segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BAIXADA URGENTE

NO RIO DE CABRAL SAÚDE
VIRA CASO DE POLICIA
A situação da Saúde no Estado do Rio é tão grave que a Secretaria Estadual de Saúde pediu ajuda da Polícia Civil para investigar as denúncias de omissão e erros no atendimento aos pacientes, ocorridos no último final de semana, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, mais conhecido como Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias., segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes.
“Pedi ao secretário [de Segurança Pública, José] Mariano (Beltrame) a análise das fitas”, disse nestas segunda-feira (26) Cortes. “Estou disposto a ser intolerante com erro que seja relacionado com paciente. Nosso intuito não é apenas punir pessoas, mas corrigir processos. Se os processos estão errados, serão modificados. Estamos falando do maior hospital de emergência de todo o estado, com o maior volume de atendimentos de politraumatizados.”
Segundo Cortes, as imagens mostram que o idoso que morreu ontem (domingo/25) em frente ao hospital foi atendido por um enfermeiro, “em menos de dois minutos” desde a sua chegada ao local. Agora, segundo Cortes, a situação será avaliada.
De acordo com o secretário, a polícia do Rio também vai investigar o erro do médico que atestou a morte de uma paciente de 60 anos. A mulher foi levada viva para o necrotério nas dependências do hospital, a fim de que seus parentes fizessem a identificação. Lá, eles descobriram que ela não tinha morrido. A Secretaria de Estado de Saúde também abriu uma sindicância para apurar os dois casos.

POLICIA PRENDE JORNALISTA
QUE INVESTIGAVA ASSAlTO

O repórter do jornal O Estado de S. Paulo Felipe Werneck foi preso no início da tarde deste domingo na Delegacia de Especial de Atendimento ao Turista (Deat) no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. O jornalista foi detido após questionar a ordem de retirada da imprensa de dentro do espaço da delegacia, um órgão público. Os policiais da Deat alegaram que houve desacato à autoridade.
A imprensa estava no local para apurar informações sobre um assalto ao hotel Eco Arco Verde, na Ladeira do Leme, em Copacabana. Felipe estuda entrar com uma reclamação formal contra a inspetora que expulsou os jornalistas, pelo menos duas vezes, das dependências da delegacia.
Felipe prestou depoimento na 14ª DP, onde classificou como absurda a sua detenção, assim como o tratamento dispensado aos jornalistas. Felipe se irritou e segundo o policial que deu voz de prisão ao jornalista teria dito que ele era um "babaca". O repórter afirmou que apenas disse que aquela situação era uma "babaquice".
Segundo o delegado-adjunto da DEAT, Paulo Mendes Júnior, não havia qualquer orientação para que jornalistas não pudessem estar nas dependências da delegacia.


GOVERNO FECHA UPA 24H
POR FALTA DE SEGURANÇA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maré, em Bonsucesso, no subúrbio do Rio, está fechada por tempo indeterminado em virtude da violência no conjunto de favelas da região. A Secretaria estadual de Saúde informou nesta segunda-feira (26) que a UPA foi fechada a pedido do "comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro, por conta das operações realizadas no complexo nas últimas semanas". A UPA foi instalada no local pelo atual governo e funciona próximo a um batalhão da PM, vizinhança que não garantiu segurança para médicos e pacientes.
Em nota, a PM informou que desde que o tenente-coronel Cláudio Oliveira assumiu o comando do 22º BPM (Maré), as operações para combater traficantes armados nas imediações são diárias. Tanto no que se refere a confronto policial quanto a operações de mapeamento da área.
Ainda segundo a nota da PM, na última sexta-feira (23), houve uma operação na qual nove suspeitos foram presos e foram apreendidos três fuzis, duas metralhadoras, duas pistolas, duas granadas e grande quantidade de maconha e cocaína.
A Polícia Militar lembra também que em breve o Comando de Operações Especiais (COE) – que vai abrigar o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Canil da PM e o Grupamento Aero-Marítimo (GAM) – será instalado no antigo terreno do Batalhão de Infantaria Blindada (BIB), do Exército, vizinho à Maré. Em nota, a Secretaria estadual de Saúde afirma que "a medida tem por objetivo preservar a população local e a equipe de profissionais da saúde que atua na unidade".Com o fechamento da UPA da Maré, a população em busca de atendimento médico deve procurar unidades de saúde mais próximas, como o Hospital Federal de Bonsucesso e as UPAs da Penha, na Zona Norte, e da Ilha do Governador, ainda segundo orientação da Secretaria.

BANCÁRIOS ENTRAM EM
GREVE NESTA TERÇA-FEIRA

Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todos o país pretendem iniciar uma greve nesta terça-feira (27). A categoria quer reajuste de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban, apresentada na sexta-feira (23), foi reajuste de 8%.
Na pauta da Campanha Nacional de 2011, os bancários também reivindicam a valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Na reunião de sexta-feira com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente o percentual proposto para o reajuste salarial e julgou que a proposta não traz aumento maior para a PLR, nem a valorização do piso.
O Comando Nacional dos Bancários informou ter comunicado à Fenaban que, ontem(26), haveria assembléias em todo o país para organizar a greve a partir desta terça (27)

RÁPIDAS

• Como a saúde é levada a sério pelo Governo do Estado, a Secretaria de Saúde, para defender a segurança de servidores e pacientes, determinou o fechamento da UPA 24 Horas que funcionava na Maré, bem ao lado do 22º Batalhão da Polícia Miliar.
• A decosão foi tomada depois de conflitos entre a PM e a população da Maré, nos últimos dias, quando a PM realizou diversas operações no local no combate ao tráfico de drogas e exploração do comércio de gás engarrafadol. • Em nota, a Secretaria estadual de Saúde afirma que "a medida tem por objetivo preservar a população local e a equipe de profissionais da saúde que atua na unidade".Com o fechamento da UPA da Maré, a população em busca de atendimento médico deve procurar unidades de saúde mais próximas, como o Hospital Federal de Bonsucesso e as UPAs da Penha, na Zona Norte, e da Ilha do Governador, ainda segundo orientação da Secretaria.
• O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias (AISP15) promove sua reunião mensal na próxima quinta-feira,(29) a partir das 9h. Para o encontro, que será realizado na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, foram convidados representantes do poder público municipal, da segurança pública estadual, da OAB e da sociedade civil. Na ocasião será apresentando o novo comandante do batalhão, Tenente-Coronel Marcelo Malheiros. O 15º Batalhão está localizado na Rua Pedro Correa, 273, ao lado do viaduto do Centenário
• Nos encontros do Conselho, os participantes apresentam sugestões, críticas e denúncias que são encaminhadas aos órgãos competentes. Além do presidente do conselho, Jailson Liberato dos Santos, estarão presentes os delegados titulares da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres de Caxias e da 59ª, 60ª, 61ª e 62ª DPs. Também estarão a vice-presidente da subseção da OAB/Caxias, Marta Dantas, e representantes da secretaria municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, do governo municipal, de associações de moradores e lideranças comunitárias.
• Servidores da Polícia Civil do Rio de Janeiro tiveram o acesso a redes sociais cortado nos computadores da corporação há cerca de 15 dias. A informação foi confirmada pelo diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Rio (Sindpol-RJ), Francisco Chao de la Torre. Segundo ele, impedir a navegação em sites como Facebook, Twitter e Orkut pode ser uma manobra do órgão para tentar evitar a organização de um protesto da categoria previsto para o final do mês.
• "Não posso provar que a Polícia Civil está restringindo dolosamente o acesso, mas se for uma manobra, é uma manobra inócua, porque todo mundo tem internet em casa hoje", afirmou Torre. De acordo com ele, a manifestação marcada para quinta-feira (290, no Dia do Policial, quer apontar as dificuldades de trabalho encontras pelos agentes.
"No Rio, estamos trabalhando fazendo uma máquina quebrada funcionar. O nosso quadro permanente hoje é de menos 40%", disse.
• Torre argumenta ainda que diversos plantões em delegacias do Estado acontecem sem a presença de um delegado responsável e que policiais trabalham avaliando as ocorrências.
• A Polícia Civil disse que interrompeu o acesso às redes para realizar um recadastramento de senhas. A corporação informou também que, quando a navegação foi reestabelecida, a permissão foi dada somente para investigadores, que usam os sites na investigação policial.
• Cerca de 25 mil pessoas participaram da sexta edição da Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias, realizada na tarde de domingo (25), na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro 25 de Agosto.
• A avaliação é do secretário Municipal de Serviços Públicos, Francisco da Fonseca, responsável pela organização do trânsito e a liberação das ruas para o evento, apoiado pela Prefeitura. Logo a frente da concentração dos cinco trios elétricos que conduziram a manifestação, estava a tenda do Programa de Prevenção de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um dos locais mais procurados pelo público.
• Francisco Alves disse que foram disponibilizados 50 banheiros químicos espalhados pelo trajeto da parada. “Entre profissionais da Secretaria da Saúde, da Defesa Civil e da Guarda Municipal e de agentes de trânsito, temos em torno de 100 servidores agindo hoje aqui”, disse o secretário, que ressaltou a presença também de ambulâncias da SAMU e o fato do tráfego de veículos da avenida ter sido interrompido desde as seis horas da manhã com faixas indicativas do trajeto alternativo e orientação de agentes de trânsito até o final da parada.
• Funcionários da SMS distribuíram folders informativos sobre combate a homofobia, pensão por morte de companheiro ou familiar e o Centro de Referência da Cidadania LGBT de Duque de Caxias, além de orientar sobre o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, onde é realizado gratuitamente testes de HIV, sífilis e hepatites virais. Os polos do CTA funcionam de segunda a sexta-feira no Centro Municipal de Saúde, no Centro, e na Unidade Pré-Hospitalar de Imbariê. Também houve distribuição de preservativos e outros produtos.
• O Ministério do Turismo suspendeu temporariamente a execução de todos os convênios com entidades privadas sem fins lucrativos destinados à qualificação dos profissionais, em especial aqueles firmados no âmbito do programa Bem Receber Copa. O repasse de recursos também foi suspenso.
• A portaria assinada pelo ministro Gastão Vieira está publicada na edição de hoje (26) no Diário Oficial da União. A medida foi tomada em função de um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) acerca dos riscos que esses projetos podem causar ao Erário.
• O programa Bem Receber Copa foi lançado em abril de 2010, com a finalidade de capacitar 306 mil profissionais para terem contato direto com turistas durante a Copa do Mundo de 2014.
• O Ministério do Turismo foi alvo da Operação Voucher, deflagrada no mês passado, para apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados a cursos de qualificação profissional no Amapá. Alguns convênios do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) chegaram a ser suspensos preventivamente.
• Originadas a partir de auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU), as investigações preliminares constataram irregularidades na execução de um convênio de R$ 4,4 milhões entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi). A PF estima que ao menos dois terços dos recursos foram desviados pelo esquema de corrupção. Ao todo, 36 pessoas foram presas.
• Duque de Caxias se transformou, mais uma vez, em capital das artes
cênicas do Brasil com a realização do 8º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias. A premiação dos vencedores ocorreu na noite desse domingo (25), no Teatro Municipal Raul Cortez quando foram entregues no total R$ 18 mil aos três primeiros colocados nas categorias infantil e adulto. O evento foi organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os grupos vencedores farão temporadas no Raul Cortez em 2012.
• Realizado desde 2003, o Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias já se consolidou como um dos maiores eventos de artes cênicas do País. Este ano, com cerca de 20 mil espectadores, o evento bateu recorde de público, segundo seu organizador, Guedes Ferraz. O secretário de Cultura Gutemberg Cardoso, que realizou a entrega dos prêmios aos vencedores, parabenizou os organizadores e agradeceu a participação do público: foram 17 dias de espetáculos gratuitos.
• A cerimônia de premiação começou com a apresentação do cantor e compositor Felipe Moreti e de dois números de dança: “Sonhos de uma Bailarina”, com a Oficina de Dança Luciana Archanjo, e “Zouk”, com a equipe do Espaço de Arte e Dança João Bosco e participação especial de Lorraine. Também participou da cerimônia, atores do grupo CPT
• que compõem o elenco do espetáculo “A Farsa do Panelada”, de José Mapurunga. A peça será apresentada nos dias 1, 2, 8 e 9 de outubro. Os atores, caracterizados, fizeram intervenções em alguns momentos da cerimônia, descontraindo o público. (Fotos Marcio Leandro)
• Na categoria Infantil, o vencedor foi “O que podemos contar”, com a Trupe do Experimento Já na categoria Adulto, a vitória foi de “Muita Mulher para Pouco Musical”, com As Sadomusicistas (Na foto, o grupo com o secretário de Cultura, Gutemberg Cardoso)
• O “Observatório Comunitário”, do bairro Nova Campina, está suspenso, em virtude de ter sido atacado por um vírus. A turma de Nova Campina promete voltar logo, logo, com um novo site. O Campinarte, no entanto, continua firme e forte.
• A Defesa Civil de Duque de Caxias comemorou o Dia da Árvore lançando, na Praça do Pacificador, o projeto “Semente das Águas”, com o objetivo do replantio de mudas em áreas de risco de deslizamento e margens de rios. O projeto é desenvolvido em parceria com a Assecampe – Associação das Empresas de Campos Elíseos e o Colégio Flama com alunos do curso técnico em meio ambiente e vai contar com a ajuda da população.
• O projeto mobilizou cerca de 150 estudantes e voluntários da Defesa Civil, que distribuíram mudas de árvores da Mata Atlântica nas praças do Pacificador (Centro Cultural Oscar Niemeyer), de Campos Elíseos, Parque Equitativa e Mantiquira, coordenado pelo Coordenador de Defesa Civil, Luiz Cláudio. Entre 4 mil mudas distribuídas gratuitamente, à população estavam Ipê, Carrapateira e Dormideira. Os moradores foram orientados também como
• O projeto tem por objetivo resgatar o banco genético de árvores centenárias para o replantio em áreas afetadas pelas chuvas de verão. Até o final do ano, deverão ser plantadas 30 mil mudas em áreas de risco. As mudas já estão sendo produzidas pelos alunos do colégio Flama e pelos voluntários da Defesa Civil.
• A Defesa Civil de Duque de Caxias lembra quem mantém um telefone 24 horas para atender chamados da população em situação de risco: 08000230199.
• O Réveillon da Baixada de 2012, um dos grandes eventos de passagem do ano organizado pela Rede Globo, vai ser em Duque de Caxias. Este foi o grande prêmio ganho pelo município por ter vencido uma acirrada disputa com Seropédica na Gincana da Baixada de 2011, que ocorreu neste sábado, 24 de setembro, no ginásio poliesportivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica.
• A competição só se decidiu na última prova: Globo da Sorte, uma espécie de Batalha Naval onde realmente só a sorte contava. Vencendo com apenas um ponto de diferença, a ensurdecedora torcida de Duque de Caxias comemorou aos gritos de “O réveillon é nosso”, quando ficou claro que a vitória estava garantida.
• A cidade levou mais de 300 estudantes ao ginásio, superando em tamanho e animação as torcidas de todos os outros municípios participantes. “Este foi um grande exemplo de integração entre os municípios de nossa região. Sem desmerecer nenhum dos outros participantes, Duque de Caxias é ícone e modelo na Baixada Fluminense e o prefeito Zito nos incentivou a mostrar nesta competição o que nós representamos”, disse o Secretário de Esporte, Pedro Paulo Noyma.
• Ao todo foram oito
provas que cobraram empenho, disposição, velocidade de raciocínio, inteligência, talento e atividade física dos 20 estudantes que formavam as equipes de cada município e de seus convidados. “Os desafios da gincana representavam tudo aquilo que deve ser incentivado e ensinado aos jovens: a educação, o lazer, o esporte e a cultura. Mostramos que os que mais se empenham têm mais chances de vencer”, afirmou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
• Entre os convidados de Duque de Caxias para auxiliar o cumprimento de uma das provas, estava Ligeirinho, poeta e passista da Escola de Samba Grande Rio. “Sou um dos fundadores da Grande Rio, a escola de samba de Duque de Caxias. Por isso me sinto realizado em poder representar a minha cidade numa competição como esta e ajudá-la a realizar um grande réveillon”, disse Ligeirinho, morador da comunidade da Mangueirinha e vencedor por três vezes do prêmio Estandarte de Ouro de melhor passista.
• A presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Política Sociais (FUNDEC), Edite Viana, estava muito feliz com a vitória. “Depois de termos ficado em segundo lugar em 2010, trabalhamos bastante para vencer este ano. Para isso foi importante a integração do governo, realizando uma parceria entre as Secretarias de Educação, Esporte e a FUNDEC. Essa vitória também é mérito dos estudantes. Nossa equipe tinha alunos das redes municipal, estadual e federal, pois as três esferas são representadas no município. Tenho certeza que Caxias terá um réveillon maravilhoso, com sabor de vitória”, concluiu Edite.

PREFEITURA DERRUBA
CASA NA BEIRA DE RIO

Em operação de fiscalização realizada na quinta-feira (22) pela Secretaria de Segurança do município no Jardim Leal, foram encontrados uma casa e diversos alicerces espalhados pelos arredores de outras casas que estavam sendo construídos numa área proibida às margens do Rio Sarapuí.
“Não pode haver construções aqui. Esta casa que localizamos possuía aterros clandestinos e isso no futuro iria trazer alagamento para toda a área próxima”, explicou o secretário municipal de Segurança, Francisco Neto. A área onde foi localizada a construção, situada nas proximidades da Rua Cássia, é uma área de recuo de águas.
“Se a área for ocupada, a água da chuva não vai mais ter por onde escoar e vai transbordar, trazendo transtorno para os moradores da área, para a Prefeitura e para o meio ambiente. Estamos evitando um problema para esta comunidade”, enfatizou o diretor de fiscalização de Obras da Prefeitura, Omar de Lima. A casa encontrada estava abandonada. A Secretaria Municipal de Segurança informou que já havia feito visitas no local e que os responsáveis pela construção não foram encontrados. Numa operação, que envolveu cerca de dez homens e uma retroescavadeira, a casa foi demolida e os alicerces arrancados. Quatro funcionários da Prefeitura também retiram alicerces para construção de outra casa.

Nenhum comentário: