quinta-feira, 6 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

PROFESSORES DECIDEM
SE A GREVE CONTINUA

De braços cruzados desde quarta feira (5), os professores da rede de ensino do município tem uma assembléia marcada para às 14:00 horas desta seta (7), para ouvir detalhes sobre as negociações entre o Sepe e o Governo. Nesta sexta, está marcada mais um encontro entre a
direção do Sindicato e o Secretário de Fazenda, Raslan Abbas, para tentar melhorar a proposta do Governo, de um reajuste de 5,17% para todos os servidores, além de um adicional de 1%, que deveria ter sido pago no ano passado. Outro item na pauta de reivindicações da categoria é a incorporação parcial da gratificação do Fundeb. Os professores reivindicam a incorporação imediata de 30%, enquanto o prefeito só aceita 20%, a ser pago a partir 1º de outubro.
Nesta quinta, a Secretária de Educação, Maria de Lourdes Henriques, distribuiu uma nota oficial, em que confirma a proposta de 6,17 de imediato e a incorporação de outros 20% da gratificação do Fundeb, mas lamenta a greve, que estaria prejudicando os cerca de 90 mil alunos das 168 escolas da rede municipal.
“Lamento que o movimento tenha tomado essa decisão dentro do período de negociação, uma vez que o governo está cumprindo a sua parte”, ressaltou a secretária de Educação, Maria de Lourdes Henriques


DISCURSO DE ZITO IRRITA
CHIQUINHO GRANDÃO

Na sessão solene desta quarta feira convocada para homenagear todos os vereadores eleitos desde 1947, o discurso do prefeito Zito, como ex presidente do Legislativo, acabou provocando grande irritação do vereador Chiquinho Grandão. Em seu discurso, como homenageado na festa realizada no plenário da Câmara, Zito lembrou que começou a carreira política como vereador, tendo oportunidade de conviver com alguns dos presentes, como Armando Maia, Gilberto Silva, Laury Villar e Luis Brás de Luna, além de Dica e Geraldo Moreira, hoje deputados. Zito disse que, na sua passagem pela Câmara, aprendeu muito não só os ex colegas presentes, mas com outros de saudosa memória, como José Calado e José Carlos Theodoro. Enfatizando a qualidade dos antigos vereadores, Zito acabou irritando Chiquinho Grandão que protestou contra a comparação entre as antigas e a atual Legislatura, o que, para o vereador do Parque Fluminense, deixava a tual composição da Câmara em um patamar mais baixo em termos de qualidade do trabalho realizado.
Logo a seguir, Zito pegou o microfone para esclarecer o que afirmara antes, frisando que Chiquinho Grandão é que não entendera nada do que ouvira, o que irritou ainda mais o polêmico presidente da Comissão de Transportes da Câmara.


Os ex vereadores Walderino Nascimento, o deputado Geraldo Moreira e Mazinho ladeando o também ex vereador Alvarenga Freire, eleito em 1950

RAPIDAS

• O princípio de bate boca entre Zito e Chiquinho Grandão mostrou que o representante do Parque Fluminense está disposto a disputar uma cadeira de deputado estadual, desafiando o prefeito, que aposta na eleição da primeira dama, Claise Zito, e em Laury Villar, bem como na reeleição de Marco Figueiredo, que estavam presentes.
• No lançamento, semana passada, de sua pré candidatura a deputado estadual pelo PSDB, o ex vereador Laury Vilar reuniu cerca de 2 mil pessoas num colégio particular na Rua Albino Imparato, antiga Trairaponga, no Parque Felicidade, onde o candidato viveu por mais de 25 anos.
• Nomes conhecidos da política prestigiaram a festa, como o deputado estadual Luiz Paulo, a deputada federal Andreia Zito e o prefeito Zito, além dos vereadores Mazinho e Ademir Martins, presidente e vice-presidente da Câmara.
• Em clima de festa, Laury fez questão de frisar que seu mandato será de Duque de Caxias e do povo. Um vídeo motivacional, com mensagens e cenas do filme “O Gladiador” foi exibido, lembrando que cada indivíduo tem o poder de mudar o rumo de sua história e convocando o grupo a se engajar ativamente no projeto político Laury Villar.
• Um dos maiores incentivadores da campanha de Laury Villar, o vereador e presidente da Câmara de vereadores, Mazinho, foi o primeiro a falar. “Esse lugar me dá muita sorte. Aqui lancei minha campanha para vereador eleito e deputado estadual, quando obtive 17 mil votos. Muita gente me pergunta se não era a minha vez e eu respondo que em política se pensa pelo coletivo, nunca individualmente. Nosso grupo político achou melhor o Mazinho continuar no comando da Câmara, auxiliando o prefeito Zito e intermediando conflitos para fazer o melhor para a população, porque política se pensa em grupo, em equipe. A escolha do nome de Laury foi perfeita. Amigo de muitos anos ele me surpreende, a cada dia, com sua humildade, amizade, ombridade e ética”, destacou Mazinho.


• O deputado estadual Luiz Paulo falou que será uma honra completar a sequência de ser deputado ao lado de Laury Villar, completando a trilogia de políticos éticos que passaram pela Alerj citando Zito, Andreia e, agora, Laury. • “Todos os dias me pergunto o que estou fazendo na política? Essa pergunta deveria fazer parte do cotidiano de todos os políticos, porque se a resposta for vencer a corrupção, para que a sociedade avance, para fazer o melhor pela população... mas se vier em nossa mente outro pensamento está na hora de deixarmos a política. Laury possui garra e competência para vencer com dignidade e será um grande político para a cidade de Duque de Caxias”, declarou.
• Moradores do conjunto do Parque Beira Mar, conhecido como “Carandiru”,
tem uma reunião marcada para esta sexta, às 10 horas, na Superintendência da Caixas Econômica Federal, na Praça Roberto Silveira, no centro. Será o primeiro passo para tentar regularizar a situação dos atuais moradores do conjunto, construído por uma suposta Cooperativa dos Servidores Civis do Ministério da Aeronáutica, que acabou invadido por sem tetos e promitentes compradores.
• Em 2003, invasores e compradores dos apartamentos daquele conjunto tentaram um acordo com a Caixa, no sentido de levantarem um financiamento de cerca de R$ 5 milhões, necessários à conclusão das obras, mas não tiveram sucesso. No dia 29 de dezembro de 2008, às vésperas de deixar o governo, o então prefeito Washington Reis decidiu desapropriar o conjunto, tendo inclusive entregue à Caixa Econômica Federal um cheque, no valor de R$ 4,8 milhões.
• Em função do feriado bancário, o cheque não foi compensado e, em seu primeiro dia como novo prefeito, Zito sustou o pagamento do cheque, tornando sem efeito a desapropriação. Com a decisão da Justiça, determinando à Caixas que dê prioridade para compra, pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida”, dos atuais moradores do conjunto, invasores ou promitentes compradores.
• Duque de Caxias será o primeiro município da Baixada a aderir à campanha nacional de vacinação de animais bovinos contra a febre aftosa. Desde segunda-feira (3) já foram vacinados 815 animais e a meta, pelo segundo ano consecutivo, é imunizar 100% do gado do município, somando um total de 15 mil cabeças. A campanha tem duração de um mês e vai até o dia 3 de Junho.
• Para Messias Ribeiro, dono da Fazenda Santo Antônio – que possui 127 cabeças de gado, produz 140 litros de leite e 30 peças de queijo por dia – a vacinação de seu gado ajuda a garantir a qualidade de seus produtos.
“Tenho de proteger meus animais. Eles precisam de boa saúde para produzir cada vez mais”, afirmou Messias.

• Apesar de ser uma potência tanto no ramo industrial, como no de serviços, Duque de Caxias ainda surpreende muitos visitantes pelo seu potencial em termos de agricultura e pecuária. Na exposição promovida pelo Departamento de Turismo da Prefeitura, no Caxias Shopping, inaugurada no último sábado, o fotógrafo Márcio Leandro mostra um outro olhar para o lado rural da antiga Vila Meriti, que no início do Século XX era, como integrante do Município de Iguaçu, um grande produtor de laranja.

Numa fazenda no bairro Capivari, no Segundo Distrito, que se dedica à criação de cavalos Manga Larga e gado Nelore, o fotógrafo Márcio Leandro flagrou uma luta entre dois garanhões, um admirável corpo a corpo entre dois cavalos impetuosos e elegantes (foto), cujo objetivo era conquistar uma équa que pastava a poucos metros dos “brigões”.
• A foto chamou a atenção para
o momento em que os dois garanhões, com pose de pesos pesados do Boxe mundial, disputavam a atenção de uma frivola égua.
A exposição vai até o dia 20 e a visita é gratuita e muito interessante, pois mostra Duque de Caxias da época da colonização, com suas igrejas seculares e até o que resta delas, que não merecem a menor atenção por parte do Governo.
• O Movimento pela Valorização do Professor de Educação Física (Movapef) lotou nesta quinta (6), o auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, para protestar contra o Artigo 90-E do projeto de lei que altera a Lei Pelé. O artigo cria o cargo de monitor de esportes, que poderá ser exercido por qualquer atleta que seja federado por três anos consecutivos, ou cinco intercalados, sem a necessidade de ser formado em
educação física. Em Brasília, profissionais de educação física fizeram um protesto em frente ao Congresso Nacional.
• Estiveram presentes o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), autor da proposta de emenda de retirada do artigo, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB), o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) e a deputada federal Solange Amaral (DEM-RJ), além dos esportistas Georgette Vidor e Robson Gracie e de representantes da categoria. A grande maioria dos manifestantes era de estudantes de educação física.
• Para o senador Marcelo Crivella, “há uma pressão do governo para aprovar a lei como está, para gerar mais empregos”. Os representantes do sindicato consideram o Artigo 90-E inconstitucional e eleitoreiro e acreditam que ele pode ser aprovado por causa da influência de ex-atletas ilustres.
• Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (Cref-1), Écio Madeira Nogueira, a criação dos monitores de esportes vai de encontro com a qualidade dos exercícios físicos oferecidos à sociedade, apresentando risco à saúde e à vida dos cidadãos.


OLIMPIADA VAI REUNIR
ATLETAS DE 13 MUNICÍPIOS



Começa neste sábado (8), às 9h, a abertura 13º edição das Olimpíadas da Baixada, na Vila Olímpica de Duque de Caxias, no bairro 25 de Agosto. Cerca de 3 mil jovens, dos 13 municípios da região, vão disputar oito modalidades: atletismo, natação, xadrez, basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei. A competição será disputada nas categorias sub-17 escolar e sub-20 livre. No ano passado, Duque de Caxias venceu o torneio e somou seis conquistas. Esta 13º edição promete muita emoção tanto para os atletas quanto para os torcedores caxienses. O município disputará todas as modalidades da competição, nas categorias masculino e feminino.
Segundo Ânzelo Fernando, secretário Municipal de Esporte e Lazer, a missão da Olimpíada da Baixada é transformar vidas através do esporte, revelar novos atletas promissores e criar expectativas para os jovens. “A competição é a oportunidade de reunir todos os municípios para mostrar a força da Baixada dentro do esporte”, exaltou Fernando.A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) disponibilizará camisas e lanches para os atletas e ajuda de custo para os treinadores. O torneio acontecerá nos fins de semana até o dia 19 de Junho e o encerramento será em São João de Meriti. (Foto: George Fant)

Nenhum comentário: