jóias e outros objetos, que seriam provenientes da venda de drogas.
De acordo com os agentes, alguns usuários encaminhados à distrital, mas foram liberados em seguida.
• Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas prenderam, nesta segunda-feira, José Salvador da Silva Filho, 32 anos, na localidade conhecida como Beco da Itaipava, no Parque das Missões, ao lado da Linha Vermelha, em Duque de Caxias,. Contra ele havia três mandados de prisão pelo crime de roubo.
• No mesmo local, os agentes prenderam também Carlos Batista Pinheiro, 32 anos, Rodrigo Batista Mineiro, 26 anos e Glauco Vinícius Batista da Silva, 21 anos. De acordo com os policiais, o trio faz parte do tráfico de drogas daquela localidade.Com os criminosos os agentes apreendera uma pistola calibre 40, uma submetralhadora calibre 9mm, além de grande quantidade de cocaína, maconha e crack.

BALA DE FUZIL ATINGE LOJA
NA ENTRADA DE HOSPITAL


Na manhã desta segunda (3), a dona de uma casa de lanches na rua Barão de Tefé, no bairro 25 de Agosto, um dos metros quadrados mais caros de Duque de Caxias, levou um susto ao abrir o
estabelecimento e encontrar, no chão, uma bala de fuzil AR-15. O local é muito freqüentado por médicos, enfermeiros e propagandistas de laboratórios, pois do outro lado da fuá fica o Hospital Mario Leoni, que tem por vizinha uma cabine da PM, que fica na Praça da Maçonaria.
A suspeita é de que o projétil tenha partido ou no Complexo da Mangueirinha, no Centenário, ou da Vila Operária, na vizinhança do 25 de Agosto, ou da Favela de Parada de Lucas, ao lado do rio Meriti, divisa do município com a capital
O fato revela a urgência da instalação de uma UPP no Centenário e outra na Vila Nova, antiga favela do Lixão, próximo à Linha Vermelha.Devido ao inusitado acontecimento, a lanchonete virou local de visitas constantes de parentes de pacientes internados no hospital, que nunca poderiam imaginar que o próprio hospital poderia ser atingido por uma bala perdida, já que ninguém tem condições de descobrir a origem do disparo. Essa é uma prova do descaso das autoridades da Secretaria de Segurança com a população do antigo Estado do Rio, pois todas as atenções do Governo estão focados para a Zona Sul e a Barra, como se o resto do Estado fosse apenas isso: resto!

Nenhum comentário: